Conheça a fórmula vencedora da Codorníu, empresa espanhola com 460 anos de história

Borja Raventós, herdeiro da Codorníu, negócio familiar mais antigo da Espanha, durante evento em Gramado (RS) (Foto: Divulgação)

“O mais importante é criar uma marca sólida, capaz de resistir às crises. Não é porque o país vai mal que você vai deixar a qualidade cair. É preciso pensar a longo prazo.” Foi dessa maneira que Borja Raventós Sáenz, herdeiro e membro do Conselho Consultivo da Codorniú, justificou o sucesso da marca, a mais antiga da Espanha, fundada em 1551. O empresário espanhol falou durante o Enef (Encontro de Empresas Familiares), evento realizado em Gramado (RS) pela consultoria em governança Werner Bornholdt.

A palestra de Raventós abriu o encontro de dois dias, que reúne 26 empresas familiares na cidade gaúcha. Depois de relatar a história da empresa, que hoje conta com 200 acionistas entre os 500 membros da família, o herdeiro revelou os dez segredos de sucesso da vinícola espanhola, que hoje conta com nove adegas na Espanha, uma nos Estados Unidos e outra na Argentina. Confira a seguir a fórmula vencedora do negócio familiar.

1. Respeite o legado, a cultura e a história da empresa. Cultive uma visão de médio e longo prazo. Todas as decisões devem ser tomadas pensando nas gerações posteriores.

2. Estimule entre os herdeiros o orgulho de pertencer à família. É essa união familiar que manterá a empresa de pé ao longo dos anos.

3. Tenha paixão pelo que é essencial no negócio, mas jamais se esqueça de inovar. Mantenha um compromisso vitalício com a comunidade local.

4. Determine os valores que deverão ser passados de geração em geração. Na Codorníu, os valores são: honestidade, perseverança, flexibilidade, discrição e inovação.

5. Os processos de sucessão devem ser muito claros, com regras precisas. É necessário trabalhar a harmonia entre as diversas gerações.

6. Promova o crescimento sustentável, que garanta os dividendos necessários para os acionistas.

7. Invista na profissionalização da empresa, para torná-la mais competitiva.

8. O negócio deve ter uma cultura forte, mas flexível: será necessário adaptar os valores às diferentes eras da companhia.

9. Crie uma marca sólida. Mantenha a qualidade dos produtos e não descuide da precificação. O foco deve estar no longo prazo, e não no lucro fácil.

10.  Esteja aberto a ouvir diferentes opiniões: de consultores externos, gestores profissionais, consultores e até mesmo de outros negócios familiares.

Fonte: PEGN

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