Conheça 12 opções de franquias para jovens empreendedores
Foto: Shutterstock
De acordo com a primeira edição da pesquisa nacional ‘Perfil do Jovem Empreendedor Brasileiro’, da Confederação Nacional dos Jovens Empresários, a maioria dos jovens que empreendem no País tem de 26 a 30 anos, são do sexo masculino e possuem curso superior completo.
Pensando nisso, preparamos uma lista com 12 opções de franquias indicadas para jovens empreendedores. As informações foram fornecidas pelas empresas. Confira:
1. Park Idiomas
A Park Idiomas é uma escola de ensino de línguas que está presente em São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal e Paraná. Segundo a rede, quase 50% dos franqueados têm menos de 35 anos e isso demonstra que a empresa precisa muito empreendedores com esse perfil.
Investimento total: de 105 mil a 240 mil reais
Faturamento médio mensal: de 50 mil a 90 mil reais
Retorno do Investimento: até 24 meses
2. Chicken-in
Fundada em 1967, a rede de restaurantes Chicken-in voltou ao mercado de franquias esse ano. A Chicken-in afirma que tem uma identidade com jovens empreendedores pelo dinamismo e produto que a franquia disponibiliza.
Investimento total: 300 mil reais
Retorno do Investimento: de 12 a 24 meses
3. Guia-se Negócios pela Internet
Com investimento baixo e possibilidade de trabalhar em casa através da internet, a rede de franquias tem afinidade com jovens empreendedores. A empresa oferece serviços como criação de sites, lojas virtuais e anúncios no Google. Não há necessidade de gastos com a montagem de ponto fixo ou com funcionários para quem for trabalhar em casa.
Investimento total: a partir de 25,9 mil reais
4. Casa do Construtor
A Casa do Construtor é uma franquia especializada em locação de equipamentos para construção civil com 22 anos de mercado. Cerca de 30% do total dos franqueados são jovens empreendedores com, em média, 30 anos.
Investimento total: de 550 mil a 775 mil reais
Faturamento médio mensal: 75 mil reais
Retorno do Investimento: de 24 a 36 meses
5. On Byte Formação Profissional
A On Byte desenvolve cursos profissionalizantes e de informática através de um sistema de ensino interativo. A rede possui 80 escolas espalhadas pelo Brasil e tem um elevado número de jovens à frente do negócio: 45% dos franqueados têm até 35 anos. A marca se identifica com os jovens empreendedores por 3 fatores: estar ligada à tecnologia, exigir baixo investimento e grande vontade de crescer.
Investimento total: 5 mil reais
Retorno do Investimento: 4 meses
6. WEST 1
Com operação em 5 cidades no Brasil e 4 na Austrália, a WEST 1 oferece serviços de programas de intercâmbio para a terra dos cangurus e para a Nova Zelândia. A empresa se identifica como uma agência jovial, por manter um tratamento informal e próximo ao estudante.
Investimento total: de 80 mil a 180 mil reais
Faturamento médio mensal: 40 mil a 160 mil reais
Retorno do Investimento: de 18 a 28 meses
7. 5àsec
A rede de lavanderias 5àsec possui hoje mais de 400 unidades no Brasil e no mundo. Segundo a marca, o modelo de negócio da 5àsec é voltado para pessoas independentes e, além disso, a empresa tem muitos clientes jovens.
Investimento total: de 380 mil a 525 mil reais
Faturamento médio mensal: 45 mil a 150 mil reais
Retorno do Investimento: 44 meses
8. Concretta
A rede de franquias de escolas de cursos profissionalizantes Concretta tem cerca de 30% de franqueados com idade inferior ou igual a 30. A empresa possui quatro modelos de franquias, com investimento inicial que varia entre 36 mil e 380 mil reais.
Investimento total: de 36 mil a 380 mil reais
Retorno do Investimento: a partir de 6 meses
9. DocSystem
A rede de franquia DocSystem, que desenvolve soluções de gestão para empresas, tem hoje mais de 100 franquias no Brasil. A marca diz que, por atuar na área de tecnologia e trabalhar com modelos de microfranquias, atrai empreendedores mais jovens.
Investimento total: a partir de 7 mil reais
Retorno do Investimento: De 5 a 10 meses
10. Louyt
A Louyt é uma rede de franquias que reúne a experiência de três empresas de tecnologia que busca ser referência em Mobile Marketing no mundo. A marca afirma buscar um perfil de franqueado jovem porque ele tende a se adaptar facilmente às novas tecnologias.
Investimento total: 15 mil reais
Retorno do Investimento: 6 meses
11. Gracom
A escola de efeitos visuais Gracom oferece cursos para capacitar profissionais em áreas como Games e 3D. De acordo com a empresa, 40% dos franqueados têm entre 21 e 30 anos.
Investimento total: 250 mil reais
Retorno do Investimento: 12 meses
12. Croasonho
A Croasonho é uma rede de franquias especializada em croissants que conta com 68 lojas em 14 estados. Segundo a empresa, a marca possui uma grande empatia entre os jovens empreendedores.
Investimento total: a partir de 400 mil reais
Retorno do Investimento: de 24 a 36 meses