As franquias podem alcançar o cliente por meio do celular, mas precisam se preparar e treinar os franqueados
O consumidor está cada vez mais móvel: ele quer ter no smartphone a possibilidade de falar com as marcas e contratar serviços. As franquias podem – e devem – aproveitar essa tendência. Mas, antes, devem preparar a sua interface com o consumidor, seja por um site responsivo, seja por um aplicativo. E, claro, treinar o franqueado. Ele será o ponto de contato com o cliente final. Essas estratégias foram apresentadas na 56a Convenção da IFA (International Franchise Association), que ocorre em San Antonio, no Texas.
1. Tenha um site responsivo
A sua página tem de ser adaptada para quem está navegando no celular. Esse é o passo primordial. As franquias de serviços, como as de reparo domésticos e as de cuidadores de idosos, podem oferecer orçamentos e reservas pelo celular. “É muito diferente dos sistemas antigos. No esquema tradicional, o consumidor entra em contato pelo site e passa os dados para que o franqueado faça o orçamento”, diz Heather McLeod, diretora de marketing da rede de limpeza doméstica The Cleaning Authority. Ao estar no celular, seja com um site responsivo, seja com um aplicativo, a empresa aumenta a sua presença na vida do consumidor.
2. Complemente o que a marca já faz
Também na The Cleaning Authority, a estratégia digital é alinhada com a física. Ao mesmo tempo em que envia mala-direta pelo correio, a empresa programa anúncios de formato de banners que aparecem nos celulares dos clientes daquela mesma região. O CEP é utilizado para fazer o “casamento” entre a mala-direta e a publicidade mobile. “Dessa forma, a tecnologia amplia o alcance de algo que já era feito anteriormente”, diz Heather.
3. Envolva os franqueados
Os donos das unidades de franquia precisam estar alinhados no uso da tecnologia. Em algumas redes, os franqueados podem ter pouca familiaridade com tecnologia – e muito menos saber como operar Google Adwords, por exemplo. É aí que entra o treinamento, com webinários e atendimento in loco dos consultores de campo.