É preciso criatividade para inovar e se destacar da concorrência
Conquistar clientes é uma das tarefas mais difíceis para pequenas empresas. Não basta apenas ter um bom produto ou serviço para que as pessoas façam fila para comprar no seu negócio. É importante pensar sua estratégia de marca, usando a criatividade para inovar e se destacar.
O caminho escolhido por Eder Camargo Pais, proprietário do Centro Técnico Eder Camargo, um salão de beleza localizado em Heliópolis, São Paulo, foi a tecnologia. A maioria dos agendamentos do negócio é feita online: 80% entram em contato por mensagem no Facebook e 10% marcam pelo WhastApp.
Segundo o empreendedor, outro diferencial é estar disponível 24 horas por dia. “As pessoas trabalham o dia todo e quando elas ligam eu atendo. Uma enfermeira que trabalha até às 23h, por exemplo, se ligar, eu atendo. É preciso fidelizar, pois as pessoas voltam quando confiam”, diz.
Fidelizar também é a estratégia de Marcello Marcondes, proprietário do MM Hair Salon, no Horto Florestal, em São Paulo. Ele criou o chamado Corte Programado. Voltado para o público masculino, o serviço tem mensalidade de R$ 120 e dá direito a quatro cortes ao mês e cortesias como cerveja. “Para se diferenciar de outros salões é preciso ter preço e espaço diferenciados”, afirma Marcondes.
A prova de que cada detalhe pode fazer a diferença faz com que Denise Odermatt, proprietária da Stans Chocolates, loja especializada em chocolates artesanais em Brasília, nunca descuide da apresentação do negócio e de seus produtos. “Eu pesquiso muito e reparo sempre que vejo alguma caixa ou embalagem diferente”, diz a empreendedora.
Pais, Marcondes e Denise são apenas três exemplos dos milhões de empreendedores brasileiros que dependem de seus vizinhos para que o negócio cresça. Para ajudá-los, o Sebrae lançou neste ano o Movimento Compre do Pequeno Negócio, que será comemorado no dia 5 de outubro e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de escolher micro e pequenas empresas na hora de consumir. Veja abaixo outras dicas dos empreendedores para chamar a atenção dos vizinhos.
1. Capriche na decoração
Tapete vermelho, fumaça, iluminação e decoração especial para noivas e debutantes são algumas práticas de Pais que deixam o Centro Técnico Eder Camargo preparado para receber as clientes.
Já para Denise, a disposição dos produtos na loja é essencial para chamar a atenção. Em datas comemorativas como a Páscoa, por exemplo, a empreendedora decora a vitrine com mais empenho para não perder a clientela.
2. Invista em novidades
Buscar inspiração e se atualizar também precisam fazer parte da rotina de qualquer empreendedor. Marcondes explica que está investindo no visagismo – técnica de análise do rosto para definir o corte – para atrair o público feminino. “É um diferencial competitivo tanto para um cabelereiro quanto para o cliente”, conta.
3. Treine sua equipe
Um bom atendimento é indispensável para qualquer tipo de empresa. A Stans Chocolates, por exemplo, trabalha com mais de 60 produtos, entre bombons e barras de chocolate. Por isso, os funcionários são treinados para identificar o perfil do cliente e oferecer item mais adequado.
4. Escute a clientela
A opinião dos clientes pode fazer com que seu negócio cresça e apareça. O salão de Pais recebe muitas noivas e debutantes que costumam pedir decorações para realizar o making-of no salão. Segundo o empreendedor, os pedidos ajudam a melhorar o serviço e se destacar da concorrência.
5. Não esqueça o networking
Uma caminhada pelo bairro pode ser uma maneira simples de divulgar o seu negócio e conquistar mais clientes. “Moro na região do salão e quando vou à padaria conheço todo mundo. Sempre encontro alguém e acabo marcando horário”, explica Marcondes.
Fonte: PEGN