Ter sucesso nas vendas é conseguir ter uma boa estratégia com foco no cliente
Muitas empresas gastam metade do seu tempo tentando alcançar um bom lugar no ranking de liderança de vendas de um determinado produto ou serviço. Mais do que ter uma boa estratégia e processos bem definidos, o sucesso de uma empresa está diretamente ligado ao atendimento e relacionamento com os clientes. Já parou para pensar que, sem consumidores, seu negócio poderia fechar as portas?
Não importa se você for da área de finanças, vendas ou marketing, todo seu trabalho deve ser pautado sobre uma única premissa: entregar a melhor experiência para o consumidor. A tarefa não é simples, em grandes empresas costuma ser ainda mais desafiadora, já que os clientes não estão tão próximos como no caso de startups. Mas nada de tentar usar isso como uma desculpa, sua empresa precisa sempre lembrar que quem deve estar no comando de tudo é o consumidor.
De um tempo para cá, a Magazine Luiza começou a explorar mais profundamente seu canal de vendas online. A aposta da loja mostrou ótimos resultados e a marca está sendo vista como referência no uso de multicanais, mas existe uma razão por trás do sucesso. Diferente do que muitas empresas fazem, eles analisaram o comportamento do seu consumidor e entenderam o que eles queriam.
Isso envolve muitas etapas que às vezes acabam sendo esquecidas. Por exemplo, você já parou para pensar se as suas fotos são realmente realistas quando vistas no computador? Será que seus produtos não venderiam mais em uma loja física, quando as pessoas podem tocá-lo e vê-lo? O segredo aqui é entender o que cada canal exige para ser considerado bom pelo seu consumidor também o que o cliente gostaria de ver em cada um deles.
Quando as vendas não estão indo tão bem, a primeira reação das empresas é começar a procurar falhas em seu time. O que muitos esquecem é que, na maioria dos casos, não estamos lidando com uma equipe que, do dia para noite, começou a trabalhar mal e a fazer entregas ruins. A queda nas vendas é um combinado de vários fatores que você só será capaz de identificar se estiver em contato direto com seus consumidores e time de vendas.
A melhor maneira de conseguir identificar o que está acontecendo é por meio de métricas. Às vezes seus resultados mudaram por conta de um novo competidor ou pode ser apenas um sinal do mercado no qual você atua. Independente da causa, você precisa formular um bom plano de ação e colocá-lo em prática rápido.
Muitos falam sobre o lead perfeito, mas para conseguir ter uma ideia clara de com quem sua empresa deseja falar e fazer negócios é preciso gastar sola de sapato. Conversar com outros empreendedores, entender quais sinais o mercado pode estar te dando e fazer muito networking são grandes chaves para o sucesso. Dessa forma, você consegue adquirir muito conhecimento e explorar novas oportunidades.
A eterna briga entre as áreas de vendas e marketing pode chegar ao fim com um simples passo: círculos de feedback contínuos. Você precisa ter muito claro quais são seus objetivos, quais as métricas de sucesso, quais os planos de ação caso o resultado não esteja sendo o esperado e, claro, sempre integrar os times para que todos estejam alinhados com a estratégia.
Fonte: PEGN