Empresários ensinam como é possível ensinar na internet – e entrar no mercado que é o novo queridinho da economia
1- Estabelecer um público e a transformação que se quer gerar
É necessário ter uma visão muito clara do objetivo que o treinamento ou aulas online visam alcançar. “O primeiro grande passo é compreender quem é o público-alvo e quais dores você deseja sanar”, explica Rafael, que destaca que esta é a base para desenvolver a presença digital do expert. “Parece algo simples, mas existem empreendedores que têm dificuldade em deixar isso bem definido”, alerta, destacando que a transformação precisa ser tangível, e não muito vaga. “Para gerar empatia com o público, é fundamental entender suas dores, frustrações, medos, e assim garantir a transformação que o especialista é capaz de promover”.
2- Conhecer o cenário e os concorrentes
O segundo passo a ser dado é estudar profundamente o cenário do mercado digital e da área relacionada ao produto. “Pode ser que já tenha alguém oferecendo esse mesmo conhecimento, e ter esse conhecimento é primordial para fazer algo ainda melhor”, explica Fernando. Conhecer outros grandes profissionais, as vantagens e desvantagens da área, seja ela moda, fitness, negócios ou autoajuda, por exemplo.
3- Oferecer características diferenciais e conteúdo transformador
Para se destacar realmente, é necessário transformar a audiência. Rafael explica os motivos. “Você vai precisar fazer o público gostar de você através de conteúdos transformadores, que devem engajar e criar relacionamento com a audiência”, explica. Segundo Galdino, depois de criar uma presença online e forte, é fundamental modelar os concorrentes. “Só dessa forma sua audiência vai começar a te ver como uma autoridade da área”.
4- Entender o mercado da internet
Entender plenamente o funcionamento das redes sociais, saber que conteúdos entregar ao público e de que maneira produzir tudo o que é necessário também exige esforço e dedicação, como explica Fernando. “Muitas coisas do mercado online são semelhantes ao tradicional, mas existem muitas táticas específicas para a web que precisam ser dominadas”, completa. “Todas essas táticas são fundamentais para gerar confiança na audiência, o que faz com que a pessoa queira ir atrás de novos conhecimentos”.
5- Testar e inovar sempre
Por fim, Rafael fala da importância de fazer testes o tempo todo. “O mercado digital permite que os resultados sejam acompanhados em tempo real, o que é ótimo para mudar de estratégia quando ela não dá certo”, destaca. Fernando também lembra que é um mercado muito mutável, e por isso é preciso estar à frente sempre. “É preciso ter uma mentalidade inovadora e tentar modernizar sempre que possível”, conclui.
Fonte: Empreendedor