1. Invista na sua equipe e aposte na trilha de carreira
As pessoas são o coração de qualquer negócio. Por isso, é importante construir um mapa que mostre as etapas para o desenvolvimento profissional de cada colaborador, incluindo critérios para cargos e salários, o cronograma de treinamentos e um descritivo com as atribuições de cada posição. Isso ajuda a equilibrar as expectativas dos profissionais e garantir a qualidade dos serviços prestados por todos da empresa.
2. Dê feedbacks com sabedoria
Ainda em gestão de pessoas, é importante esclarecer que “feedback” não pode ser sinônimo de crítica, menos ainda de elogios vazios. Dentro de uma cultura organizacional de alta performance ele ocupa uma posição de suma importância, sendo a ferramenta com a qual se constrói uma relação de confiança com os colaboradores e, ao mesmo tempo, permite que o líder participe mais ativamente do desenvolvimento dessas carreiras.
3. Estabeleça KPIs (Key Performance Indicators)
Estabelecer indicadores de desempenho não é tarefa fácil, mas é vital para acompanhar a evolução dos resultados do seu negócio e da sua equipe, além de direcionar as melhorias que precisam ser feitas. Cada gestão precisa adotar o seu próprio conjunto de KPIs. Assim, conversar com o seu franqueador ou mesmo parceiros da área costuma ajudar, e muito, a otimizar esse processo.
4. Conheça o seu clima organizacional
Se no empenho por melhores resultados perguntamos aos clientes externos sobre sua satisfação e mapeamos os pontos de melhoria, parece sensato fazer o mesmo com aqueles que nos ajudam mais diretamente a garantir o desenvolvimento do negócio. Ao medir a opinião, satisfação e desempenho dos colaboradores, a pesquisa de clima organizacional traz informações relevantes sobre os pontos fortes e fracos da sua empresa.
5. Investigue os problemas
Você não investe mais porque não tem mais receita ou não tem mais receita porque não investe mais? O fato é que às vezes realmente temos dificuldade em distinguir o que acontece no negócio. Se passamos cada vez mais tempo remediando situações ou “apagando incêndios”, pode ser um sinal de que estamos trabalhando sem chegar efetivamente às causas dos problemas de gestão. Crie um uma forma de visualizar os pontos principais e secundários de um problema e convide todos a contribuírem na busca por uma solução.
Fonte: 5 segredos para manter sua franquia sólida durante a crise – Empreendedor