Você sabe o passo-a-passo para ter sucesso nas vendas externas? Conheça algumas abordagens que podem ajudar

A relação entre o cliente e o vendedor é algo complicado por definição. Muitos vendedores têm sérios problemas para se aproximarem de seus potenciais clientes.

Quando se trata de vendas internas, o processo pode ser mais fácil. Afinal, você pega o telefone, adota uma postura cordial, pega a sua lista de prospectse começa a fazer as suas chamadas.

Mas, quando falamos de vendas externas, as coisas podem ser um pouco mais difíceis.

Você pode, por exemplo, ser forçado a esperar um potencial cliente por horas e horas, ou simplesmente não ser recebido.

A prospecção externa pode ser mais difícil do que a via telefone. E por isso, bons vendedores trabalham suas abordagens de vendas da melhor maneira possível para que possam aproveitar 100% das oportunidades que tiverem.

E a melhor maneira de ter sucesso em vendas externas é ter uma abordagem profissional de sucesso.

Não há uma melhor maneira de vender. Sua personalidade, conhecimento e experiência vai determinar o que vai funcionar e ser mais eficaz para você.

Mesmo que você tenha uma metodologia que funciona bem, é uma boa ideia tentar uma abordagem diferente agora e depois.

Tentar novos métodos mantém você fora de uma rotina, e você pode se surpreender por quão bem uma nova estratégia funciona para você. Na verdade, muitos vendedores fazem o melhor, usando uma combinação de abordagens.

Você está pronto para ter sucesso nas vendas? Você pode começar com as12 maneiras de ter sucesso na abordagem de vendas. Depois, quem sabe partir uma das abordagens abaixo, que você pode usar para melhorar suas abordagens de vendas.

A sua abordagem de vendas pode determinar o seu sucesso. Você já escolheu a sua?

#1. O amigo instantâneo

As pessoas estão mais dispostas a comprar de alguém que eles gostam, conhecem ou que são íntimas.

Os vendedores que usam essa abordagem são calorosos e amigáveis, fazendo perguntas e mostrando interesse em seus prospects. Eles tentam se conectar em um nível emocional com um cliente em potencial.

Essa abordagem pode ser muito eficaz, mas apenas nas mãos certas. Não tente fazer amizade com um potencial cliente a menos que você realmente queira isso.

Caso contrário, as pessoas podem pensar que você está fingindo, e não vão ser sinceras com você.

Você também vai precisar fazer algum acompanhamento para demonstrar que você vai fazer com o prospect.

Por exemplo, se você conversar sobre o bebê de 11 meses de seu cliente durante a prospecção, seria muito bom se pudesse enviar  um pequeno presente para a criança em seu primeiro aniversário.

#2. O guru

Os vendedores que preferem uma abordagem mais lógica e menos emocional, muitas vezes definem a meta de se tornarem especialistas em tudo e qualquer coisa relacionada com o seu mercado.

Eles se posicionam como solucionadores de problemas, capazes de responder a qualquer pergunta e resolver qualquer problema que seu prospectcoloca diante deles.

A abordagem do guru requer muito trabalho, aprendizado com informações relevantes e informações sobre tudo que acontece em seu mercado.

Mas se você está disposto a investir tempo no que for preciso, para que seja bom tanto em vender para seus clientes, quanto para gerar novas referências de negócios.

Uma vez que os clientes percebem que você é um grande recurso para eles, eles estarão propensos a indicar amigos e colegas de trabalho diretamente para você.

Os gurus de vendas são aqueles especialistas no mercado, que resolvem qualquer problema.

#3. O consultor

Esta abordagem combina a abordagem do guru com as do amigo. O vendedor que age como um consultor em sua abordagem apresenta-se como um perito que tem os melhores interesses do cliente em mente.

O consultor sabe tudo sobre os produtos de sua empresa e faz a seusprospects algumas perguntas para encontrar o melhor produto para suas necessidades.

Como uma abordagem que combina as melhores qualidades das 2 primeiras metodologias, acaba sendo uma metodologia extremamente eficaz que rende ótimos frutos.

Mas isso também requer uma grande quantidade de tempo e esforço por parte do vendedor.

Nessa abordagem o vendedor precisa ser tanto experiente e capaz de fazer uma conexão emocional com seus potenciais clientes. Se você pode gerenciar ambos os feitos, suas vendas irão decolar como um foguete.

#4. O networker

O networker pode ser uma grande ajuda para qualquer tipo de vendedor.

Um networker dedicado pode levar os negócios para um novo patamar, criando e mantendo uma rede de conexões, colegas de trabalho, vendedores de outras empresas, clientes e ex-clientes, e qualquer outra pessoa que encontra.

Um networker forte vai criar o fluxo contínuo de leads quentes que pode fornecer a maioria ou mesmo a totalidade das necessidades de vendas de um vendedor.

Com essa abordagem, você vai gastar uma grande quantidade de tempo cultivando pessoas.

É uma técnica altamente eficaz para os vendedores que gostam de se fazer presentes em vários eventos, festas, e conhecer novas pessoas.

Basta pensar que você vai precisar retribuir fazendo favores e enviando leadspara as pessoas que te ajudam.

O networker é aquele que utiliza o networking para impulsionar suas vendas.

#5. O vendedor firme

Esse também é conhecido como “assustar os prospects para que eles comprem”, a abordagem firme de vendas que acaba dando a muitos vendedores a sua má reputação.

O vendedor firme é aquele que busca um cliente para comprar um produto, mesmo que ele não queira ou precise.

Os métodos variam da intimidação (compre isso agora, ou amanhã você vai se arrepender), a manipulação (se você não comprar, eu vou perder o meu emprego), até mesmo a trapaça (este produto é muito mais seguro do que a concorrência).

Nenhum vendedor ético deveria usar esse modelo de abordagem. Infelizmente ainda existem alguns vendedores que lançam mão dessa abordagem, mesmo que o resultado seja acabar com a sua reputação e queimar toda a empresa empurrando um produto que ninguém precisa.

Qual é a sua abordagem favorita?

Agora que você já conhece as 5 abordagens de vendas mais utilizadas pelos vendedores, está na hora de você escolher aquela que mais funciona com o seu perfil.

Escolha uma das 4 primeiras abordagens – todas elas são eficazes, éticas e vão permitir que você alcance o resultado esperado.

Lembre-se de escolher uma abordagem ética que permita que você e seu potencial cliente possam criar uma conexão útil e muito proveitosa para abrir portas em novas empresas e mercados.

Assim, você estará pronto para trilhar o seu caminho até o sucesso, ser visto como um parceiro importante pelos seus clientes, e até mesmo, abrir novas oportunidades de mercado.

Qual a abordagem você vai escolher? Qual a abordagem vai permitir que você encontre o caminho do sucesso nas vendas? Elas estão aqui. Tudo que você precisa fazer são as escolhas certas.

Fonte: 5 técnicas de abordagens de vendas externa – Agendor

Transforme a Gestão do Seu Negócio

Nossas soluções simplificam a administração da sua empresa e promovem seu crescimento.

CANAIS DE VENDA ONLINE