Sem conhecimento do processo de produção, de vendas ou de gestão, jovens americanos fundam marca que faturou US$ 6 milhões em 2015

Sidra Downeast (Foto: Wikimedia/Creative Commons)

Apesar de ser uma bebida tradicional nos Estados Unidos, conhecida por ser a favorita dos “pais fundadores” do país, asidra passou muito tempo esquecida pelos americanos. Um movimento de redescoberta começou a acontecer nesta década e uma das empresas que floresce nessa onda é a Downeast Cider House. Localizada na cidade de Charlestown, Massachussetts, ela faturou US$ 6 milhões em 2015 e cresceu 4 216% nos últimos três anos.

O curioso da história da empresa é que nenhum dos três fundadores tinha o menor conhecimento sobre o mercado de bebidas que estavam prestes a entrar. A única certeza era a de que as sidras comercializadas eram todas iguais. “Elas pareciam mais suco de maçã do que qualquer outra coisa”, diz Bartie Scott, um dos criadores da marca, ao site americano “Inc.”.

Recém-formado, Scott se mudou junto com os colegas de faculdade Ross Brockman e Tyler Mosher para a fazenda dos pais de um deles em 2011. Para começar a usar o negócio, utilizaram-se de uma prensa antiga que estava sem uso e começaram a testar diferentes fermentos e níveis de açucar. “Caso tivéssemos nos juntado trinta anos atrás, não faço ideia de como teríamos conseguido”, afirma Scott. “Ainda bem que a fermentação caseira se tornou popular e conseguimos tirar toda a informação que podíamos da internet.”

Além do aprendizado online, eles se aproximaram de um funcionário que vendia filtros para multinacionais que também os ajudou. “Ligávamos perguntando questões amadoras sobre o processo de filtragem e como produzir sidra, ele ficava mais do que satisfeito em gastar uma hora ou duas ajudando.”

Hoje, apenas Scott e Brockman estão à frente da empresa (Manter deixou a sociedade em 2012). Uma vez que aprenderam a fazer o produto, restava saber como o vender. “Viajávamos para outra cidade e íamos de porta em porta”, diz Scott. “No começo eu me intimidei. Só tinha 22 anos e havia conquistado a permissão para beber poucos meses antes. Mas logo você percebe que, na verdade, ninguém sabe nada e todos precisam aprender ou contratar alguém que sabe. Assim que ganha confiança e descobre que é uma pessoa como qualquer outra, você está pronto.”

Fonte: PEGN

Transforme a Gestão do Seu Negócio

Nossas soluções simplificam a administração da sua empresa e promovem seu crescimento.

CANAIS DE VENDA ONLINE