Sem conhecimento do processo de produção, de vendas ou de gestão, jovens americanos fundam marca que faturou US$ 6 milhões em 2015
Apesar de ser uma bebida tradicional nos Estados Unidos, conhecida por ser a favorita dos “pais fundadores” do país, asidra passou muito tempo esquecida pelos americanos. Um movimento de redescoberta começou a acontecer nesta década e uma das empresas que floresce nessa onda é a Downeast Cider House. Localizada na cidade de Charlestown, Massachussetts, ela faturou US$ 6 milhões em 2015 e cresceu 4 216% nos últimos três anos.
Recém-formado, Scott se mudou junto com os colegas de faculdade Ross Brockman e Tyler Mosher para a fazenda dos pais de um deles em 2011. Para começar a usar o negócio, utilizaram-se de uma prensa antiga que estava sem uso e começaram a testar diferentes fermentos e níveis de açucar. “Caso tivéssemos nos juntado trinta anos atrás, não faço ideia de como teríamos conseguido”, afirma Scott. “Ainda bem que a fermentação caseira se tornou popular e conseguimos tirar toda a informação que podíamos da internet.”
Além do aprendizado online, eles se aproximaram de um funcionário que vendia filtros para multinacionais que também os ajudou. “Ligávamos perguntando questões amadoras sobre o processo de filtragem e como produzir sidra, ele ficava mais do que satisfeito em gastar uma hora ou duas ajudando.”
Hoje, apenas Scott e Brockman estão à frente da empresa (Manter deixou a sociedade em 2012). Uma vez que aprenderam a fazer o produto, restava saber como o vender. “Viajávamos para outra cidade e íamos de porta em porta”, diz Scott. “No começo eu me intimidei. Só tinha 22 anos e havia conquistado a permissão para beber poucos meses antes. Mas logo você percebe que, na verdade, ninguém sabe nada e todos precisam aprender ou contratar alguém que sabe. Assim que ganha confiança e descobre que é uma pessoa como qualquer outra, você está pronto.”