Projeto Joinville que Queremos, do “A Notícia”, tem como tema Economia, com foco em finanças pessoais
Engenheiro Everton Luiz Vieira usa o Spresser, software criado pela própria empresa para gerenciar as despesas pessoaisFoto: Leo Munhoz / Agencia RBSJociane NascimentoAdministrar as finanças pessoais não é uma tarefa difícil, mas a quantidade de gastos que temos durante o mês pode fugir do controle e, quando percebemos, o saldo da conta está no vermelho. Mas o que fazer para manter a saúde financeira e evitar sustos?
Uma dica é o uso de aplicativos e softwares especializados nesse tipo de controle, seguindo, porém, a recomendação de alguns especialistas no assunto: eles devem ser usados somente por um período para a organização. A indicação é 30 dias para quem tem salário fixo, e 90 dias para quem tem salário variável.Em Joinville, os alunos egressos do curso de sistemas para internet da UniSociesc, Lucas Alfredo Cercal e Adronilson Junge estudaram algumas ferramentas e descreveram as funcionalidades que oferecem.
Adepta da planilha Excel para controlar seus gastos, a professora e coordenadora do curso de economia da Univille, Jani Floriano, afirma que um aplicativo só é recomendado quando também trouxer espaço para você incluir a previsão de gastos do mês, e não somente o que for realmente gasto.
Segundo ela, listar o que prevemos gastar no mês é essencial para manter a conta no azul.
– Isso é o que fará a diferença entre controlar ou não suas despesas – garante Jani, que também coordena o projeto de extensão de finanças pessoais da Univille.
Nenhuma fatura em atraso
Mas que tal testar um software capaz de lembrá-lo que sua conta de luz ou do cartão de crédito vence hoje? A comodidade pode significar economia no final do mês, pois pagamento fora do prazo é gasto adicional com juros, que muito provavelmente não estavam previstos. Desenvolvido pela InovaWeb e voltado para prestadores de serviços, o Spresser também pode ser usado gratuitamente por consumidores, especialmente os módulos contas a receber e contas a pagar.
Basta se cadastrar e navegar pela versão gratuita. A ideia nasceu há sete anos, quando o engenheiro Everton Luiz Vieira, 33 anos, com seu contador, enxergou a necessidade de desenvolver um produto que auxiliasse empresas no controle do fluxo de pagamentos e de recebimentos, na gestão de atividades e emissão de boletos, entre outras funcionalidades. De acordo com Everton, ele mesmo usa o sistema para gerenciar as despesas pessoais.
– Esse não era o objetivo principal, mas o Spresser é muito funcional e fácil de usar para gerenciar pagamentos, lembrando por meio de mensagens de e-mail sempre o dia do vencimento – garante Everton, da InovaWeb, empresa que faz parte da Fundação Softville.
Fonte: Aplicativos e softwares ajudam no controle dos gastos e no planejamento – A Notícia