APPLE LANÇA CAIXA DE SOM INTELIGENTE PARA COMPETIR COM AMAZON E GOOGLE
HomePod será controlado pela assistente Siri. Novo iOS é lançado
Depois de Amazon e Google, a Apple resolveu entrar no mercado de alto-falantes inteligentes. A empresa lançou nesta segunda-feira, durante conferência anual para desenvolvedores, o HomePod, feito sob medida para competir com o Amazon Echo e o Google Home. A caixinha terá características parecidas com as encontradas nos dois concorrentes: comando por voz, reprodução de música em streaming e funções para controlar casas inteligentes.
A ideia central é levar a assistente virtual Siri, já presente em iPhones e iPads, para a sala de estar. Por meio dos comandos de voz, o usuário poderá pedir uma música, perguntar sobre as notícias do dia ou mandar mensagens de texto. Nas casas conectadas, será possível até ligar e desligar luzes ou controlar a temperatura ambiente, apenas falando.
Esse é o primeiro grande lançamento da Apple desde o Apple Watch, em 2015. O dispositivo — o primeiro chega ao mercado em dezembro, inicialmente nos EUA, Reino Unido e Austrália, custando US$ 349. Ainda não há previsão sobre datas no Brasil.
A empresa também aproveitou o evento para anunciar uma atualização do iPad Pro, com tela maior, de 10,5 polegadas. Apesar das vendas em declínio, o diretor-executivo da Apple, Tim Cook, garantiu que o lançamento estava levando o tablet “mais longe do que nunca antes”. Segundo a empresa, o tamanho — 20% maior que o atual iPad Pro, de 9,7 polegadas — é fará com que o teclado virtual seja semelhante a um teclado físico.
Em outra frente, a companhia também lançou o novo iMac Pro, o desktop da marca. O modelo terá processador de 18 núcleos e um novo chip gráfico, chamado Radeon Vega. O modelo substitui o antigo Mac Pro, que foi criticado por usuários e especialistas. Trata-se de um aparelho voltado para profissionais, com preços a partir de US$ 5 mil.
O sistema traz melhorias no software da câmera, atualizações da Siri (já de olho no HomePod) e novos recursos do Apple Maps, como mapas internos — recurso já presente no rival Google Maps. Outra novidade é a função que ativa o modo “não perturbe” assim que o motorista começa a dirigir, uma forma de evitar distrações no trânsito.
Fonte: Exame