Evento promovido pela Acij ocorre na Expoville, às 20 horas. Palestrante que já trabalhou no Google e na Microsoft foi considerada uma das cem pessoas mais influentes do Brasil pela revista Época

Bel Pesce, a Menina do Vale do Silício, palestra em Joinville nesta quinta-feira /Divulgação
Bel vai contar suas experiências de empreendedorismo em Joinville Foto: Divulgação

Aos 27 anos, a paulistana Bel Pesce conquistou uma imagem invejável para alguém tão jovem. Foi considerada uma das cem pessoas mais influentes do Brasil pela revistaÉpoca, eleita um dos 30 jovens mais promissores do Brasil pela revista Forbes e um dos dez líderes brasileiros mais admirados pelos jovens, segundo o ranking da empresa Cia. de Talentos.

Além disso, Bel foi a primeira brasileira a ganhar o prêmio do Women’s Initiative Awards, promovido pela Cartier, que avalia projetos de mulheres empreendedoras no mundo. O primeiro de seus três livros, A Menina do Vale, foi disponibilizado gratuitamente na internet, em 2012, e atingiu a marca de 1 milhão de downloads em menos de três meses.

Com tantas conquistas, é de se esperar que  essa jovem tenha muita energia.
De fato, ela tem muita. Bel transborda  determinação e simpatia. Sua trajetória demonstra muita disciplina, perseverança, gosto pelo estudo e pela realização, virtudes notadas e reconhecidas por onde andou.

Bel se empenhou bastante para conseguir uma vaga no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Uma vez lá dentro, aproveitou cada minuto. Formou-se em engenharia elétrica, ciências da computação, administração, economia e matemática. Durante os estudos, trabalhou na Microsoft, Google e Deutsche Bank.

Após a conclusão dos estudos, iniciou sua trajetória de empreendedorismo com a startup Lemon Wallet, no Vale do Silício. Depois de sete anos nos EUA, voltou para o Brasil e fundou, em 2013, a FazInova, escola de habilidades para desenvolvimento de talentos e ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos.

Com história e ideias inspiradoras, Bel tem levado seu conhecimento a uma maratona de palestras pelo Brasil e estará em Joinville nesta quinta-feira, às 20 horas, com a palestra Criando Oportunidades,  na Expoville. O evento é promovido pela Associação Empresarial de Joinville (Acij).

Nesta entrevista ao Negócios & Cia., Bel Pesce conta um pouco mais sobre as suas ideias de empreendedorismo e realização. Confira o que pensa e o que diz a Menina do Vale dos Silício:

“Tenho muito a apreender para crescer”

Negócios & Cia – Muitos profissionais que perdem o emprego  pensam em empreender. Quais as principais barreiras que eles podem enfrentar e como saber se, de fato, têm o perfil empreendedor?
Bel Pesce –
O momento que estamos vivendo traz o empreendedorismo por necessidade. Em qualquer coisa que se começa na vida é importante fazer algo pequeno para depois torná-lo grande. Às vezes, as pessoas que ainda estão no começo da experiência, estão aprendendo, empolgam-se e dão passos muito grandes, de maneira que não têm um plano B porque acabaram depositando todas as fichas naquele passo. Para essas pessoas, eu digo: não tenha medo de criar, de seguir algo diferente, mas faça isso de forma pequena. Aprenda de forma pequena todo dia para fazer mais e mais. Isso é extremamente importante.

N&C – Você é perseverante e deu um salto na carreira. Como lidou com as incertezas? Alguma vez pensou em desistir?
Bel –
É tudo muito difícil. Sou uma pessoa positiva e perseverante. Tento mostrar o quanto vale a pena mesmo sendo difícil. Mas isso não tira o fato de que é difícil. E não foram bem saltos que eu dei. Foram passos, um atrás do outro, e sempre com muita consistência e trabalho.  Eu tive incertezas, tive medo, tenho todo dia. E há coisas que eu faço sem saber. Tenho muito a aprender para crescer, mas vontade de desistir nunca tive. A dor de desistir e de olhar para trás, achando que não fiz o meu melhor, é maior do que a dor de perseverar e aprender.

N&C – Por que algumas pessoas ficam paradas no tempo, enquanto outras deslancham e alcançam seus objetivos?
Bel –
Às vezes, são coisas extremamente simples. Algumas pessoas pensam que tenho de ter coragem para fazer. Não é assim, não! Você faz com medo mesmo e a coragem vem depois. Outras pessoas só querem fazer algo quanto têm todas as respostas possíveis e imagináveis. Aí não vão inovar. Vão copiar o que alguém já fez e aprendeu. Acho que há travas por medo e por não querer fazer sem saber, mas vai muito também de cada pessoa. Um dos maiores erros que sofri na minha carreira foi assumir que todo mundo era que nem eu. E não é. Cada um tem um momento diferente. Pode agregar e crescer de jeito diferente. E a pessoa tem que querer fazer. Você nunca vai motivar alguém mandando ela fazer algo. Ela tem que entender o porquê faz aquilo, dentro do olhar dela.

N&C – Como você lida com o bombardeio de informações das mídias sociais e como administra o tempo?
Bel –
É incrível o quanto se tem de informação todo dia. Não sou uma pessoa que gasta muito tempo com mídias sociais. Tenho as minhas mídias e gasto tempo com elas porque é o meu trabalho. Por outro lado, não fico muito tempo consumindo coisas que não sei aonde vão levar. Isso eu não faço. Tenho muitas demandas vindas do mundo, bem como as minhas. As minhas são maiores do que as dos outros e eu tento não me travar. Se eu quero muito fazer uma coisa, vou lá e faço, não fico pensando em como seria se eu fizesse aquilo.

CONFIRA
O quê: palestra Criando Oportunidades, com Bel Pesce.
Quando: quinta-feira, dia 12 de novembro.
Horário: 20h.
Local: Complexo Expoville, em Joinville (estacionamento gratuito).
Ingressos: para associados e estudantes, R$ 70; demais pessoas, R$ 100.
Informações: www.acij.com.br

Fonte: Bel Pesce, a Menina do Vale do Silício, palestra em Joinville nesta quinta-feira – A Notícia

Transforme a Gestão do Seu Negócio

Nossas soluções simplificam a administração da sua empresa e promovem seu crescimento.

CANAIS DE VENDA ONLINE