Com venda bruta de R$ 25,6 bi, Via Varejo é o maior negócio do Grupo Pão de Açúcar

Empresa de eletroeletrônicos e móveis é composta por Casas Bahia e Ponto Frio
Divulgação© Fornecido por Forbes Brasil DivulgaçãoA Via Varejo, composta pela Casas Bahia e Ponto Frio, é a maior empresa de eletroeletrônicos e móveis do Brasil. Em 2014, sua venda bruta foi de R$ 25,6 bilhões, o que a coloca no posto de maior negócio isolado do GPA. Há um ano, ela é administrada pelo ex-presidente da TAM, Líbano Barroso, que nesse pouco tempo tem levado a empresa a alçar voos mais altos e ambiciosos. Mesmo diante da concorrência. Tão acirrada, vale lembrar, quanto a enfrentada no dia a dia de uma companhia aérea. A diferença, explica, é que a Via Varejo é um negócio que demanda intensivo capital de giro, enquanto na aviação o capital fixo é ainda mais importante. “Mas aqui também há muito investimento de loja”, observa o homem por trás da execução do plano de abertura de 210 lojas no triênio de 2014 a 2016.Em sua gestão, o consumidor vai perceber um foco maior das duas bandeiras em cima das vendas de aparelhos celulares, tablets e acessórios (todos habilitados na hora nas quatro principais operadoras do país) e também de móveis (com montagem de ambientes como quarto de dormir decorado e cozinha planejada), a partir do conceito de store in store, uma das grandes missões do presidente da Via Varejo. Com 1.037 unidades em operação, a empresa quer, a partir da reforma das lojas e do aumento das vendas consultivas, aumentar o giro das duas categorias de produtos de melhor margem.Perspicaz, Barroso não subestima nenhum público ou região. A ideia de que só bairros nobres compram itens de maior valor agregado não existe mais. “Em Cidade Tiradentes, no extremo da Zona Leste de São Paulo, vendemos smartphones por R$ 1 mil, que podem ser financiados em R$ 60 por mês”, diz. Já os espaços diferenciados de móveis, viraram destino dos consumidores que visitam as lojas para ter ideias de decoração e iluminação. Móveis, não por acaso, correspondem a 22,5% das vendas totais da Via Varejo, a maior categoria do negócio.E o que Barroso tem feito diante dessa constatação? Oferecer móveis de cozinhas de diferentes faixas de preços, chegando até versão planejada de R$ 3.500. “No mercado, um projeto desses não custa menos de R$ 10 mil”, garante. Pouca gente sabe, mas a Via Varejo também é dona da Bartira, fábrica de móveis considerada a maior do Hemisfério Sul.De olho também nas classes mais abastadas, a Via Varejo criou duas flagship stores do Ponto Frio. Basicamente, são lojas premium que operam no Shopping JK Iguatemi (em São Paulo) e em Ipanema (no Rio de Janeiro), que oferecem produtos sofisticados a um público de maior poder aquisitivo. A empresa inaugurou 88 lojas no ano passado. Embora aquisições não estejam descartadas, ele garante que sua estratégia é a do crescimento orgânico, com a abertura de lojas prioritariamente no Nordeste e Centro-Oeste do país. “Inauguramos recentemente uma unidade em Alagoas que gerou uma hora de fila com mais de mil pessoas. Em São Luís, no Maranhão, idem.”Quando o assunto é a saúde financeira da Via Varejo, Barroso explica que a empresa tem mais caixa (R$ 2,5 bilhões líquidos) que dívida (bruta de R$ 604 milhões). Embora a receita líquida tenha caído 1,1% no primeiro trimestre de 2015, o executivo lembra que parte desse resultado é resquício da Copa de 2014, que acelerou a venda de televisores, item cujo valor é o dobro do tíquete médio de suas lojas. “O mercado sofrerá esse reflexo até junho. As vendas serão menores por conta disso, além da atual conjuntura que criou um cenário desafiador.” Já o lucro líquido ajustado subiu surpreendentes 34%. Sua ambição? Ganhar market share com sustentabilidade econômica. “Não compramos market share”, assegura.
Fonte: Com venda bruta de R$ 25,6 bi, Via Varejo é o maior negócio do Grupo Pão de Açúcar - MSN

Como a Volkswagen venceu a Toyota em vendas de carros

Pela primeira vez a montadora alemã Volkswagen ultrapassou a japonesa Toyota e se tornou a líder mundial em vendas de automóveis.
 Foto:  AFP)
Montadora alemã Volkswagen ultrapassa japonesa Toyota em vendas
Foto: AFP)
A Volkswagen vendeu 5,04 milhões de carros entre janeiro e junho – um pouco mais que os 5,02 milhões vendidos pela Toyota.A empresa japonesa disse na terça-feira que suas vendas caíram 1,5% em relação ao mesmo período de 2014, em um período no qual o crescimento econômico diminuiu em países emergentes.A montadora alemã há muito tempo sonhava em bater a concorrente japonesa – e conseguiu atingir esse objetivo três anos antes de sua meta (2018).Stefan Bratzel, chefe da organização alemã Centro de Gerência Automotiva, afirmou: "A Volkswagen conquista a coroa de líder de vendas em tempos difíceis, com a maioria dos mercados de carros em declínio. Eles terão que suportar a desaceleração da China se quiserem ficar na liderança".O sucesso da Volkswagen foi facilitado por vendas crescentes na China, um mercado que hoje é responsável por um terço das vendas da empresa, assim como por uma recuperação na Europa.A companhia, que também é dona da Audi e da Porsche, tem como objetivo para este ano superar "moderadamente" a marca de 10,1 milhões de carros vendidos em 2014.A Toyota vendeu 10,23 milhões de veículos em 2014 e espera neste ano atingir a marca de 10,15 milhões.

General Motors

A General Motors liderou as vendas globais de carros por mais de sete décadas até ser ultrapassada pela Toyota em 2008.Em 2011, a GM reassumiu momentaneamente a liderança quando a produção da Toyota foi prejudicada pelo terremoto e pelo tsunami no nordeste do Japão.A japonesa voltou ao primeiro lugar no ano seguinte.Por sua vez, a Ford anunciou que vendeu 3,26 milhões de veículos na primeira metade do ano.A montadora americana disse que seus lucros aumentaram cerca de 10%.

Startup de serviços de beleza, Vaniday recebe aporte de 15 milhões de euros

Market place internacional conta com 4 meses de operação. Plataforma permite que consumidores agendem serviços diretamente nas agendas dos salões
Com apenas quatro meses de operação, o Vaniday - marketplace internacional de serviços de beleza e bem-estar – acaba de receber aporte de 15 milhões de euros da Rocket Internet e de investidores anônimos.Os valores, o equivalente a R$ 55 milhões, marcam a primeira rodada de investimento da jovem empresa.“A indústria de beleza e bem-estar estima faturar 400 bilhões de euros até 2018, sendo um dos únicos segmentos que não fizeram totalmente a transição do offline para o online. Isso representa uma grande oportunidade para nós e estamos determinados a crescer e continuar expandindo nossa empresa numa escala global. Esse investimento equivale a um grande impulso na nossa visão de revolucionar esse mercado. Nós vamos usá-lo para crescer ainda mais nos mercados existentes e novos para otimizar ainda mais a experiência para os nossos clientes”, comenta o CEO Global da Vaniday, Maxime Legardez.A plataforma permite que consumidores agendem serviços de beleza e bem-estar, diretamente nas agendas dos salões. Em contrapartida, a Vaniday recebe uma comissão quando o serviço é confirmado e realizado.A empresa fornece uma variedade de ferramentas personalizadas aos usuários, como buscas  de acordo com a localização, tratamento desejado, e apresenta ainda depoimento de clientes sobre os serviços.Ao mesmo tempo, também oferece aos salões o sistema de CRM, marketing e ferramentas online de reserva, ferramentas que sairiam mais caras se desenvolvidas por esses estabelecimentos.Lançada em março de 2015, a Vaniday tem crescido de maneira rápida e atualmente opera em cinco países: Brasil, Reino Unido, Itália, França e Emirados Árabes. A plataforma conta com mais de 1500 salões cadastrados e continua em expansão com um crescimento de dois dígitos em agendamentos em uma base mensal.
Fonte: Startup de serviços de beleza, Vaniday recebe aporte de 15 milhões de euros - IDG Now

Inscrições para a edição do TEDx em Joinville começam neste sábado

A inscrição é gratuita, mas apenas 100 vagas são disponibilizadas para o público
As inscrições para o TEDxUDESC, primeiro evento do segmento que ocorre em 29 de agosto em Joinville, começa neste sábado e vai até 9 de agosto. A inscrição é gratuita, mas apenas 100 vagas são disponibilizadas ao público. Para se inscrever,basta acessar o site do evento.Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.brO TEDxUDESC terá como tema "Caminhos Convergentes", em que a ideia é mostrar que ações locais podem resultar em impactos globais. Serão dez palestrantes que se apresentarão no Teatro CNEC.Entre os assuntos que serão abordados no dia estão a inovação social na prática, o preconceito e a quebra de padrões, música, tecnologia a favor da sociedade, dinheiro e autoconhecimento, felicidade, sustentabilidade, educação e conhecimento político.Seis palestrantes foram anunciados até o momento:- Leonardo Leão: sócio e redator do Sensacionalista - Marcos Piangers: comunicador na rádio Atlântida - Eduardo Zanatta: representante brasileiro no Fórum Global promovido pela ONU - Gabriela Werner: sócia-fundadora do Impact Hub Floripa - Marcelo Hounsell: criador do "Dance2Rehab", projeto utilizado pela APAE no tratamento de crianças com Síndrome de Down - Izabela Corrêa, doutoranda em ciência política pela London School of Economics (LSE). Ela foi coordenadora de promoção da ética, transparência e integridade na Controladoria Geral da União (CGU) e  vencedora do Prêmio Jovens Inspiradores.Serviço:O quê: abertura das inscrições para o TEDxUDESC em Joinville Quando: de 1º a 9 de agosto Onde: no site do evento Quanto: gratuitoO quê: TEDxUDESC em Joinville Quando: 29 de agosto Onde: Teatro CNEC, no Elias Moreira. O evento também será transmitido online.
Fonte: Inscrições para a edição do TEDx em Joinville começam neste sábado - A Notícia

Empresa faz softwares de gestão que atendem de oficina a bar

Empreendimento ganha prêmio de inovação do Sebrae ao desenvolver ferramentas para segmentos específicos de pequenos negócios

Um grupo de amigos que resolve deixar a empresa em que trabalha para montar o seu próprio negócio. O roteiro pode não ser novo, mas no caso de Edilson Backes, Joacir de Carli e Enivaldo Ghedin Junior, a aposta deu mais do que certo. Doze anos após criarem a Junsoft em Toledo (PR), a empresa cresce a uma taxa de 30% e ainda venceu o Prêmio MPE Brasil 2014, oferecido pelo Sebrae, na categoria “Serviços de Tecnologia da Informação”.

Diretor administrativo da Junsoft, Edilson conta que a ideia de montar seu próprio negócio surgiu em 2003, quando ele e dois colegas trabalhavam em uma empresa que produzia softwares de gestão para grandes corporações. “Em nosso modo de ver, existiam ferramentas das grandes que poderiam ser adaptadas para as pequenas e médias empresas, trazendo maior agilidade e desburocratizando a gestão”, diz.

 Foto: Divulgação
Edilson Backes (esq.), Joacir de Carli (centro) e Enivaldo Ghedin Junior resolveram deixar a empresa em que trabalhavam para criar seu próprio negócio
Foto: Divulgação

Foi justamente isso o que o trio fez. Inicialmente, a Junsoft desenvolvia softwares de gestão para controlar todas as áreas de um negócio, desde a parte financeira até os estoques. “Foi difícil entrar no mercado, pois a gente ainda não tinha referência de clientes. Mas aos poucos tivemos um bom retorno daqueles que apostaram em nós, e o resultado foi aparecendo. Crescemos muito em função de indicações”, explica o empreendedor.

Soluções customizadas Com o tempo, a Junsoft passou a sofisticar seus produtos, e iniciou a comercialização de softwares específicos para atender as empresas de determinados segmentos. Um exemplo é o Gourmet, voltado para negócios na área de bares e restaurantes. “Ele permite agilidade de atendimento e segurança. Possibilita, por exemplo, que se trabalhe com atendimento de pedidos via touchscreen e também integra o delivery com o Google Maps, para traçar uma rota no momento em que o pedido é feito”, afirma Edilson.

Outro destaque do portfólio da empresa é o Vulcano, voltado para reformadoras de pneus. O programa é capaz de controlar o estoque de matérias primas, manter um histórico dos preços negociados antes com os clientes, informar os percentuais de descontos que podem ser oferecidos e visualizar as contas pendentes. “O Vulcano ainda contabiliza todo o processo de produção. Assim, se um pneu é finalizado com defeito, é possível revisitar todas as etapas para identificar onde o erro ocorreu e realizar as correções necessárias”, acrescenta o diretor administrativo da Junsoft.

 Foto: Divulgação
Junsoft oferece softwares de gestão que atendem as necessidades específicas de determinados segmentos
Foto: Divulgação

Já o Super Auto Truck é feito especificamente para oficinas mecânicas e retíficas, auxiliando, entre outras coisas, nas cotações de compras de peças. “Também contamos com o Super View, que faz a gestão de indicadores de qualquer empresa, permitindo que se acompanhe de perto a evolução de cada negócio”, diz o empresário.

Finalmente, a Junsoft, também disponibiliza um software para indústrias e outro para gestão comercial, que pode ser integrado com códigos de barras, impressoras, balanças e emitir nota fiscal eletrônica ao consumidor. “Um dos fatores que nos ajudaram a conseguir o prêmio de inovação do Sebrae foi o fato de apostarmos na formação de nossos funcionários para exercerem cargos de confiança. Sempre tivemos esta política, e recentemente ela foi institucionalizada com a criação de um programa de treinamento de leader coach”, encerra Edilson.

Fonte: Empresa faz softwares de gestão que atendem de oficina a bar - Terra

Whirlpool abre inscrições para programas de estágio e trainee

As vagas são para as cidades de São Paulo, Rio Claro, Joinville e Manaus
Whirlpool abre inscrições para programas de estágio e trainee Rodrigo Philipps/Agencia RBS
Inscrições podem ser feitas até o dia 8 de setembro
Foto: Rodrigo Philipps / Agencia RBS
A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid,está com inscrições abertas para o Programa Jovens Talentos 2016, que visa identificar estudantes e recém-formados para ocupar vagas de estágio e trainee na companhia. Nesta edição, as oportunidades são voltadas para as cidades de São Paulo (SP), Rio Claro (SP), Joinville (SC) e Manaus (AM).Programa de Trainee Um dos principais requisitos para se inscrever no programa é ter formação universitária, concluída entre dezembro de 2012 e dezembro de 2015, em qualquer curso alinhado aos negócios da empresa.  Também é importante que o candidato tenha inglês avançado e mobilidade geográfica para cidades onde a Whirlpool possui unidades (Joinville, Manaus, Rio Claro e São Paulo).Programa de Estágio As vagas para o programa de estágio da Whirlpool são destinadas a estudantes de cursos de bacharelado ligados ao negócio, cursando entre o penúltimo e o último ano. Os candidatos devem ter, no mínimo, nível de inglês intermediário, disponibilidade para estagiar em uma das unidades da Whirlpool no Brasil e se identificar com os valores da companhia.Inscrição e benefícios As inscrições para o programa de trainee vão de 28 de julho a 31 de agosto e o processo seletivo é composto por testes online, dinâmicas de grupo, entrevistas, avaliação de inglês e painel com os gestores. A Whirlpool oferece salário compatível com o mercado, planos de previdência privada, saúde e assistência odontológica, seguro de vida e vales refeição e transporte.Já para o programa de estágio, as inscrições podem ser feitas até o dia 8 de setembro. A seleção inclui provas online, dinâmicas de grupo e entrevistas com gestores. Entre os benefícios estão vales refeição e transporte, convênio médico co-participativo, seguro de vida e bolsa auxílio compatível com o mercado.Mais informações e inscrições em https://www.whirlpool.com.br/jovenstalentos
Fonte: Whirlpool abre inscrições para programas de estágio e trainee - A Notícia

4 hábitos de milionários que você pode (e deve) adotar

Pense na maneira como a maioria dos milionários lida com seu dinheiro, seu trabalho e seus negócios
InfoMoney (Getty Images)
© Getty Images InfoMoney
Se tornar um milionário não é algo que acontece de um dia para o outro, mesmo que seja mais fácil para algumas pessoas. Se você quer ter certeza de que algum dia alcançará esse título, mesmo vindo do nada, é preciso ter algumas coisas em mente.Pense na maneira como a maioria dos milionários lida com seu dinheiro, seu trabalho e seus negócios – e aplique esses princípios em sua vida.Confira as dicas do Entrepreneur para saber o que fazer:1. Trabalhe duroMilionários não têm medo de dar o máximo que podem de si no trabalho e levam em conta o princípio de “sucesso gera sucesso”. Algumas pequenas vitórias podem ser base para você construir outras maiores e continuar trilhando esse caminho.Não existe um segredo para conseguir construir riqueza de um dia para o outro – isso só se alcança com trabalho duro, disciplina e vontade de continuar em qualquer circunstância.2. Tenha metas muito clarasSaber o que você deseja fazer quando se tornar um milionário é uma motivação para fazer todo o trabalho necessário para tal. Seja um sonho aparente impossível de quando você era uma criança ou adolescente, mas é o tipo de meta que você precisa ter se quiser ser bem sucedido.3. Esteja disposto a falharTer medo de falhar e errar só vai fazer de você uma pessoa extremamente cautelosa – e isso, por sua vez, vai fazer com que você perca muitas oportunidades que apareçam para você. Tente tomar uma abordagem diferente: ao invés de ter medo de falhar, abrace seus erros; é uma chance de você aprender e descobrir o que vai te levar para a frente.4. Tenha mentores de sucessoAlguém do seu lado para te aconselhar é uma das coisas mais importantes. Eles podem te indicar o que fazer, o que não fazer e te mostrar o caminho quando algo der errado. Essa pessoa pode não somente te ajudar a ganhar muito dinheiro, mas também te ajudar a economizar grandes quantias.
Fonte: 4 hábitos de milionários que você pode (e deve) adotar - MSN

A Toyota abre 500 postos de trabalho em São Paulo

EtiosNo momento em que a maioria das montadoras adota medidas para ajustar o excesso de mão de obra, a Toyota anunciou o processo de contratação de até 500 trabalhadores para as fábricas de Porto Feliz e Sorocaba, ambas no interior paulista. A maioria das vagas será destinada à planta de Sorocaba, para onde devem ser contratados até 320 novos funcionários. O restante irá para a fábrica de motores de Porto Feliz, cuja inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2016. As áreas de atuação das vagas não foram especificadas.A montadora explicou que o aumento do efetivo em Sorocaba foi motivado pelo incremento de 50% da capacidade produtiva da planta, que passará das atuais 74 mil para 108 mil unidades por ano a partir de 2016, produção extra que deverá ser destinada, em sua maior parte, para o mercado interno. O aumento foi anunciado em janeiro deste ano pela empresa e vai envolver investimentos de cerca de R$ 100 milhões para ampliação das instalações da fábrica. Na unidade, a Toyota produz o Etios nas versões hatch e sedã.De janeiro a junho, a indústria automobilística brasileira eliminou 7,6 mil vagas, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O setor encerrou junho com 136.929 empregados. De acordo com dados mais recentes da entidade, há 10 dias, havia 18 mil metalúrgicos afastados, por meio de medidas de ajuste da produção como lay-off (suspensão temporária dos contratos), férias coletivas e licenças remuneradas.
Fonte: “Toyota” abre 500 postos de trabalho em São Paulo - Joinville Motor - ANoticia 

Italiano transformou Lei Cidade Limpa em oportunidade em SP

Com a proibição de outdoors, Salvatore Privitera criou a Bagnews, empresa que comercializa anúncios em sacolas de compra

Quando o município de São Paulo aprovou a Lei Cidade Limpa, que proibiu outdoors  e limitou o tamanho das placas de estabelecimentos comerciais, muitos profissionais de publicidade viram uma redução drástica no mercado de anúncios da cidade. No entanto, dois profissionais de marketing enxergaram exatamente o contrário, e decidiram investir em uma forma alternativa de propaganda. Nascia assim a Bagnews, que comercializa anúncios em sacolas de compra feitas de papel.

Segundo o italiano Salvatore Privitera, cofundador da empresa, a ideia de criar a Bagnews foi dada por seu sócio, Osmar Afonso. “Nós dois trabalhamos por muito tempo como diretores de marketing de empresas multinacionais, e eu conto com uma expertise específica em embalagens. Por isso ele me convidou para montar o negócio em 2007. Fizemos um ano de testes e formalizamos em 2009”, lembra.

 Foto: Divulgação
O italiano Salvatore Privitera veio para o Brasil em 1968, para trabalhar como diretor de marketing de uma empresa multinacional
Foto: Divulgação

Privitera argumenta que as sacolas de papel apresentam uma vantagem em relação às mídias convencionais: a reutilização. “A utilidade do jornal, da revista, acaba no momento em que é lido. Já as sacolas são usadas em média por seis vezes. Além disso, ela é ecologicamente correta e pode ser reciclada, o que é bem recebido pelos clientes”, diz.

Além das sacolas de papel, a Bagnews também oferece a opção de anúncios em sacos de pão e caixas de pizza, que atingem públicos mais populares. “As sacolas geralmente são distribuídas em petshops, livrarias, mas existem bairros mais pobres que não contam com estas opções. Por outro lado, toda esquina sempre tem uma padaria. Para estes casos, oferecemos a opção do saco de pão”, diz o empresário.

Expansão via franquias Com a boa aceitação da proposta, a dupla resolveu adotar o modelo de franquias para expandir a marca a outras localidades. Ao adquirir uma unidade, cada franqueado ganha o direito de explorar as sacolas em uma determinada cidade – ou em um bairro, no caso de grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro.

“Cada franqueado faz a sua rede de distribuição de sacolas junto a 40 ou 50 comércios locais, definindo o perfil de público que quer atingir. Depois, ele passa a ir atrás de anunciantes para bancar a impressão de 10 mil exemplares e uma margem de lucro. Já os comércios recebem a sacola sem custos”, explica Privitera.

 Foto: Divulgação
Quase quatro décadas depois, ele teve a ideia de veicular anúncios em sacolas de papel, em reposta à proibição de outdoors em São Paulo
Foto: Divulgação
Fonte: Italiano transformou Lei Cidade Limpa em oportunidade em SP - Terra

Brasil é campeão mundial absoluto em juros reais

Brasil segue em primeiro no ranking que desconta inflação da taxa de juros nominal; neste momento, só um corte de um ponto tiraria nossa liderança
© Rodrigo_Amorim/Creative Commons
São Paulo - O Copom anunciou hoje uma alta de meio ponto percentual na taxa de juros básica da economia, a Selic, que foi de 13,75% para 14,25%.Foi o sétimo aumento seguido, o sexto de meio ponto, o que levou a taxa para seu maior patamar desde 2006. Para os economistas, foi a última alta do ano.A taxa de juros reais, que desconta dos juros nominais a inflação dos últimos 12 meses, está agora em 4,92%.É a maior do mundo, de acordo com um ranking com 40 países formulado pela Infinity Asset Manegement e o site MoneYou. Em seguida vem China (3,40%), Filipinas (2,77%) e Tailândia (2,60%). Em último estão Rússia (-3,30%), Argentina (-11,15%) e Venezuela (-28,97%).A Selic vai demorar para cair, o que deve manter o Brasil em primeiro por um bom tempo: "somente um corte de 1 ponto percentual retira o país da atual posição", diz o relatório.A média geral é de -0,6% e em termos nominais, continuamos na terceira posição. Veja os 40 países do ranking e os juros reais em cada um (juros nominais menos a inflação dos últimos 12 meses):
PAÍS
1Brasil4,92%
2China3,40%
3Filipinas2,77%
4Tailândia2,60%
5Taiwan2,45%
6Polônia2,32%
7Grécia2,30%
8Índia1,76%
9Singapura1,31%
10África do Sul1,24%
11Coreia do Sul0,79%
12Hungria0,75%
13Malásia0,73%
14Israel0,50%
15Reino Unido0,50%
16Austrália0,49%
17Turquia0,28%
18Suíça0,25%
19Indonésia0,22%
20Estados Unidos0,15%
21México0,13%
22Colômbia0,08%
23Suécia0,05%
24Espanha-0,05%
25Itália-0,15%
26Alemanha-0,25%
27França-0,25%
28Canadá-0,50%
29Japão-0,50%
30Bélgica-0,58%
31Portugal-0,74%
32República Tcheca-0,74%
33Áustria-0,94%
34Holanda-0,94%
35Chile-1,34%
36Dinamarca-1,44%
37Hong Kong-2,52%
38Rússia-3,30%
39Argentina-11,15%
40Venezuela-28,97%
Média-0,60%
Fonte: Brasil é campeão mundial absoluto em juros reais - MSN

CANAIS DE VENDA ONLINE