Obra milenar, A Arte da Guerra dá lições de empreendedorismo

Escrito pelo general chinês Sun Tzu há mais de 2500 anos, livro de estratégia militar se tornou um guia para executivos e empresários

Se pudesse viajar 25 séculos no futuro, o general, estrategista e filósofo chinês Sun Tzu provavelmente ficaria surpreso ao ver homens de terno e gravata, sentados dentro de um jatinho, lendo e relendo “A Arte da Guerra” para se preparar para uma reunião especialmente difícil. O livro de 513 a.C. nunca deixou de ser referência no meio militar. Mas há décadas continua sendo um dos mais lidos e mais influentes do mundo dos negócios.

A obra foi escrita em 13 capítulos concisos e diretos, com dicas preciosas para qualquer exército sair vitorioso de uma batalha. Ao longo da história, existiram outras dezenas de livros deste estilo, mas nenhum se mostrou tão popular, primeiro no Oriente e, muito tempo depois, no Ocidente. Desde que foi traduzido para o francês, em 1772, ele se tornou leitura de cabeceira de comandantes tão diferentes quanto o francês Napoleão Bonaparte, o britânico Everard Calthrop e o americano Douglas MacArthur. A novidade, em décadas mais recentes, é o uso da obra como base para comparar os ambientes militar e empresarial.

“A Arte da Guerra é um clássico, e como tal pode ser lido sob diversas perspectivas”, diz o administrador Leonardo Secchi, professor da Universidade do Estado de Santa Catarina. “Pode-se fazer a metáfora da guerra para o ambiente de mercado competitivo, dentro do qual a empresa precisa ter conhecimento de três elementos essenciais”. Nesta comparação, o exército seria a própria empresa, o inimigo seriam os competidores, e o terreno seriam o mercado, os fornecedores e os acionistas.

Semelhanças entre os ambientes militar e corporativo transformaram o clássico de Sun Tzu em um best-seller no meio empresarial
Semelhanças entre os ambientes militar e corporativo transformaram o clássico de Sun Tzu em um best-seller no meio empresarial
Foto: Elnur / Shutterstock

A obra contém lições que podem ser extrapoladas para o ambiente corporativo:

Conheça a si e ao concorrente – Uma das máximas mais famosas de Sun Tzu afirma: “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas”.

Reconheça sua inferioridade – Diante de um concorrente mais tradicional ou mais poderoso, não ataque de maneira frontal nem mostre seus trunfos abertamente. Prefira agir de surpresa.

Aja com firmeza – A cautela é válida, até que chega o momento certo de agir. Neste caso, seja para um lançamento de produto ou a abertura de uma filial, o importante é ser decidido.

Valorize a criatividade – O general chinês diz que a força de um exército não depende de seu tamanho. Agir de maneira inovadora, com criatividade, é sempre mais valioso.

Mantenha a equipe motivada – Não há estratégia bem pensada e capacidade de inovação que funcione se o time está disperso, desmotivado ou com problemas graves de hierarquia.

O professor Secchi alerta, no entanto, que não é possível pautar toda a política da empresa em uma única obra. “Como toda metáfora, a da guerra possui limitações. Uma delas é o desenho organizacional: empresas modernas, intensivas em conhecimento, buscam desenhos mais horizontais, de autonomia gerencial, de criatividade e desenvolvimento holístico dos funcionários”, afirma.

“Outra limitação é relativa ao ambiente externo competitivo”, continua Secchi. “Nos dias atuais as empresas buscam estabelecer relacionamentos cooperativos e de longo prazo com clientes, fornecedores e até competidores, no sentido de posicionar-se estrategicamente no mercado e entregar produtos e serviços mais úteis à sociedade”, conclui o professor.

Fonte: Obra milenar, A Arte da Guerra dá lições de empreendedorismo - Terra

Óculos com GPS para cegos dá origem a negócio inovador em PE

Pesquisadores do Recife criam tecnologia com preço acessível para deficientes visuais e ganham prêmio da ONU

Um projeto acadêmico de um grupo de estudantes do Recife, sem grandes pretensões comerciais, acabou por se transformar numa iniciativa inovadora e comercialmente competitiva. A empreitada deu tão certo que fez de seus responsáveis os únicos brasileiros vencedores do World Summit Awards, prêmio oferecido pela ONU para jovens dispostos a aplicar a tecnologia para promover mudanças sociais.

Com o reconhecimento, os jovens desenvolvedores da PAW, sigla para Project Annuit Walk, têm nas mãos um protótipo que pode se tornar um produto competitivo: óculos acoplados com sistema de GPS e acompanhados de pulseiras vibratórias que ajudam os portadores de deficiência visual a se localizar diante dos muitos obstáculos da rua.

Para desenvolver o Annuit Walk, um grupo de estudantes do Recife se reuniu no projeto WearIT e começou a pesquisar o conceito de computadores para vestir
Para desenvolver o Annuit Walk, um grupo de estudantes do Recife se reuniu no projeto WearIT e começou a pesquisar o conceito de computadores para vestir
Foto: Divulgação

O modelo usa raios ultrassônicos para mapear o caminho em um ângulo de 120 graus e alertar para postes, andaimes, hidrantes ou mesmo declives especialmente acentuados. Os sinais de alerta são enviados para a pulseira, que vibra com mais intensidade quanto mais próximos estão os obstáculos, um sistema parecido com o usado pelos morcegos em seu sistema sofisticado de geolocalização.

Existem modelos parecidos no mercado, mas eles custam mais de R$ 3 mil. O grupo de Recife criou o seu por apenas R$ 45 – ou R$ 160, para os modelos mais sofisticados, que interagem com o aplicativo de smartphone desenvolvido pelos pesquisadores e que fornece informações complementares, como locais de difícil acessibilidade.

Tecnologia para vestir “A princípio queríamos apenas estudar esse conceito de computadores para vestir que está tomando conta do mundo”, diz Marcos Antonio Oliveira, estudante de ciência da computação e criador do grupo de pesquisas, chamado WearIT. O óculos para cegos é o primeiro projeto pensado para dar conta da grande população de deficientes visuais. Para chegar ao produto, foi preciso reunir estudantes de engenharia, psicologia, design, marketing, administração e ciência da computação. Os trabalhos começaram no início de 2013.

Equipado com GPS, o óculos  usa raios ultrassônicos para mapear o caminho em um ângulo de 120 graus e alertar para obstáculos
Equipado com GPS, o óculos usa raios ultrassônicos para mapear o caminho em um ângulo de 120 graus e alertar para obstáculos
Foto: Divulgação

O modelo atual, muito próximo do formato para comercialização, é apenas o sexto protótipo. No começo, o grupo pensou em um controle remoto, mas perceberam que ele ocuparia uma mão dos usuários, já ocupados com as bengalas-guia. Foi depois de um ano de estudos que o grupo percebeu que o óculos seria mais discreto e amigável, além de resolver uma demanda importante para este público: tecnologias que auxiliassem na proteção da parte superior do corpo.

“Nosso protótipo está funcionando 100%. Mas, para poder disponibilizar no mercado, ele tem que virar um produto. Estamos lutando para que isto aconteça o quanto antes”, afirma Oliveira. O próximo passo é desenvolver outras tecnologias para vestir que atendam a públicos portadores de deficiências. “Estamos começando a pensar em algo com ondas cerebrais, talvez para pessoas com paralisia cerebral”.

Fonte: Óculos com GPS para cegos dá origem a negócio inovador em PE - Terra

As 49 startups mais inovadoras do mundo

A lista, feita pelo World Economic Forum, mostra quem são os pioneiros em inovação tecnológica no mundo
Inovação serve também para ajudar quem precisa (Foto: Reprodução )
O que faz uma empresa de fato inovadora e pioneira? Desde 2000, o World Economic Forum mapeia as mais inovadoras em tecnologia do mundo. Para chegar lá, as startups precisam reunir cinco fatores: inovação, potencial de impacto, protótipo, viabilidade e liderança.
Um comitê formado por especialistas em tecnologia avalia os candidatos de setores como saúde, energia, TI e mídia. Empresas como AirBnb, Google, Kickstarter e Twitter já fizeram parte dos selecionados em anos anteriores. Veja os 24 escolhidos de 2015:
1. 1 Mainstream: desenvolveu uma nova tecnologia para transmissão de TV.2. 1QB Information Technologies: primeira empresa a desenvolver softwares de uso comercial para computadores quânticos.3. Alation: a plataforma observa o comportamento de usuários e sistemas com grandes volumes de dados para se manter atualizada.4. AliveCor: com um tablet ou smartphone, o usuário consegue monitorar a atividade cardíaca e até prever um infarto.5. Avalanche Biotechnologies: a empresa pesquisa novos medicamentos para tratar doftalmológicas, como a cegueira.6. Avellino Labs: desenvolve testes genéticos para determinar as chances do indivíduo ter distrofia corneana granular.7. Axcient: a empresa oferece estruturas de TI na nuvem, para companhias de pequeno e médio porte.8. Ayasdi: criou uma técnica matemática para extrair informações de dados complexos e em grande quantidade.9. Blue River Technology: a empresa desenvolveu máquinas inteligentes para produção agrícola, que diminuem o impacto de práticas prejudiciais ao meio-ambiente.10. BlueOak: fez refinarias para reciclar metais e lixo eletrônico.11. Butterfly Network: criou um equipamento para ultrassom com baixo custo.12. Carbon Clean Solutions: criou uma forma eficiente de capturar e reutilizar CO2.13. Carbon3D: uma tecnologia mais rápida de impressão 3D para indústrias.14. CoeLux: uma janela com nanotecnologia capaz de reproduzir o céu e a luz solar em ambientes fechados.15. Consumer Physics: a empresa tem uma tecnologia que determina os componentes de um objeto usando um pequeno scaner.16. CrowdStrike: um sofisticado sistema de defesa contra crimes virtuais.17. Darktrace: analisa o comportamento de equipamentos, usuários e redes para prevenir ataques cibernéticos.18. Data Theorem: sistema mapeia apps para identificar brechas e problemas de privacidade.19. Dataminr: mapeia várias fontes, como o Twitter, para identificar eventos em tempo real.20. Domo: organiza informações e dados de empresas para ajudar CEOs e executivos a tomarem decisões.21. Editas Medicine: consegue “desligar” genes que causam doenças.22. ElMindA: uma tecnologia não-invasiva que acompanha a atividade cerebral.23. EpiBone: a empresa criou uma tecnologia capaz de reconstruir ossos.24. FutureAdvisor: um gerente de investimentos automático e online.25. Ginger.io: a empresa fez um app que acompanha sua saúde mental, medindo níveis de paciência e depressão.26. Hampton Creek: criou uma receita de maionese à base de plantas, sem ovos.27. HealthTap: uma plataforma com mais de 60 mil médicos para atender pacientes online.28. Heliatek: uma nova tecnologia para películas de filmes que protegem contra luz solar em carros e janelas.29. Holomic: criou um laboratórios de exames usando apenas um celular.30. Inscopix: desenvolve pesquisas sobre o funcionamento detalhado do cérebro.31. iZettle: permite fazer transações de pagamento com cartão em celulares.32. Kite Pharma: a empresa farmacêutica desenvolveu uma nova terapia contra o câncer.33. Matternet: usa drones para fazer pequenas entregas.34. Mimosa Networks: oferece internet Wi-FI de alta velocidade em qualquer localidade.35. Miniwiz: transforma lixo em materiais brutos para serem utilizados novamente.36. Neon Labs: é uma plataforma que escolhe imagens automaticamente para conteúdos digitais.37. Novocure: a empresa pesquisa novas formas de tratamento de tumores usando campos eletrônicos.38. OpenGov: plataforma na nuvem para consulta de dados e informações financeiras do governo.39. Plant-e: a empresa conseguiu gerar eletricidade a partir de plantas.40. Protix Biosystems: produz insetos como fonte de nutrientes de forma controlada e escalável.41. Ripple Labs: um sistema para transferência de dinheiro internacional em tempo real e com baixo custo.42. Sedicii Innovations: verifica se senhas estão corretas sem precisar enviá-las a outros locais, evitando armazenamento indevido.43. Sensity Systems: transforma postes de luzes em sensores que coletam dados.44. Spire Global: coleta dados de clima e marés através de satélites.45. Stem: armazenamento inteligente de energia que garante energia na conta de luz.46. Tokamak Energy: que tornar o uso da energia de fusão nuclear escalável e viável.47. TransferWise: plataforma para transferência internacional de dinheiro que evita taxas bancárias.48. Vicarious: a empresa desenvolveu inteligência artificial capaz de processar informações visuais como um ser humano.49. Wickr: plataforma de comunicação segura e criptografada.
Fonte: As 49 startups mais inovadoras do mundo - PEGN

Day 1: assista ao vivo às histórias de empreendedores inspiradores

Veja as histórias de grandes nomes do empreendedorismo brasileiro, como Jorge Paulo Lemann e Flávio Augusto
Promovido pela Endeavor, Day 1 apresenta empreendedores com histórias inspiradoras (Foto: Divulgação)
A edição 2015 do Day1, que acontece nessa quinta-feira (12/8), traz histórias de grandes nomes do empreendedorismo brasileiro. Neste ano, o palco vai mostrar como empreendedores construiram suas trajetórias.Estão confirmadas as presenças de Jorge Paulo Lemann, sócio da 3G Capital; Gustavo Kuerten, tricampeão de Roland Garros e sócio-fundador do Grupo Guga Kuerten; Flávio Augusto, fundador da Wise Up e do Instituto Geração de Valor; Daniel Wjuniski, empreendedor Endeavor e fundador do Minha Vida; Vilmar Ferreira, fundador da Aço Cearense; e Nelson Sirotsky, presidente do conselho de administração do Grupo RBS.As apresentações começam a partir das 18h30 e terão cerca de 25 minutos de duração.
Fonte: Day 1: assista ao vivo às histórias de empreendedores inspiradores - PEGN

Ferramentas Práticas para Empreendedores | Endeavor Brasil

Ferramentas práticas podem facilitar o seu dia-a-dia. Faça o download gratuito de ferramentas online de temas como Marketing, Gestão, Vendas e outros.
10 Ferramentas Incríveis e Gratuitas para Empreendedores
Pouco tempo livre e desafios de sobra? Confira estas ferramentas!Sabemos que você já leu muito sobre gestão de negócios, mas às vezes faltam aquelas instruções mais práticas, que vão te ajudar a transformar o que você aprendeu em ações no dia-a-dia na empresa. Por isso, separamos 10 materiais para empreendedores que precisam ir direto ao ponto: como eu aplico esse conceito para alavancar meus resultados?Faça o download gratuito e comece a usar hoje mesmo!1) Matriz de gestão de tempo para quem sente que 24 horas é poucoSe você ainda é responsável por boa parte das atividades da sua empresa, das finanças à gestão de pessoas, essa matriz é feita pra você.2) 5W2H: um plano de ação para quem quer colocar a mão na massaEstar preparado para executar um novo projeto é tão simples quanto responder a essas 7 perguntas. Comece agora!3) Guia de Definição de metas para PMEsToda empresa precisa ter metas para continuar crescendo. Se você já sabe aonde quer chegar, as metas seguem a linha de resultados que te leva até lá.4) 8 passos para quem quer vender mais do que um produtoA ferramenta “Job to Be Done” te ajuda a enxergar seu produto como experiência de consumo e a transformar a noção de preço em valor.5) Design Thinking para quem quer criar um negócio inovadorSiga essas quatro etapas e avance na construção de uma experiência de consumo desejada pelos seus futuros consumidores.6) Mapa de Empatia para quem quer conhecer melhor seu públicoEntender as verdadeiras necessidades e aspirações dos seus futuros consumidores é metade do caminho para criar algo relevante e desejável. Pegue esse atalho!7) 10 Passos para Captar Clientes de Grande Porte Direcionar seus esforços de captação aos clientes que mais vão te trazer retorno pode ser a melhor estratégia para empresas com um time de vendas reduzido.8) Matriz BCG para quem quer apostar nos produtos que dão certoVaca-leiteira, estrela, abacaxi ou um grande ponto de interrogação. Classificar sua oferta de produtos com esses quadrantes vai te ajudar a melhorar suas apostas.9) AIDALA para quem quer criar uma campanha de Marketing sem igualDa conquista à fidelização, aprenda como criar uma estratégia consistente em cada etapa do seu planejamento de Marketing.10) Técnica de 5S para quem sempre deixa a arrumação para depoisSeja em um escritório ou na garagem da sua casa, descubra como melhorar a organização do ambiente da sua empresa para aumentar a produtividade do time.
 
Fonte: Ferramentas Práticas para Empreendedores - Endeavor Brasil

Seminário online e gratuito reúne Guga e Jorge Paulo Lemann

No próximo dia 13 de agosto, o Instituto Endeavor promove a 8ª edição do Day1, seminário online no qual empreendedores contam suas trajetórias

No próximo dia 13 de agosto, o Instituto Endeavor promove a 8ª edição do Day1, seminário online no qual empreendedores contam suas trajetórias profissionais. Neste ano a iniciativa vai reunir 37 histórias de sucesso.

O evento, que será transmitido ao vivo pela internet, contará com as participações do empresário Jorge Paulo Lemann, sócio do fundo 3G Capital e do ex-tenista Gustavo Kuerten, tricampeão de Roland Garros e sócio fundador do Instituto GGK.

Considerado o homem mais rico do Brasil pela revista Forbes, Jorge Paulo Lemann vai falar sobre os pontos que ajudaram a construir sua trajetória de sucesso
Considerado o homem mais rico do Brasil pela revista Forbes, Jorge Paulo Lemann vai falar sobre os pontos que ajudaram a construir sua trajetória de sucesso
Foto: Scott Olson / Getty Images

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 13 no site https://endeavor.org.br/eventos/day1online.

Fonte: Seminário online e gratuito reúne Guga e Jorge Paulo Lemann - Terra

Estatística e tecnologia ajudam a organizar equipe de vendas

Especialista explica como dados e mapas de calor podem ser usados para organizar escalas de atendentes em lojas de varejo

Uma das grandes dificuldades de qualquer lojista é organizar a escala de horários de seus vendedores, tanto para evitar que funcionários fiquem de braços cruzados em períodos de baixo movimento quanto para garantir que nenhum cliente deixe de ser devidamente atendido quando a loja está lotada. A maioria dos comerciantes faz isso na base da tentativa e erro, mas este é o pior caminho, afirma Caio Camargo, diretor de relações institucionais da Virtual Gate, empresa que fornece soluções tecnológicas para aumentar o faturamento de varejistas. Segundo ele, existem métodos muito mais precisos para montar a equipe de vendas ideal.

“É comum irmos a um shopping às 11h e encontrarmos lojas com quatro vendedores de braços cruzados. Ela está perdendo dinheiro. Hoje, a palavra número um para o varejo é produtividade, especialmente em relação à taxa de conversão, que leva em conta quantas pessoas efetivamente compram dentre as que entraram na loja”, alerta Caio, que acrescenta que a mensuração adequada da equipe de vendas é um tema ainda mais relevante em um cenário de crise, como vivemos atualmente.

 Foto: Tyler Olson / Shutterstock
Acertar no tamanho da equipe de vendas contribui para reduzir custos operacionais e aumentar a taxa de conversão da loja
Foto: Tyler Olson / Shutterstock

Para maximizar a taxa de conversão, é fundamental que a loja conte com uma quantidade de vendedores adequada à demanda de clientes em cada dia da semana e em cada período do dia. “Existem vários métodos diferentes para se chegar à equipe ideal, mas certamente o pior deles é o empírico, que ainda é bastante usado. Muitas lojas ainda trabalham com tentativa e erro, sem levar em conta informações que poderiam orientar esta decisão de maneira muito mais eficaz”, explica.

Dados de vendas Uma metodologia mais eficaz é escolher o tamanho da equipe com base na emissão de cupons, fazendo uma análise estatística dos dias e horários em que um número maior de negócios foi fechado e concentrando mais vendedores nesses períodos. “O problema é que em alguns casos as vendas levam horas para serem concretizadas, como acontece com concessionárias e lojas de pisos e revestimentos, por exemplo. Nestes casos, a emissão de cupons não reflete necessariamente os picos de demanda”, afirma.

Por isso, ele recomenda que o próprio comércio avalie qual o tempo médio que os atendentes demoram para fechar uma venda. Caso isso ocorra rapidamente, em torno de uma hora, o método da emissão de cupons pode ser muito útil. Porém, ele faz uma ressalva. “Mesmo que as vendas sejam rápidas, se a circulação de clientes na loja é muito grande, você não vai ter uma noção muito clara de quantos negócios deixaram de ser fechados e, consequentemente, da sua taxa de conversão.”

Mapas de clientes Para estas lojas, ele afirma que o ideal é apostar no fluxo de clientes. Isto pode ser feito manualmente, pelos próprios vendedores quando eles atuam em rodízio, fazendo com que um contabilize o cliente enquanto o outro atende. Porém, em uma tarde de sábado, por exemplo, quando o movimento é grande, esta anotação pode apresentar falhas, pois os vendedores não terão tempo hábil para realizar a contagem.

“O ideal é investir em alguma tecnologia que realize a contagem de clientes. Isso pode ser feito por meio de câmeras e sensores. Com base nisso, você pode montar mapas de calor que indiquem os momentos de maior demanda, e montar sua escala de funcionários de acordo com os picos”, encerra.

Fonte: Estatística e tecnologia ajudam a organizar equipe de vendas - Terra

Saiba o que é a economia criativa

Especialista trabalha na maior plataforma editorial que cobre a expansão da nova economia
Se você ainda não ouviu falar, cedo ou tarde vai se deparar com algum profissional ou empresa que atua na economia criativa. O conceito envolve a produção de bens ou de serviços baseada na criatividade e no capital intelectual e tem mostrado forte apelo sustentável.Entre os segmentos envolvidos com as atividades criativas estão arquitetura e urbanismo, design, música, software, moda e gastronomia.Internet das coisas, zopp e cauda longa são alguns dos termos usados com frequência por quem lida com a economia criativa. E para quem pretende ficar por dentro do significado do conceito, uma boa fonte de consulta é o site do Projeto Draft, maior plataforma editorial que cobre a expansão da nova economia brasileira. Ele reúne vários verbetes e informações sobre o assunto.Negócios & Cia entrevistou o publisher do Projeto Draft, Adriano Silva, que esteve em Joinville no dia 30 de junho para participar do Fórum de Inovação da Sustentare Escola de Negócios.Para Silva, na nova economia, quesitos como idade e localização geográfica não representam mais nada. Há “velhos” de 20 anos e “jovens” de 70, afirma. O profissional pode estar no seu home office em Joinville e fazer negócios com o Leste Europeu sem sair de casa. O que está mudando é o jeito de pensar, constata o especialista.CEO da empresa The Factory, de projetos editoriais em cocriação, Silva também trabalhou em grandes veículos da imprensa brasileira e escreveu quatro livros: Homem sem Nome, E Agora, o que é que eu Faço?, O Executivo Sincero e Tudo o que eu Aprendi Sobre o Mundo dos Negócios. Confira os principais trechos da entrevista:CRIATIVIDADE – Criatividade é a arte de enxergar o que não está evidente, de reinventar o jeito de olhar, de divergir do olhar geral da manada. É preciso ter coragem para romper com o senso comum, para recusar o clichê. Ser criativo é sair da zona de conforto e tirar os outros da zona de conforto também. A criatividade, em negócios, é passar a gostar das novas ideias, do que nunca foi testado, em vez de ficar sempre perguntando, diante de uma nova proposição, “mas onde isso já foi testado? Alguém já fez?” Criatividade é trocar o espelho retrovisor pelo binóculo.NOVA ECONOMIA– A nova economia revoluciona uma série de conceitos clássicos do mundo dos negócios. Estamos falando de uma transição da economia industrial para uma economia pós-industrial, em que a oposição entre o centro e a periferia deixam de fazer sentido e a sociedade passa a se organizar em rede. Em que o compartilhamento, a economia colaborativa passam a fazer sentido, ao lado da competição. Em que quesitos como idade e localização geográfica não representam mais nada – há “velhos” de 20 anos e “jovens” de 70, você pode estar no seu home office em Joinville e fazer negócios com o Leste Europeu – literalmente sem sair de casa. O que está mudando, sobretudo, é o jeito de pensar.MENTE ABERTA– Penso que o espírito hacker é uma contribuição maravilhosa dessa nova geração de empreendedores ao mundo dos negócios. Hackear é buscar sempre fazer mais rápido, mais barato, de  modo mais conveniente. Os hackers sabem que nada está pronto. Tudo está em movimento, em eterna transformação – e o sucesso passado, a tradição, não garante nada em relação ao futuro. O sujeito que trouxe a última mudança bem-sucedida, que mudou o mercado, pode tranquilamente ser a vítima da próxima mudança. O espírito hacker nos permite estar com a mente aberta e alerta para mudarmos juntos com o ambiente de negócios e para provocarmos essas mudanças que podem acontecer em nossa empresa ou em nossa carreira ou em nossa vida. A ideia de que sempre dá para fazer melhor é poderosa.SECRETARIA DE ECONOMIA CRIATIVA– Eu me pergunto por que a Secretaria de Economia Criativa está inserida no Ministério da Cultura e não em algum ministério ligado à economia e negócios? Parece que o governo ainda não se deu conta do potencial econômico da economia criativa. Não estamos falando de arte aqui – estamos falando de negócios, de business, de capitalismo. O Brasil precisa se tornar um país mais afeito ao empreendedorismo, menos hostil à iniciativa privada. Enquanto empresários forem vistos como exploradores e vilões, estaremos vivendo ainda no século 19 e não no século 21.EMPREENDEDORISMO– O Brasil vive um momento muito rico, que é a chegada à idade adulta e ao mercado de uma geração que não sonha com um emprego, mas sonha em fundar uma empresa. A minha geração rompeu com o sonho do barnabé pelo sonho do trabalho executivo. Essa nova geração está trocando o sonho do mundo corporativo pelo sonho do empreendimento. Isso é muito positivo.— Ao mesmo tempo em que temos essa constelação de empreendedores e de boas ideias em busca de execução, nunca houve tanto capital em busca de boas ideias de negócio, disposto a correr algum risco. Apesar de institucionalmente o País ainda ser um ambiente de negócios canhestro, que muito atrapalha e pouco ajuda os empreendedores, essa geração maker está indo à luta e mostrando que o governo, o Estado e o arcabouço legal, jurídico, contábil, fiscal e tributário no Brasil, que é uma vergonha, é apenas mais um obstáculo a ser superado. Empreender, no fim do dia, é isso: superar obstáculos.COMO EVOLUIR– Realize. Comece hoje. Faça o que você pode, com aquilo que você tem. Apresse-se devagar. Dê o primeiro passo. E não pare de caminhar. Construa uma ponte entre o que você quer fazer, o que você deseja oferecer ao mercado e aquilo que o mercado está demandando, aquilo que as pessoas estão dispostas a comprar. Atue numa escala suficientemente pequena para poder errar, aprender, corrigir e ir em frente. Não deixe nunca de inovar. Ouça o que a sua voz interna está lhe dizendo. Trabalhe com um propósito. Encontre a sua missão na vida. Defina o legado que você quer erigir e construa sua obra.
Fonte: Saiba o que é a economia criativa - A Notícia

Negócios inovadores se encontram na Campus Party Recife

A Campus Party Recife reunirá conteúdos sobre tecnologia, inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e entretenimento digital, apresentado em seis palcos (Terra, Júpiter, Marte, Lua, Saturno e Vênus), montados no Centro de Convenções de Pernambuco; O tema será o mesmo da edição nacional, ocorrida em fevereiro, na cidade de São Paulo, que fez uma homenagem aos 150 anos do livro Da Terra à Lua, do escritor Julio Verne; O palco Lua será o espaço para os temas relacionados ao empreendedorismo e estará sob a coordenação do Sebrae.Agência Sebrae - Uma ideia na cabeça pode ser o ponto inicial de uma empresa. Mas é preciso muito mais para que ela se torne um negócio de sucesso. Pensando nisso, o Sebrae participa pela quarta vez da Campus Party Recife, que será realizada de 23 a 26 de julho, na capital pernambucana. A intenção é levar capacitação e visão empreendedora aos mais de 3 mil jovens inovadores que participarão de mais de 300 horas de atividades.“Antes de abrir o próprio negócio, o empreendedor precisa se qualificar e buscar compreender o mercado e as necessidades dos consumidores. Para isso, oferecemos um extenso cardápio de cursos, oficinas e consultorias, muitos deles gratuitos, e mantemos projetos voltados ao empreendedorismo digital em vários estados, nos quais incentivamos e monitoramos mais de 800 startups em todas as etapas do negócio”, explica o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.Ele ressalta que a instituição disponibiliza ferramentas e consultorias tanto no momento de testar e validar a ideia do negócio e formalizar os empreendimentos quanto no momento de colocar a empresa para funcionar, com gerenciamento e controle dos recursos humanos, materiais e financeiros da empresa.A Campus Party Recife reunirá conteúdos sobre tecnologia, inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e entretenimento digital, apresentado em seis palcos (Terra, Júpiter, Marte, Lua, Saturno e Vênus), montados no Centro de Convenções de Pernambuco. O tema será o mesmo da edição nacional, ocorrida em fevereiro, na cidade de São Paulo, que fez uma homenagem aos 150 anos do livro Da Terra à Lua, do escritor Julio Verne. O palco Lua será o espaço para os temas relacionados ao empreendedorismo e estará sob a coordenação do Sebrae.Pelo terceiro ano consecutivo, a instituição participa da iniciativa Startups & Markers Camp, composta pelo projeto Startup 360. A ideia é abrigar 50 empresas em um dos espaços da Campus Party, para que possam apresentar seus serviços e produtos, fazer contatos e encontrar parceiros e financiadores. Essas empresas, que atuam em vários segmentos, passaram por uma curadoria que levou em consideração o potencial de mercado, as capacidades de seus empreendedores e o modelo de negócio. Cinco delas também serão escolhidas para se aprimorarem durante o evento, a partir da mentoria de profissionais experientes.Quem tem uma ideia na cabeça também poderá desenvolvê-la durante o evento, na Maratona de Negócios, que terá cinco temas: Empreendimento Social, Economia Criativa, Educação, Tecnologia/Cultura Digital e Cidades Inteligentes. Cada um dos temas poderá ter até 25 propostas para validação e desenvolvimento. Cinco escolhidos de cada categoria apresentarão seu modelo de negócio a uma banca e o vencedor recebe uma bolsa para o curso Empretec, e outros prêmios.ALIOs campuseiros também terão o apoio de 20 Agentes Locais de Inovação (ALI) para começar a colocar suas ideias em prática, com o Business Model Canvas, uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos, ou existentes, a partir de um mapa visual que reúne a proposta de valor da empresa, o segmento de clientes, os canais de recebimento do produto ou serviço; o relacionamento com os clientes; as atividades, recursos e parcerias necessárias para o funcionamento da empresa; as fontes de receita e a estrutura de custos.
Fonte: Negócios inovadores se encontram na Campus Party Recife -Brasil 24/7

Veja 8 universidades que irão te deixar mais próximo do seu sonho profissional

Qual é o seu objetivo? Quer trabalhar na Amazon? Apple? Ou montar seu próprio negócio
InfoMoney (Getty Images)
Com em torno de 13 mil escolas de pós-graduação de negócios em todo o mundo, o MBA tornou-se claramente uma mercadoria. Então como você faz para escolher o melhor curso? Qual a diferença entre as instituições classificadas em sexta e sétima posição nos rankings da The Economist, Businessweek ou Financial Times? Quais as universidades preferidas dos recrutadores?A fim de resolver essas dúvidas, o jornal The New York Times entrevistou recrutadores das empresas mais desejadas para se trabalhar para descobrir quais são as melhores empresas para cada setor e objetivo de carreira.Veja as oito instituições de ensino citadas:Se você quer: trabalhar na Amazon Instituição: Ross School of Business (Universidade de Michigan) A empresa contrata regularmente mais pessoas das 10 melhores escolas de negócios do que as grandes empresas de Wall Street. E sua demanda está crescendo: em 2014, a Amazon contratou 40% mais de MBAs do que em 2013.O grande destaque vai para a Ross School of Business. O gigante do e-commerce contratou 27 alunos de Michigan no ano passado e 37 nos dois anos anteriores. Segundo o e vice-presidente da Amazon Marketplace, Peter Faricy, formado em Ross em 1995, que enquanto os graduados Ross tem traços comuns à maioria dos MBAs, como capacidade analítica e habilidades de resolução de problemas, algumas ofertas relacionadas ao currículo são particularmente adequadas para a empresa.O curso, por exemplo, leva os alunos a campo para resolver um problema de uma empresa patrocinadora. No ano passado, a Amazon foi usada como case para três grupos.Se você quiser: trabalhar na McKinsey & Company Instituição: Kellogg School of Management (Northwestern) Conseguir uma vaga na concorrida empresa de consultoria McKinsey é algo bem difícil, mas os graduados na Kellogg School of Management já estão um passo à frente. No ano passado, 35% dos contratados eram da instituição, contra 23% de Harvard e 16% de Stanford. Ao longo dos últimos cinco anos, 215 graduados da Kellogg passaram pela McKinsey & Company.Elizabeth Ziegler, diretora associado de programas de MBA na Kellogg e ex-sócia da McKinsey, diz que as empresas de consultoria olhar para duas coisas específicas dos graduados: um dom natural para a construção de relações de confiança e habilidades para resolver problemas.Se você quer: trabalhar na Apple Instituição: Fuqua School of Business (Duke) O Vale do Silício não é repleto de empresários com diploma de MBA, afinal de contas, não é preciso um diploma de pós-graduação para ter uma brilhante ideia na sua garagem. O fundador da Apple, Steve Jobs, por exemplo, não terminou a faculdade e era conhecido por desprezar consultores de gestão e investimentos.No entanto, a empresa, que uma vez foi símbolo da contracultura tecnológica, passou por uma revolução. Dois dos 10 principais executivos da Apple vêm de Fuqua School of Business: o CEO, Tim Cook, e o vice-presidente sênior de operações, Jeff Williams.Além disso, a empresa contratou 32 graduados Fuqua ao longo dos últimos cinco anos, além de fornecer 42 estágios para estudantes de Duke.Se você quer: trabalhar na Procter & Gamble Instituição: Kelley School of Business (Universidade de Indiana) Se quem faz MBA pensa em trabalhar empresas de consultoria, gigantes da tecnologia ou private equity, os alunos da Kelley podem encontrar no futuro uma vaga na centenária Procter & Gamble.A P&G e a universidade têm uma forte ligação. A escola é a maior fonte de gerentes de marca: 172 pessoas; um deles é o GBO (Global Brand Officer) da marca, Marc S. Pritchard.A conexão entre as duas começou quando a empresa formou um projeto de pesquisa conjunta com o Dr. Joseph Mühler na Universidade de Indiana para desenvolver e testar uma nova pasta de dentes com flúor.Se você quer: abrir a sua própria empresa Instituição: Harvard Business School Os recursos que a Harvard tem dedicado às suas ofertas empresariais nos últimos anos estão começando a mostrar resultados reais. A escola oferece 33 cursos de graduação de nível de empreendedorismo, com o segundo maior número de professores dedicados a finanças.Mas seu esforço vai muito além da sala de aula. A universidade faz competições anuais para premiar New Ventures e auxilia os graduados que estão buscando novos empreendimentos com reduções de empréstimo de US$ 10 mil a US$ 20 mil. Só no ano passado, 21 estudantes empreendedores receberam mais de US$ 325 mil por meio do programa.Se você quer: trabalhar em Private Equity Instituição: Stanford Graduate School of Business As empresas de private equity têm os trabalhos mais lucrativos para MBAs, mas ainda assim, as vagas são concorridas. Enquanto as escolas da Costa Leste pareçam uma escolha óbvia, dada a sua proximidade com Wall Street, o private equity não está vinculado a Nova York na forma de banco de investimento.Por contra disso, a Universidade de Stanford conseguiu se destacar na área. O sucesso dos seus diplomados em empregos cobiçados de private equity provou que a instituição é mais do que apenas um campo de recrutamento para a indústria de tecnologia da Califórnia.Em 2014, Stanford colocou 12% dos seus diplomados em trabalhos de private equity, uma porcentagem maior do que Wharton da Universidade da Pensilvânia (8,5%), Booth, da Universidade de Chicago (5,1%) e Columbia (2,4%), ficando atrás somente de Harvard (13%).Segundo Madhav V. Rajan, o reitor em exercício, a longa herança de Stanford em ensinar aos estudantes como dimensionar empresas pequenas e de crescimento rápido se encaixa perfeitamente com seus demais cursos de finanças analíticos para preparar os estudantes para o setor.Se você quer: trabalhar com artigos de luxo Instituição: HEC Paris A HEC Paris não é apenas sobre luxo. No ano passado, o The Economist classificou a instituição como a melhor escola de negócios superior da Europa e a quarta melhor do mundo.Sua proximidade com Paris é claramente crucial. Os alunos têm a oportunidade de visitar lojas, oficinas e sede dos ícones de luxo, incluindo a gigante Kering, proprietária das marcas Alexander McQueen, Balenciaga, Brioni, Gucci e Puma, além de Cartier, Chanel e Hermès.O programa sobre o setor de luxo é restrito a apenas 50 alunos por ano, e os 50 encontram postos de trabalho em algumas das maiores marcas. Os principais executivos da Kering, Balenciaga, L'Oréal e Louis Vuitton estudaram lá.Se você quer: ter educação global Instituição: Yale School of Management Edward A. Snyder está reinventando a escola de negócios da Universidade de Yale. Logo após sua chegada como reitor em 2011, a escola criou a Rede Global de Gestão Avançada, que gerou uma adesão impressionante de 27 escolas dos cinco continentes, incluindo nomes bem conhecidos, como a INSEAD e London School of Economics.O consórcio tem produzido estudos de caso e do corpo docente conjunta, e criou cursos online disponíveis apenas para alunos de escolas da rede. Os alunos também têm a oportunidade de prosseguir estudos em outras escolas parceiras.Desde a sua criação em 1976, a Escola de Administração de Yale tem insistido em que empresas, governos e líderes precisam entender melhor um ao outro. Dr. Snyder deixa claro: “Não estamos abandonando a missão de longa data da escola. Sustentabilidade ambiental, por exemplo, não vai ser resolvido pelo governo, mercado ou por organizações sem fins lucrativos. Estamos continuando dentro do quadro, mas um pouco mais moderno e mais global”.Se você quer: mudar o mundo Instituição: Presidio Graduate School A escola mais jovem na lista, Presidio, tem apenas 12 anos e foi criada por um advogado e um ex-executivo de publicidade que acreditavam que as escolas não estavam produzindo o tipo de diplomados socialmente conscientes que o mundo precisa.Os seus graduados fundam empresas voltadas para a sustentabilidade, como a Muir Data Systems (gerenciamento de dados para a indústria de turbinas eólicas) e Mission Motors (sistemas de veículos elétricos).
Fonte: Veja 8 universidades que irão te deixar mais próximo do seu sonho profissional - MSN

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