A luta do Alibaba para atrair empresas brasileiras

Braço B2B do gigante chinês irá oferecer manuais e treinamentos para brasileiras que desejam vender para a China
Para impulsionar ainda mais as vendas entre empresas brasileiras e chinesas, o Alibaba.com firmou hoje, 8/12, uma parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil China para trocas de informações e serviços.A colaboração é a mais recente iniciativa do grupo chinês criado por Jack Ma para incentivar as vendas de pequenas e médias empresas brasileiras a consumidores chineses. Diversas subsidiárias do grupo já fecharam acordos com o Sebrae, os Correios e até a embaixada no Brasil.O braço B2B do gigante chinês de comércio eletrônico irá oferecer manuais e treinamentos para as brasileiras que desejam vender para a China.O Alibaba.com também intermedia as negociações entre os dois lados, fornece dados sobre o vendedor e o comprador e retém o pagamento até que a entrega seja feita, na tentativa de garantir uma operação segura.Pequenas e médias empresas ainda sentem dificuldades ao exportar ao gigante asiático, diz Alex Tsai, diretor de marketing e desenvolvimento de negócios para a América Latina do Alibaba.com.“Na primeira vez que uma companhia brasileira vai fazer negócio com um fornecedor chinês, há uma certa falta de entendimento. É muito difícil para as empresas começarem”, afirmou, em entrevista à EXAME.com.

Trabalho constante

Desde o ano passado, o grupo fundado por Jack Ma realizou diversas iniciativas para ampliar a parceria comercial entre os dois países através da sua plataforma.O grupo firmou uma parceria com o Sebrae, a partir da plataforma AliExpress, e está em constante conversa com os Correios, “para que ele se prepare para o fluxo de mercadorias e sobre como podemos facilitar as importações”, diz Tsai.Além disso, lançaram um cartão pré-pago em conjunto com a Visa. Feita especialmente para os brasileiros, a novidade pode ser usada em diversas lojas pelo mundo que aceitem a bandeira.Alibaba.com: empresa irá oferecer manuais e treinamentos para as brasileiras que desejam vender para a China© Jason Lee / Reuters Alibaba.com: empresa irá oferecer manuais e treinamentos para as brasileiras que desejam vender para a ChinaAinda que não haja informações sobre a quantidade de transações feitas no último ano, Tsai afirma que a base de usuários na plataforma aumentou e que isso se reflete no aumento de negociações entre os dois lados.

Parceiros comerciais

Para Kevin Tang, da Câmera de Comércio e Indústria Brasil China, “a China é o maior parceiro comercial do Brasil e a tendência é que continue sendo"."(Com a parceria com o Alibaba) queremos aumentar a quantidade e a qualidade dos negócios”, disse ele, em entrevista exclusiva à EXAME.com.Para Tang, “há muitas barreiras geográficas, de idioma, fuso horário e cultura comercial” entre o Brasil e a China".Outro desafio a ser superado, segundo ele, é mudar o perfil das exportadoras brasileiras, já que o número de empresas que importa da China é 8 vezes maior do que as exportadoras. Estas são, em sua grande maioria, grandes companhias que vendem commodities e produtos agrícolas.Por isso, ele quer ajudar empresas pequenas e médias a exportarem para o país asiático, principalmente eletrônicos, roupas, acessórios, bebidas e jóias.“A China está passando por um momento de transformação. Antes, ela crescia com construção e infraestrutura, que demanda minério e petróleo brasileiros. Hoje, ela está baseada em consumo”, diz Tang.Fonte: A luta do Alibaba para atrair empresas brasileiras - MSN

Empréstimo com garantia imobiliária é opção de PME’s em tempos de crise

Juros baixos e prazos longos são fatores decisivos para adquirir o empréstimo com garantia de imóvel
O cenário econômico desfavorável gera muita incerteza na tomada de decisões, mas também abre boas oportunidades para quem quer investir em novas áreas. Para estes empreendedores, o home equity – empréstimo com garantia imobiliária – aparece como ótima opção de crédito por ter juros mais acessíveis e prazos longos. “É o que chamamos de dívida saudável, quando não há um comprometimento grande da renda mensal para a quitação da dívida”, explica Maria Teresa Fornea, diretora da Barigui Companhia Hipotecária.E foi a oportunidade que fez a advogada Ariana Grunberg ir em busca de crédito para abrir uma loja de cosméticos. “Apareceu a oportunidade de comprar a loja e não tinha nenhum capital. Fui com a minha mãe em bancos e, devido a situação do país, estava difícil conseguir crédito e os juros estavam muito altos. Então, meu marido falou da opção dehome equity e foi a única forma que consegui levantar o capital para investir na loja”, conta Ariana.A advogada explicou que o imóvel colocado em garantia foi um de sua mãe usado para renda extra. “Como não era o imóvel que ela morava, tivemos mais tranquilidade para tomar a decisão, mas como disse, esta foi a única forma que consegui levantar o empréstimo com uma prestação razoável, que vai caber no meu bolso”, avalia Ariana, dona da Raisa Cosmética Artesanal.Já o empresário Marcelo Magnani foi em busca do empréstimo com garantia de imóvel para montar um foodtruck. “A ideia nasceu de um dos sócios, amadureceu e optamos pela Barigui para conseguir o capital. A facilidade para viabilizar o negócio, desde que os papéis estejam certos, e o prazo longo foram essenciais. Além do que eu não tive boa receptividade nos bancos por possuir um financiamento habitacional”, explica Marcelo, lembrando que um imóvel do pai foi dado como garantia.Com o foodtruck funcionando há dois meses e dando resultados, o empresário avalia que o empréstimo feito para investir no negócio foi muito bom. “Peguei o empréstimo para pagar em dez anos, mas pretendo liquidar bem antes”, finaliza Marcelo, que já planeja abrir novas unidades do foodtruck no Paraná.
Fonte: Empréstimo com garantia imobiliária é opção de PME’s em tempos de crise - Empreendedor

Nova capacitação ajudará empreendedor a se aproximar de bancos

No Fórum de Cidadania Financeira, gerente do Sebrae defende valorização das cooperativas de crédito
Realizado pelo Banco Central e o Sebrae, o Fórum de Cidadania Financeira terminou nesta quinta (5), em Brasília, com a apresentação de propostas para promover a inclusão financeira dos pequenos negócios – uma relação ainda insatisfatória, mas que vem melhorando. Um dos resultados é a criação de dois grupos de trabalho na Unidade de Acesso ao Mercado e Serviços Financeiros do Sebrae: um será voltado para os tomadores de crédito tradicional e o outro, para microcrédito.
“É a resposta do Sebrae à percepção trazida pelas pesquisas de que há um déficit de capacitação desse público no que diz respeito ao relacionamento com as instituições financeiras”, explicou Alexandre Comin, gerente de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae, ao fazer uma síntese dos trabalhos na oficina de inclusão financeira dos pequenos negócios. Nela, foram apresentadas cinco pesquisas com dados inéditos sobre o relacionamento das micro e pequenas empresas com os bancos.Além dos grupos de trabalho, o Sebrae seguirá trabalhando com o Banco Central na busca da publicação de uma taxa de juros diferenciada para os pequenos negócios e de um pacote básico de tarifas para os microempreendedores individuais. Outras propostas são agilizar a regulamentação das cooperativas de garantia de crédito e a harmonização das políticas de crédito para pequenos tomadores.Durante debate no auditório principal, o gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Bruno Quick, incentivou os representantes das cooperativas brasileiras e o Banco Central a criarem atrativos para os pequenos negócios. “As cooperativas de crédito são uma rede importante de atendimento aos empreendedores, mas apenas 7% deles as usam. Temos um vazio, é preciso fortalecer essa ponte”, apontou.Participaram da mesa, além de Bruno Quick, Roberto Rodrigues, embaixador especial da FAO/ONU e ex-presidente da Associação Cooperativa Internacional (ACI); Márcio Lopes de Freitas, presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB); e o consultor Marden Marques Soares, coautor do livro “Rumos do Cooperativismo Financeiro no Brasil”. A mediação ficou a cargo da jornalista Mara Luquet. Presentes em quase todo o país, as cooperativas de crédito podem ser uma solução para a dificuldade de acesso ao crédito pelas micro e pequenas empresas, na opinião do gerente do Sebrae.Em dois dias de atividade, o fórum contou com autoridades do Banco Central, Febraban, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Associação Brasileira de Bancos (ABBC).
Fonte: Nova capacitação ajudará empreendedor a se aproximar de bancos - Empreendedor

Itaú lança sistema para a contratação online de crédito imobiliário

Itau-lanca-sistema-para-a-contratacao-online-de-credito-imobiliario-televendas-cobrancaO Itaú Unibanco acaba de lançar uma ferramenta que permite a contratação do crédito imobiliário dentro do ambiente de internet banking.Com a solução, o cliente pode preencher os formulários necessários para o financiamento (dados do comprador, seguro obrigatório, vendedor, FGTS, dados do imóvel e dados do financiamento), além de enviar toda a documentação pelo site, via upload. O cliente pode ainda acompanhar o status da contratação, assim como possíveis pendências durante o processo – a cada etapa há o auxílio de vídeos e textos explicativos.“Com essa nova ferramenta entregamos um sistema rápido e prático, mas, sobretudo, seguro, para esse importante momento na vida dos nossos clientes, que é a compra da casa própria. Com a novidade, esperamos reduzir em 50% o prazo da fase de apresentação dos documentos”, afirma Cristiane Magalhães, Diretora de Credito Imobiliário do Itaú Unibanco.A partir das informações preenchidas, o serviço online gera uma lista personalizada de documentos necessários para a contratação. Para cada um deles, há uma imagem de exemplo e um texto com definição e orientação de como emiti-lo. A documentação do FGTS pode ser anexada, mas, por exigência legal, ainda é preciso que o cliente encaminhe as vias originais.ContrataçãoApós o cliente fazer a simulação pelo site do Itaú ou com o seu gerente, ele envia uma proposta de financiamento. A análise é feita por uma equipe especializada e a resposta é encaminhada, por e-mail, em até uma hora para imóveis no valor de até R$ 800 mil. Após a aprovação do crédito, o cliente poderá seguir o fluxo via Internet Banking, além de ter todo o suporte da equipe comercial do banco.
Fonte: Itaú lança sistema para a contratação online de crédito imobiliário -Blog Televendas & Cobrança

Empresa lança serviço pré-pago para lista de casamento

Novidade da Vale Presente facilita processo de compras de presentes para noivos e varejistas
Quem já se casou sabe que o período que antecede o grande dia é crucial para que o momento saia como planejado. Festa, padrinhos, madrinhas, lua de mel, igreja, convites e a famosa lista de casamento, estão entre os detalhes que requerem atenção especial.  Não é difícil ver noivos e convidados, às voltas com problemas na compra e entrega dos presentes.
Pensando nisso, a Vale Presente, única empresa de cartões pré-pagos da América Latina que possui operação de ponta a ponta, conta com uma solução que possibilita aos varejistas substituir as tradicionais listas de casamento por um cartão pré-pago. Com isso, os noivos acumulam o crédito dos presentes recebidos para utilizar nas lojas do varejista parceiro.O serviço promete acabar com a dor de cabeça de presentes repetidos, atrasos na entrega ou escassez de itens na hora da compra. Para Jacó Silva, diretor de Negócios da Vale Presente, as listas tradicionais não apenas oferecem riscos para os noivos como também para os próprios varejistas. “Há muito trabalho envolvido na troca de presentes além da exposição tributária”, avalia.A solução da Vale Presente já está em uso pela rede Magazine Luiza. Batizada de “Quero de Casamento”, os noivos têm à disposição a possibilidade de usar seus créditos online ou em qualquer loja física do varejista. “Além da liberdade de escolher o que se quer comprar, os noivos podem personalizar o cartão e acompanhar o saldo e transações realizadas com ele”, ressalta Silva.De olho no filão do mercado de casamentos, que segundo dados movimenta cerca de R$ 15 bilhões por ano, a Vale Presente oferece uma ferramenta completa aos varejistas que desejam inovar em suas listas de casamento. “ Fazemos a rápida e descomplicada integração com a plataforma e-commerce da loja e disponibilizamos toda a nossa expertise neste segmento. Da integração resultam, ainda, a personalização do plástico, consulta de saldo e crédito”, completa. “Nossa intenção é movimentarmos algo em torno de 5% do potencial que este mercado tem”, reforça.O produto é voltado para os varejistas de todo o Brasil que desejam ofertar as listas de casamento de forma mais prática, facilitando o processo de pedido e entrega dos presentes. Mais informações pelo site www.valepresente.com.br
Fonte: Empresa lança serviço pré-pago para lista de casamento - Empreendedor

Franquia se especializa em venda de maquininha de cartões

Acqio Franchising se tornou a primeira franqueadora a vender maquinetas que utilizam o sistema POS
MAquininha
Com o mercado cada dia mais competitivo, empresários são forçados a buscar dentro do segmento que atuam novidades para que seu negócio se torne um sucesso. Exemplo disso é a Acqio Franchising, a primeira rede de franquias especializada em venda de maquinetas POS. “Até o momento não existia uma franquia que vendesse a maquininha, eram apenas locações. Nós chegamos no mercado há pouco mais de dois meses e estamos colhendo ótimos frutos”, diz Kawel Lotti, diretor executivo da rede.
A Acqio Franchising nasceu de uma Join Venture da Acqio Payments, empresa de tecnologia para pagamentos eletrônicos e a SMS Digital Franchising, rede de franquia de disparos de SMS, e já nasceu com 150 franqueados que atuam em mais de 400 cidades em todo o país. “Fazemos questão de oferecer o melhor para nossos clientes, eles precisam confiar em nós, precisamos criar um vínculo com eles, e isso tem acontecido devido ao atendimento presencial e consultivo que nossos franqueados oferecem”, explicou Lotti.Outro diferencial da rede é possibilidade de dividir as vendas em até 12 vezes pelo cartão de crédito assim que o cliente adquire a maquinha. “Em algumas redes são necessários quatro meses como cliente para que tenham acesso a esse número de parcelas, nós oferecemos essa condição de parcelamento de imediato”, contou o diretor. O recebimento do valor também é rápido, em um período de até 4 dias úteis o valor é depositado na conta indicada pelo cliente.Maquinetas disponíveis para pessoa físicaMuitos profissionais liberais estão perdendo sua clientela por falta de opções o para pagamento. Pode ser dentista, vendedor de porta em porta ou um personal trainner, a verdade é que o brasileiro está cada dia mais buscando uma forma de manter o padrão de vida sem gastar tanto dinheiro.Para esse público a maquineta Acqio é mais que indicada, possibilitando que o profissional não perca sua venda. “É necessário apenas que exista uma rede WiFi para que a maquininha possa ser conectada. Diferente de outras opções que estão no mercado, ela não é frágil, não é necessário conectá-la em nenhum aparelho celular e ainda emite o comprovante de pagamento na hora da venda para o cliente, o que muitos encaram como uma segurança”, salientou Kawel Lotti.A maquineta oferecida pela Acqio Franchising não possui taxa de adesão, nem aluguel. “O valor da maquininha equivale a 10 meses de aluguel da concorrente, a diferença é que o cliente é o dono, ele pode fazer o que quiser com ela, inclusive se quiser mudar de cidade ou o ramo do seu negócio, não precisa nos informar ou ficar aguardando nova instalação por dias”, finalizou Kawel.Modelos de franquiasA Acqio Franchising possui dois modelos de negócios, a Franquia Home, com investimento mais baixo (taxa de franquia de R$2.990 + R$1.000 de Capital de Giro) e com rápido retorno (de dois a seis meses) e a Franquia Master ou FDA (Franquia Desenvolvimento de Área), com valor (Taxa de franquia de R$50 mil a R$70 mil variando de acordo com a região) e ganhos mais elevados (demais informações são fornecidas após avaliação do potencial da região de interesse). www.acqiofranchising.com.br
Fonte: Franquia se especializa em venda de maquininha de cartões - Empreendedor

Confira negócios que estão se dando bem na crise

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Épocas de recessão econômica exigem que empresas adotem estratégias, não apenas para sobreviver, mas para crescer depois que ela passar. Investimento em fidelização de clientes e redução de custos das empresas são medidas que costumam ocorrer nesse período. E aí que empresas que oferecem esses serviços crescem e se fortalecem para enxergar na crise uma oportunidade.
É o caso de empresas que atuam na área de marketing promocional. Num momento como esse, quem empreende busca ações para atrair novos clientes e fidelizar os antigos, o que torna o contexto favorável para o mercado de brindes. Segundo pesquisa realizada pela Agência 96, 88% dos entrevistados confirmaram que ter o brinde por perto faz o cliente lembrar-se da marca que o presentou. “Já é uma tradição que as empresas invistam em brindes no final de ano para presentear seus clientes, parceiros e fornecedores. Em um ano que se mostrou difícil, isso se torna ainda mais importante, pois é a oportunidade de se fazer presente e se comunicar. É um erro não investir em comunicação nesse momento”, afirma Aguinaldo Nascimento, fundador e gerente geral da rede de franquias Bom Brindes. Nos seus 17 anos de mercado, esse foi o melhor ano da empresa de Nascimento, tanto que decidiu expandir o negócio por meio do sistema de franquias.Para Diego Mendonça, diretor comercial da Franquear Estratégia e Gestão de Negócios, consultoria especializada na formatação, expansão e gestão de franquias, esse é um momento em que as empresas costumam recuar, porém, é também o de analisar o mercado e ficar atento a todas as oportunidades. “É importante intensificar os diferenciais e benefícios que a empresa oferece para seus clientes. As atividades econômicas são cíclicas e, entre crise e recessão, a questão é que o mercado não para. E quem conseguir identificar as oportunidades neste momento sairá mais forte, principalmente, no setor de franquias, que cresce cada vez mais”.Foi o que aconteceu com o empresário Leonardo Lopes, que vislumbrou o momento certo de colocar no mercado a rede de franquias Cred Limp, cujo negócio é recuperar o crédito no mercado de empresas e pessoas físicas, renegociando dívidas, intermediando acordos entre clientes e financeiras, revisando tributos, recuperando créditos tributários etc. Só no primeiro semestre deste ano, o número de empresas inadimplentes cresceu 5,38% no Brasil, de acordo com o indicador do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). “O brasileiro ainda tem um tabu muito grande com relação ao endividamento, pois a dívida abala sua autoestima, sua imagem, além de desestruturar a família ou mesmo a empresa. Nosso foco é mostrar a como pode ser fácil lidar com problemas financeiros utilizando de uma maneira simplificada nossos serviços”, explica Lopes. Em apenas dois meses de estratégia de expansão, a empresa já conta com cinco franqueados (em São Paulo, Mato Grosso e Pará), além de outros em negociação.Quem também viu a demanda aumentar no último ano foi a Estagilize, rede de franquia que atua como agente de integração realizando a seleção de estudantes para vagas de estágio. Segundo Aristides Ianelli Junior, sócio fundador da rede, nesse momento em que as empresas buscam redução de custo, a contratação de estagiários consegue proporcionar um custo reduzido para a folha de pagamento. “Pelo o que observamos a grande procura se dá principalmente pelo fato de os estagiários passarem por uma boa seleção e terem um salário menor, o que acaba sendo vantajoso mesmo com o tempo reduzido de trabalho, além da empresa moldar o funcionário de acordo com o perfil da instituição”.
Fonte: Confira negócios que estão se dando bem na crisE - Empreendedor

Intenção de tomar empréstimo cresce entre MPEs

O indicador mensal que mede a intenção de os micro e pequenos empresários tomarem empréstimos registrou 13,85 pontos em agosto. O índice, que varia de 0 a 100, é considerado baixo, mas representa uma leve alta em relação ao mês anterior, que contabilizou 10,75 pontos.

De acordo com a pesquisa, realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o principal motivo para se contrair o empréstimo é a formação de capital de giro, destacado por 58,5% dos empresários ouvidos.

O principal motivo para se contrair empréstimo é a formação de capital de giro, destacado por 58,5% dos empresários em pesquisa
O principal motivo para se contrair empréstimo é a formação de capital de giro, destacado por 58,5% dos empresários em pesquisa
Foto: cifotart / Shutterstock

Na sequência aparecem compra de equipamentos e maquinário (30,5%), compra de insumos e formação de estoque (23,2%), reforma da empresa (18,3%) e o pagamento de dívidas (17,1%).

Fonte: Intenção de tomar empréstimo cresce entre MPEs - Terra

Banco do Brasil expande agências especializadas em micro e pequenas

Instituição é a única com agências exclusivas para as MPEs
O Banco do Brasil investe na instalação de agências exclusivas para às Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e projeta adotar o novo modelo em todos os estados do país.
O atendimento é voltado para pessoas jurídicas com faturamento de até R$ 25 milhões por ano e é realizado por profissionais especializados no segmento. A rede chega a sua oitava unidade com a abertura da Agência Nelson D’Ávila, em São José dos Campos (SP).A estratégia visa dar especial atenção ao segmento, que responde por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, emprega mais de 50% da mão de obra urbana e representa 99% das empresas formais no País.As agências MPEs oferecem treinamentos e espaços para educação financeira, reuniões e conectividade para inclusão digital. Além da ambiência e sinalização personalizadas.O Banco do Brasil mantém relacionamento com 2,3 milhões de micro e pequenas empresas, sendo o maior parceiro do segmento. O saldo de operações de crédito do banco com as empresas deste porte é de R$ 97,8 bilhões.
Fonte: Banco do Brasil expande agências especializadas em micro e pequenas - Empreendedores

Serasa dá dicas para empresas inadimplentes renegociarem dívidas

Feirão Limpa Nome Online começa no próximo dia 28 e oferecerá condições especiais, como prazos e descontos
Os empresários que irão aproveitar o Feirão Limpa Nome Online Empresas Serasa Experian, que acontece entre os dias 28 de setembro e 5 de outubro, para renegociar dívidas em atraso pela internet, devem se preparar antes de iniciar o processo. O serviço gratuito conta com a participação de credores de vários segmentos, dispostos a oferecer condições especiais, como prazos e descontos, para que as empresas negativadas regularizem as finanças.
Os especialistas da Serasa Experian apresentam um passo a passo, que pode contribuir para o sucesso da renegociação. Confira as dicas:Reconheça as dívidasAnote quanto você deve a cada fornecedor, instituição financeira e ao Governo (taxas e impostos).Liste as prioridadesColoque em ordem de prioridade a dívida atrasada que deve ser sanada em primeiro lugar. Os critérios para estabelecer essas prioridades são objetivos: o custo da dívida, a interrupção do serviço por parte de fornecedores estratégicos, as penalidades associadas às dívidas em atraso – como execução de garantias, risco de execução judicial ou extrajudicial –, a perda de crédito junto aos bancos e/ou agentes financeiros não bancários, como as factorings, etc.Saiba qual o caixa disponível para saldar a renegociaçãoO responsável pela empresa deve saber o valor disponível para pagar a nova dívida gerada pela renegociação, escolhendo as condições e formas de pagamento que melhor se encaixam no orçamento da companhia. Coloque na ponta do lápis todas as despesas fixas e as previstas.Você já está pronto para acessar o Feirão Limpa Nome OnlineAcesse o Limpa Nome Online Empresas (https://portal.serasaexperian.com.br/limpanome). Ao se cadastrar, o empresário tem acesso aos débitos do seu CNPJ e pode negociá-los diretamente com as empresas participantes Em seguida, ele irá acessar a página onde estarão relacionadas os participantes do Feirão Limpa Nome Online Empresas com os quais existem dívidas pendentes. As companhias dispostas à renegociação poderão ser consultadas no menu lateral na mesma página. Ao escolher e clicar no nome da empresa são apresentadas as pendências e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat) para renegociar. As propostas do Feirão Limpa Nome Online Empresas são apresentadas de forma individualizada, permitindo que o devedor regularize sua situação sem deslocamentos, aproveitando a praticidade da internet.Conquiste descontosO contato com o credor via Feirão Limpa Nome Online Empresas facilita a obtenção de possíveis descontos nas dívidas atrasadas, com condições de pagamento diferenciadas. Em alguns casos é possível até mesmo que o boleto já esteja disponível, a partir de uma proposta inicial feita pelo próprio credor.Estabeleça condições reais de pagamentoAo renegociar, saiba qual sua verdadeira capacidade de pagamento, tendo em vista a crise que a empresa atravessa e o momento econômico do país. Renegociar apenas para postergar o problema só piora a situação e deixa a empresa sem credibilidade frente aos credores.Honre os compromissos assumidos na negociaçãoCumpra os compromissos assumidos. Caso tenha algum problema e não consiga fazer um pagamento no prazo estabelecido, entre em contato com o credor antes da data de vencimento e explique a situação.Peça ajudaQuando o apoio técnico de uma consultoria especializada couber no orçamento, vale a pena buscar esta orientação.Identifique os errosProcure entender os fatores/situações que levaram sua empresa a estar no vermelho. Falhas na gestão? Compras mal feitas? Custos elevados? Precificação incorreta de produtos e serviços oferecidos?Não adie decisões drásticasCaso a análise da situação aponte na direção de cortes mais radicais com pessoal e custos, não espere para agir. Ao adiar essas ações o empresário coloca em risco a própria existência da empresa.Não repita erros do passadoUma empresa em crise é a prova de que algo foi mal executado. Ao tentar sair do colapso financeiro o pré-requisito é evitar cometer os mesmos erros.Comece sua história positivaEm tempos de crédito escasso, o Cadastro Positivo pode ajudar as Micro e Pequenas Empresas em financiamentos. Com a crise e a expectativa de recuperação mais lenta da economia, as instituições tendem a frear financiamentos por medo da inadimplência. Para aproveitar as vantagens do Cadastro Positivo, o micro e pequeno empreendedor pode abrir seu Cadastro Positivo nas unidades da Serasa, pelo site www.cadastropositivoempresas.com.br e nas agências bancárias.Conheça seus clientesUtilize ferramentas de análise de crédito eficazes, evitando fazer negócios com clientes maus pagadores, o que agravará a situação do caixa da empresa.Faça planosEstabeleça metas a serem alcançadas no curto, médio e longo prazo. À medida que conseguir atingir os objetivos, o empreendedor se sentirá mais forte para seguir adiante.
Fonte: Serasa dá dicas para empresas inadimplentes renegociarem dívidas - Empreendedores

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