"Tinder dos empregos" usa áudio como CV

Novo "Tinder dos empregos" usa áudio como CV e quer acabar com ausências em entrevistas

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"Patrocínio" da ida ao local da entrevista e filtragem são as grandes apostas do Trampapo

Voltado à busca por empregos no setor de bares, restaurantes e lanchonetes localizados na Grande São Paulo, o Trampapo chega com uma solução inédita nos buscadores de recursos humanos: a possibilidade de a empresa pagar pela condução dos candidatos no momento da entrevista de emprego.

A ideia da ferramenta surgiu após uma pesquisa mostrar que 22,7% dos candidatos que não comparecem a entrevistas têm como razão a falta de dinheiro para pegar a condução. O próprio aplicativo calcula o valor do transporte público de acordo com o itinerário a partir da residência do profissional até o local da entrevista, reembolsando o valor ao candidato na chegada.O formato do app também é diferente da maioria das ferramentas de empregos. Para o usuário, não é necessário cadastrar um currículo, e sim enviar um áudio contando das experiências anteriores e habilidades. “Nas pesquisas que fizemos, mais de 72% das pessoas disseram que preferem falar sobre suas habilidades a escrevê-las”, explica a gerente do Trampapo, Anna Telles.A partir dessas informações, um robô seleciona vagas mais condizentes com o perfil do candidato, minimizando assim os riscos de perda de interesse – motivo pelo qual 27,3% das pessoas deixam de comparecer às entrevistas.Acessível gratuitamente para os candidatos através de app de celular ou pela web, o Trampapo tem a maior parte de seus empregos com salários em torno de R$ 2 mil, dentro das áreas pré-definidas. As empresas conseguem divulgar suas posições usando o navegador, seja no desktop ou em dispositivos móveis.Fonte: InfoMoney

Feira de franquias da ABF começa amanhã

Feira de franquias da ABF começa amanhã, em São Paulo

A ABF Franchising Expo é considerada o maior evento sobre franquias do país. Confira as atividades da feira:

A ABF Franchising Expo, organizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), é considerada a maior atividade sobre franquias do país. A feira começa amanhã e é voltada tanto para quem quer virar franqueado quanto para franqueadores.A feira de franquias da ABF ocorrerá no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo. O evento começa nesta quarta-feira (21) e vai até o sábado (24). O preço do ingresso é de 60 reais online e 70 reais na porta, válido para todos os dias da feira. A inscrição pode ser feita pelo site da ABF Franchising Expo.Vale lembrar que o setor de franquias faturou, no acumulado do ano passado, mais de 150 bilhões de reais – um crescimento nominal de 8% sobre 2015.Nos 31 mil m² de espaço expositivo, a ABF Franchising Expo trará franquias com investimento inicial a partir de cerca de R$ 10 mil até mais de R$ 1 milhãoAo todo, mais de 400 franqueadoras estarão representadas na ABF Franchising Expo. Algumas marcas listadas são, por exemplo, como Bob’s, Brasil Cacau, Capodarte, Fisk, Habib’s, Hope, Johnny Rockets, Montana Grill, Smart Fit e Subway.A expectativa é que 65 mil pessoas compareçam à feira. Além de passar pelos estandes e conversar com as franqueadoras, os visitantes também terão espaços de capacitação.Na “Arena do Conhecimento”, o empreendedor pode ter contato direto e interativo com temas relacionados ao franchising. No “Montando Minha Franquia”, haverá apresentação e promoção de soluções de fornecedores do franchising.Já no auditório “Palavra da Marca”, é possível assistir a apresentações de cases e palestras. Por fim, o “Smart Mall ABF” oferece a chance de conhecer, na prática, as tendências tecnológicas aplicadas ao varejo.Fonte: Exame

Criação de empresas - maior alta em 7 anos

Criação de empresas tem a maior alta em 7 anos, diz Serasa

Na avaliação dos economistas da Serasa Experian, esse resultado se deve ao "empreendedorismo de necessidade"

O Brasil atingiu, no primeiro trimestre, o maior número de abertura de empresas nos últimos sete anos, com o registro de 581.242 companhias, o que representa um crescimento de 12,6% sobre o mesmo período do ano passado.
De acordo com o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas, também houve recorde na criação de empresas em março em relação à série histórica iniciada em 2010.
No terceiro mês desse ano, foram registrados 210.724 novos empreendimentos, quantidade que é 19,5% maior do que em fevereiro último e 14,2% acima de igual período de 2016.Na avaliação dos economistas da Serasa Experian, esse resultado se deve ao “empreendedorismo de necessidade”.Com as taxas de desemprego muito elevadas, as pessoas desempregadas acabam abrindo negócios como forma de geração de renda, sobretudo na área de serviços”, explicam os economistas.A maioria das novas empresas que surgiu em março é de microempreendedores individuais (MEIs), totalizando 162.694 ou 9,4% superior ao número registrado no mesmo mês do ano passado.Em relação a este perfil de empresa, as sociedades limitadas, mesmo em menor número (17.516 unidades), apresentaram uma taxa de crescimento maior (29,9%) na comparação com março de 2016.Também teve expressiva elevação, de 38%, as empresas individuais (17.730) e nos demais segmentos constam 12.784 empresas, uma alta de 49,6%.

Serviços

O investimento em atividades na área de serviços liderou na lista de preferência dos novos empreendedores e atingiu 135.681 novas empresas.Segundo o levantamento, este segmento tem crescido nos últimos sete anos, com uma participação que passou de 53,6% (em março de 2010) para 64,4% (em março de 2017).A segunda maior procura foi pela área do comércio (57.908), correspondente a 27,5% e no setor industrial, foram abertas 16.625 empresas (7,9%).A Região Sudeste manteve-se na liderança com 108.150 novas empresas, mais da metade do total (51,3%).Mas a maior taxa de crescimento foi constatada na Região Centro-Oeste, onde surgiram 20.051 companhias, um avanço de 36,7% em março último sobre o mesmo mês do ano passado. Esta região tem uma participação de 9,5% no total de novos empreendimentos.Segunda colocada no ranking de nascimento, a Região Sul teve 37.331 empresas, o equivalente a 17,7% do total e uma expansão de 33%.Em seguida aparece o Nordeste com 34.301 novas empresas, participação de 16,3% e alta de 23,7%. No Norte, foram criadas 10.981 empresas, 5,2% do total e um aumento de 33,6%.Os três estados mais procurados pelos empreendedores foram São Paulo, que concentrou 28,1% dos novos investimentos (59.129); seguido por Minas Gerais (23.707), 11,3% do total, e Rio de Janeiro (20.404) e 9,7% do total.Fonte: Exame

TOTVS - prédio de 65 mil m² recebe mais de 4 mil pessoas por dia

Inspirado em modernas companhias do Vale do Silício, o prédio de 65 mil m² recebe mais de 4 mil pessoas por dia.

Com investimento de R$ 280 milhões, estrutura segue a tendência de open spaces, com grandes áreas de trabalho que chegam a acomodar 850 colaboradores.

Resultado de imagem para novo predio totvsA TOTVS S/A, inaugurou esse mês sua nova sede na Capital do Estado de São Paulo, localizada na Zona Norte, região da Casa Verde. Para a construção do prédio foram investidos R$ 200 milhões, através de 34 investidores no modelo built-to-suit. Para a infraestrutura a companhia investiu R$ 80 milhões.Batizado de Sêneca e projetado para ser sustentável, o prédio conta com 5.300m² de teto verde, onde além de amenizar a poluição, também combate o efeito de ilhas de calor das grandes cidades, diminuindo o uso intenso de ar condicionado. A fachada da sede é composta por painéis solares, e além da utilização de águas de chuvas, 80% da água consumida é reaproveitada.O coração de inovação da sede fica em um laboratório de 174 m², chamado de UX Lab, focado em user experience onde a equipe trabalha com o conceito de design thinking, com maquetes e protótipos, no modelo de startups e aceleradoras.Segundo a Diretora de Recursos Humanos da TOTVS, Rita Pellegrino, a mudança não foi apenas de endereço, transporte de equipamentos, móveis e realocação de pessoal, a mudança é parte da estratégia de transformação digital e cultural da companhia, que movimenta a organização em todos os seus níveis. Com o novo ambiente, a cultura da companhia ganhou um forte impulso, com maior integração entre as pessoas, facilitando e estimulando o trabalho criativo e colaborativo entre os profissionais, além de atrair novos talentos que buscam ambientes dinâmicos e estimulantes.Através de um misto de culturas derivadas das várias aquisições realizadas pela companhia nos últimos anos, a diretora conta que muito do legado das empresas de origem foram absorvidos e transformados: “vimos como um momento necessário para preparar a empresa para os próximos anos, e a nova sede veio para tangibilizar alguns símbolos importantes da evolução da cultura TOTVS”, diz Rita Pellegrino.A diretora comenta que ao andar pelo prédio, o colaborador se expões a símbolos que facilitam a vivência e experiência nos 3 atributos TOTVS, que são: Tecnologia + conhecimento é nosso DNA, Sucesso do cliente é nosso sucesso e Valorizando gente boa que é boa gente: " De fato as pessoas hoje, ao estarem no Sêneca, conseguem sentir esse novo momento da empresa”, conclui.Antes espalhados em 8 locais em São Paulo e arredores, agora os colaboradores ocupam um mesmo espaço. No total, são mais de 4 mil pessoas circulando por dia na nova sede da provedora. Para facilitar essa grande circulação e mobilidade, o prédio conta com elevadores e escadas rolantes, interligando os principais pavimentos.Para os que preferem a tranquilidade, a empresa criou um espaço silêncio para leitura e concentração, A companhia conta ainda com 2 salas de piquenique, uma biblioteca com livros emprestados pelos próprios funcionários, mesas de xadrez, pebolins e sinuca, sala Xbox, um tobogã de 5 metros que liga o primeiro piso ao térreo, além de 40 painéis em grafite e trabalhos de arte focados na cultura de inovação da empresa.Fonte: Portal ERP

Ele compartilha até ofurô em São Paulo

Ele criou um boulevard que compartilha até ofurô em São Paulo

Como o designer Wolfgang Menke, 37 anos, surfou na onda do coworking e sobreviveu à crise criando o seu shopping colaborativo, que já fatura R$ 800 mil

O designer Wolfgang Menke, 37 anos, surfou na onda dos escritórios de coworking desde o início, em 2013. Mas quando 13 empreendedores abriram espaços semelhantes ao seu em um raio de 500 metros, ele já havia conseguido transformar o que seria apenas um espaço de compartilhamento de estações de trabalho em um boulevard da economia colaborativa.Localizada em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, a holding House of All é composta por quatro casas, criadas em três anos: a House of Work (espaço de compartilhamento de estações de trabalho inaugurado em outubro de 2013), a House of Food (que aluga uma cozinha industrial para chefs e cozinheiros amadores aberta em novembro de 2014), a House of Bubbles (que compartilha guarda-roupa e lavanderia em sistema de assinatura desde abril de 2015) e a House of Learning (que começou a alugar salas para palestras e cursos em novembro de 2015). A House of Work tem até um ofurô que pode ser compartilhado pelos usuários do espaço.

O início

Menke largou seu cargo de diretor de criação em uma agência de publicidade para empreender. Inicialmente pensou em criar um coletivo de designers para continuar a fazer projetos para clientes, mas com estrutura mais leve e maior flexibilidade, sem “espremer fornecedores e tirar mais dinheiro dos clientes” para manter a rentabilidade, como nas agências.Em 2013, quando o Brasil pré-Copa e Olimpíadas estava “bombando”, resolveu seguir a dica de um gringo que abrigava em sua casa pelo Airbnb, o mais famoso site de compartilhamento de quartos: ele disse a Menke que faltavam espaços em Pinheiros para trabalhar.Decidiu abrir um coworking boutique, “pequeno e bom”, para no máximo 30 pessoas. Em três meses, o espaço estava lotado, e o investimento inicial se pagou no segundo mês.“Estava projetando atingir o equilíbrio do negócio apenas depois de 18 meses. Cheguei a ter 54 pessoas na fila de espera”, conta. Menke acredita que o timing foi essencial, assim como o pioneirismo na região (o bairro era carente de espaços como esses).
O designer Wolfgang Menke, 37 anos

O designer Wolfgang Menke, 37 anos (House of All/Divulgação)

Reinvenção e sobrevivência à crise

Quando os concorrentes vieram, os preços se tornaram promocionais, e Menke retirou mimos do espaço, como a cerveja grátis. A crise também veio, e o Brasil deixou de ser o queridinho dos estrangeiros. Mas, antes disso, Menke aproveitou uma oportunidade.Ao lado do imóvel da House of Work, um armazém estava falindo e iria deixar a sala vaga. “Pensei em expandir o coworking. Mas os proprietários do armazém disseram que só poderia comprar o imóvel se adquirisse junto os móveis da cozinha e aparatos. Pensei: por que não aplicar o mesmo conceito de compartilhamento em uma cozinha industrial? Nasceu o House of Food.”Menke buscou especialistas, conversou com chefs e percebeu que muitos empreendedores que tinham food trucks precisavam de uma cozinha homologada para fazer o pré-preparo dos alimentos. Além disso, chefs mostraram interesse em usar o espaço para realizar testes de novos pratos.“Abrir um restaurante é complicadíssimo. Vi que cozinheiros amadores poderiam testar o negócio no espaço antes de investir pesado em um local próprio”.Deu certo. Hoje, o House of Food é o que mais fatura na holding. Desde o início, o empreendedor sabia que se tivesse apenas o coworking estava fadado a desaparecer.“Imaginei que o conceito de compartilhamento começaria a ser tão difundido que uma hora os próprios usuários do espaço iriam dividir o aluguel de imóveis. A necessidade de ter um facilitador como eu iria desaparecer”. O jeito encontrado por Menke para sobreviver foi reunir valor ao redor do espaço.Menke acredita que o crucial para o negócio sobreviver durante a crise no país foi ter evoluído de um espaço de compartilhamento para um laboratório de consumo. Essa característica conseguiu atrair grandes marcas, como Heineken, Diageo e Nike, com as quais a House of All contratos de até seis meses.“Muitas delas colocam seus produtos na cozinha da Food ou no guarda-roupa da Bubbles e conseguem saber quais produtos vendem mais e como investir melhor em marketing a partir desta informação. Conseguem ser mais certeiras ao realizar testes nos espaços”. A ideia é continuar a criar conteúdo a partir dos testes realizados na casa.Caso amanhã apareça um aplicativo de compartilhamento de roupas, por exemplo, Menke não acredita que irá decretar a morte de parte do seu negócio. “Podemos sempre realizar parcerias. Acreditamos que seja importante ter um espaço físico para experimentar os produtos”.

Franquias e modelo de expansão

Desde o começo do negócio, surgiram interessados em fazer parcerias e a House of All foi expandindo no formato de franquias. Atualmente, o grupo tem uma filial da House of Food no Rio de Janeiro e outra em Belo Horizonte, além de uma House of Bubbles e uma House of Learning também no Rio.No ano passado, o grupo já faturou 800 mil reais e já chegou a realizar eventos para 12 mil pessoas. O próximo passo é abrir até o final do ano, em um segundo ponto de São Paulo, no bairro do Tucuruvi, uma House of All com os quatro negócios integrados.“É um projeto antigo que tenho de levar o conceito para a periferia da cidade que, finalmente, será concretizado”, diz o empreendedor. Para viabilizar o projeto, Menke teve de dar alguns subsídios e levar patrocínio para a franquia.Com o tempo, Menke viu que o negócio ganharia maior potencial se reunisse todos os quatro espaços em um só, como em Pinheiros. “É dessa forma que vamos formatar as próximas franquias”.O empreendedor já lançou um pacote que permite que clientes usem todos os serviços oferecidos por cada espaço, tanto em São Paulo como nos outros estados.“O modelo está em constante mutação. Estamos sempre realizando ajustes. Acredito que foi isso que fez com que a gente sobrevivesse à crise que atinge o país agora”.A House of Bubbles foi inaugurada no ápice do negócio e atraiu parcerias com diversas marcas. Depois, a House of Learning foi criada como um meio de atrair capital intelectual e aumentar a reputação do negócio. Isso porque Menke reúne pessoas também para iniciar projetos. O expediente não se encerra nas casinhas de Pinheiros, explica.“Quando vem alguém bacana dar uma palestra na casa, eu indico para contatos que tenho em grandes empresas. Assim como já chamei chefs que participam da House of Food para fazer eventos. Todos ganham com isso”.O próximo passo, diz Menke, é ter casas também no exterior. “A economia no Brasil é instável. Ter um pé lá fora daria estabilidade ao negócio. Estrangeiros me disseram que se eu consegui manter o negócio com um conceito inovador neste cenário turbulento no Brasil , lá fora, onde já é mais difundido, eu certamente consigo também”.Menke tem como sócios apenas os franqueados. A holding continua sob seu controle. “Preferi deixar o pior da crise passar para evitar de ver parceiros vendendo a sua participação do negócio para outras pessoas, que talvez não fossem tão engajadas. Agora que mostrei que o negócio é sustentável, esta pode ser uma forma de crescer”.Fonte: Empreendedor

Pequenas Empresas Grandes Negócios

Pequenas Empresas Grandes Negócios 18/06/2017 Completo...assista!https://youtu.be/BfqtVHzk0fgImagem relacionada 

Rede de cuidadores de idosos

Rede de cuidadores de idosos oferece franquias com baixo investimento

Home Angels é indicada para quem quer abrir um negócio em tempos de crise e ter alta rentabilidade
 Fundada em 2008, na cidade de Campinas (SP), a Home Angels é pioneira no Brasil em rede de franquias para prestação de serviços de Cuidadores de Idosos, treinados e supervisionados para clientes de alto poder aquisitivo. Por consequência da elevada satisfação com o atendimento que presta a rede também atende crianças, adultos e gestantes com a mesma excelência. Com essa proposta, a franquia que tem unidades em todos os Estados, participará da ABF Franchising Expo que acontece de 21 a 24 de junho, em São Paulo (SP).A empresa ultrapassou a marca de 150 unidades franqueadas em funcionamento no país, oferecendo um atendimento baseado nas melhores práticas recomendadas pelo Ministério da Saúde e pela OMC – Organização Mundial da Saúde, através de Cuidadores de Pessoas treinados e supervisionados semanalmente, entre outros diferenciais.A rede de franquia está com novidade para essa edição da feira: o lançamento do modelo Franqueado Líder Regional. Trata-se da oportunidade de um empreendedor ter o papel ampliado de franqueado em uma região pré-determinada, promovendo a venda de novas franquias e desempenhando o suporte no que tange a Consultoria de Campo. O papel prevê rentabilidade financeira através da participação percentual nas taxas de franquia e nos royalties dos franqueados da região na qual ele é o Líder.O objetivo da participação na feira é despertar novos empreendedores para o seu negócio, que na média atinge faturamento mensal de R$ 70 mil e lucro de 20% já no primeiro ano.  Ana Cláudia revela que, “todos os dias atendemos telefonemas de pessoas do Brasil inteiro solicitando um Cuidador de Idosos. Infelizmente, para cada 10 chamadas atendidas só podemos indicar um franqueado para duas delas. Para as outras oito precisamos dizer que ainda não temos um franqueado na sua cidade”.Segundo a 68ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), foram realizadas avaliações com pesquisadores sobre o envelhecimento da população brasileira que, até 2025, deve chegar a 31,8 milhões de pessoas. Isso faz com que a franquia Home Angels esteja a cada ano mais alinhada com a tendência de mercado.  Na ABF Franchising Expo, a localização da Home Angels será na seção D 081.Ficha de investimento: cidades com até 50 mil habitantes Taxa da franquia: R$ 20.000,00Capital para instalação: R$ 2.000,00Lote Inicial de Marketing: R$ 1.000,00Capital de Giro (Recomendado): R$ 2.000,00Royalties: R$ 500,00Fundo Nacional de Propaganda: R$ 250,00Prazo de Contrato: 4 Anos RenováveisRetorno de Investimento: Até 1 Ano Ficha de investimento: cidades de 50 a 100 mil habitantes Taxa da franquia: R$ 30.000,00Capital para instalação: R$ 3.000,00Lote Inicial de Marketing: R$ 2.000,00Capital de Giro (Recomendado): R$ 6.000,00Royalties: A partir R$ 500,00Fundo Nacional de Propaganda: R$ 350,00Prazo de Contrato: 4 Anos RenováveisRetorno de Investimento: Até 1 Ano Ficha de investimento: cidades de 100 a 500 mil habitantes Taxa da franquia: R$ 40.000,00Capital para instalação: R$ 3.000,00Lote Inicial de Marketing: R$ 2.000,00Capital de Giro (Recomendado): R$ 8.000,00Royalties: A partir R$ 1.000,00Fundo Nacional de Propaganda: R$ 500,00Prazo de Contrato: 4 Anos RenováveisRetorno de Investimento: Até 1 Ano Ficha de investimento: cidades acima de 500 mil habitantes Taxa da franquia: R$ 50.000,00Capital para instalação: R$ 3.000,00Lote Inicial de Marketing: R$ 3.000,00Capital de Giro (Recomendado): R$ 10.000,00Royalties: A partir R$ 1.500,00Fundo Nacional de Propaganda: R$ 500,00Prazo de Contrato: 4 Anos RenováveisRetorno de Investimento: Até 1 AnoPara mais informações acesse:http://www.homeangels.com.br/Fonte: Empreendedor

Ela foi desvalorizada no emprego

E criou um negócio de R$ 30 mi

Sofia Esteves, fundadora de uma das maiores consultorias de RH do país, começou trabalhando em um ‘banheiro’, ganhando menos do que um salário mínimo

A história de Sofia Esteves poderia ser a de muitas pessoas que vivem na periferia da cidade. Filha de imigrantes europeus, ela cresceu no bairro de Itaquera, no extremo leste de São Paulo. Caçula de três irmãos, muitas vezes se viu sem dinheiro para comprar lanche na escola e tendo de andar quilômetros até ela. Mas, mesmo com uma situação financeira frágil, seus pais batalhavam dia a dia para dar educação aos filhos.A empreendedora cresceu observando a luta dos pais para tocar, inicialmente, uma carrocinha que vendia miúdos de carne pelo bairro e, depois, um açougue na região. Ela lembra que eles sempre buscaram tirar os filhos da zona de conforto. “Meus pais sempre nos ensinaram que teríamos de batalhar por cada objetivo”, disse, em entrevista a EXAME.com.O primeiro emprego de Sofia foi como recepcionista de um consultório médico, aos 17 anos. Depois, fez um curso técnico na área de arquitetura e foi trabalhar em uma loja de móveis perto de casa. Ao entrar na faculdade de psicologia, viu-se em um dilema. “Precisava ajudar meus pais a pagar o curso. Então, continuei trabalhando nessa loja até terminá-lo”.No final da faculdade, Sofia não havia feito um estágio em sua área de formação. Uma amiga apresentou uma empresa de consultoria de recursos humanos, mercado ainda incipiente no país. “Não tinha ideia do que se tratava”.

E agora?

Mesmo assim, Sofia resolveu “dar a cara para bater” após ver o anúncio de uma vaga em uma dessas consultorias no jornal. “Liguei dizendo: ‘olha, tenho 24 anos e um alto potencial. Não querem me ajudar a começar?’ A recepcionista que me atendeu riu e passou para o diretor, que riu também e disse: ‘qual a sua pretensão salarial?’ Eu disse: ‘estou quase pagando para quem me deixar começar’”. A entrevista com a jovem candidata foi marcada.Chegando no escritório, Sofia tomou um “chá de cadeira” de uma hora e meia. “Me senti desrespeitada”. Quando o diretor finalmente apareceu, foi logo dizendo: “Olha, acabamos de contratar uma psicóloga formada pela USP com experiência de cinco anos”.Sofia não deixou barato. “Que bom que encontraram a pessoa certa. Não tenho mais tempo a perder aqui. Quero trabalhar”. O diretor, então, pensou duas vezes e fez uma proposta. “Olha, já que você diz que tem esse talento todo, você entra na empresa como assistente. Mas, se não se desenvolver em três meses, vai ser uma ‘assistentezinha’”. O pagamento? Menor do que um salário mínimo na época. Sua sala? Um banheiro “reformado”.O sangue de Sofia “ferveu”, mas ela resolveu encarar a proposta como um desafio. “Ele me desvalorizou. Mas resolvi lutar e mostrar do que era capaz. Em 15 dias já era uma consultora e, depois de um ano, já havia me tornado gerente da área e estava abrindo uma unidade de negócios para eles”.Um dos diferenciais de seu trabalho, conta, era buscar entregar pessoalmente os currículos que recebia para os clientes. “Eu tentava entender o perfil de cada um, analisar a necessidade da empresa e só enviar os que tinham mais a ver com esse objetivo. Como os Correios demoravam um tempo para entregá-los, ia eu mesma fazer isso e aproveitava para explicar mais sobre os candidatos. O objetivo era tornar o processo mais humano e menos burocrático”.Sofia continuou na empresa até que resolveu buscar uma outra oportunidade profissional, em uma empresa de recolocação de executivos. Depois de seis meses, viu-se diante de um dilema ético. “Os diretores queriam que eu tomasse uma atitude com relação a um fornecedor que não era de ganha-ganha. Insisti que não iria fazer, mas o diretor colocou sua autoridade na mesa. Resolvi pedir demissão. Aquilo ia contra os meus valores”. Pedido de demissão: Saiba, com a Xerpa, o que é necessário fazer e quais são as regras .Sem emprego, ela conheceu uma psicóloga que propôs que alugasse uma sala de sua clínica. Quase ao mesmo tempo, recebeu a ligação de um diretor de uma grande empresa, cliente na sua antiga consultoria. “Ele me disse que queria passar um projeto para mim depois de descobrir que havia saído da empresa. Rebati: só tenho dois anos de experiência. Acho melhor passar para a empresa. Ele então me disse que gostava do jeito que eu pensava a área de recursos humanos e me aconselhou: ‘abra o seu negócio que você vai ter sucesso, menina’”.

O início

Sofia pensou que inicialmente trabalharia como uma profissional autônoma. “Por absoluta necessidade de sobrevivência, aluguei a sala da psicóloga, comprei uma mesa e três cadeiras por cerca de mil reais na época, que era o que eu tinha, e aluguei uma máquina elétrica, pois não conseguia comprar uma. Só fiz isso porque o projeto daria para pagar ao menos o primeiro aluguel”. Ela conta que, em janeiro de 1988, teve 15 dias para criar uma metodologia própria na qual acreditava, ouvindo diversos profissionais do mercado.Logo um projeto puxou o outro. “Foi tudo no boca a boca”. Sofia resolveu, então, seguir o conselho do cliente. “Pedi ajuda para mentores sobre como abrir uma empresa e criei a Decision Making, que depois virou a DM”.
“Minhas funcionárias foram almoçar sozinhas. Mas depois anunciaram que sabiam que provavelmente eu não teria dinheiro para pagá-las, mas queriam continuar na empresa”Sofia Esteves, contando sobre a primeira crise do negócio
Depois de seis meses, a empreendedora alugou seu primeiro escritório e tinha uma pequena equipe, de cinco pessoas. Não demorou muito para enfrentar sua primeira crise: o confisco da poupança realizado pelo então presidente Fernando Collor.“Estava tocando 17 projetos e 12 foram suspensos apenas no período da manhã. Nesse dia, minhas funcionárias foram almoçar sozinhas. Depois anunciaram que sabiam que provavelmente eu não teria dinheiro para pagá-las, mas queriam continuar na empresa. Mandaram dar férias para elas e pagar apenas os encargos obrigatórios. Quando o mercado retomasse eu poderia chamá-las de volta. Depois de dois meses, comecei a chamá-las para voltar ao trabalho”.Para ter esse grau de engajamento de seus funcionários, foi necessário dar muita autonomia, confiar no trabalho deles e sempre tratá-los como sócios. “Sempre busquei fazer quatro reuniões no ano, nas quais compartilho os resultados da empresa e sua situação real. Não por acaso, quem esteve comigo no início se tornou, efetivamente, sócio com o tempo. Todo mundo sempre soube qual era meu salário e quanto a empresa faturava”.Com a empresa novamente andando, a empreendedora decidiu iniciar um trabalho voluntário em universidades. “Queria explicar a jovens conceitos básicos para orientá-los profissionalmente, como quais eram as diferenças entre uma empresa multinacional e nacional”.Até que, um dia, recebeu a ligação de um diretor da então Gessy Lever, agora Unilever. “Eles queriam terceirizar um programa de trainees. Nem sabia do que se tratava, só conhecia programas de estágios. Inicialmente recusei, mas ele insistiu que eu tinha experiência com jovens e como selecionadora e poderia fazer. Nasceu então uma nova divisão da empresa, a Cia de Talentos”.A divisão somente deu lucro para o grupo depois de 13 anos. O importante, conta Sofia, era que o grupo fechasse no azul neste período. “Quando a divisão se tornou conhecida até em países vizinhos, percebi que não há dinheiro melhor do que aquele que você coloca no que acredita”.
Sofia Esteves, fundadora da DMRH

Sofia Esteves, fundadora da DMRH: Transparência, humildade e um passo por vez (DMRH/Divulgação)

O sucesso

Com 200 funcionários, presença em 40 países e faturamento de 31 milhões de reais no ano passado, a DMRH está prestes a completar 30 anos. No portfólio, grandes clientes, inclusive a Unilever, que são fiéis à consultoria por quase duas décadas ou até mais de duas.Olhando sua trajetória, Sofia conta que nunca parou para pensar muito em empreender e nem percebia os riscos que corria quando montava o negócio. “Por necessidade, eu ia fazendo, seguindo uma intuição, sempre buscando fazer bem feito. Acho que faz parte de um perfil: tem muita gente com história similar à minha que, frente a uma dificuldade, para e se engessa”.O que fez diferença, conta, foi a visão de mudar o que se praticava na área. “Quando comecei, só existiam consultorias internacionais que faziam processos seletivos enlatados, que não levavam em consideração os valores, a cultura e o perfil emocional do brasileiro”.
“Talento não é sinônimo de uma boa escola e nem significa ter fluência em uma língua estrangeira. Sou um exemplo disso e consegui mudar essa mentalidade nos processos seletivos”Sofia Esteves, sobre como mudou a mentalidade de clientes nos processos seletivos
Apesar do crescimento rápido, Sofia conta que ele poderia ter sido ainda mais acelerado. Precauções para evitar que o negócio saísse do seu controle diminuíram o ritmo do crescimento, mas tornaram o negócio mais sólido. Seus pais foram roubados por sócios e contadores mais de uma vez, e ela nunca assumiu dívidas ou empréstimos sem a certeza de que poderia pagar, dando um passo por vez.A sinceridade com colaboradores, humildade de pedir ajuda a profissionais experientes e o fato de sempre pagar funcionários e fornecedores em dia também foram decisivos no caminho para o sucesso do negócio. “No aluguel do meu primeiro escritório, não tinha como pagar uma arquiteta. Mas ela me disse que eu estava sendo tão corajosa que poderia pagar depois. Confiou em mim, pois fui muito transparente”.O cuidado com os candidatos também sempre marcou o seu negócio. “Quem paga minhas contas são as empresas que contratam, meus clientes, mas sempre expliquei para eles que não poderia colocar os candidatos em uma fria. Precisava, portanto, de informações completas sobre os processos seletivos”.Preocupada em tornar o mercado de trabalho mais acessível, Sofia conta que levou uma década para mudar a mentalidade de clientes sobre o perfil almejado dos candidatos. “Expliquei que talento não é sinônimo de uma boa escola e nem significa ter fluência em uma língua estrangeira. Dessa forma, acredito que se criam feudos, com cabeças pensando sempre igual. Me mostrava como exemplo. Conhecimentos técnicos podem ser treinados no dia a dia. Alma e valores não. Dessa forma, consegui criar uma onda de diversidade no quadro de funcionários das empresas”.Fonte: Exame

Abra seu negocio a partir de R$120,00

7 lojas colaborativas para abrir seu negócio a partir de R$ 120

Conceito se espalha por diversas cidades do país. Veja quanto custa expor seus produtos nestas lojas

Micro e pequenos empreendedores que vendem produtos autorais não precisam, necessariamente, apenas ter uma lojinha virtual em marketplaces ou participar de feiras e eventos periódicos para expor sua marca. É possível também pagar um aluguel mensal para deixá-la exposta em lojas colaborativas.O conceito já se espalha por diversas cidades do país, como São Paulo, Santo André, Brasília, Porto Alegre e Salvador, e é uma opção para quem não tem dinheiro e nem estoque suficiente de produtos para manter uma loja física. Por ter custos compartilhados entre os empreendedores, que dividem o espaço e a gestora da loja, o aluguel sai mais em conta – a partir de 120 reais. O valor varia conforme o tamanho do espaço e também a visibilidade que proporciona, e pode chegar a 1.500 reais.Além do aluguel, os empreendedores pagam uma taxa de administração, que custa em média entre 15% e 20%, que serve para pagar gastos com marketing, meios de pagamento e vendedores. Geralmente, as lojas têm uma curadoria, que seleciona os produtos mais criativos, inovadores e de qualidade. Algumas têm ainda espaços de convivência, como bares, cafés e jogos para atrair o público, onde realizam eventos.Veja abaixo como expor em sete lojas colaborativas espalhadas por cinco cidades do país:
Somos, loja colaborativa em Salvador

Somos, loja colaborativa em Salvador (Somos/Divulgação)

Somos Coletivo Criativo

O que vende: Ímãs de geladeira, chaveiros, roupas, acessórios, sapatos, tabacaria, decoração criativa, luminárias, móveis, mochilas, azulejos decorativos, plaquinhas, vinis, comidinhas, bebidas, bolsas, pantufas, quadros, acessórios para pets, moda infantil, óculos, santos estilizados, fotografias, entre outros Endereço: Av. Tancredo Neves, Shopping da Bahia, 2° piso – Salvador – Bahia Inauguração: Outubro de 2016 Aluguel mensal: De R$ 300 a R$ 1.500 (araras, prateleiras, paredes e nichos) Tempo mínimo de contrato: 2 meses Metas de lucro: Não tem Taxa de administração: 15% Fila de espera: 527 marcas inscritas Número de espaços: 100 Curadoria: Marcas inovadoras, originais, criativas e que tenham produtos de qualidade e que não concorram com outras marcas da loja Opções e facilidades de pagamento: Dinheiro ou cartões de credito e débito. Parcelamento de duas a cinco vezes no cartão de crédito Vendedores: 6 Estrutura de marketing: Redes sociais com 15 mil seguidores. Realiza periodicamente eventos musicais e culturais no espaço; tem parceria com teatro, produtores e artistas; utiliza mídias internas no shopping; e realiza promoções de acordo com as campanhas do shopping e de cada marca. Espaço de convivência: Sinuca, jogos eletrônicos, jogos de tabuleiro, palco e um café-bar que vende produtos artesanais.
Endossa, loja colaborativa em São Paulo

Endossa, loja colaborativa em São Paulo (Endossa/Divulgação)

Endossa

O que vende: Moda, acessórios, óculos, objetos de decoração, almofadas, entre outros produtos Endereços: 4 lojas em São Paulo (Rua Augusta, Centro Cultural São Paulo, Rua Fradique Coutinho e Galeria Metrópole) e 2 lojas em Brasília (Asa Sul e Asa Norte) Inauguração: Março de 2008 Aluguel mensal: De R$ 140 (caixa 25 x 60cm na loja Metrópole) a R$ 900 (caixa 2.00 x 1.25m na loja Augusta) Tempo mínimo de contrato: 3 meses na entrada, renovável mês a mês Metas de venda: Varia de 1 vez a até 5 vezes o valor do aluguel do espaço, de acordo com a maturidade de cada loja Taxa de administração: 19% a 28% Fila de espera: Por ordem de entrada, organizada por loja e por espaço Número de boxes: 84 a 210 espaços Curadoria: Feita pelas escolhas do público. Todas as marcas precisam alcançar uma meta de vendas “endosso”. Quem não atinge essa meta libera o espaço para uma nova marca da lista de espera Opções e facilidades de pagamento: aceita todos os cartões de crédito e parcela compras em até três vezes Vendedores: Cada loja tem sua própria equipe, que já está inclusa no valor do aluguel Estrutura de marketing: Divulgação em redes sociais e eventos Espaço de convivência: Não tem
Cool Lab, loja colaborativa em Santo André (SP)

Cool Lab, loja colaborativa em Santo André (SP) (Cool Lab/Divulgação)

Cool lab

O que vende: Produtos de moda, arte e design Endereço: Av. Pe. Manoel da Nóbrega, 382 – Bairro Jardim – Santo André – SP Inauguração: Maio de 2016 Aluguel mensal: De R$ 200 (box de 45 X 41 cm) até R$ 550 (box de 210 X 188 cm) Tempo mínimo de contrato: 1 mês Metas de lucro: Não tem Taxa de administração: 20% Fila de espera: 1 mês a 1 ano, dependendo do espaço Número de espaços: 80 Curadoria: Tem profissionais capacitados para fazer a curadoria das marcas Opções e facilidades de pagamento: Dinheiro, cartão de débito e crédito. Parcela compras acima de R$ 150 em duas vezes Vendedores: 2 Estrutura de marketing: Agência para redes sociais Espaço de convivência: Cafeteria, cozinha e coworking.
Virada Verde, loja colaborativa em Brasília

Virada Verde, loja colaborativa em Brasília (Virada Verde/Divulgação)

Lojinha da Virada Verde

O que vende: Produtos autorais e/ou sustentáveis, artesanato local e brechó Endereço: CLSW 301 Bloco B Loja 64 – Ed. Av. Shopping – Setor Sudoeste – Brasília Inauguração: Maio de 2016 Aluguel mensal: De R$ 200 a R$ 500 Tempo mínimo de contrato: 1 mês Metas de lucro: Não estipulamos metas de lucro para o expositor Taxa de administração: 20% Fila de espera: Entre 15 dias a 2 meses Número de espaços: Flexível e varia de acordo com o produto do expositor Curadoria: Só aceita produtos autorais e/ou relacionados a sustentabilidade Opções e facilidades de pagamento: Dinheiro, débito e crédito. Compras acima de R$ 150 são parceladas em duas vezes e acima de R$ 300 em três vezes Vendedores: 1 por turno Estrutura de marketing: Facebook, Instagram, Google Adwords, sites, parcerias e divulgação em eventos e anúncios Espaço de convivência: Não tem
Arte à Parte, loja colaborativa em Porto Alegre

Arte à Parte, loja colaborativa em Porto Alegre (Arte à Parte/Divulgação)

Arte à Parte

O que vende: Produtos artesanais Endereço: Rua. Coronel Bordini, 231 – Moinhos de Vento – Porto Alegre (RS) Inauguração: Dezembro de 2012 Aluguel mensal: De R$ 120 (box 20 x 20 x 50cm) a R$ 280 (box 55 x 55 x 50cm) Tempo mínimo de contrato: 6 meses Metas de lucro: três vezes o valor da locação do box Taxa de administração: 30% no valor da venda Fila de espera: Não há Número de box: 80 Curadoria: Produtos artesanais Opções e facilidades de pagamento: Cartão de crédito, cartão de débito ou 5% de desconto à vista Vendedores: 1 Estrutura de marketing: Redes sociais Espaço de convivência: Tem salas para aulas de tricô, crochê, bordados, patchwork e oficinas diversas.
Cada Qual loja colaborativa

Cada Qual loja colaborativa (Cada Qual/Divulgação)

Cada Qual

O que vende: Roupas,acessórios, calçados, artesanatos, artigos infantis e produtos de pet-shop e sex-shop. Endereço: Av. Paulista 1015 – São Paulo. Inauguração: 2010. Aluguel mensal: De R$ 300 (25 x 60 cm) a R$ 800 (1,95 x 60 cm). Tempo mínimo de contrato: 3 meses. Metas de lucro: Não tem. Taxa de administração: 20%. Fila de espera: Até três meses. Número de box: 150. Curadoria: Não permite produtos perecíveis. Opções e facilidades de pagamento: Parcelamento em duas vezes para compras acima de R$ 200 e e três vezes para compras acima de R$ 300 Vendedores: Tem equipe própria. Estrutura de marketing: Tem equipe que mantém a comunicação visual da marca e seu conceito. Espaço de convivência: Não tem
Nós, loja colaborativa

Nós, loja colaborativa (Nós/Divulgação)

Nós Mercado Coletivo

O que vende: Moda (feminina, masculina, infantil, plus size e praia), arte, decoração (quadros e terrários), acessórios, joias, bolsas e sapatos Endereço: Shopping Iguatemi Brasília – Piso Térreo Loja 44 Inauguração: Abril de 2016 Aluguel mensal: De R$ 350 (caixotes) a R$ 1.050 (painéis e araras) Tempo mínimo de contrato: 3 meses Metas de lucro: 100 mil por mês Taxa de administração: 22% Fila de espera: Até 3 meses Número de espaços: 80 Curadoria: Aceita apenas produtos autorais e não comercializa alimentos Opções e facilidades de pagamentos: Dinheiro (5% de desconto), cartões de débito e cartões de crédito. Parcelamento em duas vezes (compras a partir de R$ 200) e em três vezes (compras a partir de R$ 300) Vendedores: 4 Estrutura de marketing: site, Facebook, Instagram e na loja (banners adesivação, totens, carcelas e aplicativos) Espaço de convivência: Sofá, frigobar à disposição do nosso cliente (com bebidas e petiscos) e livros que o cliente pode levar para casa sem custo, deixando um outro livro na loja.Fonte: Exame

Agência especializada em viagens para Orlando

Namorados criam agência especializada em viagens para Orlando

Felipe Magalhães e Rebeca Lopes se uniram para criar um negócio baseado em uma paixão do casal: as atrações temáticas da Disney

Ser um casal unido no pessoal e no profissional não é uma tarefa fácil. Porém, alguns parceiros conseguem a façanha de alcançar o equilíbrio e ter tanto uma relação quanto um negócio próprio de sucesso.Há dez anos, os namorados Felipe Magalhães e Rebeca Lopes fizeram sua primeira viagem juntos para a cidade de Orlando, nos Estados Unidos – onde fica o parque mais conhecido da gigante Disney.
“A Rebeca [Lopes] me convenceu a ir: ela já tinha ido quando era criança, e eu não. Estava com um pouco de medo de não gostar. Mas, como ela, fiquei apaixonado. Desde então, fizemos um planejamento financeiro para ir ao menos uma vez por ano”, conta Magalhães.
Esse foi o começo de um grande negócio, feito por dois turistas apaixonados: a “Rumo a Orlando”, agência de viagens especializada apenas na cidade americana.Para o empreendedor, o segredo para ter um negócio de sucesso feito por um casal é combinar metas e interesses.“O que influenciou positivamente nosso negócio foi estarmos alinhados dentro e fora de casa, nos objetivos pessoais e profissionais. Desde o início, começamos com uma paixão que era dos dois: nunca foi um problema para nós sermos casados e, ao mesmo tempo, buscarmos crescer nosso empreendimento”, diz Magalhães.

Começo de negócio

Em uma das viagens a Orlando, o casal decidiu usar um roteiro feito por Rebeca Lopes.“Fechamos as passagens em uma agência, e a diretora pediu para ver nosso roteiro. Ela achou sensacional e comentou como isso seria bom para seus clientes: muitos fechavam um pacote de viagem sem nem saber o que fariam ao chegar ao local”, explica Magalhães.Depois, os namorados comentaram do roteiro com amigos que já tinham viajado a Orlando. Eles perceberam o mesmo problema dos clientes da agência de turismo: também não havia pesquisas sobre quais atrações visitar.O ano era 2011. Lopes e Magalhães criaram uma página no Facebook para vender roteiros personalizados para Orlando e divulgaram no boca-a-boca para amigos e familiares. De lá para cá, já fizeram mais de mil roteiros.A decisão de se especializar na cidade americana foi natural. “Em primeiro lugar, somos apaixonados por Orlando e temos muito conhecimento sobre a cidade. Segundo, há sempre algo novo lá: é um destino que sempre se renova nos hotéis, parques e restaurantes. Por fim, é um destino muito popular entre os brasileiros, o que significa um mercado com muito a explorar ainda”.Segundo dados de 2015 do centro de informação ao turista Visit Florida, 1,4 milhão de brasileiros visitaram no ano o estado americano da Flórida, onde se localiza a cidade de Orlando.Quando atingiram um bom volume de clientes, Lopes e Magalhães decidiram profissionalizar e abrir uma empresa de vez. Não foi uma decisão fácil: os dois trabalhavam em multinacionais e largaram seus empregos.Magalhães era consultor de Tecnologia de Informação (TI) na Accenture, enquanto Lopes trabalhava na área administrativa da Coca-Cola. Ele entrou aos 21 anos de idade; ela, aos 18 anos.“Tínhamos um receio grande de largar o certo pelo duvidoso. Antes de conhecermos o mundo do empreendedorismo, a Rebeca tinha um sonho muito grande de fazer a carreira dela na Coca-Cola, por exemplo. Mas ela e eu superamos o medo: afinal, se nós não criarmos coragem, não temos como sair do lugar.”Fonte: Exame

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