HAVAN - A estátua, a loja e os bilhões

 A Havan é destaque da edição da Exame que chega às bancas nesta semana.A revista afirma que a rede é impulsionada por um modelo de negócios tido como ultrapassado e chama de “bizarras” as estátuas da Liberdade e o design das próprias lojas: “As pessoas que andam pelas estradas brasileiras podem ter notado a bizarra réplica da Estátua da Liberdade em frente a uma loja em forma de Casa Branca”.Exame narra a história da Havan e fala dos boatos sobre quem seriam seus verdadeiros donos.
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As duas primeiras semanas do ano aquelas meio mortas, em que quem pode viaja de férias e quem não pode trabalha entorpecido — foram particularmente agitadas para o empresário Luciano Hang. Aos 54 anos, Hang é um daqueles personagens que volta e meia aparecem na cena econômica brasileira: pouca gente sabe que ele existe, mas pode-se dizer que é um dos maiores empresários do país. Hang é dono da rede de lojas de departamentos Havan, que fatura 4 bilhões de reais.
No início do ano, ele cruzou o país em seu avião particular para acompanhar a abertura de seis novas lojas. Uma delas, a ser inaugurada em Rio Branco, no Acre, será a 100a unidade.Quem mora em grandes centros urbanos talvez nunca tenha ouvido falar na Havan. Há um bom motivo para isso: a rede está toda espalhada pelo interior ou por cidades de médio porte. Mas as pessoas que andam pelas estradas brasileiras podem ter notado a bizarra existência de uma réplica da Estátua da Liberdade à frente de uma loja em forma de Casa Branca. Essa é a Havan.Fundada nos anos 80 na cidade catarinense de Brusque, a empresa sempre foi cercada por uma aura de mistério. E comum ouvir que as lojas pertencem a coreanos, chineses, americanos ou ao bispo Edir Macedo. Segundo o último boato que circulou, a Havan pertencia a um dos filhos do ex-presidente Lula. Foi aí que Hang decidiu sair da toca. Pela primeira vez em 30 anos, ele estampou a campanha de Natal da rede no ano passado e participou de alguns poucos programas de TV.Filho de operários do setor têxtil, Luciano Hang começou a carreira com uma loja de 45 metros quadrados especializada em tecidos importados em Brusque, a 100 quilômetros de Florianópolis. A abertura econômica no governo Collor impulsionou o negócio: em suas viagens ao exterior, além de tecido, Hang começou a comprar bugigangas para revender a lojas de 1,99 real na cidade. Tinha, na época, um sócio, Vanderlei de Limas (o nome Havan vem da junção das iniciais do sobrenome de um e do nome do outro).Em 1991, o sócio deixou a empresa. Mas ele mantém, até hoje, uma pequena loja de tecidos em Brusque. Livre do freio causado pelas desavenças, Hang decidiu abrir lojas fora de Santa Catarina. Foi quando começou a desenvolver o modelo de negócios um tanto esquisito que levou a empresa à frente.Poucos negócios são tão “anos 90” quanto as lojas de departamentos. Elas ficaram no passado, destruídas por erros de gestão e pela ascensão de outras opções de compra nas grandes cidades. A Havan tem tudo o que levou Mappin e Mesbla à lona.EXAME - NEGÓCIOS / VAREJO - São Paulo - SP - 01/02/2017- Nº:1130 - Pág. 34 a 36Fonte: Fenabrave

Serviço gratuito permite que trabalhadores avaliem seu nível de qualidade de vida no trabalho

A percepção corporativa de que produtividade e desempenho estão diretamente relacionados com a qualidade de vida dos colaboradores cresce constantemente

Ferramenta online está disponível pelo site www.indicedequalidadedevida.com.br. Por meio dele, trabalhadores e empresas poderão compreender melhor o tema da Qualidade de Vida no Trabalho e atuar para o seu aperfeiçoamento.
A percepção corporativa de que produtividade e desempenho estão diretamente relacionados com a qualidade de vida dos colaboradores cresce constantemente. A sétima edição da pesquisa global sobre o bem-estar dos trabalhadores realizada por uma grande multinacional de tecnologia apontou que 60% das empresas consideram o aumento de produtividade como um dos seus maiores objetivos e que 83% desejam construir uma cultura de bem-estar e qualidade de vida nos próximos anos. Fornecer segurança e conforto no ambiente profissional, reconhecer os talentos, promover um estilo de vida saudável e oportunidades de crescimento são alguns dos muitos fatores que influenciam no engajamento da equipe e na produtividade das organizações.Por acreditar nessa nova postura de gestão, a Sodexo Benefícios e Incentivos acaba de lançar o Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho (IQVT), uma ferramenta gratuita que mede a percepção dos brasileiros em relação à qualidade de vida no trabalho através de um teste online que avalia diversos aspectos do colaborador em seu ambiente profissional atual. O teste é individual e anônimo, dura cerca de 5 minutos e pode ser acessado por qualquer pessoa através do site: www.indicedequalidadedevida.com.brO primeiro resultado do Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho (IQVT) apurou que o resultado geral do brasileiro em relação à qualidade de vida no trabalho é de 6,50 pontos, em uma escala 0 a 10. O índice também constatou que a Qualidade de Vida no Trabalho é maior entre mulheres do que entre homens (6,52 pontos contra 6,49 pontos), destacando as interações sociais com colegas de trabalho e a eficiência tecnológica disponível na organização para desempenhar as atividades do dia a dia como os fatores que mais influenciam na percepção geral do público feminino.“Essa ferramenta permite que o trabalhador e as empresas entendam melhor as dimensões da qualidade de vida no trabalho, e a partir desse entendimento, possam agir para o seu aperfeiçoamento. Pretendemos que a divulgação trimestral do Indicador amplie o debate sobre o tema da Qualidade de Vida no Trabalho e contribua para a melhoria do ambiente e da produtividade nas organizações brasileiras”, comenta Fernando Cosenza, Diretor Executivo de Sustentabilidade da Sodexo Benefícios e Incentivos.O Índice Sodexo de Qualidade de Vida no trabalho (IQVT) é calculado a partir das respostas anônimas dos trabalhadores que acessam a pesquisa e será divulgado trimestralmente acompanhado de análises comparativas por sexo, faixa etária, região, grau de instrução do trabalhador, porte do empregador, ramo da economia, cargo e área de atuação do trabalhador.Metodologia O Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho (IQVT) é elaborado a partir dos resultados obtidos no teste online gratuito e possui o objetivo de compreender os fatores que interferem na qualidade de vida do trabalho, medir a percepção de qualidade de vida do brasileiro em relação ao trabalho e desenvolver uma ferramenta útil para o público em geral. O levantamento é baseado no conceito mundial da Sodexo das seis dimensões da qualidade de vida, que são: Facilidade e Eficiência, Reconhecimento, Interação Social, Crescimento Profissional, Ambiente Físico e Saúde e Bem-estar.O primeiro resultado foi obtido através da aplicação do questionário para uma amostra da PEA com 600 pessoas, 18 anos ou mais, com atividade remunerada fora de casa com ou sem carteira assinada. O nível de confiança das respostas é de 95% com uma margem de erro de 4 pontos percentuais para o total da amostra.Fonte: Empreendedor

Conheça 10 carreiras promissoras para 2017

Consultoria de recrutamento faz análise do mercado de trabalho e indica profissões mais demandadas para o momento

Por outro lado, na visão do CEO, o ano de 2017 prenuncia uma ligeira recuperação. “A retomada do mercado de trabalho estará mais concentrada em poucos setores, como o agropecuário e o farmacêutico”, ressalta Prata. Mesmo fora destes setores, algumas carreiras se mantêm promissoras – como as das áreas de marketing, tecnologia e automação -, mas passam a exigir competências novas, como a capacidade de análise e de transformar dados genéricos em informações práticas que permitam às empresas identificar e acessar com assertividade mercados e consumidores.Segundo Prata, haverá ainda oportunidades para executivos especialistas em fusões e aquisições, finanças e riscos. “Empresas deverão se unir para reduzir riscos e gerar mais competência e competividade”, diz.Confira as carreiras e profissões analisadas pela STATO e indicadas como destaque para o próximo ano:1 – Diretor de Novos Negócios:O que faz: Avalia o mercado e o setor para propor novos produtos e serviços, expansão para novos mercados e/ou aplicações diferentes. Trabalha focado em inovação e pensando de forma independente as funções do dia a dia. Visa a alta de faturamento e de resultados para o médio ou longo prazo, desenvolvendo estudos, pesquisas e mantendo o relacionamento com clientes e mercado.Faixa de remuneração: Salários fixos podem variar de R$ 25.000,00 a R$ 35.000,00 com bônus variável em função de metas e resultados, entre 6 e 10 salários/ano. Profissionais com esse perfil possuem remuneração que varia em função do segmento de atuação, sempre com boa parte da remuneração atrelada a resultado.Motivo da demanda: Ano de retomada da economia, as empresas necessitarão de executivos estratégicos na linha de frente, que desenvolvam negócios, captando novos contratos, mercados e parcerias e, consequentemente, contribuindo para o crescimento e aumento da receita no médio e longo prazo.2 – Gerente de Marketing / Produto:O que faz: Analisa e interpreta o que o mercado necessita e consequentemente apresenta para a companhia plano de desenvolvimento de produtos que atendam a esta demanda. A função Inclui o planejamento anual de marketing com análises financeiras de pesquisas, ações de comunicação e campanhas promocionais e/ou institucionais e expectativa de retorno) por produto ou categoria. Definição e implementação de estratégias, em conjunto com equipe de vendas, das formas para alavancar a marca no mercado e aumentar a captação de clientes.Faixa de remuneração: Pode variar entre R$ 15.000,00 e R$ 25.000,00 dependendo da senioridade do profissional e do porte da empresa. Bônus anual figura entre 4 e 6 salários.Motivo da demanda: Empresas de bens de consumo de massa têm repensado seu portfólio de produtos para atender clientes que na crise podem ter alterado hábitos e forma de consumo.3 – Gerente de Compliance e Risco:O que faz: Responsável pelas atividades de controles internos e mapeamento de processos, dando suporte ao planejamento dos projetos relacionados a compliance. Implanta normas e procedimentos que garantem o gerenciamento de riscos. Realiza a gestão de conformidade com regulamentações, monitoramento e reporte de desvios; e conduz auditorias periodicamente para assegurar conformidade dos processos internos e externos.Faixa de remuneração: de R$ 18.000,00 a R$ 25.000,00.Motivo da demanda: Diante de todo cenário político e econômico, as empresas devem demandar fortemente profissionais na gestão e controle de riscos em 2017, para manter-se em conformidade com regulamentação e assegurar maior credibilidade no mercado sob os aspectos financeiro, ambiental, societário e legal.4 – Gerente de Mídia Digital:O que faz: Gerencia atividades ligadas a comunicação e marketing em mídias de redes sociais e acompanha a performance de cada mídia e ação. Atuação direta com novas tecnologias digitais e ferramentas ligadas acomunicação, mas é imprescindível que o profissional de marketing digital, acima de tudo, pense na estratégia do negócio em que atua, na construção e no posicionamento da marca da empresa. Define e propõe soluções para ampliar as vendas nos canais digitais sem deixar de medir a rentabilidade destas ações. Nesse momento, a estrutura permanece na maior parte das organizações, dentro da área de Marketing, mas tende a crescer para uma estrutura independente ou ocupar um papel mais determinante permeando as diversas áreas de negócios.Faixa de remuneração: salários a partir de R$ 12.000,00 podendo chegar a R$ 17.000,00 com variável atrelado a resultados mensuráveis, em média de 2 a 4 salários por ano.Motivo da demanda: O canal digital para a divulgação e venda de produtos no mercado já é e continuará sendo ainda mais importante em 2017, uma das alternativas mais prósperas para alavancar resultados, a marca das empresas e as vendas propriamente ditas. Isso se dá por conta da significativa evolução dos hábitos de consumo com o avanço e ao fácil acesso da tecnologia, cada vez mais presente na vida das pessoas e nos negócios. O custo das ações de marketing digitais, que são mais focadas em nichos, é mais competitivo do que o de outras mídias tradicionais.5 – Diretor de CSC (Centro de Serviços Compartilhados):O que faz: Promove a entrega dos serviços incluídos no CSC aos clientes internos acompanhando o nível de satisfação via indicadores de controle e desempenho, pré-acordados com os demais gestores. Gerencia as prioridades e objetivos e dimensiona a operação do CSC. Identifica necessidades de melhorias nos processos e acompanha sua implementação. Busca e implementa melhores práticas, modelos de referência, além de pesquisas e acompanhamentos de tendências de mercado. Apoia a incorporação e integração de novos serviços no CSC.Faixa de remuneração: a partir de R$ 28.000,00 podendo chegar a R$ 40.000,00 em função do porte da empresa e da abrangência do CSC.Motivo da demanda: CSCs (Centros de Serviços Compartilhados) são estruturas de centralização processual que são implementados nas empresas visando obter economia em escala nas áreas Administrativas, de Contabilidade, Compras, Financeiras e TI. Ao centralizarem as atividades transacionais, as empresas desoneram unidades de negócio das responsabilidades de operações de suporte, permitindo o foco no core business. O ganho de sinergia aumenta a competitividade e traz maior flexibilidade para o crescimento organizacional.6 – Gerente da Qualidade e Excelência Operacional:O que faz: Desenvolve, implanta e controla programas e sistemas de gestão de qualidade, acompanhando sistemas, de forma a se obter aumento da confiabilidade, produtividade, otimização de processos e redução de erros e de custos operacionais. Mapeamento dos processos e procedimentos, elaboração de documentação das áreas, coordenação e execução de auditoria interna.Faixa de remuneração: entre R$ 14.000,00 e 20.000,00.Motivo da demanda: A indústria fechou inúmeras posições em 2016. Varias Diretorias foram consolidadas numa só, o que fez desaparecer em muitas delas as altas posições especialistas em Qualidade e Produtividade. Os problemas de qualidade em alguns setores tomaram uma dimensão extra, incluindo produtos, gestão de fornecedores e de eficiência. Este ponto tende a ser equacionado no próximo ano, quando o mercado tende a voltar a demandar profissionais com senioridade para resolver estas questões nos segmentos mais críticos.7 – Diretor de Supply Chain:O que faz: Responsável pela gestão da cadeia de suprimentos de uma empresa, isto é, por planejar e gerir todo o ciclo de movimentação de materiais na empresa, desde a compra de matérias primas e insumos até a entrega do produto acabado ao cliente. A contratação, definição e gestão dos transportes também é um item importante desta posição.Faixa de remuneração: salários entre R$ 25.000,00 e R$ 35.000,00 com parte variável atrelada a performance e geração de resultados, entre 3 e 4 salários por ano.Motivo da demanda: Trata-se de uma posição essencial para garantir a eficiência de todo o processo de distribuição e, consequentemente, gerar economia e otimização de recursos para a organização.8 – CFO (Chief Financial Officer):O que faz: O CFO é o gestor financeiro do negócio e atua diretamente no planejamento das finanças, faz análise do mercado e propõe alterações que influenciem no desempenho econômico da empresa, sendo responsável por organizar, captar e aplicar os recursos da companhia, com duas áreas importantes sob sua direção: Tesouraria (demonstrativos contábeis e créditos, fluxos de caixa e faturamento) e Controladoria.Faixa de remuneração: de R$ 35.000,00 a R$ 55.000,00, em função do tamanho da organização e faturamento.Motivo da demanda: Em 2017 existirá uma forte demanda por um CFO estratégico que seja parceiro do negócio, com um papel de direcionador seinvestimentos e atuante nos processos de análise e implementação de aquisições e fusões.9 – Gerente de Planejamento Tributário:O que faz: Realiza apuração tributária, classificação contábil, cálculo de impostos, conciliação de contas, elaboração de demonstrações contábeis, criação de calendário fiscal e planilhas de controle. Assegura adequada apuração dos tributos (federais, estaduais e municipais) e realiza o planejamento tributário em todas as esferas. Atualiza a empresa em relação à legislação fiscal aplicada; atende as fiscalizações e auditorias; participa nos processos decisórios da empresa relacionados a aquisições, fusões e cisões.Faixa de remuneração: de R$ 16.000 a 22.000,00.Motivo da demanda: O planejamento tributário se apresenta como uma forma de redução de gastos financeiros para a organização.Também atua na construção do plano tributário visando identificar ações futuras antecipadamente, prever riscos e corrigi-los a tempo.10 – Diretor de RH:O que faz: Responsável pela implementação das políticas da empresa no cumprimento de suas melhores práticas, garantindo a qualidade de seus colaboradores dentro da legislação em vigor, atuando com foco no planejamento, gestão de carreira, cargos e salários e benefícios, estruturação de programas de desenvolvimento e treinamento, planos de avaliação de desempenho e sucessões.Faixa de remuneração: de R$ 28.000,00 a R$ 35.000,00.Motivo da demanda: Com as reestruturações ocorridas nos últimos dois anos, a retenção dos talentos e os planos de sucessão tornaram-se críticos, bem como o redesenho de áreas e funções/cargos. Algumas empresas que reduziram seus quadros, inclusive na área de RH já mostram intenção de buscar executivos para a função no nível de diretoria, para tratar desta temática de forma mais estratégica.Fonte: Empreendedor

Erros, narcisismo e politicagem: ex-funcionários falam do Google

Frequentemente eleita uma das melhores empresas para trabalhar no mundo, a gigante de tecnologia também tem, sim, seus críticos; veja relatos

Presente em dez a cada dez pesquisas de melhores empresas para trabalhar, o Google construiu uma imagem do ‘paraíso na terra corporativa’ com seus escritórios coloridos e joviais, horários flexíveis e bons salários. Na pesquisa mais recente sobre o tema realizada nos Estados Unidos, a empresa figurou em quarto lugar. A crença, contudo, pode não ser tão realista assim, e mostra que toda utopia tem lá seus problemas.Funcionários e ex-funcionários da empresa nos EUA reuniram-se (virtualmente, é claro, e às vezes de forma anônima) para apontar os problemas da gigante de tecnologia, sonho de consumo de trabalhadores do mundo todo. A despeito dos prêmios recebidos como empregador, o Google não deixa de ser alvo também de ácidas críticas de alguns de seus ex-colaboradores, como relata o site Business Insider.Confira alguns depoimentos recolhidos do site Quora, que reúne os pensamentos:O Google é tão grande que pode te contratar graças a um erro – “Eu fui contactado pelo Google para um cargo de gerência. No mesmo momento em que fui contratado, outra pessoa, com o mesmo nome que o meu, também foi. Em algum ponto ao longo do processo, o RH errou feio, e quando eu comecei, eu estava em uma posição muito diferente da prometida, que teria sido oferecida para a outra pessoa.” (Anônimo)A gerência é perigosamente política – “A parte mais política da empresa é a gerência e recrutamento. Para conseguir um aumento, você precisa começar as relações com um ano de antecedência.” (Anônimo)Projetos podem ser interrompidos de maneira arbitrária o tempo todo – “A pior parte, para mim, é ver tantos projetos sendo cancelados arbitrariamente. Além disso, as pessoas que estavam envolvidas nesses projetos têm pedidos de promoção negados por terem falhado justamente nesses projetos.” (Anônimo)Tudo tem de ser grande – “A coisa mais frustrante é que tudo tem que ser dimensionado no lançamento. Você não tem a oportunidade de experimentar e, depois, crescer. O Facebook, por exemplo, começou em Harvard e lentamente cresceu para o público. Já o Orkut [surgido no Google] não teve a mesma oportunidade e sofreu com problemas de escala desde o primeiro dia.” (Piaw Na, empregado do Google)Legal para os amigos, difícil para o trabalhador – “Eu trabalhei no Google, e aquele era o lugar mais legal que eu poderia mostrar para meus amigos. O chefe parecia informal e relaxado, mas só parecia. Se você não prestasse a atenção necessária em suas dicas e suas ‘sugestões descoladas’, ia entrar em apuros.” (Anônimo)Narcisismo e autossuficiência – “É muito difícil discutir qualquer assunto com alguém a não ser que você esteja falando com um amigo (…) Discussões objetivas são raras, já que todo mundo quer defender seu território e não está interessado em opiniões de outras pessoas – a não ser que essas pessoas sejam ‘Deuses Importantes'” (Vlad Patryshev, ex-engenheiro de software)Ninguém acredita quando você diz que a empresa não é assim tão legal – “Quando as pessoas te perguntam se você ainda trabalha no Google, elas não querem ouvir nada que não seja total entusiasmo, relatos de quão sortudo você é por estar na empresa e do quanto você quer continuar nela. Se você decide sair ou não tiver outra coisa que não seja arco-íris e pôneis para falar sobre a companhia, praticamente todo mundo – da minha mãe ao motorista de táxi – exige uma explicação sobre isso.” (Katy Levison, ex-engenheira de software)Eles te dão tudo o que você quer, menos o que de fato importa – “Basicamente, você passa a maior parte do tempo comendo comida Google, com colegas Google, usando tecnologias Google, enviando e-mails Google a partir de telefones Google (…) Tudo reforça a ideia de que você seria maluco de querer estar em qualquer outro lugar (…), mas isso te custa as únicas coisas que, no fim das contas, de fato importam.” (Joe Canella, ex-funcionário)Fonte: Veja

Site ajuda quem quer fazer 'bico' no fim do ano

As festas de fim de ano e as férias trazem oportunidades para quem busca renda extra. Um site especializado em unir quem procura algum serviço listou quais são as atividades mais procuradas.https://youtu.be/M-vEhAm9IYoFonte: MSN

Plataforma identifica com velocidade os melhores profissionais de TI

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Fundada pelos gêmeos de 28 anos, Tomás Ferrari, Engenheiro de Materiais, e Celso Ferrari, Engenheiro Mecânico, ambos formados pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), a GeekHunter é uma startup com pouco menos de um ano de existência e já se destaca no mercado.
Com mais de 150 clientes, como Ambev, Netshoes, Dafiti, 99Taxis, NuBank, dentre outros, já atua em todo o Brasil com um grande foco nas principais regiões tecnológicas, como São Paulo, Belo Horizonte, Campinas, Rio de Janeiro e Florianópolis, além de já trabalharem também em contratações locais e remotas de brasileiros para empresas dos EUA e Europa.A história dos irmãos, na área de empreendedorismo, iniciou-se em 2013 quando ambos foram contemplados com uma bolsa de estudos pelo Ciências Sem Fronteiras para estudar na UCLA (University of California, Los Angeles). O que inicialmente parecia apenas mais um semestre de graduação acabou mudando o rumo de suas carreiras. Da engenharia passaram a focar em disciplinas de marketing e empreendedorismo e, não contentes com apenas a teoria, acabaram iniciando o primeiro empreendimento ainda nos EUA, fazendo parte do time fundador da truBrain. Após um ano e meio, voltaram ao Brasil e seguiram caminhos diferentes.Tomás tornou-se Global Head da área de afiliados e parcerias na Clickbus e lá foi responsável pelo sourcing, concepção e negociação de parcerias locais no Brasil e em outros países, como México, Colômbia, Paquistão, Turquia e Tailândia. Já Celso, fundou a empresa Lett Insights, que logo foi contemplada pelo programa Sinapse da Inovação (programa de subvenção do Estado de Santa Catarina), atualmente incubada no Parque Tecnológico Celta em Florianópolis, e que acaba de receber o seu primeiro Round de investimento.Apesar de trabalhando em empresas diferentes, ambos sentiram uma deficiência no mercado percebendo que “o tempo gasto para contratar era muito grande e ainda havia dificuldade de encontrar bons profissionais na área de TI”. E não contentes por estarem trabalhando separados, os gêmeos decidiram unir forças novamente e resolver o problema de contratação de desenvolvedores de software.Foi então que eles criaram a GeekHunter, que funciona com um modelo inovador no recrutamento de profissionais de TI, pois minimiza o tempo de contratação das empresas e garante a qualidade dos profissionais contratados. Com objetivo de trazer transparência ao processo e evitar entrevistas desnecessárias com profissionais que talvez declinem a proposta ao final de todo o processo pelo motivo de não condizer com as suas expectativas, o modelo de negócios da GeekHunter inverte o formato de contratações tradicional.Pela plataforma, as empresas oferecem convites de entrevistas já com a descrição da posição, salário, benefícios e detalhes da empresa, para que então venham a ter uma entrevista formal. Os convites para entrevista acontecem em uma “rodada de contratações”, onde, durante um período de 15 dias, todas as empresas parceiras da GeekHunter têm total acesso a todas as informações de um seleto grupo de candidatos já triados, podendo filtrar por tipos de linguagem de programação, pretensão salarial, além de visualizar os testes de lógica e programação com a nota obtida, qualidade do código e tempo dedicado em cada questão.A GeekHunter é 100% gratuita para os candidatos e não há obrigação de aceitar qualquer oferta ou de conversar com as empresas. O processo é totalmente on-line e o candidato fica invisível para todas as empresas onde tenha trabalhado anteriormente ou para a empresa onde estiver trabalhando atualmente. Ainda mais interessante é que, caso o candidato seja contratado, ele recebe R$ 2 mil da GeekHunter por ter participado da rodada de contratação.O processo de seleção de candidatos da GeekHunter é bastante criterioso: em média, apenas de 3 a 5% dos candidatos inscritos na plataforma são aprovados. Todos os candidatos passam por uma triagem via algoritmo, seguida de testes técnicos de lógica e programação e por fim um vídeo entrevista.A GeekHunter trabalha com um modelo de Taxa de Sucesso, ou seja, as empresas podem se cadastrar e ter acesso a todos os candidatos das rodadas de contratações, até mesmo interagir e realizar entrevistas com os profissionais de forma totalmente gratuita. É cobrada uma taxa de serviço à empresa contratante somente a partir do momento em que uma contratação for realizada.O valor a ser cobrado da empresa empregadora é equivalente ao valor do salário de um mês do empregado em perspectiva. Existe ainda a garantia de uma nova contratação, sem que seja realizada uma nova cobrança da taxa de sucesso caso o empregado não se adeque à empresa no período dos três meses iniciais, referentes ao período de experiência.Fonte: Empreendedor

Lançado primeiro aplicativo de recrutamento e seleção no Brasil

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Na era dos Smartphones, não tem como escapar dos aplicativos. Ainda bem! Eles ajudam no trânsito, na busca por hotéis, pedir comida, chamar táxi, ver horário de ônibus e até para agendar consultas médicas. Com esta nova realidade tão incorporada nos celulares, usar um aplicativo para buscar emprego também já é possível.
A Nossa Gestão de Pessoas e Serviço, empresa especializada em seleção e recrutamento de novos talentos, é a primeira empresa de recursos humanos do brasil a ter seu próprio aplicativo para quem está buscando emprego ou uma recolocação no mercado de trabalho. Totalmente gratuito, o aplicativo foi desenvolvido em parceria com a Selecty e foi pensado para facilitar o cadastro das pessoas que estão em busca de um novo trabalho.Alisson Souza, analista de TI da Nossa Gestão de Pessoas e Serviço, explica que o projeto do app partiu da ideia para ajudar um maior número de pessoas através de um dispositivo que pode ser acessado via computador, tablet ou Smartphone.”Tecnicamente, o app veio para agregar tanto no cadastro de novos currículos e até mesmo acesso nos currículos já existentes, quanto na candidatura nas vagas e no acompanhamento por parte do candidato nos processos seletivos em que ele está envolvido. Lembrando que esta é a versão 1.0. Nos próximos meses estaremos ouvindo feedback dos candidatos para agregar novas funcionalidades e fazer melhorias.” explica Alisson.Na versão 1.0 o app terá o painel de vagas e cadastro de currículos de forma prática e de fácil usabilidade e está disponível para iOs e Android. O sistema desenvolvido consegue relacionar currículos com vagas compatíveis com o perfil de quem está buscando oportunidades no mercado de trabalho.Thaisa Batista, Gerente de Qualidade da Nossa, explica que a criação foi pensada especialmente no candidato e acompanha as mudanças da Nossa nestes 23 anos de serviços prestados no Paraná. “Tivemos uma grande mudanças no site que agora é responsivo, ou seja, ele se adapta em qualquer plataforma eletrônica. Porém o sistema de seleção via aplicativo fica mais dinâmico. completa Thaisa.Fonte: Empreendedor

O Itaú está recrutando profissionais de tecnologia

Itaú Unibanco

Itaú: programa vai acelerar a carreira de profissionais de tecnologia

O esforço do Itaú Unibanco para se posicionar como um banco digital é uma ótima notícia para profissionais de tecnologia interessados em trabalhar lá.
Ações e iniciativas como a construção do Centro Tecnológico Mogi Mirim (CTMM), um dos maiores data centers do mundo, e a campanha Digitaú são alguns dos exemplos do empenho da empresa em promover o que chama de transformação digital.Voltada exclusivamente para suprir a demanda profissional diante desse cenário está a segunda edição do Programa Fellows, que acaba de abrir as inscrições. Se no ano passado o foco do programa foi operações e negócios, neste ano ele ganhou mais visibilidade e as atenções estão em tecnologia. As candidaturas podem ser enviadas até o dia 7 de outubro.Estão na mira da equipe de recrutamento experts em tecnologia, com experiência de dois a cinco anos nesse mercado. “É um programa para quem tem perfil inovador, empreendedor e é antenado na cultura de tecnologia”, diz a responsável pelo projeto Amandha Cortes, superintendente de atração, seleção e escola Itaú Unibanco de Negócios.A bagagem de carreira dos candidatos deve estar relacionada à participação em projetos relevantes na área de tecnologia ou em startups, mas não necessariamente em posição de liderança, de acordo com Amandha. O objetivo é recrutar especialistas e não gestores.Inglês avançado é um requisito para todos os interessados no Programa Fellows que terá dois anos de duração, começando em janeiro do ano que vem em São Paulo (SP). Nesse período, os aprovados vão passar por treinamentos específicos elaborados pelo banco em parceria com a McKinsey, além de serem acompanhados de perto pelo Itaú. O banco promete acelerar a carreira dos participantes. “O programa tem um investimento grande em treinamentos e os selecionados vão receber mentoria dos executivos do Itaú”, diz superintendente.Entre as competências técnicas procuradas estão conhecimento em desenvolvimento Agile e DevOps e/ou habilidades em sistemas móveis e/ou conhecimento em experiência do usuário e/ou habilidades em novas tecnologias e ferramentas aplicadas na TI e/ou capacidades analíticas complexas para criar valor a partir de big data. Espera-se que os interessados tenham ao menos duas das competências da lista.“A gente não exige formação acadêmica, queremos pessoas capazes de entender o mundo digital e que sejam visionárias, dispostas a trabalhar em equipe num ambiente diverso”, diz Amandha.

Como será o processo seletivo

A primeira parte da seleção será feita a distância, por meio de uma plataforma digital, a Pro Fellows. Além de testes, os candidatos também terão acesso a vídeos, palestras e poderão interagir com ex-participantes do Fellows.As provas online vão medir habilidades técnicas e funcionais. “Os candidatos poderão escolher dois tipos de testes no portfólio de provas disponíveis”, diz Amandha. Cada prova trata de uma das competências que exigidas pelo banco.Quem se destacar será chamado para fazer entrevistas por Skype e a última etapa será presencial com a participação de executivos de tecnologia do banco.Uma dica que ela dá para quem ficou interessado é pesquisar bastante sobre o banco e todas as suas iniciativas na área de tecnologia, além, é claro, de estudar os valores do Itaú. “Assim eles já chegarão já aquecidos ao processo seletivo”, diz.SERVIÇO Programa Fellows do Itaú Unibanco. Inscrições: até 7 de outubro pelo site Feito Para Você.Fonte: Exame

Saiba quais são os direitos e deveres de um estagiário

Estagiarios
Poucas pessoas sabem, mas um estagiário, assim como um profissional já formado, também tem seus direitos e deveres dentro de uma empresa. A lei 11.788/2008 regula o estágio no Brasil e visa proteger o estagiário e seu aprendizado, ressalta Roberta dos Santos Badaró Braga, advogada Associada da Guerreiro e Andrade Advogados. “O estágio tem, por finalidade, dar aos estudantes a formação profissional na área em que almeja se formar”.  A advogada lembra os principais pontos da lei, confira:
* Carga horária de 6 horas por dia. 30 horas semanais* A cada 12 meses trabalhado, tem direito a recesso remunerado. Terá direito a proporcionalidade se trabalhar menos de 1 ano na mesma empresa* Não tem direito ao pagamento de 1/3 constitucional sobre o recesso e nem ao 13º salário* Quando houver rescisão de contrato, independentemente das partes de que deram causa, o recesso deverá ser pago integral ou proporcional* Contrato de estágio terá duração máxima de 2 anos com a mesma empresa* O valor da bolsa auxílio é definida pelas partes, não havendo limitação de valor na lei* Auxílio transporte e seguro de vida são obrigatórios, e não há previsão de desconto* Faltas e ausências não justificadas poderão ser descontadas do valor da bolsa auxílio* A empresa contratante deverá ter um supervisor para o estágio. Este profissional deverá ser responsável por, no máximo, 10 estagiários* Termo de compromisso de estágio e seguro de acidente pessoais são obrigatórios. Sem esses requisitos, o estágio não terá validade* A bolsa auxílio não tem incidência de encargos, como INSS e FGTS Entretanto, se a bolsa auxílio atingir o teto para tributação de Imposto de Renda na fonte, o imposto será descontado do estagiário e repassado para Receita Federal do Brasil.Na questão de benefícios, a empresa não é obrigada a conceder os mesmos que concede aos funcionários. Mas, por deliberalidade, ela poderá oferecer, como assistência médica e refeição, por exemplo, e não há previsão legal de descontos nestes benefícios, explica Roberta.“Vale frisar que o estágio não tem vínculo empregatício, ou seja, o estagiário não é regido pela CLT. Entretanto, se o estágio não tiver termo de compromisso assinado pela instituição de ensino, pela empresa contratante e pelo próprio estudante, o estágio perde o efeito”, lembra. O contrato poderá ser reconhecido como contrato de trabalho regido pela CLT por prazo indeterminado.Fonte: Empreendedor

Bluestar Silicones vai inaugurar unidade em Joinville

Representantes da empresa Bluestar se reuniram com o governador

Fábrica de silicones vai inaugurar unidade em Joinville em setembro /
Representantes da empresa Bluestar se reuniram com o governador Raimundo Colombo.
Foto: Julio Cavalheiro - Secom
Será inaugurada no dia 15 de setembro, em Joinville, uma fábrica de silicones da empresa Bluestar. A unidade ficará no condomínio empresarial Perini Business Park. A cerimônia contará com a presença do governador Raimundo Colombo, que celebrou o investimento no Norte do Estado e relembrou a decisão de não aumentar impostos.—  Diante da queda generalizada da arrecadação em todo o país, poucos estados conseguiram não aumentar impostos. A maioria optou pelo caminho contrário e já fez reajustes. Mas não aumentar os impostos em Santa Catarina é uma decisão estratégica acertada, resultado de um esforço muito grande. E a vinda de novas empresas como a Bluestar comprova isso — afirmou, durante encontro com o presidente da empresa, Lucas Freire.A Bluestar manterá sua sede administrativa em São Paulo, mas fechou a unidade fabril na cidade de Santo André para transferir a produção para Joinville. O protocolo de intenções com o governo catarinense para o investimento foi assinado há dois anos. Como fatores que influenciaram a decisão,  Lucas Freire, elogiou a infraestrutura logística de Santa Catarina, especialmente a portuária, e a qualidade da mão de obra catarinense, ressaltando que o setor químico gera vagas que exigem maior qualificação e, para tanto, também remunera melhor.—Estamos extremamente contentes com a nossa escolha — afirmou.Fonte: A Notícia

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