5 lições de quem empreendeu tendo um emprego ao mesmo tempo

5 lições de quem empreendeu tendo um emprego ao mesmo tempo
Ter um negócio não é uma tarefa fácil. Porém, para alguns empreendedores, essa jornada exige ainda mais disposição – isso porque eles decidiram conciliar a empresa própria com um emprego em tempo integral, ao menos por um tempo.Foi o que aconteceu, por exemplo, com os quatro empreendedores da startup Stoodi, que prepara reforços escolares e materiais preparatórios para o Enem, de forma online. Daniel Liebert, Gustavo Uehara, Nilson Rejo Jr. e Vinicius Neves conciliaram o emprego fixo com o negócio durante sua criação.Uehara ficou um ano e meio nessa situação, por exemplo. “Eu começava a trabalhar no design e no desenvolvimento do negócio umas 20h e o horário em que eu acabava dependia do projeto. Às vezes eu acabava à meia-noite, às vezes umas três ou quatro da manhã”, conta.Liebert conta que o objetivo era testar a ideia antes de se dedicar em tempo integral. “A gente resolveu começar nesse esquema paralelo para reduzir o risco de carreira. Se desse errado, manteríamos os trabalhos. Se desse certo, a gente avaliaria se valeria permanecer no emprego ou não.”O empreendedor serial Alan Soares conta fundou um negócio próprio pela vontade de mudar o mundo. Ele e mais um sócio administram a Cinequanon Cultural, agência que trabalha com a criação de projetos para transformações sociais, culturais e econômicas. Quando a empresa foi registrada, em 2012, ele ainda era funcionário de uma empresa de educação para investidores. No fim, acabou virando sócio também do negócio no qual era funcionário.Já Carmen Lúcia conciliou emprego e negócio próprio para complementar a renda, usando suas habilidades na cozinha. Enquanto trabalhava em um supermercado, Carmen cuidava também da Salgados Carmen. “Eu entrava meio-dia no mercado, mas acordava cinco da manhã para fazer salgado. Sempre tive vontade de abrir um negócio, mas tinha receio. Registrada, você se acomoda”, conta. Após cinco anos de conciliação, Carmen perdeu seu emprego em março deste ano. Viu a oportunidade de tocar a Salgados Carmen de forma integral e, hoje, faz três mil salgados por semana.Veja, a seguir, as dicas desses empreendedores para quem está conciliando negócio próprio e emprego fixo (ou pretende estar):

1. Avalie se isso é para você

Quando o empreendedor concilia trabalho fixo e negócio próprio, é comum que trabalhe mais do que seus conhecidos e, no curto prazo, fique com menos dinheiro no bolso. Por isso, é preciso saber se você está disposto a optar por uma dupla jornada, segundo todos os empreendimentos entrevistados.Estresse: ter organização é fundamental na hora de assumir uma dupla jornada de trabalho© Thinkstock Estresse: ter organização é fundamental na hora de assumir uma dupla jornada de trabalho“Saiba que você estará deixando de ir à academia ou ao bar para continuar trabalhando, agora em um negócio que é seu. Seja honesto consigo mesmo na hora de decidir: saiba se você é forte para aguentar as pancadas, que serão várias”, recomenda Soares, da Cinequanon.“Esteja bem ciente de que trabalhar por conta própria não é tão fácil quanto pensam. Eu trabalho muito mais agora, por exemplo. Mas, mesmo a vida sendo mais corrida, estou mais feliz”, afirma Carmen.Já Liebert conta um caso da própria Stoodi. “Nesse tempo de jornada dupla, nós gravávamos as aulas em uma escola no final de semana, por exemplo. Estávamos dispostos a pagar o preço de trabalhar em feriados e de madrugada, para fazer isso virar. Aí vai muito de perfil.”

2. Conheça qual o tipo do seu negócio

É possível ser funcionário e dono de uma empresa ao mesmo tempo? Isso depende do objetivo do seu empreendimento, afirma Soares. “Tem negócios que são feitos para serem escalados, enquanto outros são apenas para obter uma renda extra. Se você pensa na segunda opção, você pode se organizar para ajustar os horários.” Porém, se seu objetivo com a empresa for expandir as operações, é quase certo que você deverá abandonar seu emprego no futuro.Liebert, da Stoodi, recomenda também olhar para o timing do mercado em que sua empresa irá atuar. Isso é fundamental para saber se você pode tocar o negócio com mais calma ou não. “Nós avaliamos que nosso negócio estava em um setor em que sair na frente não era tão importante assim. Conseguimos essa conciliação de empreendimento e emprego por meses, trazendo os sócios para trabalhar só com o Stoodi aos poucos. Porém, quando o empreendedor vai atuar em negócios com timing, é pouco possível fazer o que fizemos”.

3. Tenha organização

Organização é a palavra de ordem na hora de ter uma dupla jornada, decreta Uehara. “Eu tentava me organizar ao máximo. Quando eu trabalhava no Stoodi, esquecia o que fazia no trabalho, e vice-versa. Já era estressante e cansativo por si só, porque é um período longo trabalhando. Se eu pensasse no outro emprego, ainda, não daria certo.”No caso, a antiga profissão de Uehara o ajudou. Ele trabalhava como Scrum Master, um profissional que segue princípios de agilidade para planejar e gerir projetos. “Estudar bastante essa área é importante, com conceitos como Scrum e Lean Startup. Eu trouxe esses conselhos para organizar minha própria rotina”, conta.Deixar de ter essa organização pode até fazer com que você perca sua clientela. “Se o freguês pede algo e você diz que não tem como cumprir esse pedido, ou só pode fazer durante o final de semana e vai entregar daqui a muito tempo, ele deixar de procurar na sua empresa”, alerta Carmen. “Ficar conciliando emprego e negócio sem organização é não fazer nenhum direito.”

4. Não deixe de se dedicar ao emprego

A organização do tempo não é importante só para reduzir o estresse do empreendedor, mas também para manter a produtividade durante a dupla jornada. Fazer atividades da sua empresa durante as horas de trabalho como funcionário prejudica a produtividade e é uma desonestidade com seu empregador. “Ele vai acabar sabendo, uma hora ou outra, e uma das suas fontes de renda será comprometida”, ressalta Soares. “Isso é especialmente ruim nesse momento, quando o salário é destinado ao sustento do começo do negócio.”

5. Busque algo pelo qual você seja apaixonado

Manter emprego e empreendimento próprio já é difícil. Mas pior ainda é quando não há interesse real pelo negócio. “Não dá certo investir no negócio só porque você conhece alguém que se deu bem. Trabalhar por conta é bom só se você gosta do que faz, porque pede uma disponibilidade total”, alerta Carmen.Fonte: 5 lições de quem empreendeu tendo um emprego ao mesmo tempo - MSN

Está na hora de o Brasil dar atenção ao que realmente importa

Para o presidente da Acij, Joinville não suportaria continuar perdendo empregos como vem ocorrendo nos últimos meses
Está na hora de o Brasil dar atenção ao que realmente importa 1/Agencia RBS
Martinelli: agir com otimismo é precisoFoto: 1 / Agencia RBS
João Martinelli Presidente da Associação Empresarial de JoinvilleNão aguento mais ligar a televisão, o rádio, ler os jornais, acessar a internet e só ver os mesmos assuntos. Impeachment da presidente Dilma, contas do Eduardo Cunha no exterior, se o Baiano vai incriminar o Lula, se o Levy vai ficar ou sair do governo, as pedaladas fiscais, os acordos para tentar salvar a pele de todos os envolvidos, se o Lula está de volta ao comando etc. etc. etc. Já deu pra bola.É como se o País girasse em torno dessas figuras que nunca construíram nada, nunca produziram nada. O Brasil é muito mais importante do que tudo isso e penso que está na hora de darmos mais importância aos assuntos que realmente merecem toda a nossa atenção, como as nossas empresas, a nossa tecnologia, os nossos produtos, os nossos empregos, a nossa educação, a nossa infraestrutura e o nosso Brasil.Vamos deixar que o meritíssimo (Sérgio) Moro e a Polícia Federal cuidem para nós desses assuntos e vamos ao que interessa. Por outro lado, não vemos a oposição apresentar qualquer plano alternativo para o País, tampouco nenhuma agenda positiva do governo. Nada aparece.Já estamos no mês de outubro e alguns ainda estão na doce ilusão de que algo irá melhorar até o final do ano. Não irá. Definitivamente, não irá e quanto antes nos convencermos disso, melhor. Então, é hora de ensacar a viola para o ano de 2015, considerá-lo um ano perdido, em que a crise política foi maior do que a crise econômica.É chegada a hora de a classe empresarial pensar em 2016 e fazer os orçamentos com sobriedade, sem pessimismo, mas acreditando que será um ano igual ao de 2015, ou seja, mais um ano de contenção de custos para não sacrificar ainda mais os empregos, já que Joinville não suportaria continuar perdendo o volume de empregos que vem perdendo nos últimos meses.Agir com otimismo mesmo dentro dessa limitação é preciso, para ver se conseguimos neutralizar esse mau humor que a tudo envolve e a tudo contamina. Já nos convencemos de que estamos num novo patamar, bem inferior ao anterior, e que devemos refazer nossos planejamentos e nos prepararmos para a retomada.O País pode ter sido rebaixado pelas agências de riscos, mas nós não fomos rebaixados e nem nossas empresas, tampouco iremos permitir que façam isso. Então, não vamos nos comportar como se fôssemos pessoas e empresas rebaixadas.
Fonte: Está na hora de o Brasil dar atenção ao que realmente importa - A Notícia

Brasil formaliza mais de cinco milhões trabalhadores

Microempreendedores individuais emitem nota fiscal e têm direito a aposentadoria, auxílio-doença e licença-maternidade
Quem é MEI pode emitir nota fiscal e conseguir crédito como pessoa jurídica. Hoje, sete em cada dez pessoas que se formalizam conseguem aumentar as vendas. Em seis anos, mais de cinco milhões de brasileiros viraram microempreendedores individuais. Para ser MEI o faturamento deve ser de no máximo R$ 60 mil por ano, uma média de R$ 5 mil reais por mês. Além disso, o empreendedor não pode ter participação em outras empresas como sócio ou titular.Para se tornar um MEI, é só seguir as dicas do Sebrae: acessar o Portal do Empreendedor, preencher as informações cadastrais e imprimir os documentos necessários. Depois, pedir à Secretaria da Fazenda do estado ou do município autorização para emitir a nota fiscal, que pode ser em talão ou eletrônica. O empreendedor ganha um CNPJ e o número de inscrição na Junta Comercial.Quase 500 atividades podem virar MEI, como personal trainer, barbeiro ou encanador. Nabyrie Francelino, por exemplo, estava perdendo clientes porque vendia bolos e doces sem nota fiscal. Agora, com a formalização, ela pretende triplicar o faturamento, que hoje é de R$ 800. Já o tatuador Gustavo Teixeira virou MEI graças ao incentivo do chefe, que enxergou nele um futuro sócio.Além dos benefícios da previdência, no caso do Gustavo, outra grande vantagem foi poder adquirir a maquininha de cartão de crédito. A opção de pagamento parcelado fez com que ele aumentasse as vendas. Também é importante ressaltar que, para um negócio dar certo não basta se tornar empresário. O especialista do Sebrae Paulo Marcelo diz que é necessário ter iniciativa. No caso do MEI, ele destaca que a pessoa é a própria empresa, então tem que estar preparada pra controlar as contas e fazer a gestão do negócio.
Fonte: Brasil formaliza mais de cinco milhões trabalhadores - Empreendedor

Aplicativo do Sebrae ajuda a divulgar MEIs do Tocantins

Em menos de um mês, ferramenta já conta com a adesão de mais de 40 mil microempreendedores individuais do estado

O número de usuários de internet por meios móveis vem crescendo rapidamente no Brasil. Prova disso é que, apenas entre outubro do ano passado e março de 2015, a quantidade de pessoas que acessa a web via mobile cresceu7%, passando de 36,2 milhões para 38,8 milhões. Os dados são da pesquisa Brazil Digital Future in Focus  2015, promovida pela comScore, empresa especializada em análises do mundo digital . Visando aproveitar este potencial, o Sebrae-TO lançou, no início de setembro, o aplicativo EU SOMEI, que permite aos Microempreendedores Individuais (MEIs) do estado se cadastrar e divulgar seu trabalho.

“Mais de 60% das empresas do Tocantins são MEIs e sempre tivemos a preocupação de fortalecer este segmento. Notamos que uma das maiores dificuldades destes empresários é ser percebido pelos clientes, e resolvemos investir em uma ferramenta simples que pudesse solucionar tal problema”, revela Omar Antônio Hennemann, superintendente do Sebrae-TO.

Em menos de um mês, mais de 40 mil dos 42 mil MEIs do Tocantins se cadastraram na ferramenta
Em menos de um mês, mais de 40 mil dos 42 mil MEIs do Tocantins se cadastraram na ferramenta
Foto: ra2studio / Shutterstock

Graças às ações de divulgação promovidas pela entidade e ao boca a boca entre os empreendedores, cerca de 40 mil dos 42 mil MEIs do estado já se cadastraram no aplicativo. Com isso, o Sebrae Nacional já estuda levar a iniciativa para outras estados. “Foi quase um viral. A ideia está dando certo porque o procedimento é muito simples. Basta a pessoa acessar o site www.eusomei.com.br, colocar seus dados, as áreas em que atua e ela já passa a fazer parte do banco de dados da ferramenta”, revela.

Como o aplicativo conta com o recurso de geolocalização, o usuário que está buscando por costureiras, por exemplo, consegue visualizar em um mapa quais os microempreendedores que estão mais próximos do seu endereço e os respectivos contatos deles. Outra vantagem do EU SOMEI são as avaliações que o cidadão faz dos serviços.

“A ideia é que os bancos procurem os MEIs com melhor desempenho para oferecer linhas de crédito mais vantajosas. Já aqueles que forem mal avaliados, o Sebrae irá atrás para capacitar, buscando formas de melhorar o serviço.

Fonte: Aplicativo do Sebrae ajuda a divulgar MEIs do Tocantins - Terra

Embraco abre inscrição para programa de estágio em Joinville

Candidatos devem se cadastrar até o dia 21 de outubro no site da empresa
Embraco abre inscrição para programa de estágio em Joinville Rodrigo Philipps/Agencia RBS
São 35 vagas para estudantes do ensino técnico e curso superior Foto: Rodrigo Philipps / Agencia RBS
A Embraco recebe, até o dia 21 de outubro, as inscrições para o Programa Estágio 2016. Para se candidatar, é preciso ser estudante maior de 18 anos (ou com 18 anos completos até o momento da contratação) e ter concluído pelo menos metade do curso de graduação.O cadastro deve ser feito pelo site: https://www.ciadetalentos.com.br/estagioembraco/.São aproximadamente 35 vagas para estudantes de ensino superior, dos cursos de Engenharia, Administração, Publicidade e Propaganda, Marketing, Economia, Comércio Exterior, entre outros, e aproximadamente 15 vagas destinadas a estudantes de cursos técnicos de Mecânica, Química, Eletroeletrônica, Eletrotécnica e Mecatrônica.SeleçãoNa primeira etapa, o candidato preencherá o cadastro e realizará testes de raciocínio lógico e inglês na plataforma on-line. Os aprovados passam para fase de dinâmicas e entrevistas presenciais. O resultado será divulgado em novembro e os novos estagiários ingressam na companhia em janeiro de 2016.O programaO estágio terá a duração de, no mínimo, seis meses e, no máximo, dois anos, dependendo da área em que o estagiário estiver alocado.De acordo com a empresa, o estudante poderá aplicar na prática conceitos aprendidos na faculdade e curso técnico, além de trocar experiências com outros profissionais, desenvolvendo várias habilidades.No estágio, o estudante também terá capacitações e treinamentos para aprimorar competências e contará com benefícios como refeitório interno, vale-transporte ou transporte especial, auxílio-moradia (se for de outra cidade), associação desportiva, subsídio de 50% em medicamentos com receita, entre outros.Fabricante de compressores para refrigeração, com sede em Joinville, a Embraco foi eleita , em 2014, uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil e a melhor empresa em práticas de carreira, pelo Guia Você S/A.— O estágio é uma grande oportunidade para conhecer e se inserir no mercado de trabalho, participando da rotina ativa da empresa. O jovem será estimulado, poderá aprender com nossa equipe e contribuir com soluções para as situações enfrentadas no dia a dia — relata a gerente de Recursos Humanos, Adriana Horbatiuk.
Fonte: Embraco abre inscrição para programa de estágio em Joinville - A Notícia

Crise impulsiona mercado de coaching

Com cortes de investimentos nas empresas e demissões, quem procura por coaching quer se destacar no cargo ou iniciar nova carreira
A crise econômica brasileira está afetando todos os segmentos no mercado de trabalho. Quem está empregado, quer se destacar e manter o emprego. Quem está procurando por uma nova oportunidade, precisa reinventar a carreira e mostrar a experiência e capacidade de resolver problemas. O coaching pode ajudar todos esses profissionais por meio do autoconhecimento e auxílio para desenvolver potencialidades.
Segundo Ana Pliopas, do Hudson Institute of Coaching, no último ano a procura por coaching de pessoas físicas vem aumentando, ou seja, mais pessoas estão procurando por essa modalidade de desenvolvimento profissional, em detrimento de empresas que contratam coaches para aperfeiçoarem seus colaboradores.Para a coach, esse é um termômetro do momento atual vivido no país. “Essas pessoas que estão procurando o coaching sabem que o mercado vai sair diferente dessa crise, e já estão buscando uma nova forma de se reinventarem”, comenta Pliopas.Outro tipo de coaching que vem crescendo é dos profissionais experientes que querem dar um novo rumo para a carreira. Muitos profissionais sênior estão buscando alternativas para alcançarem a satisfação pessoal no trabalho. Mudar de mercado ou até mesmo empreender no negócio próprio são alternativas, e o coaching pode ajudar no planejamento dessa nova rota, estabelecendo metas concretas.Para Ana Pliopas, essa tendência também aumentou após os primeiros sinais da crise. “No cenário atual, nenhum cargo oferece estabilidade, por isso os profissionais estão buscando por um trabalho que dê sentido e satisfação. O coaching ajuda a avaliar se esse sonho pode ser concretizado e em quanto tempo o profissional estará pronto para assumir esses riscos”, explica.
Fonte: Crise impulsiona mercado de coaching - Empreendedor 

Supersimples e redução de gastos estimulam emprego em MPEs

Regime tributário e mudanças de hábito no consumo ajudam micro e pequenas empresas a apresentar saldo positivo em postos de trabalho

Como consequência da crise econômica, a taxa de desemprego fechou o segundo trimestre em 8,3% no Brasil, ante 6,8% registrados no mesmo período do ano anterior. Porém, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), as micro e pequenas empresas (MPEs) parecem não refletir esse panorama. Prova disso é que elas apresentaram saldo positivo de 116 mil postos de trabalho, considerando-se as admissões e desligamentos registrados no primeiro semestre de 2015.

Segundo Heloísa Menezes, diretora técnica do Sebrae Nacional, esse indicador mostra que o impacto da crise não tem sido tão prejudicial ao crescimento do empreendedorismo. “Boa parte dos fatores que contribuíram para a evolução positiva do empreendedorismo na última década continua presente, como a melhoria do ambiente legal. O Supersimples hoje é acessível também ao setor de serviços e, com a última ampliação (desse regime tributário), ingressaram categorias como advogados, contadores, dentistas e fisioterapeutas”, enumera.

Os dados do Caged mostram que as empresas que contam com até quatro trabalhadores tiveram um saldo positivo na geração de empregos no primeiro semestre
Os dados do Caged mostram que as empresas que contam com até quatro trabalhadores tiveram um saldo positivo na geração de empregos no primeiro semestre
Foto: Pressmaster / Shutterstock

Não por acaso, é o setor de serviços o que apresenta os melhores números na geração de empregos entre negócios com até quatro funcionários, tendo registrado um saldo positivo de 263 mil postos. “Para se ter uma ideia, do total de novas empresas que optaram pelo Supersimples em 2015, 245 mil são de serviços (57%). As atividades relacionadas a salão de beleza e cabeleireiros são as que mais se destacam”, revela.

Apesar da queda no ticket médio das compras no comércio por conta da situação econômica, Heloísa afirma que o bom momento vivido por alguns segmentos ajuda a impulsionar a geração de vagas de trabalho.

“As famílias estão se voltando para marcas e produtos de menor valor, favorecendo o pequeno comércio desses artigos. O comércio eletrônico e o desenvolvimento de aplicativos para celulares e tablets são segmentos que estão em plena ascensão, assim como os serviços de reparo”, diz.

No segmento da agropecuária, extrativismo vegetal, caça e pesca, por exemplo, houve saldo positivo na geração de empregos entre todos os portes de empresa. Mas, ainda assim, os melhores números mais uma vez ficaram com os negócios que empregam até quatro pessoas (59.132).

“O agronegócio é o setor com maior vantagem comparativa do país, graças a fatores como abundância de terras e recursos naturais, e a demanda por produtos do setor continua aquecida. Além disso, possivelmente o agronegócio se beneficiará da desvalorização atual da taxa de câmbio”, justifica.

Fonte: Supersimples e redução de gastos estimulam emprego em MPEs - Terra

10 dicas para começar no home office

Você quer entrar para o mundo do home office mas não sabe muito bem por onde começar? Preparamos 10 dicas que podem ajudar!
No último mês o pessoal do Follow The Colours convidou o Adoro Home Office para escrever algumas dicas para que está afim de trabalhar em casa mas não sabe muito bem por onde começar. Além de curtir muito o convite, a gente se empolgou um pouco e chegamos a 10 passos que podem ajudar na transição para o sweet home office. Se você perdeu a publicação lá no FTC, agora pode conferir as dicas por aqui também!1. O jeito mais prático de começar a fazer home office é falar com o chefe. Avalie se sua função é compatível com o formato e se existe a possibilidade de testar o trabalho remoto, nem que seja uma vez por semana.2. Se a sugestão anterior não deu certo, é triste, mas é hora de mudar de emprego. A boa notícia é que várias empresas adotam o home office. IBM, GolTOTVS e Resource IT Solutions são algumas delas. Até tribunais de justiça e bancos já estão testando a prática.3. Pode ser também que você queira simplesmente ser dono do próprio nariz e virarfreelancer. Ótimo, mas calma aí. Antes de dar “um chute no patrão” é preciso planejar.4. Decisão tomada: você quer ser freela! E os clientes, como faz? O primeiro passo é falar para as pessoas que você está disponível. A maior parte das oportunidades chegam através de indicações. Para agilizar o processo, uma opção é se cadastrar em sites que têm boas oportunidades.5. Agora que o negócio começou a engrenar, é preciso ter uma estrutura. Crie um espaço de trabalho legal, confortável e inspirador. Verifique se a internet é rápida o suficiente e se todos os equipamentos estão ok. Fique ligado na parte burocrática. Você vai precisar, por exemplo, de nota fiscal. Nesse sentido, o Sebrae pode dar várias orientações.6. Trabalhar de dia e fazer freelas de noite é cansativo. Uma hora, provavelmente, será preciso escolher entre um ou outro. Vamos ser práticos, quanto você está ganhando com os extras? Já dá para pagar todas as contas? Perfeito. Além do mais, depois vai sobrar tempo para captar novos clientes.7. Não tema o fantasma da instabilidade. Em um emprego tradicional a demissão pode acontecer do dia para a noite. Como freela você tem vários clientes e, a menos que faça algo muito tosco, é pouco provável que todos eles sumam no mesmo mês.8. Home office não é moleza. Você está em casa para trabalhar e não para assistir séries o tempo inteiro. Disciplina é fundamental. Encontre seu melhor horário para produzir e seja responsável com prazos.9. Não exagere. Cuidado para não trabalhar demais e deixar de lado os benefícios do home office. Reserve um horário para atividades físicas e de lazer. É legal participar de cursos e eventos para não se sentir desatualizado e também para trocar uma ideia com os profissionais da sua área.10. E se no fim de tudo, restar a sensação de que o home office não é a sua praia, tudo bem! Sempre será possível voltar para o mercado de trabalho. O importante é experimentar novas possibilidades e descobrir o que melhor funciona para você. Boa sorte!
Fonte: 10 dicas para começar no home office - Adoro Home Office

Movimento Compre do Pequeno Negócio chega a 58 mil empresas

Site disponibiliza informações sobre as empresas que aderiram à iniciativa e que podem ser localizadas pelos consumidores
As empresas e os consumidores estão se mobilizando pela internet para participar do Movimento Compre do Pequeno Negócio, que terá o seu ponto alto no dia 5 de outubro. O site desenvolvido especialmente para a iniciativa (www.compredopequeno.com.br) traz todas as informações necessárias para participar do Movimento liderado pelo Sebrae. Em pouco mais de um mês, mais de 58 mil empresas estão cadastradas na página da internet.
A ação é liderada pelo Sebrae e pretende usar a força dos pequenos negócios – mais de 10 milhões de empresas no Brasil, que faturam no máximo R$ 3,6 milhões por ano – para fortalecer a economia.Os micro e pequenos negócios são mais de 95% do total de empresas brasileiras e respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e 52% do total de empregos com carteira assinada (mais de 17 milhões de vagas).O Movimento Compre do Pequeno Negócio tem o 5 de outubro como data oficial por se tratar do dia em que foi instituído o Estatuto da Micro e Pequenas Empresas. Entre os dias 21 e 26 de setembro, o Sebrae realiza uma semana nacional de capacitação com palestras, workshops, seminários e cursos em todos os estados. Já são 895 parceiros (entidades, associações, empresas) que fazem parte do movimento.A ideia é que os empresários se cadastrem no Movimento e estampem na porta de seus estabelecimentos a mensagem de que o empreendimento é um pequeno negócio. Assim, os consumidores podem escolher o local para fazer as compras. No endereço on line, estão disponíveis para baixar o material para que o dono do pequeno negócio possa caracterizar sua empresa como participante do Movimento.Também está disponível um gerador de campanha digital em que é possível criar uma peça publicitária com uma imagem da empresa que pode ser produzida pelo próprio empresário para distribuição nas redes sociais. Depois de cadastrado, o empreendedor também terá acesso aos cursos online do Sebrae e à agenda de ações da instituição e parceiros nos próximos meses.O site também funciona como uma vitrine onde o consumidor encontrará a lista com os dados e a localização dos empreendimentos cadastrados. Por meio de geolocalizador, ele pode encontrar os pontos comerciais mais próximos que participam do Movimento para que possa dar preferência às micro e pequenas empresas na hora de fazer compras, especialmente no dia 5 de outubro, marco do Movimento Compre do Pequeno Negócio.Na página, o Sebrae também listou os cinco principais motivos para comprar do pequeno negócio: está perto da sua casa; é responsável por 52% dos empregos formais; o dinheiro fica no seu bairro; o pequeno negócio desenvolve a sua comunidade; e comprar do pequeno negócio é um ato transformador.No site, o internauta também pode acessar e ver a atualização das redes sociais do Movimento (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube).
Fonte: Movimento Compre do Pequeno Negócio chega a 58 mil empresas - Empreendedor

Funcionários da BMW paralisam atividades em Araquari, Norte de SC

Eles reivindicam série de regras do Plano de Participação nos Resultados (PPR)
Funcionários da BMW paralisam atividades em Araquari, Norte de SC Salmo Duarte/Agencia RBS
Representante do sindicato explica o processo de negociação do PPR - Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS
Cerca de 200 funcionários da montadora da BMW cruzaram os braços e fizeram uma assembleia em frente à unidade de Araquari, no Norte de Santa Catarina. A manifestação começou por volta das 6h30 e só foi encerrada às 10h30, quanto todos voltaram ao trabalho.Eles reivindicam uma série de regras do Plano de Participação nos Resultados (PPR) e outras questões que envolvem o banco de horas e denúncias pontuais de assédio moral dentro da empresa.Os setores de montagem, de logística e de carroceria e pintura foram os mais afetados pela paralisação.O Sindicato dos Metalúrgicos de Araquari e São Francisco do Sul, com a ajuda do sindicato da categoria em Joinville e de representantes da Confederação Nacional de Metalúrgicos, liderou o protesto.Desde agosto, uma comissão discute o plano de participação nos resultados com os funcionários. Entre as regras, há uma condicionante que envolve o banco de horas. Os trabalhadores não aceitam e querem desvincular as negociações do plano e do banco. A unidade da BMW em Araquari tem em torno de 640 funcionários.Na tarde desta terça-feira, os líderes da paralisação devem protocolar um documento junto ao departamento de Recursos Humanos da empresa e ao Ministério do Trabalho.Na proposta, o sindicato  irá solicitar que a participação nos lucros seja dividida em partes iguais para todos os trabalhadores e que a discussão do banco de horas seja separada.O documento também irá sugerir que a questão do banco de horas seja debatida só depois do dissídio coletivo, que vence em setembro, e que não haja retaliações aos trabalhadores que participaram da manifestação.ContrapontoA direção da empresa informou, por meio da assessoria de imprensa, que não vai se manifestar sobre as reivindicações porque os detalhes estão em negociação.Também não detalhou os prejuízos da manifestação para a linha de produção dos automóveis fabricados em Araquari.
Fonte: Funcionários da BMW paralisam atividades em Araquari, Norte de SC - A Notícia

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