Logistique 2018 - Tecnologia para logística e transportes

Em Santa Catarina, o setor de tecnologia já representa 5,6% do PIB do estado e coloca os municípios de Florianópolis (4º), Blumenau (5º) e Joinville (7º) entre os primeiros colocados no ranking de faturamento nacional.O setor de logística também não fica de fora deste cenário e cada vez mais, utiliza destes recursos para aumentar a eficiência e reduzir a complexidade dos processos.Estas soluções ganham um espaço especial na edição 2018 da Feira Logistique, a segunda maior do segmento no país.Ela ocorre entre os dias 23 e 25 de outubro, na Expoville, em Joinville.Leonardo Rinaldi, diretor da Logistique, destaca que abrirá espaço para o segmento que a cada momento desponta com atualizações:“Não existe mais sobrevivência sem o uso de tecnologias. O desafio é torná-las aplicáveis em sua totalidade, gerenciáveis e muitas vezes conseguir viabilizá-las. E foi pensando nisto que a Logistique abrirá espaço para o segmento que a cada momento desponta com atualizações, mais facilitadas, simplificadas e que podem beneficiar, e muito, o mercado da logística”.Marcas como M&O SistemasGKO InformáticaGestran Software de TransportesCapo Tecnologia e Serviços de EngenhariaOpentechDotse Desenvolvimento e Comércio de Software e Logcomex são alguns dos nomes que já confirmaram participação no evento.Elas irão apresentar soluções como serviços em nuvem que apoiem a relação embarcador-transportador-destinatário, gerenciamento de frotas, carga e descarga automatizada de caminhões, entre outras soluções.VITRINEEventos como a Logistique são uma vitrine e, usualmente, colocam frente a frente empresas e profissionais que ofertam e procuram por bens e serviços.Pensando na importância de estimular a promoção e difusão da tecnologia, o espaço TI Display será uma área para exposição com investimento reduzido e com estrutura completa para empresas e startups.Rinaldo destaca que para participar deste espaço as empresas/soluções devem atuar exclusivamente nas áreas de logística, intralogística, transporte multimodal de cargas e comércio exterior:“As startups têm apresentado cada vez mais soluções inovadoras para este segmento. Assim, conseguiremos reunir uma maior oferta de soluções aos visitantes, para as mais variadas necessidades tecnológicas em logística”, Confira como a tecnologia auxilia na logística:
  1. Eficiência e processos menos complexos
  2. Segurança e confiabilidade de informações
  3. Redução de custos
  4. Visão sistêmica e integrada dos processos
 Mais informações sobre a Logistique clicando aqui

MIAMI - PARA EMPREENDEDORES BRASILEIROS

AS OPORTUNIDADES DE MIAMI PARA OS EMPREENDEDORES BRASILEIROS

Xavier Gonzales, CEO do eMerge, conta por que os investidores da cidade norte-americana estão de olho nas startups do Brasil

 Xavier Gonzalez, CEO do eMerge Americas, evento de tecnologia criado para conectar os ecossistemas de empreendedorismo da América Latina (Foto: Divulgação)
A cidade de Miami (EUA) é conhecida por ter belas praias, uma animada vida noturna e por ser um bom lugar para se fazer compras. Mas esse destino pode oferecer ainda mais aos empreendedores. É o que garante Xavier Gonzalez, CEO do eMerge Americas, evento de tecnologia criado para conectar os ecossistemas de empreendedorismo da América Latina, América do Norte e Europa.“Atraímos centenas de investidores que vem ao evento para se conectar aos empreendedores em toda a região. É uma grande oportunidade para alavancar mercados emergentes. Não trata-se apenas de Miami, mas também de investidores que vem de Nova York, Vale do Silício, Europa e outras partes da América Latina”, diz o executivo.Para Gonzalez, os investidores estão especialmente interessados em startups do Brasil, pois os empreendedores do país são hoje vistos como “muito qualificados” e têm negócios com “soluções inovadoras”.
O que você pensa sobre as startups e empreendedores brasileiros. Por que vocês estão interessados nos negócios daqui?Temos contato com os empreendedores brasileiros desde que lançamos o eMerge em 2014. Eles são inovadores e têm negócios bem desenvolvidos. Alguns têm uma perspectiva global, outros estão focados no mercado nacional. Há uma grande vantagem se consideramos o tamanho e as oportunidades do mercado brasileiro, apesar de existirem desafios em níveis macroeconômicos que muitos brasileiros precisam enfrentar.A razão para estarmos tão interessados em negócios da América Latina e, particularmente, do Brasil, é porque há uma onda de empreendedores muito qualificados, com empresas inovadoras que estão desenvolvendo ótimas soluções e olhando cada vez mais além de seus países. Temos percebido um interesse muito grande nesses mercados, não apenas dos investidores, mas também das grandes empresas de tecnologia que buscam soluções inovadoras.E o que o eMerge Americas e Miami podem oferecer aos brasileiros?eMerge é uma conferência de tecnologia para conectar a América Latina a América do Norte e a Europa. Atraímos centenas de investidores que vem ao evento para se conectar aos empreendedores em toda a região. É uma grande oportunidade para alavancar mercados emergentes.Não trata-se apenas de Miami, mas também de investidores que vem de Nova York, Vale do Silício, Europa e outras partes da América Latina. Por exemplo, o 500 Startups um fundo de investimentos muito ativo na América Latina, que está abrindo um escritório em Miami.Além disso, há uma grande quantidade de empresas de tecnologia que tem escritórios para América Latina aqui em Miami. Empresas como a Cisco, IBM, Microsfot, Twitter, Google e Uber estão instaladas aqui e estão olhando para o mercado latino-americano, especialmente para o Brasil. Então, há muitas oportunidades quando você vem a Miami, onde o ecossistema é muito aberto para ajudar os empreendedores a terem sucesso.O que você considera essencial para uma startup brasileira ter sucesso em Miami?Acho que uma das coisas essenciais para se conectar aqui em Miami e em mercados emergentes é ter uma boa noção dos diferentes atores e organizações que estão ajudando os empreendedores. Há uma quantidade significativa de atividades e suporte que está sendo oferecido. A Knight Foundation, por exemplo, tem ajudado diferentes programas de empreendedorismo por meio do ecossistema de Miami. A cidade está muito diferente do que era há cinco anos.Os investidores estão aqui novamente, como a 500 Startups. Há alguns outros investidores que também estão vindo para esse mercado, especialmente quando falamos em investidores anjo, de Série A e Série B. Acho que é muito importante entender a diversidade que existe aqui, não apenas em relação a diferentes nacionalidades das pessoas que vivem e trabalham aqui, mas também nos conhecimentos técnicos que essas pessoas tem e suas especialidades.Os investidores estão procurando startups de algum setor especifico?Isso depende do investidor. E também do estágio da empresa. Mas eu diria que Miami é um hub para comércio, logística, serviços financeiros e de mídia. Essas são algumas das áreas chaves que vemos, ao menos para os empreendedores baseados em Miami.* O eMerge Americas será realizado nos dias 23 e 24 de abril no Miami Beach Convention Center. 

Serasa contabiliza 179,5 mil inadimplentes em Joinville

Dados do levantamento do Serasa Consumidor, que realiza nesta segunda e terça-feira, na Praça da Bandeira, ações de educação financeira e serviços gratuitos.

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No local, o cidadão poderá fazer consulta de CPF e conhecer sua pontuação de créditoFoto: Divulgação / Freepick
Em Joinville há 179.500 consumidores inadimplentes, de um total de 415 mil moradores com mais de 18 anos. Isso representa 43%. Ou para uma população estimada pelo IBGE de 577 mil habitantes, os negativados são praticamente um terço do total de moradores no município. A informação é do Serasa Consumidor, braço da Serasa Experian voltado ao cidadão, em parceria com a securitizadora Ativos S.A. Para atender a este público, a empresa adaptou um caminhão de 15 metros de comprimento por 2,60 de largura, para possibilitar o acesso a seus serviços gratuitos. Em Joinville, este serviço será feito nesta segunda e terça-feiras, dias 23 e 24, na Praça da Bandeira, no Centro da cidade.Serviços oferecidos No local, o cidadão poderá fazer consulta de CPF, conhecer sua pontuação de crédito, com o SerasaScore, abrir o cadastro positivo, fazer alerta de documentos extraviados e receber orientações para regularização de pendências financeiras e renegociação de dívidas atrasadas. Todos esses serviços também estão disponíveis gratuitamente no site www.serasaconsumidor.com.br. Há 60 milhões de pessoas inadimplentes no país. Para saber se a dívida poderá ser negociada, o consumidor pode  consultar no site do SerasaConsumidor e no site da Ativos, ou pelo telefone 0800-644-3030.Educação financeira Este trabalho da Serasa se espalha por 39 municípios brasileiros de todas as regiões ao longo de um ano. O objetivo é  possibilitar o acesso a seus serviços gratuitos, com foco em educação financeira. Mostrar como as pessoas podem fazer para terem vida pessoal e familiar financeira mais equilibrada e saudável, torna-se essencial, num momento em que a sociedade tem apelos múltiplos para realizar compras sem controle. A atuação da equipe da Serasa percorre mais de 18 mil quilômetros para levar informações que contribuam para o desempenho da vida econômica das pessoas.O joinvilense médio A Serasa revela que, em Joinville, o score médio da população é de 512 pontos.Isso significa que é médio o risco dos residentes em Joinville de não pagarem as contas. Então, o modelo estatístico adotado informa que para cada cem joinvilenses, 33 poderão não pagar suas dívidas no prazo de até 12 meses.Metodologia A segmentação de dados é baseada em técnicas analíticas e estatísticas. O Mosaic Brasil classifica a população brasileira em 11 grupos e 40 segmentos, considerando aspectos financeiros, geográficos, demográficos, de consumo, comportamento e estilo de vida. O estudo, feito em todo o País, abrange estes grupos de análise:  elites brasileiras; experientes urbanos de vida confortável; juventude trabalhadora urbana; jovens da periferia; adultos urbanos estabelecidos; os que estão envelhecendo no século 21; os donos de negócios; a massa trabalhadora urbana; os moradores de áreas empobrecidas no Sul e no Sudeste; os habitantes de áreas precárias, e os moradores de áreas rurais.Quem mais deve Os jovens da periferia predominam entre os inadimplentes de Joinville. A explicação conceitual se ampara no fato deles terem mais limitações no acesso à educação e à infraestrutura dos bairros onde moram, tornando mais difícil a rotina desses jovens. Porém, eles viram a vida melhorar, e acreditam em um futuro melhor. Querem comprar. Este público representa quase 40% dos que não honram seus compromissos.Outros grupos  Na análise da Serasa, outro grupo significativo de inadimplentes em Joinville é o dos adultos urbanos estabelecidos. Eles têm boa escolaridade e, com esforço, conquistaram uma vida profissional e financeira estável, ainda que sem luxos. São consumidores mais cautelosos. E, o terceiro grupo local expressivo – ainda mais cauteloso – é o formado  pelos donos de negócios. Para este pessoal, o sonho de ser o próprio patrão se tornou realidade. São pequenos e médios empreendedores que investiram suas economias e começaram a ver o resultado.Idade não pesa Outra análise se baseia na estratificação etária. Neste caso, por idade, há grande equilíbrio. Nenhuma faixa se destaca majoritariamente como inadimplente. Surpresa há, sim, só para o fato de só um de cada dez consumidores mais jovens – de 19 a 23 anos estar entre os que não pagam suas dívidas.  Uma explicação para isso é que este grupo está menos inserido no mercado de trabalho; portanto, tem menos renda para consumir e, por isso, participa menos do mercado.  Até recentemente, este grupo era o que mais preocupava os comerciantes na hora de conceder crédito. A onda de desemprego, nos últimos anos, mudou essa situação.Inadimplentes por idade de 19 e 23 anos 10% de 24 e 29 anos 17% de 30 a 35 anos 16% de 36 e 41 anos 14% de 42 e 47 anos 12% de 48 e 53 anos 10% outras idades somadas 21%Fonte: Serasa

Prêmio FedEx para Pequenas Empresas está com inscrições abertas até 27/4

A FedEx Express (FedEx), uma das principais empresas de transporte expresso do mundo, anuncia a segunda edição do Programa FedEx para Pequenas Empresas, que visa ajudar pequenas empresas a exportarem seus produtos.
Depois do sucesso da primeira edição, a ação volta ao Brasil com a oportunidade para as companhias brasileiras conquistarem prêmios de até R$20.000 e mentoria individual de negócios com mentores da rede Endeavor, organização global de fomento ao empreendedorismo.
Originalmente criado nos EUA há cinco anos, o Programa FedEx para Pequenas Empresas iniciou sua expansão para outros países em 2015/2016 com edições no Brasil, Hong Kong, Singapura, Alemanha, Reino Unido e França. Em 2017, ele faz sua estreia também na China, Índia e Itália.No Brasil, a vencedora da primeira edição foi a empresa Livre – Soluções em Mobilidade (http://www.kitlivre.com/), uma start–up que possibilita transformar qualquer modelo de cadeiras de rodas manual em um triciclo motorizado elétrico, dando maior liberdade, autonomia e, principalmente, novas possibilidades aos cadeirantes. Após vencer o Programa, a empresa passou a exportar seu produto.“Na FedEx, nós valorizamos o espírito empreendedor que leva as pequenas empresas a elevarem o nível de seus negócios,” diz Denise Thomazotti, gerente de Marketing da FedEx no Brasil. “Hoje nós vivemos e trabalhamos em uma economia digital, cujo grande número de ferramentas e canais online disponíveis facilita a internacionalização dos negócios em busca de novos clientes e do crescimento das empresas.”Como participarO Programa está aberto a todas as pequenas empresas brasileiras com fins lucrativos que operam há seis meses ou mais e tenham receita anual de até R$3,6 milhões. Os participantes podem fazer as inscrições e enviar suas histórias pelo endereço: fedex.com/programafedex/br, entre 20 março e 27 de abril.De 27 de março a 5 de maio, acontecerá a fase de voto popular, por meio da página do programa. Após a votação popular, que é um dos critérios que comporão a avaliação das candidatas, a Endeavor irá selecionar 15 finalistas, que serão anunciadas em 17 de maio e convidadas a enviar um vídeo, caso não o tenham feito durante a inscrição. As três vencedoras serão escolhidas por um time de executivos da FedEx e da Endeavor e reveladas no dia 30 de maio.A primeira colocada receberá R$20.000, o segundo lugar ganhará R$10.000 e a terceira classificada R$5.000. Além da quantia em dinheiro, todos os vencedores ganharão uma mentoria individual de negócios, realizada pela Endeavor.Mais detalhes sobre o processo de inscrição, critérios de julgamento para a competição brasileira e regulamento oficial em português estão disponíveis em fedex.com/programafedex/br.Fonte: Empreendedor

São Paulo Fashion Week abre as portas para os pequenos negócios

Empreendedores vão participar de desfiles, apresentar seus produtos e visitar os bastidores da maior semana da moda da América do Sul

Sebrae e o Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD) vão abrir as portas da 43ª edição do São Paulo Fashion Week aos donos de pequenos negócios da cadeia produtiva da moda. Durante os cinco dias do evento, que teve início nesta segunda-feira (13), donos de pequenas empresas terão a oportunidade de conhecer os bastidores da semana da moda, expor seus produtos e comercializá-los por meio de e-commerce, esclarecer dúvidas sobre como empreender no setor, além de participar de um desfile coletivo na principal passarela do evento.Chegando à sua terceira edição, o convênio Contextualizar na Moda, firmado entre Sebrae e o IN-MOD, oferecerá aos micro e pequenos empresários a oportunidade de realizar uma imersão nesse universo de alto valor agregado. As atividades realizadas pelo convênio visam fomentar a abertura de novos mercados, inserir os pequenos negócios no circuito de moda mais importante do país e fortalecer a rede de parceiros, quebrando o tabu de inacessibilidade desse segmento para os pequenos negócios.Entre os dias 14 e 17 de março, cerca de cem pequenos empresários previamente selecionados cumprirão uma agenda intensa pautada em visibilidade, conhecimento e networking. Essa missão técnica realizará a imersão desses empreendedores no SPFW, com visitas guiadas aos backstages, participação nos desfiles, desfiles comentados no Espaço Sebrae e palestras com especialistas em comportamento de consumo, tendências e gestão. Além de toda essa programação, a grande novidade para essa edição será a participação dos empreendedores no Projeto Estufa, uma iniciativa do SPFW que visa ampliar possibilidades, focando em inovação e economia criativa.Começando com a participação no SPFW, o Contextualizar na Moda III contará com uma agenda de ações que se estendem até fevereiro de 2019, potencializando o alcance do projeto na rede de pequenas empresas. O convênio levará a experiência do SPFW a diferentes estados através de exposição e palestras, que traduzam o que aconteceu de mais importante na temporada.“Desde que começamos o convênio, vimos um grande desenvolvimento das pequenas empresas envolvidas. Já foram mais de mil e duzentas horas de consultoria, mais de 400 empreendedores atendidos em nossas missões técnicas. Mais de 70% dos nossos empreendedores mudaram a visão sobre seus negócios após participar do Contextualizar na Moda. Decidimos investir nessa nova edição da parceria para continuarmos contribuindo com a sofisticação da gestão desses negócios da moda, ao lado do IN-MOD”, afirma o presidente do Sebrae Guilherme Afif Domingos.“Em 2012 criamos, em parceria com o Sebrae, o Contextualizar na Moda. Nossa intenção é ajudar as micro e pequenas empresas a descobrir como se tornarem mais competitivas e rentáveis, inspirando e fomentando a inovação e o design no Brasil e disseminando este conhecimento. Esperamos que os beneficiados com o projeto aproveitem a Missão Técnica e toda a programação que o convênio oferece para fazer contatos e expandir seus conhecimentos sobre o mercado”, afirma Paulo Borges, criador do São Paulo Fashion Week.Espaço SebraeO Sebrae marcará presença com um espaço projetado pelo Estúdio Árvore na área de maior circulação de convidados do evento. Uma instalação com livre acesso ao público apresentará criações de 15 pequenos negócios que estiveram integrados às primeiras edições do Contextualizar na Moda e já demostraram resultados concretos de desenvolvimento de marca e negócios. Além disso, haverá consultores para orientação aos empreendedores.As empresas integrantes da exposição têm em comum a participação no dinâmico mercado de e-commerce que vem impulsionando os resultados do varejo de moda no Brasil. São elas: Iuçana Mouco/AM, Nathalia Canamary/CE, Muv Shoes/DF, Ecow/MG, Nuu Shoes/MG, Tropicale/MG, Da Tribu/PA, Deura Melo/PI, Ame Bijoux/RJ, Ecojoias Carol Barreto/RJ, Palone Design/RN, Laura Pereira/SC, Liverpool/SC, Parco/SC, Rust Miner/SC.TOP FiveOutro projeto que beneficiará os empreendedores será a segunda edição do Top Five. Durante 12 meses, cinco pequenos negócios da indústria da moda brasileira selecionados entre as empresas atendidas pelo Sebrae em todo país serão orientados por um time multidisciplinar e especializado nas áreas de branding, comercialização e desenvolvimento de produto. A seleção dessas empresas é realizada em diferentes etapas e definida por meio de análises que julgam os quesitos marketing, branding e estratégia comercial das empresas inscritas.Fonte: Empreendedor

Incubadora lança curso de empreendedorismo

Curso presencial será realizado em Ribeirão Preto (SP) entre os dias 6 e 16 de março

A Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, de Ribeirão Preto, lançou um curso de empreendedorismo. O Empreende na Supera tem duração de duas semanas é voltado para quem quer iniciar uma carreira empreendedora seguindo as melhores práticas do mercado.A primeira turma acontece entre os dias 6 e 16 de março, no Supera Parque de Inovação e Tecnologia, e as inscrições custam R$ 180. “Podem participar empreendedores que já estão no mercado e que desejam atualizar conhecimentos e buscar novos conteúdos, pesquisadores, inovadores, além de pessoas que estão dando os primeiros passos nesse universo”, explica Saulo Rodrigues, gerente da Supera Incubadora.Os conteúdos serão ministrados por especialistas experientes que vivem no meio empreendedor. Participam: Flávia Prado (coordenadora da Agência USP de Inovação), Filipe Dal’Bó (sócio-fundador da Decoy Smart Control), Guilherme Approbato (Consultor do International Office do Supera Parque), Murilo Dotti (sócio-fundador da Zutti Cosméticos), Rodrigo Ramos (mentor e Administrador de Empresas ) e Saulo Rodrigues (gerente da Supera Incubadora).O curso é presencial e durante as duas semanas serão abordados temas como empreendedorismo, análise de mercado, proteção tecnológica, captação de recursos, modelos de negócio e apresentação de ideias. As inscrições encerram no dia 3 de março e devem ser feitas, exclusivamente, pelo site: http://www.superaparque.com.br/empreende. Processo seletivoA Incubadora lançou um edital para a seleção de novas startups que receberão apoio para o desenvolvimento de seu negócio. O primeiro para os interessados é a inscrição e participação no curso Empreende na Supera (até 3 de março).Depois de participarem do curso, os candidatos a uma vaga na Incubadora deverão reafirmar o interesse em continuar no processo seletivo, com a submissão de uma proposta preliminar. As inscrições das propostas custam R$ 240 e devem ser feitas no endereçowww.fundacity.com/superaincubadora até o dia 20 de março.As propostas serão avaliadas levando em consideração o alinhamento com os objetivos da incubadora, dedicação da equipe empreendedora e currículo dos proponentes e os  empreendedores selecionados participarão ainda de outras etapas do processo seletivo como o WorkshopLean Startup, acompanhamento semanal de evolução, entrevistas, mentoria e o Demoday (apresentação para banca avaliadora).Supera ParqueO Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto é resultado de uma parceria entre a Fipase, a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.Ao todo, são 59 empresas instaladas no Parque, sendo: 45 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 12 empreendimentos no Centro de Negócios e  2 na aceleradora SEVNA Seed.Fonte: Empreendedor

Udesc Joinville sediará maior evento de startups do mundo

O Startup Weekend começa na sexta-feira e segue pelo fim de semana

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Tudo começa na noite de sexta-feira, com o palco aberto para os participantes compartilharem suas ideias e inspirarem outros a se juntarem a seus times. As mais bem votadas são escolhidas. Durante o sábado e o domingo, os times se focam em encontrar um modelo de negócios e criar um produto viável mínimo, utilizando metodologias e ferramentas como Lean Startup, Business Model Generation e Desenvolvimento de Clientes.Durante a maior parte do tempo haverá mentores convidados à disposição dos participantes. No domingo, os times apresentam o que construíram e recebem feedbacks valiosos de jurados experts. Os melhores são premiados!Internet of Things (IoT)"Internet of Things" (ou "Internet das coisas", em português) é o termo utilizado para uma revolução tecnológica que tem como objetivo conectar itens que utilizamos em nosso dia a dia à internet. Já foram criados diversos eletrodomésticos, relógios, automóveis e roupas que são conectados à internet e a outros dispositivos como computadores e smartphones.A tendência é que o mundo físico e o digital se tornem um só, por meio de aparelhos que se comuniquem diretamente com data centers e suas nuvens. Especialistas acreditam que a partir de 2020, a IoT será o maior mercado de dispositivos do mundo com mais de 200 milhões de gadgets conectados.Para fazer a inscrição ou obter mais informações basta acessar o site do evento.Fonte: Noticias do Dia

20 eventos que acontecem em fevereiro para quem quer empreender

Confira cursos, eventos e palestras que ocorrem no próximo mês e são voltadas para quem quer abrir (ou já possui) seu próprio negócio.

Se você colocou como meta para este ano abrir seu próprio negócio, saiba que é preciso se capacitar antes de colocar o sonho em prática. E, se você já tem uma empresa, deve saber que mais conhecimento sempre é necessário para se diferenciar dos concorrentes.Por isso, EXAME.com selecionou algumas atividades voltadas para empreendedores que ou ocorrem ou encerram suas inscrições no mês de fevereiro. Há cursos, eventos, palestras e seleções para aceleração, por exemplo. Algumas das atividades são, inclusive, gratuitas.Confira 20 atividades de fevereiro para quem quer ser ou já é um empreendedor:1. Aprenda a negociar com tubarõesInscrições: pelo site Custo: R$ 691 Data da atividade: variável Onde: onlineO curso de 26 horas, organizado pelo CERS Corporativo, tem como objetivo colaborar para o aprimoramento das competências do negociador, apresentando técnicas, táticas e estratégias para elevar o nível de desempenho na mesa de negociação. Para isso, pretende ampliar a visão dos participantes sobre o processo da negociação e suas variáveis mais importantes, oferecendo uma percepção integrada de cada ferramenta apresentada durante o treinamento.2. BioStartup Lab (3ª edição)Inscrições: até 5 de fevereiro, pelo site Custo: gratuito Data da atividade: 9 e 16 de novembro Onde: online e presencial (Belo Horizonte)O BioStartup Lab é um programa de pré-aceleração de startups em ciências da vida, impulsionando projetos nas áreas de agronegócios, digital health, meio ambiente, saúde humana e saúde animal.A pré-aceleração dura 10 semanas com atividades presenciais e online. Durante este período, as equipes seguem a metodologia elaborada pela Biominas Brasil, que inclui mentorias, networking, sessões de validação (com a participação de grandes empresas), treinamentos e workshops.Ao longo do processo, as equipes participam de bancas de avaliação que geram pontuação e feedback. As mais bem pontuadas apresentam sua solução para potenciais parceiros e investidores no Demo Day, um evento que elegerá a equipe vencedora.3. Café com Empreendedoras de Recife (2ª edição)Inscrições: até a véspera, pelo site Custo: gratuito (doações opcionais) Data da atividade: 16 de fevereiro, das 9h às 12h Onde: PernambucoA Rede Mulher Empreendedora (RME) organiza mais um de seus cafés – desta vez, em Recife. Segundo a organização, os encontros são uma oportunidade de conhecer outras empreendedoras, divulgar sua empresa, fazer networking e ainda contar com conteúdo rico e histórias inspiradoras de mulheres que possuem o próprio negócio.4. Curso Online em Negócios de Impacto SocialInscrições: até 27 de fevereiro, pelo site Custo: R$ 350 Data da atividade: variável Onde: onlineA Artemisia, aceleradora de negócios de impacto social, está com inscrições abertas para sua primeira turma de 2017 no curso online sobre tais empreendimentos. As aulas têm por foco as áreas de Educação, Habitação, Saúde e Serviços Financeiros. São quatro horas de atividade, subdivididas nos módulos temáticos: “O que é pobreza?”; “Por que negócios?”; “Negócios de Impacto Social”; e “Como negócios geram impacto?”. As horas de curso podem ser completadas no horário desejado pelo participante.5. Desenvolvimento de liderançaInscrições: pelo site Custo: R$ 349 Data da atividade: variável Onde: onlineO curso, organizado pelo CERS Corporativo, ajuda a ampliar as habilidades e competências de gestores, com respaldo em novos paradigmas de liderança. As aulas apresentam dão ênfase aos efeitos práticos da aprendizagem coletiva. Ao todo, são 15h de conteúdo, com temas como “gestão e humanização do ambiente de trabalho”, “gestão participativa” e “lidando com os conflitos na equipe.”6. Empreendendo em TI – Programa de Canais TOTVS para Micro e Pequenos NegóciosInscrições: até a véspera de cada dia, pelo e-mail [email protected] Custo: gratuito Data da atividade: 7, 8, 9, 10, 11, 12, 15, 16, 17, 22, 23 e 24 de fevereiro, em diversos horários ao longo dos dias Onde: onlineA TOTVS realizará eventos online com o intuito de apresentar e levar conteúdo a quem quer empreender, ou já está atuando por conta própria, no mercado de tecnologia da informação (TI). Através do Programa de Canais voltado às empresas de micro e pequeno porte, o empreendedor terá treinamentos e capacitações contínuas para se manter sempre atualizado nas novas tecnologias do setor.7. Feira do Empreendedor (6ª edição)Inscrições: até a véspera, pelo site Custo: sob consulta no ato da inscrição Data da atividade: 18 a 21 de fevereiro Onde: São PauloOrganizada pelo Sebrae, a feira reúne expositores e consultores. Segundo a instituição, é uma oportunidade única de fazer novos negócios e se atualizar empresarialmente. Haverá 440 expositores, e a expectativa é que 150 mil pessoas visitem e 20 milhões de reais sejam movimentados em negócios.8. Fórum da Rede de Investidores Anjo (RIA)Inscrições: até 22 de fevereiro, pelo site Custo: gratuito Data da atividade: 13 de março Onde: Santa CatarinaO 1º Fórum de 2017 da Rede de Investidores Anjo de Santa Catarina é uma iniciativa da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), em parceria com a Anjos do Brasil. Empreendedores devem encaminhar seus projetos pelo site, e apenas participarão do encontro os que tiverem sua ideia de negócio ou produto/serviço selecionado. No fórum, haverá a oportunidade de apresentar-se a investidores da rede e convidados estratégicos, como fundos.9. Gestão de pessoas em tempo de criseInscrições: até a véspera, pelo site Custo: 1 kg de alimento não-perecível Data da atividade: 8 de fevereiro, 19h30 Onde: São PauloA palestra, organizada pela escola de negócios Trevisan, tem como objetivo nortear gestores de diversas áreas sobre os principais desafios do cenário atual: como enfrentar as dificuldades do presente e do futuro? Como preparar as empresas e as pessoas nas organizações? Como envolver a todos, mantendo-os motivados e comprometidos com os resultados das empresas?  Qual o papel do líder e quais competências ele precisa ter?10. Gestão do tempo e produtividadeInscrições: pelo site Custo: R$ 102 Data da atividade: variável Onde: onlineCom uma boa organização da agenda, é possível estabelecer prioridades, aumentar a produtividade e o rendimento no trabalho. O CERS Corporativo oferece o curso de Gestão do Tempo e Produtividade em que o profissional terá a oportunidade de evoluir suas habilidades na gestão de seu tempo, ajudando-o a conquistar suas metas pessoais e profissionais. São duas horas de aula.11. InnovatorsRace50Inscrições: até 28 de fevereiro, pelo site Custo: gratuito Data da atividade: de março a outubro Onde: qualquer lugar do paísA Capgemini, empresa glboal de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, lança a InnovatorsRace50, uma competição global para startups em estágio inicial mostrarem o potencial de seus produtos e serviços disruptivos para seus mercados.Cinquenta startups, distribuídas em cinco categorias (Consumidores & Bem-Estar; Dados & Segurança; Fintech & Mobilidade; Govtech & Empresas Sociais; Processos Digitais & Transformação), serão escolhidas para participar de reuniões presenciais com um painel de especialistas, que nomeará dois finalistas por categoria. É possível inscrever empresas de qualquer estado do paísEntre abril e maio, os dez finalistas terão a oportunidade de interagir pessoalmente com especialistas em tecnologia e de seu ramo em centros da Capgemini localizados em Londres, Mumbai, Munique, Paris e São Francisco.As cinco startups vencedoras a podem receber apoio empresarial, por meio de investimento equity-free (sem participação acionária devido ao aporte) de 50 mil dólares para cada uma.12. InovAtiva BrasilInscrições: até 20 de fevereiro, pelo site Custo: gratuito Data da atividade: de fevereiro a julho Onde: qualquer lugar do paísO InovAtiva Brasil vai selecionar 300 startups de todo o país para o primeiro ciclo de aceleração de 2017. O programa é elaborado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e pelo Sebrae e oferece mentorias e capacitação gratuita para negócios inovadores. O processo oferece cursos, mentorias individuais, webminars e experiências de campo (bootcamp), além de uma apresentação final a investidor (Demo Day).13. Meeting: Empreender é fazerInscrições: até a véspera de cada palestra, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 2246 2897 Custo: R$ 599 Data da atividade: 6, 9, 13 e 15 de fevereiro Onde: São PauloA Academia Brasileira de Vendas (ABV) oferece uma série de palestras voltadas a quem quer empreendedor ou já possui um negócio. Neste mês, serão quatro: “Prioridade número 1 de um negócio: ‘Lucro’” (dia 6); “O poder da decisão no mundo dos negócios” (dia 9); “O nome do jogo é resultado” (dia 13); e “Empreendedor é um vendedor de sonhos ‘Napoleão Bonaparte’” (dia 15). Os discursos sempre ocorrem das 19h às 23h.14. Mudanças do Simples Nacional em 2017Inscrições: até a véspera, pelo site Custo: gratuito Data da atividade: 1° de fevereiro, 16h Onde: onlineA Sage, multinacional de softwares de contabilidade e gestão, oferece uma palestra gratuita e online sobre as mudanças no regime de tributação Simples Nacional. Entre as alterações estão o estabelecimento de novos limites de faturamento para as empresas, redução no número de tabelas a serem preenchidas e mudanças nos prazos para negociação de dívidas.15. Open Innovation Week (9ª edição)Inscrições: até a véspera, pelo site Custo: a partir de R$ 600 Data da atividade: 21 e 22 de fevereiro Onde: São PauloO evento, realizado pelo movimento global 100 Open Statups, pretende mostrar ao ecossistema a importância da inserção de empresas de base científica e tecnológicas, em conjunto com as digitais, para a colaboração aberta com companhias de diferentes setores da indústria. A Open Innovation Week irá reunir mais de 180 startups, 20 investidores e mais de 80 médias e grandes empresas e instituições. Entre estas, 3M, Accenture, AES Brasil, BRF, Catho, FGV, Grupo Algar, HP, IBM, Johnson&Johnson, Microsoft, Natura, Roche, Senai, Votorantim, Whirpool.16. Prêmio Citi Jovens Microempreendedores 2016Inscrições: até 5 de fevereiro, pelo site Custo: gratuito Data da atividade: de fevereiro a abril Onde: qualquer lugar do paísA Aliança Empreendedora, com patrocínio da Citi Foundation e apoio do Citi, abre as inscrições do Prêmio Citi Jovens Microempreendedores 2016. Jovens de 18 a 35 anos que estejam empreendendo em negócios, formalizados ou não, ou que tenham uma ideia de negócio que gostariam de colocar em prática para impactarem suas comunidades podem se inscrever.Na primeira etapa, serão escolhidos 20 finalistas, que serão premiados com um vale-presente no valor de R$ 1 mil e capacitação presencial em São Paulo/SP (custos pagos de viagem). A segunda etapa acontece em São Paulo, onde os 20 microempreendedores finalistas irão apresentar seus negócios e ideias de negócio para uma banca de especialistas.A partir disso, os jurados selecionarão quatro vencedores finais: dois na categoria negócio e dois na categoria ideia de negócio. Os primeiros lugares de cada categoria levam um prêmio de R$ 6,5 mil e os segundos lugares uma premiação de R$ 4,5 mil.17. Prevenção e gestão de criseInscrições: pelo site Custo: R$ 450 Data da atividade: variável Onde: onlineUma crise coloca em risco a reputação, a credibilidade e a lucratividade de uma empresa, por isso, a prevenção e a gestão de crise deve fazer parte do planejamento de todas as empresas. O curso Prevenção e gestão de crise, do CERS Corporativo, mostra como é possível prever e estudar determinados fatos para evitar ou minimizar riscos. Ao final do curso, deseja-se que o aluno tenha ampliado suas habilidades comunicacionais, ajudando-o na obtenção de ferramentas para o gerenciamento de crise. São 30 horas de conteúdo.18. Seminário PÓS-NRF E PÓS-IFA – ABF 2017Inscrições: até a véspera apenas para associados, pelo site. Para não-associados, haverá transmissão online Custo: gratuito Data da atividade: 16 de fevereiro Onde: São Paulo (associados) e online (não-associados)O Pós NRF e Pós IFA apresenta aos associados da ABF e interessados no assunto os principais temas que foram abordados nos dois eventos internacionais.A NRF Retail’s Big Show 2017 ocorreu entre os dias 13 e 20 de janeiro, em Nova York. A delegação brasileira da ABF, que participou do evento, irá apresentar insights e destaques extraídos da missão do franchising brasileiro ao maior evento do varejo mundial.Já a Convenção Anual da IFA – International Franchising Association acontece de 24 de janeiro a 2 de fevereiro, em Miami e Las Vegas. O maior evento mundial do setor reúne grandes especialistas em redes de negócios, economia, varejo, shoppings e diversos outros segmentos, para falar sobre as principais tendências e oportunidade para o franchising através de cases e insights dos melhores nomes empresariais do mundo.19. Startup Weekend Joinville Internet of ThingsInscrições: até 16 de fevereiro, pelo site Custo: a partir de R$ 70 Data da atividade: 17 a 19 de fevereiro Onde: Santa CatarinaO Startup Weekend é um evento que dura 54 horas, ao longo de um fim de semana, no qual empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas se unem para compartilhar ideias, formar equipes e criar startups – desta vez, o foco está em negócios que usam o conceito de “Internet das Coisas”. Durante a maior parte do tempo haverá mentores convidados à disposição dos participantes. No domingo, os times apresentam o que construíram e recebem feedbacks valiosos de jurados experts. Os melhores são premiados.20. Workshop Criatividade e InovaçãoInscrições: pelo site Custo: R$ 199 Data da atividade: variável Onde: onlineOrganizado pela CERS Corporativo, o workshop de Criatividade e Inovação dá ao estudante o acesso ao 19º Congresso Brasileiro de Criatividade & Gestão Com Pessoas, realizado pela CriaRH. Além disso, ele irá conferir 19 especialistas compartilhando métodos, táticas e muito conteúdo sobre gestão criativa e inovativa. O curso pode ser feito de acordo com a agenda do aluno.19º Congresso Brasileiro de Criatividade & Gestão Com Pessoas, realizado pela CriaRH e irá conferir 19 especialistas compartilhando métodos, táticas e muito conteúdo sobre o universo de Gestão.Fonte: Exame

Empresas brasileiras participam da principal feira do segmento médico do Oriente Médio

A perspectiva de geração de negócios na feira é de US$ 13 milhões

Pela 14ª vez, empresas associadas à ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) e que fazem parte do Projeto Brazilian Health Devices, executado pela entidade em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), estarão presentes em Dubai entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro para participação na Arab Health, segunda maior feira na área da saúde do mundo e principal feira de dispositivos médicos do Oriente Médio.
Trata-se de uma mostra com mais de 4 mil expositores e 120 mil visitantes de 160 países. Embora seja realizada no Oriente Médio, a feira ganhou expressão mundial nos últimos anos, atraindo expositores e visitantes de todas as partes do mundo. A expectativa é que resulte em US$ 13 milhões em negócios no decorrer do evento e nos 12 meses subsequentes, provenientes de contatos feitos durante a feira.A importância do mercado árabe para exportações de produtos brasileiros já é realidade para diversos segmentos da economia brasileira. Dados do MDIC (Ministério da Indústria, Comércio e Serviços) relativos a novembro de 2016, compilados pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, mostram que as exportações do Brasil ao mundo árabe renderam US$ 935 milhões, um aumento de 10% sobre novembro do ano anterior. “Além disso, com a elevação do preço do petróleo, desde 30 de novembro, a tendência é que os países do bloco tenham mais divisas para gastar com importações, o que poderá beneficiar as vendas para o mundo árabe em 2017. Isso poderá ser uma excelente oportunidade para setores com grande potencial de crescimento naquele mercado, como é o caso da indústria de dispositivos médicos”, destaca Michel Alaby, secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, que ainda acrescenta: “Para se ter uma ideia, em 2015 os países árabes importaram US$ 800 milhões em dispositivos médicos de todo o mundo, sendo que apenas 2% desse total foi importado do Brasil”.Atualmente, as exportações ao Oriente Médio correspondem a cerca de 15% das exportações do Brazilian Health Devices. A região está em constante desenvolvimento. Os produtos mais exportados são incubadoras, produtos de fisioterapia e estética, além de artigos de UTI e cirurgia de maneira geral e implantáveis (cateter neurológico, implantes ortopédicos, implantes cardíacos).De modo geral, vários países da região têm investido fortemente em saúde, como Arábia Saudita, Jordânia e Emirados Árabes. “Já participamos há quase 15 anos, e a feira vem crescendo a cada ano, bem como o mercado consumidor da região do Oriente Médio, de modo que atualmente a Arab Health é a feira em que nossas empresas participantes fecham o maior número de negócios”, enfatiza Clara Porto, gerente de projetos e marketing internacional da ABIMO.Associados Atrasorb, Baumer, BCF, Biomecânica, BR GOODS, Carci, Casex, CBEMED, Corcam, Deltronix, DFV, Drillermed, Fanem, GMI, Hpbio, Hospitalar, Hospimetal, Indusbello, Inpromed, Instramed, Ibramed, Loktal, Magnamed, Medicone, Olidef, Óssea, Phoenix Luferco, Samtronic, Scitech, Sismatec, Timpel e Traumec são as empresas associadas que participarão da feira. A Phoenix Luferco obteve recentemente a certificação europeia para seu principal produto, focando especialmente no mercado do Oriente Médio e a metade do norte da África, onde a marcação CE é exigência. “Nossa expectativa é retomar contatos de anos anteriores e gerar novos contatos para melhorar nossa presença nesse mercado”, ressalta Keila Vitola, analista de exportação da companhia, que participará pela quinta vez do evento. “Com a participação na Arab Health, esperamos um grande número de visitantes em busca de novos distribuidores. Os produtos que mais exportamos são autoclaves para esterilização médica, hospitalar e clínica em geral”, conta.As expectativas da Baumer são a aquisição de novos contatos e parcerias para o ano de 2017, além de reunir-se com contatos já existentes para o fechamento de negócios. “Tivemos uma participação ativa no que diz respeito à linha de ortopedia na região. E voltamos a explorar intensamente essa parte do mundo, agora não só na linha de ortopedia, mas também com a linha de odontologia e soluções para esterilização e controle de infeção, lavanderia, tratamento de feridas e outros”, disse Bruno Alzuguir, gerente de exportação da empresa.Será a primeira participação da Timpel no evento, e as expectativas são bastante positivas. “Acreditamos que o mundo árabe receberá nossa tecnologia com entusiasmo e interesse, e que os médicos da região finalmente conhecerão mais nosso produto, visto que temos recebido centenas de mensagens nos perguntando sobre nossa participação e agendamentos de visitas ao nosso stand para demonstração das funções e ferramentas, além das aplicações do Tomógrafo por Impedância Elétrica na rotina de Unidades de Terapia Intensiva e Centros Cirúrgicos”, explica Josiane Salva, gerente de exportação da Timpel. “Estamos apenas começando a divulgação na região; a Timpel é a fabricante do único Tomógrafo de Impedância Elétrica e exatamente por isso é a grande especialista mundial no assunto e única e exclusiva fabricante mundial com as ferramentas completas e excelência no desempenho”, complementa.A CBEMED espera prospectar o mercado do Oriente Médio e, possivelmente, sair com alguns novos clientes da feira. “Temos duas linhas de produtos: aparelho de medir pressão (esfigmomanômetro) e estetoscópio. Para todos os mercados, sempre buscamos oferecer e fazer negócios com toda a nossa linha que tem a marca BIC”, frisa Eder Luiz Gatti, responsável pela área de comércio exterior da empresa. A partir da comercialização de colposcópios, a DFVasconcellos, que participará pela terceira vez da feira, pretende expandir negócios por meio do contato com distribuidores locais. “Tentaremos solidificar os trabalhos com os distribuidores atuais e buscar novos distribuidores na região do Oriente Médio e alguns países da Ásia”, diz Ezio Giuliani, diretor-geral da DFV.Fonte: Empreendedor

"Por ora, a Exposuper permanece em Joinville", diz presidente da Acats

Em entrevista, Paulo Cesar Lopes fala sobre o que preocupa os supermercados catarinenses

"Por ora, a Exposuper permanece em Joinville", diz presidente da Acats Patrick Rodrigues/Agencia RBS
Paulo Cesar Lopes, presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats)
Foto: Patrick Rodrigues / Agencia RBS
O setor supermercadista tem se sustentado ao longo dos anos como âncora do varejo, mesmo apresentando algum recuo por conta da crise econômica e da perda de poder aquisitivo da população.Como deverá ser 2017? Paulo Cesar Lopes – O ano de 2017 será um ano diferente do que foi 2016. As redes farão investimentos significativos – e não só os grandes grupos. A Associação Catarinense de Supermercados fará pesquisa com os seus associados em fevereiro. O levantamento vai captar os números dos investimentos projetados. Giassi, Imperatriz, Koch e outros grupos já confirmam novos empreendimentos para este ano. Há outros, com peso mais regional, na mesma linha.Por que 2017 será diferente? Lopes – Os juros estão baixando. O governo, via Comitê de Política Monetária (Copom), reduziu a taxa básica de juros (Selic) em 0,75 ponto, passando a 13% ao ano. É um dos sinais. E autoridades do Banco Central falam em diminuir a taxa para um dígito, progressivamente no curto/médio prazo. A inflação já está dentro da meta oficial, com tendência de baixa. Isso ajuda. Por isso, os empresários estão mais animados. Temos esperança de melhora gradativa.
Os fornecedores pressionam por aumento de preços? Lopes – Agora não. No geral, os fornecedores estão mantendo os preços estáveis. Há motivos para isso. O primeiro: o mercado já não aceita mais reajustes generalizados. Essa fase acabou. Há, claro, aumentos pontuais de preços, mas moderados. O outro elemento a ser considerado é que há mais concorrência entre os próprios fornecedores para atender aos supermercados, e isso tem a ver com o comportamento dos consumidores. Este é o terceiro aspecto: o comportamento defensivo dos consumidores. Eles estão mais sensíveis à variação de preços. E quando notam elevação exagerada nas gôndolas, mudam de marca.Como as indústrias reagem a isso? Lopes – Além de tentar segurar preços, as indústrias modificaram embalagens e quantidades dos produtos. O consumidor está atento. E se torna cada vez mais exigente. Compara mais.Um dos problemas dos consumidores é que nem sempre encontram as mercadorias nas prateleiras e gôndolas dos supermercados. Lopes – Ah, sim. Chamamos isso de ruptura de produtos. Isso é um grande problema para os supermercadistas. Acontece porque, às vezes, o supermercado compra menos do que a demanda; faz contas erradas. Às vezes, porque o fornecedor limita volume de entrega. Um exemplo: o consumidor precisa de um determinado tipo de fralda – em função da idade de cada criança. Se a loja não tem esse item naquele formato desejado, o cliente, obviamente, vai buscar no concorrente. Quero dizer que os produtos essenciais, de uso diário das pessoas, jamais podem faltar.O tamanho das lojas influi na decisão de compra? Lopes – Não é exatamente só o tamanho do estabelecimento que influi. Um supermercado médio oferece 20 mil itens. Mas 10%, ou 2 mil, concentram o maior volume de vendas. É necessário dar atenção a todos, mas cuidar mais desses.O que não pode faltar de jeito nenhum na loja? Lopes – Vou dar um exemplo simples que explica o que quero dizer. Na área de panificação, o pão francês tem de estar lá. Ele não dá um retorno enorme, mas é produto que a população sempre pede. Integra o cotidiano das pessoas e compõe a cesta básica de consumo. Depois, o cliente pode ser atraído para comprar um bolo ou outra coisa na mesma seção. Nas outras áreas dos supermercados, as marcas líderes, como Omo e Coca-Cola, também têm de estar disponíveis.A Acats realiza a Exposuper, em Joinville, há vários anos. O contrato com os concessionários da Expoville termina neste ano. O evento continuará em Joinville a partir de 2018? Lopes – Joinville nos atende bem. O que precisamos é de estrutura adequada. A Expoville está ok. Ocupamos 11 mil metros quadrados. Por enquanto, não precisamos de mais espaço. Claro que Blumenau reivindica para si o evento; e Balneário Camboriú está finalizando, neste ano, seu centro de eventos. Por ora, não pensamos em mudar.Fonte: A Notícia

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