Amazon: criando e inovando de trás para frente

Além de viciada em números, a empresa também se preocupa muito com seus clientes

Amazon (Foto: Reprodução/Endeavor)
Inovação com foco no cliente”, parece clichê, mas é esse o lema que move todos os colaboradores da loja virtual que tinha tudo para dar errado, mas se transformou em uma empresa de nível global. E como a Amazon conseguiu tudo isso? Bem, com base em uma palestra que vimos no Festival Path, aEndeavor tem algumas teorias:
Comece & crie pelo cliente
A Amazon atua em vários segmentos, com os mais diversos tipos  de clientes. A empresa se relaciona com  vendedores, desenvolvedores, consumidores, produtores de conteúdo e até mesmo com outros negócios.E o que isso tem a ver com o foco no cliente? Tudo! A Amazon trabalha o relacionamento com os seus públicos seguindo uma única filosofia: Comece pelo cliente e trabalhe a partir do que ele precisa.Em outras palavras, antes de criar um serviço ou produto, seja ele pra qual público for, a empresa coloca o chapéu de cliente e se pergunta: será que o meu cliente vai gostar desse novo produto? Na verdade, a Amazon não só escuta seus clientes, mas também cria no lugar deles. Sim, pode parecer contraditório no começo, mas faz todo o sentido.O que acontece é que em vez de esperar seus clientes peçam por um produto, a Amazon, por meio de pesquisas e outros métodos, descobre exatamente quais os desejos dos seus públicos, mesmo aqueles mais adormecidos, e cria esse produto.Sabe aquela sensação que você tem quando vai a alguma loja, olha um produto que você nunca viu na vida, fica curioso, descobre o que ele faz e se pergunta “como eu vivi minha vida toda sem saber que isso existia?”. É basicamente esse sentimento que a Amazon desperta ao criar no lugar dos sues clientes. Na verdade, foi com esse pensamento que nasceu o Kindle.A ideia surgiu de uma análise dos hábitos de leitura dos seus consumidores. Enquanto todas as empresas queriam ir para o lado de tablets e outras novas tecnologias, a Amazon aproximou-se o máximo dos livros tradicionais, pois percebeu que seus clientes estavam mais inclinados a um consumo de livros físicos do que online. E o resultado disso? Bem, o Kindle é  um produto utilizado por milhares de pessoas ao redor do mundo e que vem ganhando cada vez mais força.Crie experiênciasMas, como bem sabemos, nem tudo se resume aos produtos e serviços oferecidos por uma empresa. Grande parte da mágica acontece na execução. A Amazon tem princípios muito fortes, mas um dos mais importantes é a criação  de valor para o cliente.E quando falamos de valor não estamos nos referindo aos preços ou lucro da empresa, mas sim em vender o melhor produto para o cliente, com tudo que ele tem direito e mais. Em outras palavras, diferente de muitas empresas, a Amazon não quer apenas entregar o seu produto de forma eficiente.Ela quer fazer com que a compra dos seus consumidores seja uma verdadeira experiência, com direito a vantagens que os façam entender que ali é um lugar diferenciado dos outros. Um lugar onde ele recebe ótimos benefícios, desde frete grátis até a simples devolução de um pedido que chegou atrasado.E para que essa entrega realmente aconteça, toda a equipe está sempre em busca da melhor qualidade de produto, sem que o consumidor tenha que pagar a mais por isso. A empresa se une e trabalha muito para que seus clientes sintam que fazer compras na Amazon é um ótimo negócio.Mas não se engane, tudo isso não nasceu do dia pra noite. A ideia veio como se não quisesse nada, primeiro tomou umas cadeiras, depois algumas mesas e, quando foram perceber, a ideia de criar valor para os clientes já movia um departamento inteiro.Trabalhando de trás pra frenteE se você está se perguntando como a Amazon consegue manter um time engajado com resultados cada vez mais promissores, chegou a hora de conhecer o ingrediente x do negócio: a metodologia working backwards. O termo que, em inglês, significa trabalhar de trás pra frente move a Amazon há alguns anos.Nessa metodologia, você pensa primeiro no que o cliente quer e só depois começa a produzir o produto ou serviço. Lembra aquele papo de criar pelo cliente? É exatamente com essa metodologia que a empresa consegue tirar as suas ideias do papel.Por mais estranho que possa parecer, na Amazon, o time pensa primeiro em onde quer chegar e só depois no que a empresa consegue, de fato, fazer para tornar isso real. A empresa instiga seus funcionários a soltarem a imaginação, focar na entrega final e não nas possíveis barreiras que podem encontrar no caminho desse projeto.E por que eles fazem isso? Bem, se o jeito mais fácil de se matar uma ideia é ter um espaço em que a resposta mais repetida é o famoso “não”, em um ambiente de “sim” as ideias criam raízes mais rápido.E para ajudar nesse processo, a Amazon sempre utiliza o chamado “press release”. Sabe quando você vai apresentar um projeto em alguma reunião e passa o dia inteiro montando um power point com as informações? Na Amazon, em vez disso, eles tem esse press release que nada mais é do que um documento que irá colocar em ordem as ideias que vieram de diversos times sobre algum produto ou serviço. Mas chega de papo, vamos entender um pouco melhor o passo a passo dessa metodologia:1. Elaborando a notíciaNessa parte do processo, todos pensam em qual seria a notícia que a Amazon enviaria para as mídias. Vamos supor que a ideia seja divulgar a nova loja física da Amazon no Brasil. Todo o time se reúne, discute ideias, até que cheguem em um consenso, como: “Amazon lança loja física de livros no Brasil”. A partir do título, que resume o foco da notícia, começa uma análise do conteúdo para criar a melhor comunicação possível da notícia. Qual linguagem será utilizada? Para quais meios vamos divulgar? Será que não é melhor trocar a ordem dos parágrafos?2. Colocando o chapéu do clienteDepois de ter uma linguagem adequada, é hora de vestir o chapéu do cliente e começar a fazer perguntas outros tipos de pergunta: como meu público sabe que isso é verdade? Quais dados podemos usar para provar que as informações são verdadeiras? O intuito aqui é perceber quais gaps o seu produto ou serviço tem e fazer com que o cliente saia sem dúvidas.3. Validação da ideiaCom isso em mente, listam-se as perguntas de negócio, como: temos equipe para tocar esse projeto? Como sabemos se essa é a melhor ideia? E a logística? E por mais arriscado que possa parecer, a equipe, mesmo sem saber se conseguirá um resultado ótimo, inicia o projeto. A Amazon acredita que isso ajuda a manter o foco no cliente e não no lucro.4. Conferindo os resultadosDepois do projeto ser concluído, o time volta para o press release e compara o que estava prometido para o cliente lá trás e o que, de fato, foi cumprido. Essa ação ajuda a entender melhor em quais partes o processo precisa ser melhorado, além de também servir como fonte de consulta para as pessoas que desejam iniciar ou aperfeiçoar uma ideia parecida com essa. E se você acha que isso é um documento super elaborado, com gráficos e anotações, na verdade, nas palavras do diretor de produtos “o documento não passa de um word com mais ou menos umas 20 páginas, nada elaborado.”Nenhum esforço é perdidoMas não se iluda, essa metodologia não é a prova de erros. A Amazon já lançou muitos produtos que foram um fracasso, como o Amazon Oction, que nada mais era do que uma cópia do Ebay. E enquanto muitos empreendedores teriam se descabelado e jogado a toalha, a Amazon fez seu time pensar no que poderia fazer diferente e, para o choque de muitos, foi daí que saiu a ideia de fazer marketplace, em 2000, o que era muito inovador para época.Com altos e baixos, a Amazon cresceu - e muito – nos últimos anos. Os pontos levantados só deixam mais nítidos os pilares que a empresa manteve durante toda a sua trajetória, os quais serviram de mola propulsora para que o negócio ganhasse cada vez mais mercado e a admiração dos seus consumiodres. E aí, depois de ler tudo isso, sua empresa foca no cliente ou em resultados?Publicado em Endeavor Brasil.

Cerimônia do Top Of Mind Santa Catarina

Cerimônia do Top Of Mind premia as marcas mais lembradas pelos consumidores catarinenses Leo Munhoz / Agência RBS/Agência RBS

Foto: Leo Munhoz / Agência RBS / Agência RBS

Com uma bem-humorada apresentação que relembrou os slogans mais famosos da publicidade brasileira, os comunicadores da RBS TV Laine Valgas e Mario Motta deram as boas-vindas ao público em auditório lotado na noite de ontem na sede da Federação das Indústria de Santa Catarina (Fiesc) em Florianópolis. A performance da dupla lembrou a presença das marcas no imaginário de todos e abriu uma noite que destacou o sucesso das empresas mais lembradas pelos catarinenses.No início da cerimônia, o diretor-geral de Jornais e Mídia Digital, Gabriel Casara, saudou a todos e destacou a sinergia entre os veículos para realizar o evento:— Neste ano, o Top Of Mind, realizado pelo jornal A Notícia desde sua primeira edição, passa a contar ainda com o Diário Catarinense e o Jornal de Santa Catarina. Este movimento, como sempre lembra Mário Neves,  diretor-geral da RBS TV, demonstra a sinergia de nossos veículos, que contribuem para o desenvolvimento do Estado não só editorialmente, mas por meio de ações que movimentam e estimulam o mercado. Na 22a edição do Top Of Mind, foram entregues 75 troféus aos vencedores de 50 categorias. Realizada pelo Instituto Mapa, a pesquisa que definiu o Top Of Mind 2016 incluiu mais de mil entrevistas nas 25 cidades com maior índice de potencial de consumo.Os vencedores das 22 categorias do Top Executivos foram escolhidos com base nas respostas de 150 empresários. O voto popular definiu as 28 categorias do Top População.Os convidados ainda assistiram à palestra da consultora renomada no Brasil e no exterior Martha Gabriel, sobre marketing digital, inovação e educação. A especialista também falou sobre gestão em tempos de crise e os desafios das empresas no momento atual do Brasil. De acordo com ela, as companhias tendem a adotar uma estratégia errada nestes momentos, que é baixar o preço dos produtos e serviços.— Preço é o que você paga, valor é o que você recebe. Quando você compete por preço, você se desgasta. Quando compete por valor, você brilha — afirmou ao auditório lotado.Ela destacou também que vivemos um momento de mudança no mundo dos negócios estimulado pela aceleração das novas tecnologias.— Inovar é agregar valor perceptível para os clientes. Em momento de crise, é preciso comunicar e investir em gestão.Confira a lista dos vencedores do Top Of Mind 2016:TOP POPULAÇÃO ESTADUAL – Marcas mais lembradas no Estado    Banco: Banco do Brasil Carne: Friboi e Seara Companhia de telefonia celular: Tim Cooperativa de crédito: Sicredi Empresa de vigilância e segurança: Orsegups Ensino técnico e profissionalizante: Senai Farmácia: Drogaria Catarinense e Preço Popular Frango: Sadia Leite: Tirol Loja de departamentos: Havan Loja de materiais de construção: Cassol Loja de material elétrico: Milium Plano de saúde: Unimed Pisos e revestimentos cerâmicos: Portobello Supermercado: Angeloni e GiassiTOP POPULAÇÃO REGIONAL – Marcas mais lembradas por região    Colégio de ensino médio (Grande Florianópolis): Energia e Catarinense Colégio de ensino médio (Norte): Bom Jesus IELUSC Colégio de ensino médio (Oeste): Bom Pastor Colégio de ensino médio (Serra): Centro Educacional Vidal Ramos Junior Construtora de imóveis (Grande Florianópolis): AM Construções Construtora de imóveis (Oeste): Nostra Casa Construtora de imóveis (Sul): Fontana Loja de eletrodomésticos (Grande Florianópolis): Koerich Loja de eletrodomésticos (Norte): Salfer Loja de eletrodomésticos (Norte e Vale do Itajaí): Casas Bahia Loja de eletrodomésticos (Oeste): Schumann Loja de eletrodomésticos (Oeste, Serra e Sul): Magazine Luiza Shopping center (Grande Florianópolis): Beiramar e Itaguaçu Shopping center (Norte): Mueller Shopping center (Oeste): Pátio Chapecó Shopping center (Vale do Itajaí): Neumarkt Universidade/Faculdade (Grande Florianópolis): UFSC Universidade/Faculdade (Norte): Univille Universidade/Faculdade (Serra): Uniplac Unmiversidade/Faculdade (Vale do Itajaí): UnivaliTOP POPULAÇÃO – Categorias especiais  Cidade catarinense da indústria: Joinville Cidade catarinense da indústria cerâmica: Criciúma Cidade catarinense da indústria têxtil e vestuário: Brusque Cidade catarinense do agronegócio: Chapecó Cidade catarinense do turismo: Florianópolis Personalidade catarinense de destaque nacional: Guga Kuerten Político catarinense de destaque nacional: Raimundo Colombo Time de futebol catarinense: Chapecoense e JoinvilleTOP EXECUTIVO – Marcas mais lembradas no Estado   Cervejaria artesanal/especial: Eisenbahn e Saint Bier Construção pesada: Sulcatarinense Construtora de imóveis: FG Cooperativa de alimentos: Aurora Eletroeletrônicos: Intelbras Indústria náutica: Schaefer Yachts Máquinas e equipamentos: WEG Metalúrgica e autopeças: Tupy e WEG Móveis: Rudnick Pescados: Gomes da Costa Porto de referência: Porto de Itajaí Pós-graduação ou MBA: FGV/Sociesc Tecnologia da informação: Senior e Totvs Têxtil e vestuário: Hering Vinícola: Villa FrancioniTOP EXECUTIVO – Categorias gerais         Grande empresa catarinense do comércio: Havan Grande empresa catarinense da indústria: WEG Empresa catarinense destaque em inovação: WEG Empresa, instituição ou fundação catarinense destaque em sustentabilidade e responsabilidade ambiental: Malwee e Tractebel Empresa, instituição ou fundação catarinense destaque em sustentabilidade social e projetos sociais: Instituto Guga KuertenTOP EXECUTIVO – Personalidades             Empresário destaque do comércio: Luciano Hang (Havan) Empresário destaque da indústria: Harry Schmelzer Jr. (WEG)    Obs.: Algumas categorias apresentam mais de um vencedor em razão de empate técnico. Nas categorias regionais, algumas regiões não foram contempladas devido a empate entre duas ou mais marcas sem que uma delas tenha alcançado o número suficiente de citações para ser considerada vencedora.Fonte: A Notícia

7 Dicas para ter uma relação saudável com seu sócio

Fortalecer a confiança e respeitar as atribuições de cada sócio são comportamentos ideais

parceiros, sócios, sociedade, startup, amigos (Foto: Startup Stock Photos)
Há muitas vantagens em abrir uma empresa em sociedade. Cada empreendedor traz para o negócio suas experiências profissionais e seu conhecimento técnico. Mas existem algumas preocupações que os sócios de uma empresa devem ter para realizar uma boa liderança em conjunto.
Michael Episcope, sócio do fundo americano de investimento imobiliário Origin, publicou na revista Entrepeneur um artigo com sete tópicos que devem ser valorizados pelos empreendedores que lideram em equipe. A lista foi feita por Episcope em parceria com seu sócio David Scherer.
1. Façam contribuições financeiras iguaisUm dos principais pontos de divergência entre os sócios é a diferença do investimento que cada um fez no negócio. Se um dos empreendedores, por exemplo, realizar um aporte financeiro maior que o do outro, pode ser que ele se sinta no direito de fazer exigências sobre os rumos da empresa, ou até queira adiantar o retorno financeiro, o que atrapalha o planejamento do negócio. Por isso, “para os sócios manterem seus interesses comerciais alinhados, é preciso que eles assumam riscos financeiros iguais”, explica Episcope.2. Mantenham relações de confiança e transparênciaSócios precisam ser transparentes entre si. A confiança entre os líderes de uma empresa é fundamental para o sucesso do negócio e não há espaço para informações sigilosas. “Segredos, sejam profissionais ou pessoais, irão destruir a parceria”, diz Episcope.Essa atitude transparente também deve ser realizada nas questões corporativas. Pode acontecer de cada sócio ter uma opinião sobre o que devem pedir durante uma negociação com clientes ou fornecedores e é preciso que esses detalhes sejam acertados anteriormente, para que ninguém fique insatisfeito.3. Distribuam o volume de trabalho igualmenteO volume de trabalho que os empreendedores têm quando lideram uma empresa é enorme. Eles precisam se preocupar em falar com fornecedores, organizar o pagamento dos funcionários, realizar a manutenção da estrutura da empresa, entre outras atribuições.É importante que os sócios dividam essas tarefas entre si de maneira igual. “Se um dos sócios trabalhar apenas de forma parcial, enquanto o outro faz jornadas de 80 horas semanais, o resultado será apenas amargura e ressentimento”, diz Episcope.4. Respeitem as responsabilidades de cada umComo a gestão da empresa é dividida entre os sócios, é preciso que cada um entenda seus limites e suas responsabilidades. Se um dos empreendedores estiver encarregado de organizar o ambiente de trabalho, por exemplo, o outro não deve interferir nessa questão.Isso não significa que um sócio não pode cobrar o trabalho do outro. Mas esse tipo de interação apenas deve ser feita com tranquilidade, e sem a presença dos funcionários, para não diminuir a confiança nos líderes da equipe. “Cada parceiro deve respeitar o papel do outro”, diz.5. Trabalhem juntos ativamenteMesmo com a divisão das tarefas entre si, é recomendável que os sócios deixem algumas atividades para realizar em conjunto. Principalmente as decisões críticas, como a definição dos rumos da empresa e o planejamento dos investimentos. “Isso cria um modelo de gestão paralela que ajuda os sócios a se conhecerem mais e respeitarem o julgamento e as habilidades de cada um”, explica Episcope.6. Tenham uma visão compartilhadaOs valores da empresa devem ser compartilhados por todos os sócios. Apenas quando os empreendedores estão de acordo sobre os objetivos do negócio que as decisões são tomadas sem grandes divergências. Caso contrário, podem acontecer situações desgastantes, como um dos sócios querer investir em tecnologia, contratando programadores, enquanto outro prefere direcionar os recursos para as finanças da empresa. “Os sócios devem ter a mesma opinião sobre a visão da empresa em relação a investimentos, modelo de negócio e disciplina corporativa”, resume Episcope.7. Valorizem a comunicaçãoOs sócios de uma empresa devem reservar tempo em suas agendas para conversar entre si com constância e tranquilidade. Segundo Episcope, essas reuniões devem ser valorizadas da mesma maneira que os encontros com clientes. Senão, quanto mais tempo os empreendedores ficam sem conversar, maior será o ressentimento. “E o ressentimento não é como vinho, ele não fica melhor com a idade”, diz.Fonte: PEGN

10 dicas para melhorar o sistema de gestão da empresa

gestão empresarial
A seguir, Fábio Túlio Felippe, diretor presidente da Jiva Gestão Empresarial, dá dez dicas de como o empreendedor pode se apropriar e tirar melhor proveito dos sistemas de gestão:1-Para aproveitar da melhor maneira aquilo que o ERP tem a oferecer para o negócio, o primeiro passo é conhecer quais são as reais necessidades de gestão da empresa.2- É importante levantar os resultados gerais da empresa para conhecer quais são as maiores dificuldades e quais os pontos críticos para o negócio. Ao fazer isso, vai ficar mais fácil entender em que ponto os esforços devem estar mais concentrados e quais são os resultados esperados do ERP.3- Realizar um mapeamento de processos, buscando identificar os possíveis riscos e gargalos e a sugestão de melhorias, é fundamental para obter transparência nas informações e garantir a aderência em alto nível em relação aos seus processos.4- Com os processos bem definidos, o fornecedor do ERP obtém um melhor entendimento das atividades desempenhadas pelo cliente, o que resulta no melhor escopo de proposta e cenário para a implantação.5- Outro fator que não deve ser desconsiderado é o próprio uso do ERP. Isso significa que para tirar um bom proveito dos benefícios da solução, é preciso saber como utilizar a ferramenta corretamente. Quanto mais conhecimentos você tiver sobre as funcionalidades do ERP e sobre como utilizá-lo, mais assertivo será o seu uso e, portanto, melhores vão ser os resultados finais.6- O desenvolvimento desse conhecimento exige um treinamento completo sobre a ferramenta, especialmente entre todos os usuários do ERP. Ao fazer isso, dá para usufruir de todas as funcionalidades da melhor maneira possível, levando a resultados mais satisfatórios e que trarão consequências positivas para o negócio.7- É preciso ter em mente que, antes de tudo, é necessário fazer algumas mudanças na cultura da organização. Toda a equipe terá uma grande influência no funcionamento do novo investimento para que este traga os resultados esperados. Portanto, é preciso investir tanto em equipamento quanto na sintonia e formação da equipe.8- Habitue sua equipe a cumprir corretamente os processos da empresa. Se sua empresa não segue um roteiro de informações, então é melhor começar a criar regras. Todo departamento precisa ter suas rotinas bem definidas, caso contrário o colaborador acaba fazendo o que acha importante e nem sempre é a melhor solução.9 – O sistema de gestão empresarial é criado para facilitar o fluxo de informações para que o gestor possa tomar decisões com base em dados confiáveis. Para isso, esses requisitos precisam ser seguidos à risca.10- Tudo isso deve ser acompanhado por uma mudança cultural e pela adoção das melhores práticas do mercado, bem como da busca pelo conhecimento básico dos conceitos que são inerentes ao negócio de cada empresa.
Fonte: Empreendedor

Melhores empresas para se trabalhar em Santa Catarina

Três companhias ficarem em primeiro nas categorias do ranking Great Place To Work, que escolhe as com melhor ambiente de trabalho

Quem são e o que dizem as melhores empresas para se trabalhar em Santa Catarina Antônio Rossa/Divulgação
Way2 foi eleita a melhor na categoria pequena empresa e também foi destaque como a melhor no  setor de Serviços - Foto: Antônio Rossa / Divulgação
Três empresas se destacaram e conseguiram ficar nas primeiras posições do ranking dos melhores lugares para se trabalhar em Santa Catarina. A pesquisa é realizada pela Revista AMANHÃ e o Instituto Great Place To Work (GPTW) e lista os ambientes de trabalho mais atrativos do Estado com base no nível de confiança dos funcionários em cinco fatores:: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem.Veja o que tem a dizer e o que fazem as três companhias que venceram nas categorias pequena, média e grande empresa. Um dos pontos em comum entre as três é o espaço para escutar e construir de forma colaborativa soluções para os problemas internos.A Way2 - 1ª na categoria Pequena EmpresaAutonomia, colaboração, recursos para capacitação e uma infraestrutura dignas das inovadoras empresas do Vale do Silício (EUA) são alguns dos quesitos que levaram a Way2, empresa de software e serviços para o setor elétrico, com sede em Florianópolis, a conquistar o primeiro lugar em Santa Catarina na categoria pequena empresa.Mais do que as opções de lazer e descontração oferecidas para os colaboradores (como fliperama, mesas de pebolim e poker, café expresso gourmet e chopeira para os happy hours de sexta), o foco da empresa é prover uma gestão cooperativa e horizontalizada, com equipes autônomas, maduras e responsáveis.Antes de ser efetivado, qualquer candidato da empresa passa por um período de imersão e integração com a equipe, que define ou não a contratação do novo colega.— A característica que mais valorizamos é o equilíbrio entre os aspectos técnicos e comportamentais do profissional — explica André Carlucci, diretor de tecnologia da empresa.Hoje a empresa tem 54 funcionários, contra 36 em 2014. Em meados de 2015, a Way2 inaugurou nova sede em uma área do Centro de Inovação ACATE Primavera. Além de ter vencido na categoria pequena empresa, foi considerada no ranking a melhor do setor de Serviços.A Resultados Digitais - 1ª na categoria Média Empresa
Resultados Digitais também tem uma série de áreas de lazer para os funcionários dentro da empresa - Foto: Diorgenes Pandini / Agencia RBS
A Resultados Digitais,  criadora do RD Station, um software para gestão e automação de marketing online, é a melhor empresa de médio porte para se trabalhar em Santa Catarina. No ano passado, quando a equipe era formado por 88 colaboradores, a conquista foi na categoria pequena empresa. Em 2015, são mais de 200 pessoas na equipe, chamados internamento de RDoers.— A estratégia que tivemos foi reforçar as iniciativas que proporcionam aprendizagem, crescimento e clima descontraído, destaca o CEO Eric Santos.A empresa é  recente. Foi fundada em 2011 em Florianópolis. E um dos principais diferenciais da empresa na gestão de pessoas é o Culture Code, criado em 2014 de maneira coletiva para apresentar os comportamentos mais valorizados:— Destacamos a colaboração, o ensinar o que se sabe, proatividade, agilidade e foco no cliente externo e interno como o fundamental para construir um bom ambiente de trabalho — resume Ana Rezende, responsável pela área de talent management.As ações foram de ponta a ponta na hierarquia da empresa, passando desde treinamento para desenvolvimento de líderes (uma imersão de quatro dias, do CEO à coordenação, para alinhar papeis, conceitos e comportamentos de liderança) a reestruturação do programa interno de recrutamento (RD Rotation) até o lançamento de seleção de estágio, chamada Vale do Início, voltada a universitários.A Viacredi - 1ª na categoria Grande Empresa
Viacred é a veterana da lista, com 64 anos de atuação, na região do Vale do Itajaí como cooperativa de crédito - Foto: Divulgação / viacred.coop.br
A empresa é uma veterana na comparação com as outras duas ganhadoras. Foi criada há 64 anos em Blumenau. A Viacredi, Cooperativa de Crédito Vale do Itajaí, é uma instituição financeira, organizada sob forma do cooperativismo. Com isso, seus clientes acabam sendo, na verdade, 350 mil cooperados. O alto número acontece mesmo a empresa tendo sua área de atuação concentrada apenas no Vale do Itajaí.— Ano passado tínhamos ficado em terceiro lugar entre as grandes empresas, na primeira vez participamos. Então, a diretoria levou muito a sério o que foi apontado pelos colaboradores como necessidade de melhoria e fizemos um plano de ação contínuo — conta Sheila Teston, gerente de gestão de pessoas da Viacredi.Para a gerente, foi esse processo que fez com que a Viacredi melhorasse muito sua nota na pesquisa. Também foi a ação que acabou levando ao resultado desta terça-feira, comemorado pela empresa que, no dia 26 de novembro de 195, foi fundada por por 21 funcionários da Companhia Hering, liderados pelo então presidente da empresa, Ingo Hering.Ele queria incentivar os funcionários da empresa a pouparem dinheiro, como uma forma de conseguirem adquirir suas casas próprias. Ficou durante 16 anos à frente da cooperativa acumulando a função de presidente. Hoje, a Viacredi tem 1247 colaboradores.— O que a gente faz muito aqui é ouvir o colaborador: temos pesquisa de clima, avaliações do atendimento que funcionários recebem das áreas administrativas, sempre pontuando se estamos indo bem ou não. Essa é uma prática constante — diz Sheila.
Fonte: Quem são e o que dizem as melhores empresas para se trabalhar em Santa Catarina - A Notícia

Conheça todos os detalhes do iPad Pro, preço e especificações

Neste 9 de setembro de 2015 a Apple apresentou ao mundo o iPad Pro, um tablet de 12,9 polegadas que aponta a um público muito mais profissional do que doméstico, com capacidade de processamento compatível com a maioria dos computadores de mesa.Antes de começar a mostrar as funcionalidades do iPad Pro, a Apple ressaltou durante a apresentação como o tablet desde 2010 havia transformado a forma de criar,estudar e trabalhar, dando grande ênfase em parcerias realizadas com empresas como IBM no âmbito profissional.Logo após, Tim Cook mostrou rapidamente ao mundo o iPad Pro, segundo a empresa “The biggest news in iPad since iPad”, uma forma marketeira de dizer que esse é o melhor iPad de todos os tempos.Não poderia ser diferente, a tecnologia deve avançar, mas é muito certo pois neste modelo a maçã quebrou muitos paradigmas e mostrou que na era pós-Jobs a Apple é uma empresa muito mais aberta, que compreende seus erros e os corrige rapidamente.Com o iPad Pro a Apple mostra que acredita que o Microsoft Surface “tinha razão em tudo”, menos em utilizar um sistema operacional de computadores.

Vídeo oficial iPad Pro

iPad Pro, 12.9 polegadas e muito desempenho

O que mais chama a atenção já de início é sua enorme tela de 12.9 polegadas, ela soma mais de 5.6 milhões de pixels, que representam uma densidade maior que as telas do MacBook Pro Retina de 15 polegadas.Um tablet poderoso e com uma belíssima tela para trabalhar, jogar, ler livros, rodar os milhões de aplicativos da App Store, editar vídeos e com certeza, ser explorado de novas formas com a chegada de novos aplicativos focados nessa capacidade de processamento.Foi confirmado de forma não oficial que o iPad Pro possui 4GB de RAM, com um processador A9X, que oferece uma velocidade de processamento compatível com os computadores de mesa. Durante o evento a Apple indicou que o iPad Pro é mais rápido que 80% dos computadores PC vendidos em 2014, mostrando mais uma vez que a empresa está pensando neste modelo para o trabalho.ipad-pro
A tela do iPad Pro é a mais moderna do mercado, nem mesmo a empresa havia lançado um produto com melhor tela que esta, obviamente uma tela tão grande, com uma densidade de pixels tão alta há de consumir muita energia, e foi assim que surgiu um novo desafio para a Apple, que como sempre encontrou a solução e nos ofereceu um produto com as mesmas 10 horas de duração de bateria de sempre.
Maior contraste, luminosidade mais uniforme e excelente eficiência energética, essas são as chaves do LCD implementado no novo iPad Pro.Para imaginar o tamanho dele, se você tiver um MacBook Pro de 13 polegadas, segure com ambas mãos a tampa, será mais ou menos assim que você terá um iPad Pro em mãos. Não podemos esquecer que o iPad Pro mede 6.9 milímetros de espessura, um pouco a mais que o modelo antecessor (iPad Air 2), mas com muito mais prestações em hardware.

Dados técnicos

Além das 12.9 polegadas, o iPad Pro trouxe muita novidade na questão de hardware, vamos recapitular algumas das novidades para que você possa compreender o quão avançado é este dispositivo.
  • Processador: A9X (1.8 vezes mais rápido que o iPad Air 2, 360 vezes mais potente que o iPad 1);
  • Memória RAM: 4GB;
  • Armazenamento: 32GB / 128GB;
  • Cores: Prata / Dourado / Cinza Espacial;
  • Bateria: 10 horas (dependendo do uso);
  • Áudio: 4 alto-falantes (3 vezes melhor potência de som que o iPad Air 2);
  • Câmera: 8 megapixels;
  • Câmera frontal: HD;
Não podemos deixar de dar alguns detalhes interessantes fornecidos pela Apple na questão do hardware, em comparativa, o iPad Pro é quase duas vezes mais rápido que o iPad Air 2, se comprarmos com o iPad 1 lançado em 2010, em capacidade gráfica o iPad Pro o supera em 360 vezes.O iPad Pro é mais rápido que 80% dos computadores PC vendidos no ano passado, podemos compreender como ele é poderoso com a informação de que ele consegue editar até 3 vídeos em 4K ao mesmo tempo, quem trabalha com edição sabe que é necessário um baita computador para fazer isso.cores-ipad-proNa questão da bateria foram mantidas as 10 horas, claro que essas horas vão durar dependendo do uso de cada usuário, como já é de costume.O dispositivo virá com quatro alto-falantes de boa capacidade de áudio, que irão se adaptar de acordo com a posição do iPad Pro, oferecendo assim melhor qualidade de som.Em questão de câmeras, um dispositivo tão grande não será focado em tirar fotos, mas oferece mesmo assim 8 megapixels na traseira e uma câmera FaceTime HD. O que vai importar aqui é a qualidade, sei muito bem que a câmera do iPad Air 2 não chega nem aos pés da câmera do iPhone, portanto, não é o foco do dispositivo, é um “extra” para que os usuários não coloquem um porém na hora da compra.

Acessórios

Aqui vem a parte de que a Microsoft tinha acertado em tudo no Surface, veja bem, na era Steve Jobs isso jamais aconteceria, mas Tim Cook sabe muito bem que é momento de agradar seus usuários.Ao oferecer dois novos acessórios fabricados pela Apple, o iPad Pro estará à altura de qualquer outro dispositivo, possuindo as ferramentas necessárias para de uma vez por todas concretizar a chegada da era pós-PC.

Smart Keyboard:

Essa será uma capa como qualquer outra, porém, com teclado embutido. Já vimos isso em muitos acessórios de terceiros, como também no Surface da Microsoft.Não é uma novidade, a novidade é que agora a maçã desenvolveu o seu, com seu estilo, seu design maravilhoso e pode ser que se torne ultra-popular pois ajuda muito no trabalho.Um teclado completo, com teclas físicas facilitam a escrita, ele possui um tamanho padrão, sem bateria e alimentado graças à conexão com 3 pinos existentes no iPad Pro. Isso sim, aparentemente só funcionará com o iPad Pro deitado.Ele não exigirá conectividade Bluetooth para funcionar, suportando então uma tarefa de digitação sem lags, graças ao conector especial. Ainda, possui grande funcionalidade de atalhos, graças às inovações trazidas com iOS 9, que potencializarão muito a produtividade neste aparelho.Preço (EUA): U$169

Apple Pencil:

Embora Jobs sempre dissesse que não justificava utilizar uma Stylus, Tim Cook pensa diferente, usou e abusou de sua equipe para lançar uma caneta digital épica, que pelo que pude ver na apresentação se mostra como a melhor opção disponível no mercado.Uma caneta de alta tecnologia, que interage com a tela com máxima precisão, desenvolvida em conjunto com o novo iPad Pro para oferecer grande qualidade, com sensores de inclinação, força e posição, simulando um produto real de acordo com o pincel escolhido no aplicativo.Caso o ilustrador aperte mais forte, linhas mais grossas serão reproduzidas, mais suave, linhas mais finas de cor mais suave, enfim, ângulo, força e precisão são os pontos fortes desta caneta. Agora, some isso com a ponta do dedo para conseguir efeitos diversos nas ilustrações, uma verdadeira mesa digitalizadora profissional.A Apple Pencil possui bateria recarregável com cabo lightning, que permite ser utilizada enquanto carrega, sensacional não?!Preço (EUA): U$99

Produtividade épica

No palco subiram membros de empresas como Microsoft e Adobe para fazer pequenas demonstrações de seus aplicativos sendo rodados no iPad Pro.A Microsoft mostrou um Office totalmente pensado neste dispositivo, tirando o maior proveito de todas as novas ferramentas, incluindo o Apple Pencil para realizar anotações e rabiscos. Com a integração do software, por exemplo, ao desenhar uma flecha o sistema transforma automaticamente em uma forma, facilitando o trabalho do utilizador.A Adobe mostrou uma versão otimizada do Photoshop para o iPad Pro, perfeitamente compatível com o Apple Pencil, portanto, podemos imaginar que finalmente o tablet terá capacidade de edição fotográfica compatível com os computadores.apple-pencilO que me intriga mesmo é saber como esses arquivos serão salvos, sei por experiência própria que salvar um JPG no iPad é uma tarefa bastante difícil, impossibilitando-me de trabalhar no tablet, pois os arquivos PNG ficam muito pesados para serem publicados na web, algo que inclusive é prejudicial aos “olhos do Google” fazendo que meus conteúdos deixem de ser rankeados pois o Google considera um erro o site ser “lento”.

Preço e disponibilidade

Não existe uma informação oficial sobre o preço do iPad Pro no Brasil ou Portugal, a informação que temos no momento fala somente sobre o preço de venda nos Estados Unidos, mas podemos imaginar um panorama para lhe ajudar neste ponto.
  • Preço (EUA): U$799 para o modelo 32 GB / U$949 para o modelo 128GB / U$1079 para o modelo 128GB LTE (único com conectividade móvel)
  • Preço (UE – não confirmado): €799 / €949 / €1079 (é o costume, passar o valor em dólares a Euros, mas teríamos que ver como ficará devido à alta do dólar em comparação com o €)
  • Preço (BR – não confirmado): R$4.500 / R$5.300 / R$6.200 (esse valor não foi confirmado, valor estimado por mim)
Disponível nos Estados Unidos e alguns outros países em Novembro, estimativa de chegada no Brasil e Portugal no início de Dezembro.ipad-pro-aberto

Considerações Finais

Acredito que finalmente com a chegada do iPad Pro podemos levar a sério a famosa expressão “era Pós-PC”. Com todas as novidades em hardware que possibilitarão rodar vários aplicativos ao mesmo tempo, lado a lado, com processador capaz de realizar tarefas mais pesadas e rodar gráficos 3D de alto nível, o iPad Pro pode chegar para revolucionar o mercado dos tablets.As novas funções de multitarefas do iOS 9, com um suporte melhorado do teclado virtual, com atalhos e um suporte melhorado também para teclados externos, faz com que a produtividade aumente exponencialmente no iPad Pro, dando uma impressão de que agora as coisas vão funcionar.Acredito que para o trabalho até o dia de hoje um iPad não conseguiu suprir todas as necessidades, imaginem a situação do blogueiro que vos escreve, que não consegue salvar um JPG otimizado para a WEB. Esse é um recurso super simples, mas que a Apple ainda não decidiu consertar.
Vamos imaginando uma nova era, uma nova realidade, mas para isso a empresa precisará abrir a mente e melhorar muito seu sistema de arquivos. Temos por um lado um OS X perfeito, mas um iOS débil na questão do armazenamento e formatação de arquivos.
Acredito que estamos quase lá, potência não falta, agora será preciso esperar um iOS 10 com a grande novidade: pastas e explorador de arquivos, leia-se iOS Finder.
Fonte: Conheça todos os detalhes do iPad Pro, preço e especificações - IpadDicas

Se a Apple não consegue inovar, como você fica? 

Se-a-apple-nao-consegue-mais-inovar-como-voce-vai-conseguir-televendas-cobrancaPor: Bruno MelloQuando uma das empresas mais inovadoras do mundo deixa de apresentar grandes novidades, devemos analisar sobre como é árdua a ambição de reinventar mercados a cada ano e compreender que esta é uma missão inglória, mas há alternativas. Fato é que o mercado e as pessoas se acostumaram com a expectativa de serem surpreendidas e comprar algo que nem em seus sonhos elas poderiam imaginar. Nos anos de glória da Apple, o Macintosh transformou a indústria de computadores, o iPod, da música, o iPhone, de telecomunicação, e o iTunes e o iPad mudaram o mercado de entretenimento.Na última apresentação, no entanto, não tivemos nenhuma inovação disruptiva. Smartphones com telas maiores, mais finos, com melhor resolução de câmera e mais baratos já existem. Relógios inteligentes também e a carteira mobile do Google, o Wallet, foi lançado há três anos. O que a Apple apresentou foram pequenas inovações incrementais em seus produtos e entrou em dois mercados que pela sua natureza era impossível ficar de fora, mas com chegada atrasada. E é neste ponto que devemos nos segurar. Se até a Apple é incapaz de transformar mercados a cada ano, como você dará conta desta missão?Isso não quer dizer que não devemos buscar a inovação. Desenvolver melhorias contínuas e relevantes também é fundamental. E este pode ser o seu caminho. Perceba a reação das pessoas diante dos lançamentos. Além dos Applemaníacos que já faziam fila nas lojas para comprar os novos gadgets, muitos, se não uma boa maioria de clientes da empresa fundada por Steve Jobs se mostraram receptivos às novidades e desejam comprar os novos aparelhos. Do outro lado, uma parcela de pessoas que já migraram para outras marcas ficaram decepcionadas com a falta de elementos que os fizesse reatar o casamento com a Apple.Quando o assunto é inovação, especialmente para as empresas mais inovadoras, não há outro caminho senão perseguir a inovação. Mas, como vimos, é muito difícil mudar mercados toda hora. O que não quer dizer que as melhorias que você promover em seus produtos ou serviços não serão suficientes para a empresa crescer. Com os lançamentos de ontem, a Apple se mantém viva no mercado e com produtos para competir com seus concorrentes. Imagina se ela não tivesse feito nada? Qual é o melhor caminho? Não mudar e correr o risco de ficar obsoleta, como aconteceu com o walkman, ou apresentar novidades contínuas para se manter relevante entre clientes e prospects?Se bem tratado e atendido em seus desejos e expectativas mínimas, o cliente e especialmente o fã de uma marca têm uma tendência natural a ser amigo da empresa. E, como amigo, ele vai sempre elogiar um novo corte de cabelo ou uma roupa nova e continuará a relação normalmente. A menos que você vire um punk maluco ou pare no tempo, clientes e empresas, por mais volátil que as pessoas sejam hoje em dia e as mudanças imprimam um novo ritmo de mercado, tendem a formar relacionamentos de longo prazo.O que não podemos é, com a desculpa pela complexidade de transformar mercados, ficar parados. A Apple não está parada e o cemitério de CNPJs está repleto de empresas que viram o mercado andar para frente enquanto elas ficaram estacionadas. Nenhum produto ou serviço é bom o suficiente que não precise ser melhorado. Às vezes, ficamos correndo atrás de inovações disruptivas quando o nosso cliente ficará satisfeito se corrigíssemos erros que os irritam ou melhorássemos a sua vida de alguma maneira. Os caminhos são muitos para quem realmente quer fazer a diferença e não precisa ser uma Apple em seus tempos áureos para conquistar o mercado.
Fonte: Se a Apple não consegue inovar, como você fica? - Blog Televendas & Cobrança

Movimento Catarinense pela Excelência - Excelência SC

Amandio João da Silva Junior_Excelencia SC_m
Toda empresa de qualquer tamanho e segmento pode contar com um auxílio especial para crescer e, sobretudo, se tornar competitiva em seu mercado de atuação. Essa ajuda vem do Movimento Catarinense pela Excelência (Excelência SC) que orienta as empresas na implantação de um modelo de gestão em seus negócios. A organização, que atua há 10 anos em Santa Catarina e já atendeu mais de 100 companhias, trabalha para otimizar a gestão nas organizações, permitindo que o empreendedor tenha o total controle da empresa em suas mãos.
O empresário Amandio João da Silva Júnior, proprietário da empresa DB Telecom, de Rio do Sul (SC), é o atual presidente do Excelência SC. Ele destaca que as empresas que aplicam o modelo de excelência na gestão têm uma margem de lucro maior, enfrentam de forma mais tranquila períodos de crise, pois estão mais preparadas, e se recuperam com mais facilidade também. Esse cenário empresarial foi comprovado através de um estudo elaborado pela Serasa Experian. E para explicar mais sobre como funciona o modelo de gestão de excelência, confira a entrevista completa com Amandio João da Silva Júnior.Como surgiu o Movimento Catarinense pela Excelência (MCE) e quais as principais ações são desenvolvidas pelo MCE?Amandio João da Silva Júnior – O movimento foi criado com o objetivo único de disseminar o modelo de excelência em gestão para as organizações catarinenses. A ferramenta de gestão que o movimento divulga foi criada nos Estados Unidos há alguns anos e acabou se alastrando pelo mundo todo, pois é um modelo muito eficaz com resultados bastante significativos e que pode ser aplicado naturalmente pelas organizações sem a necessidade de contratar consultores. É um modelo baseado em critérios e fundamentos bastante sólidos que foi aplicado com sucesso durante muitos anos, especialmente no governo americano e acabou chegando ao Brasil. Aqui no País, esse modelo é certificado, podemos dizer assim, pela Fundação Nacional da Qualidade e esta organização tem suas ramificações em todos os estados brasileiros. Em Santa Catarina, o Excelência SC, que foi criado há 10 anos, ajuda as organizações de todos os tamanhos e setores a aplicar esse modelo de gestão com a finalidade de auxiliar essas organizações para desenvolverem competitividade no mercado em que as empresas atuam, bem como também no mercado internacional. Isso tudo para que seja possível termos empresas referências com uma gestão de excelência. E todo o trabalho realizado pelo Excelência SC é totalmente voluntário, nem eu que sou presidente, nem os membros da diretoria ganham para atuar no movimento. Dedicamos-nos pela causa, porque queremos construir um País justo com distribuição de renda igualitária e, para atingir isso, é necessário desenvolver empresas, instituições e organizações fortes.Durante esses 10 anos, quantas empresas o Excelência SC auxiliou? E como funcionou esse processo?Júnior – O MCE, que antes chamava assim, era formado por 34 organizações, entre elas Fiesc, Weg, Marisol, Eliane, entre outras, que foram os fundadores do movimento. Nessa sistemática, atendemos a inúmeras empresas através da aplicação do modelo de excelência na gestão. E depois de atender às empresas, o movimento promove o Prêmio Catarinense da Excelência para certificar e reconhecer as organizações que aplicaram o modelo e atingiram uma determinada pontuação. Por meio de uma avaliação criteriosa de consultores e analistas, as empresas são reconhecidas pela aplicação do modelo de gestão. Temos uma escala de pontos, uma referência para premiar as empresas, que se divide entre 250, 500, 750 e 1.000 pontos. Em Santa Catarina, temos uma única organização que atingiu os 1.000 pontos e foi premiada a nível nacional: a Weg. E isso já faz 10 anos. Em Santa Catarina, o movimento já reconheceu mais de 100 empresas que atingiram diferentes faixas de pontos.Explica um pouco mais sobre como funciona a metodologia do modelo de gestão proposto pelo Excelência SC?Júnior – Basicamente, é um modelo aplicado por meio de questionários, que foram elaborados baseando-se em oito fundamentos e 21 critérios. Então, as organizações devem responder a esses questionários e, conforme vão avançando, esses documentos revelam uma fotografia das empresas. A partir dessas informações, o empresário fica sabendo em quais pontos ele está no caminho certo e em quais pontos ele precisa melhorar e aplicar um esforço maior. Por meio de um gráfico, que chamamos de “teia de aranha”, conseguimos entregar ao empresário uma análise visual para que ele possa tomar decisões, fazer investigações e aplicar um maior esforço em algum ponto deficiente. O importante é ter a informação correta disponível para poder tomar a decisão. E, de acordo com dados científicos, elaborado por um estudo da Serasa Experian, todas as organizações que aplicam o modelo de excelência na gestão têm uma margem de lucro maior, enfrentam de forma mais tranquila períodos de crise, pois estão mais preparadas, e se recuperam com mais facilidade também.E como as empresas podem colocar em prática esse modelo de gestão? Como começar?Júnior – A porta de entrada para tudo isso, especialmente para as microempresas, é o MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – organizado pelo Sebrae em todo o País. A parte técnica do MPE é o movimento Excelência SC quem faz. Realizamos as avaliações técnicas das empresas, através do questionário. Então, o primeiro passo para as microempresas começarem a aplicar o modelo de gestão de excelência é responder ao questionário do MPE Brasil. Agora, para outras organizações que já estão em um estágio superior, o primeiro passo é entrar em contato com o movimento Excelência SC e, a partir disso, enviamos um profissional para fazer uma avaliação inicial, depois seguimos com o processo de aplicação do modelo e propomos à empresa um trabalho para ser feito. Esse modelo pode ser aplicado na empresa toda ou somente em algum departamento específico que esteja apresentando algum problema momentâneo. A aplicação do modelo de excelência em gestão não tem um custo alto e apresenta um resultado sensacional, pois a partir do momento em que o empresário sabe onde está, sabe para aonde quer ir e sabe o que precisa fazer para chegar ao objetivo, tudo fica mais fácil. E o modelo de excelência em gestão vai entregar ao empreendedor exatamente isso, ajudando naturalmente as empresas a serem mais competitivas. A partir daí tudo passa a ser diferente, a relação com os clientes, funcionários muda, porque a empresa vai ter o modelo de gestão de excelência como parte da sua cultura. Assim, a tendência dos negócios é só deslanchar, apesar das dificuldades, problemas e variáveis do mercado.Como o modelo de gestão para excelência pode fazer a diferença para a competitividade das empresas?Júnior – O modelo de gestão para excelência vai otimizar as organizações em qualquer segmento e permite que o gestor tenha o total controle da empresa em suas mãos. Esse cenário naturalmente vai levar a empresa a obter resultados melhores e, consequentemente, ela será mais competitiva. E quando uma organização alcança esse nível, ela torna-se referência em sua área de atuação. E isso é simplesmente o resultado que vem por conta do esforço da empresa em aplicar o modelo de gestão de excelência. Falando assim pode parecer fácil, mas são poucas as organizações que se predispõem a abrir os seus negócios para a aplicação desse processo de implantação do modelo de gestão de excelência. Sem falar que é necessário ter paciência, pois é um processo de longo prazo que envolve a implantação do modelo, a adaptação a ele e exige uma mudança na cultura organizacional até chegar ao conceito de excelência, que o movimento tanto preza.Quais são as perspectivas ou planos que o MCE tem para o futuro para continuar contribuindo com o desenvolvimento de gestão de excelência nas empresas?Júnior – Temos a consciência de que esses 10 anos de atuação do movimento não é nada ainda, há um longo caminho para se percorrer. Um dos motivos disso é porque a aplicação do modelo de gestão de excelência nas empresas é geralmente um assunto delicado, como já falei, exige que o empresário esteja disposto a, muitas vezes, mudar a maneira como administra. Além disso, muitos pequenos empreendedores pensam que essa metodologia é direcionada somente a grandes empresas. Apesar disso, estamos conseguindo, por meio da reaproximação com todos os fundadores do movimento, trazer cada vez mais organizações para o Excelência SC para trabalharem pela missão do movimento que é disseminar esse modelo de gestão. Então, por conta disso, o movimento está recebendo mais pedidos de empresas que querem aplicar nossa metodologia. E, especialmente, em 2015, será o ano que vamos reconhecer o maior número de empresas que conseguiram aplicar com êxito o modelo de gestão de excelência. Isso está acontecendo porque fizemos uma parceria com o Sebrae e incluímos um nível de pontuação menor que é de 125 pontos. Então, para essa categoria já recebemos mais de 30 inscrições de empresas até agora. A tendência é que o movimento consiga premiar entre 40 e 50 empresas no mês de setembro e que, no próximo ano, 100 organizações sejam reconhecidas com o Prêmio Catarinense de Excelência.
Fonte: Amandio João da Silva Júnior - Empreendedor

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