Banco do Brasil - lança serviço de envio de dinheiro ao exterior via App BB

Banco do Brasil permite envio de dinheiro via app para o exterior

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Os clientes pessoa física do Banco do Brasil já podem enviar recursos para o exterior via App BB. A solução permite o envio de até quatro remessas em um período de 30 dias, cada uma de valor até USD 3 mil ou o equivalente em outras moedas. O recurso permite remessas via Swift e convênio Western Union - sendo que neste último o envio é permitido somente em dólar dos EUA com a finalidade de manutenção de residentes e de estudantes.A novidade traz uma série de vantagens para o cliente como agilidade no envio de remessa para o exterior, transação com fluxo simples, débito direto na conta corrente e atendimento totalmente digital. O serviço já estava disponível para os clientes na internet desde 2015, e agora, migra também para o App.O produto vem complementar as soluções de câmbio para mobile do BB. Em fevereiro deste ano, o BB disponibilizou a compra de dólar pelo App, dois meses depois expandiu o serviço, ofertando também a compra do Euro, de forma pioneira entre os Bancos."O BB tem trabalhado constantemente para oferecer aos clientes as melhores soluções em negócios internacionais. Nosso objetivo é continuar inovando para proporcionar a melhor experiência e facilidades para o cliente BB", avalia Thompson Cesar, gerente geral da Unidade de Comércio Exterior do Banco do Brasil.As transferências financeiras para o exterior impactam nos limites diários e mensais de transferências por meio dos canais de autoatendimento, que podem ser personalizados pelo cliente. Para emissão e recebimento de ordens de pagamento do exterior pelo celular, após acessar a área logada no App, basta acessar a opção Câmbio no menu e depois Ordens de Pagamento. 

Cristiano Ronaldo CR7 - Abre o Restaurante Casa Aveiro by Dolores em Gramado

“Casa Aveiro by Dolores” abre em 09/07/18 e cardápio conta com receitas portuguesas da mãe do craque

O restaurante do craque Cristiano Ronaldo, eleito pela FIFA “Melhor jogador do mundo” por cinco vezes, inaugura na próxima segunda (9), em Gramado, na Serra Gaúcha.
restaurante cristiano ronaldo em gramado
Casa Aveiro by Dolores tem capacidade para 200 pessoas
A casa inclusive é o primeiro restaurante da culinária portuguesa da cidade. O nome escolhido é Casa Aveiro by Dolores, fruto da parceria da família de Cristiano Ronaldo com a Gramado Parks e a Chocolate Lugano. Com capacidade para 200 clientes, a casa aposta nas receitas de Dolores Aveiromãe de CR7. A matriarca dos Aveiro sustentou como cozinheira a família durante anos no Funchal, capital da Ilha da Madeira e origem do clã.
 Bacalhau de natas
Croquete de carne com chouriço
Croquete de carne com chouriço
bolinho de bacalhau restaurante cristiano ronaldo
Bolinho de bacalhau
Salada de bacalhau.
Salada de bacalhau
arroz de polvo restaurante cristiano ronaldo
Arroz de polvo
Todo esquema tático está sendo comandado pela irmã de Cristiano Ronaldo, a cantora Kátia Aveiro, que também tem habilidades na cozinha. Junto com a mãe escreveu um livro com as receitas da família – a maioria delas disponível no restaurante da cidade sede do Festival de Cinema, primeiro empreendimento da família fora de Portugal.
restaurante cristiano ronaldo gramado

Casa tem carta de vinho focada em rótulos de Portugal

Com a supervisão da mãe, para desenvolver o cardápio Kátia contou ainda com a consultoria do chef Eduardo Natalício, também responsável pelo menu do Rasen Platz – empreendimento que também conta com a chancela da Gramado Parks e da Chocolate Lugano, especializado na gastronomia germânica.No menu do Casa Aveiro by Dolores estão diversas opções de pescados e também carnes, além de uma carta de vinhos com diversos rótulos de Portugal, entre outros países. O bacalhau à Brás, prato favorito de Cristiano Ronaldo, desponta como uma das estrelas do cardápio, rebatizado como “Bacalhau CR7”.
restaurante cristiano ronaldo gramado

Decoração do restaurante de Cristiano Ronaldo

O cardápio é dividido entre pratos do mar e da terra. Entre os primeiros estão iguarias como o arroz de polvo bacalhau às natas e atum assado. Já entre os pratos à base de carne, destaque para  o “Pica-Pau”, prato típico da Ilha da Madeira centrado em um suculento filé mignon ao vinho Madeira com cogumelos e batatas rústicas, ossobuco estufado e bife com natas e cogumelos.Para abrir o apetite tem petiscos como camalhau – bolinho de camarão com bacalhau -, croquete de carne com chouriço, lula crocante e porção de frutos do mar à dorê – lula, camarão, mexilhão, peixes e polvo. Para finalizar, pastel de nata com sorvete, pudim de maracujá e arroz doce, entre outras sobremesas.A arquitetura do local une o rústico com o moderno. Em meio a pedras portuguesas, azulejos e fotografias, a ideia é criar uma atmosfera familiar, refinada, aconchegante e contemporânea. Uma das atrações da decoração do salão principal é um mural de azulejos portugueses retratando a imagem da família Aveiro, destaque, claro, a esse ícone do futebol mundial que agora também imprime sua ousadia fora de campo.

Mosaico de azulejo retrata a família Aveiro

Serviço Av. Borges de Medeiros, 2507 – Centro – Gramado, Serra Gaúcha, RS.Horário de funcionamento: todos os dias, das 11h30min à meia-noite.

Saque das cotas PIS/PASEP para todas as idades

Saque das cotas Pis/Pasep para todas idades volta em agosto, com correção

PIS-PASEP saque das cotas volta em agosto. Imagem/Reprodução
Terminou na sexta-feira, 29 de junho, o prazo para sacar até R$ 954,00, referente ao abono do PIS/Pasep ano base 2016.Quem perdeu o prazo perdeu também o dinheiro. Teriam direito a fazer o saque do benefício, todos que trabalharam com carteira assinada, por pelo menos 30 dias, durante o ano de 2016. Mas este prazo para o saque do abono, não tem nada a ver com os saques das cotas, entenda.Na sexta-feira, 29, foi o último dia para o outro saque, do abono do PIS/Pasep ano base 2016, o prazo do saque do fundo PIS/Pasep, não tem nada a ver com o prazo do saque do abono, o saque sofrerá apenas uma suspensão temporária.

Prazo do saque das cotas de contas inativas volta em agosto, e vai até 28 de setembro

O saque será interrompido, mas voltará em agosto, segundo informações da Caixa, no dia 08 para quem tem conta nos bancos Caixa e Banco do Brasil e dia 14 para quem não é correntista.A lei sancionada pelo presidente Michel Temer, em 13 de junho, estendeu, para até 28 de setembro de 2018, o prazo para saque das cotas do Fundo PIS/Pasep, para cotistas de todas as idades que trabalharam entre 1971 e 1988.

Quanto vou sacar de cotas do Pis/Pasep em agosto?

Segundo garantiu o governo, em junho será depositado o rendimento anual das cotas, ou seja, o valor poderá vir até 10% maior, acrescido dos juros e correção monetária.Lembrando que o saque das cotas do fundo PIS/Pasep acontece apenas uma vez, e não todo ano como o abono e que todos os que trabalharam com carteira assinada, em empresa privada ou no serviço público entre 1971 e 1988, possuem cotas e podem sacar o benefício.

Quais as formas de sacar o PIS/PASEP?

Existem duas formas de saque do PIS/PASEP, uma é pelo abono salarial e a outra pelo saque de cotas de fundos. Vamos entender cada uma delas?O que é abono salarial?Abono salarial é um benefício que consiste no pagamento de até um salário mínimo pago aos trabalhadores e servidores públicos que cumpram determinados requisitos da lei.O que são Cotas dos fundos PIS/PASEP?As cotas dos fundos PIS/PASEP referem-se ao benefício pago aos cotistas que trabalharam entre os anos de 1971 e 1988.Ao contrário do abono salarial, que é pago anualmente, as cotas são pagas apenas uma vez na vida do trabalhador.Para ter direito às cotas dos fundos PIS/PASEP o trabalhador precisa ter trabalhado de carteira assinada antes da Constituição de 1988.

Ampliação da idade para saque do PIS/PASEP para cotistas

O governo federal sancionou lei ampliando o direito ao saque do PIS/PASEP para os beneficiários de todas as idades.A liberação do benefício somente era realizada para pessoas maiores de 70 anos, para os aposentados, portadores de doenças graves ou aqueles que são herdeiros dos beneficiários.Em tabela divulgada pelo governo, as datas para saque são:
  • Idades entre 57 e 59 anos: Os saques poderão ocorrer do dia 18 a 29 de Junho.
  • Suspensão dos pagamentos: 30/06 a 07/08
  • Crédito em conta na Caixa ou Banco do Brasil para todas as idades a partir da data do dia 08de agosto.
  • O atendimento nas agências da Caixa ou Banco do Brasil para todas as idades ocorrerá entre dos dias 14/08 a 28/09.
Lembrando que pessoas maiores de 60 anos podem sacar independente de cronograma.

Qual a Diferença entre o PIS e o PASEP?

PIS (Programa de Integração Social) é o benefício pago aos empregados regidos pela CLT, e o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é o pagamento do benefício pago aos servidores públicos. Como eu posso sacar o meu abono salarial?Para que o empregado possa sacar seu abono salarial deve cumprir os seguintes requisitos:
  • Ter carteira de trabalho há cinco anos.
  • Salário não superior a dois salários mínimos.
  • Ter trabalhado pelo menos 30 dias.
  • Ter os dados atualizados na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).
Cotistas deverão apresentar documento de identificação pessoal (válido do sacador), comprovante de inscrição PIS ou um documento que comprove relação de vínculo com o titular. O pagamento das cotas deve injetar R$ 39,5 bilhões na economia.Clique aqui e Consulte o Saldo do PISClique aqui e Consulte o Saldo do PASEP

Nespresso - Como funciona a coleta e reciclagem de cápsulas

Como funciona a coleta e reciclagem de cápsulas de café na Nespresso

A relação do brasileiro com o café é de longa data. As primeiras mudas chegaram em 1727 em Belém (PA) e o cultivo rapidamente se popularizou. O produto, que era voltado para exportação e atendia principalmente às demandas de outros países, caiu no gosto popular. O café inicia o dia de um brasileiro, arremata seu almoço e, muitas vezes, acompanha um doce ou salgado durante a tarde. Além da relação afetiva e gastronômica, o café faz parte da história econômica do Brasil: foi o produto responsável pela expansão do crescimento econômico brasileiro no final do século XIX e permitiu a acumulação de capital para a industrialização do país. Mesmo após tantos anos, o café continua representando uma parte importante da economia nacional: somos os maior produtor e exportador do mundo. O Brasil também é um dos países que mais consome a bebida: as últimas estimativas da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) apontam que o consumo brasileiro é de 81 litros por pessoa.
Um tipo de consumo específico de café vem crescendo nacionalmente. A possibilidade de apreciar diferentes tons e sabores em doses menores cativou o brasileiro: o consumo de café em cápsulas, segundo a ABIC, ainda deve aumentar mais de 100% até 2019. Além disso, para a indústria, os recipientes de alumínio têm diversas vantagens: não oxidam, são leves e são infinitamente recicláveis, o que facilita o transporte e também o trabalho de logística reversa. No caso específico do café, ajudam a preservar a boa qualidade e oferecem uma porção individual para o consumidor, evitando o desperdício do produto: calcula-se que 30% dos alimentos que são produzidos mundialmente são desperdiçados ao longo da cadeia.
No entanto, há uma desvantagem grande nesse processo: o lixo gerado pelo descarte incorreto das cápsulas. No mercado brasileiro desde 2006, a Nespresso criou e desenvolveu seu próprio centro de reciclagem para dar um destino correto às cápsulas da marca, localizado em Barueri (SP). Claudia Leite, Gerente de Cafés e Sustentabilidade da Nespresso, explica que as cápsulas coletadas nos diversos pontos de descarte são recebidas, trituradas por máquinas e separadas mecanicamente (sem uso de água) da borra de café. O metal é encaminhado para parceiros de reciclagem e volta ao ciclo produtivo como matéria-prima e a borra é usada para a produção de adubo orgânico.O centro foi aberto ao público para visitas guiadas no dia 17 de maio, Dia Mundial da Reciclagem. O objetivo da ação é mostrar aos clientes e outros interessados o trabalho de logística reversa da organização e aumentar mais o engajamento em torno da questão. “O que vimos é que, nos últimos anos, o engajamento do consumidor tem aumentado, Passamos de 8,6% de taxa efetiva de reciclagem em 2016 para 13,3% em 2017 e, nesse começo de ano, alcançamos 17%”, explica Leite.

Cápsulas após serem trituradas e separadas do café.

Desafio da coleta

Trazer maior comodidade e facilidade para os consumidores reciclarem é o atual compromisso da área de sustentabilidade da marca. Os pontos de coleta da Nespresso atingem hoje 68% dos consumidores da marca, segundo Leite. O objetivo é chegar a 100% de capacidade até 2020. Uma das ações que a companhia atualmente toma nesse sentido é o de tentar parcerias com cooperativas de reciclagem.“No ano passado, tivemos uma primeira abertura para negociar, entender essa realidade das cooperativas e começamos efetivamente em 2018 a coleta em algumas. Mas, mais do que fazer essa coleta, tem todo um trabalho de sensibilização e entendimento da realidade de cada um deles para mobilizá-los a identificar esse tipo de material. Uma vez que eles fazem essa coleta, nós trazemos para cá, e damos a sequência à reciclagem”, relata Leite.Por enquanto, a companhia trabalha a logística reversa quando realiza a entrega de cápsulas novas. Para isso, usa dois meios que não produzem carbono: o carro elétrico e a bicicleta. O carro elétrico atende empresas com a comodidade da entrega com hora marcada: quando chegam com o produto, os motoristas também recolhem o que foi descartado.Para pessoas físicas, a entrega de novas cápsulas é realizada através de bicicletas. A startup Courrieros entrega em até 24h em São Paulo e no Rio de Janeiro, cidades que concentram grande parte do público consumidor de Nespresso. A vantagem desse meio de transporte, além de não emitir carbono, é que chega a ser mais rápido que motocicletas e carros por não pegar trânsito, segundo Gilberto Avi, Head de Operações da Nespresso. “Ter colocado um serviço sustentável tem a ver com eficiência”, resume.

Coletas sustentáveis são realizadas através de carro elétrico ou bicicletas.

Enquanto entregam os novos pedidos, os courrieros, como são chamados os colaboradores, recolhem as cápsulas usadas dos clientes. O piloto vem sendo montado desde 2016 pelas duas empresas e exigiu muita reestruturação e treinamento da startup, como conta um dos fundadores, Victor Castello Branco.Acostumados a entregar documentos e atender e-commerces menores, a empresa, vencedora do Prêmio Eco de Sustentabilidade de 2017, teve que repensar sua logística e operação para atender uma líder de mercado. Isso passou por adequar o espaço de armazenagem, climatização do galpão e toda a parte de recebimentos de carga para não comprometer o prazo de 24h e nem a qualidade.
“Tem a parte de delicadeza com as cápsulas, aprender a manusear, aprender a pedir a reversa [cápsulas usadas], isso tudo como parte do treinamento com ciclistas”, relata.  Os ciclistas entregam por quase toda a cidade, exceto em endereços considerados de risco.Trabalhar com a logística reversa tem sido um grande desafio, na avaliação de Castello Branco, por depender muito do cliente para que o processo funcione. “Normalmente, não dependemos tanto do cliente para a parte de entrega. Mas dependemos para a parte de coleta, porque ele precisa preparar o pedido. No caso da Nespresso, deixar as cápsulas em um saco, na portaria, avisar o porteiro. Como não é de praxe fazer essa reversa, ainda temos entraves. Falta as pessoas terem a cultura de devolver, de reciclar, e não só clientes, mas também as pessoas que fazem parte da cadeia”, analisa.

A localização da sua empresa pode gerar melhores negócios

A localização da sua empresa pode gerar melhores negócios, se estiver em local de prestígio comercial

Antes mesmo de iniciar um negócio é fundamental escolher onde ele vai funcionar. Acredite: essa é uma das decisões mais importantes que um empreendedor deve tomar.Além de avaliar o melhor local para receber clientes, parceiros e divulgar para o mercado, é preciso, ainda, considerar os aspectos econômicos de instalar um negócio em determinado ponto, incluindo despesas e manutenção.A Âncora Offices® Escritório Virtuais(®), com mais de 8 anos de experiência no mercado de espaços de coworking, conta com escritórios no local mais prestigiados de Joinville, Santa Catarina. Por isso, informamos abaixo, por que a localização é tão importante para o seu negócio:

1. Seu endereço impactará diretamente na percepção dos clientes

Imagine entregar um cartão de visitas a um cliente, parceiro ou futuro consumidor e ele perceber que sua empresa está localizada em um local de difícil acesso, perigoso ou que não tenha uma boa infraestrutura. Provavelmente ele ficará receoso em optar pelos seus serviços ou produtos logo de cara.Quando você investe em um espaço bem localizado, próximo a vias de acesso renomadas, com decoração apropriada e equipado com recursos tecnológicos como boa rede de internet, projetores e máquina de café, por exemplo, passa uma impressão de segurança e confiabilidade.

2. Tudo funciona melhor em um espaço bem localizado

Desde clientes até fornecedores, todos se beneficiam de um escritório localizado em uma região de fácil acesso ao transporte público ou com estacionamentos e infraestrutura adequada. Lembre-se de que, se fica difícil para o cliente te achar e seus colaboradores chegarem ao trabalho, provavelmente você está no lugar errado.

3. Ficar perto dos concorrentes te ajuda – e muito

Se você está “no olho do furacão” consegue avaliar sua operação e entender melhor os seus rivais no mercado.Assim, pode estabelecer conexões que tragam bons resultados ao seu negócio, bem como criar estratégias para superar a concorrência.Esses são apenas três dos inúmeros benefícios que um endereço de prestígio pode trazer ao seu negócio. Se você deseja investir em um sem, de certa forma, economizando, a Âncora Offices® Escritórios Virtuais(®), é o lugar certo!Contamos com diferentes tipos de espaços bem no centro de Joinville e oferecemos planos flexíveis, totalmente adaptáveis às suas necessidades, além de estrutura completa,  Sala para Eventos, Reuniões, Secretária, Atendimento Telefônico, Box, Postal, Entrega Garantida, Remessas Expressas, Endereço Fiscal Industrial, e muito mais!Posicione a sua empresa onde ela merece, no melhor endereço de Joinville/SC.

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O pensamento de Miguel Abuhab

Entrevista: o pensamento de Miguel Abuhab

Miguel Abuhab, empresário e fundador de companhias inovadoras como Datasul e Neogrid e articulador de tecnologias disruptivas, com assento em espaços privilegiados do poder econômico e largo trânsito junto aos meios políticos, concedeu entrevista exclusiva de 70 minutos à coluna, em seu escritório, no dia 11 de maio. A conversa girou em torno de temas variados: desde o empreendedorismo à expansão dos negócios; passando por ambiente econômico e inovação em Joinville e macroeconomia. O seu mais novo projeto é voltado à melhoria da qualidade nas escolas públicas em Joinville, utilizando conceitos da Teoria das Restrições. A seguir, o resumo do pensamento do líder empresarial.EDUCAÇÃOO nosso projeto de educação transformadora se ampara em elementos da Teoria das Restrições, também muito aplicada nas organizações. Os professores aprendem a fazer as crianças a pensar. A ideia parte de quatro peguntas: 1. Como fazer para que todos ganhem? 2. Como você pode mudar o seu mundo? 3. Como você pode agir para seu sonho se realizar? 4. Por que uma pergunta é melhor do que uma resposta? Essa formulação ajuda as pessoas a refletirem, tendo o debate como método. É uma maneira de organizar ideias com causa e efeito. A iniciativa está sendo aplicada em duas escolas municipais de Joinville, estimulada pela Prefeitura, que abraçou o projeto. O modelo prevê treinamento de professores, em horários fora do trabalho regular – já há 30 envolvidos – e também há participação de voluntários replicando os conceitos. O nosso desafio é ter 600 professores engajados, alcançando 17 mil crianças.    JOINVILLEJoinville evoluiu na gestão pública: honesta, séria e está muito bem. Entendo que o prefeito Udo Döhler está pensando em fazer o planejamento estratégico. E Danilo Conti – o secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável – desenvolve bem o seu papel. Joinville está a caminho de ter nova identidade econômica, depois dos ciclos da erva-mate, do ramo têxtil, e mais adiante do metalmecânico. As áreas de tecnologia e serviços crescem mais hoje.    PARQUE TECNOLÓGICOOs investimentos no Ágora Tech Park, no Perini, mostram que os empreendedores confiam na cidade. A ida do campus da UFSC para lá também é muito positiva. O que marcou o crescimento de Joinville foi o estabelecimento das universidades. Elas fixaram os jovens na cidade e muitas novas empresas surgiram. As universidades são importantes para se fazer pesquisa e desenvolvimento científico. Lá trás, a Datasul não teve as facilidades que se tem hoje. Mas valeu a pena. Fomos pioneiros.    INFORMAÇÕES COMPARTILHADASO que vai acontecer nos próximos três anos? A tendência é de que a tecnologia e os conhecimentos estejam, cada vez mais, na nuvem e no Google. De maneira geral, a evolução é tão rápida com a internet das coisas, que os fabricantes de um barco e de um refrigerador saberão quando os equipamentos de ambos estarão ligados, de modo que poderão ajustar os preços de forma dinâmica e se adequar à demanda. As informações serão cada vez mais compartilhadas   NEGÓCIOS DISRUPTIVOSEstive recentemente em Israel. Há três anos, lá havia falta de água potável. Em 2018, Israel exporta água. Esta mudança radical foi possível graças à tecnologia disruptiva da dessalinização da água do mar. Essa tecnologia garante abastecimento à agricultura em regiões de deserto. Água e energia são negócios disruptivos. Tenho motivado lideranças de Joinville a organizar missão a Israel e, nela, incluir equipe da Cia. Águas de Joinville.    EMPREGOSA Neogrid lidera negócios de supply chain networking. Significa: as informações de estoques e ritmo de vendas são compartilhadas para o fornecedor abastecer os clientes de forma rápida e segura. Vamos crescer na Neogrid. Temos 50 vagas de trabalho em aberto no Brasil; 30 delas em Joinville.   ESTOQUES PELA METADEEntão, o que vai acontecer é que os estoques físicos de mercadorias vão se reduzir à metade. Os bancos estão financiando estoques físicos desnecessariamente. O dinheiro poderia ser alocado para novos investimentos. As empresas têm grande parte de suas dívidas alocadas em estoques.    FOCO AMPLIADO A Neogrid faz essa leitura de dados – unindo fornecedores e lojistas de 130 varejos em mais de 25 mil estabelecimentos. Estamos instalando mais de mil pontos por mês em estabelecimentos pequenos do varejo. Queremos atingir 10 mil pontos de venda até o fim do ano. Essa mesma tecnologia é usada em redes de shopping centers – isso é novo.   VANTAGEM DECISIVA O erro mais comum que cometem os empreendedores é ter empolgação sem ter adequada estratégia e planos táticos. A Teoria das Restrições oferece metodologia para identificar, nos projetos, qual é a vantagem competitiva decisiva. Ter vantagem competitiva decisiva acontece quando satisfaz as necessidades do cliente e, simultaneamente, é impossível ser copiada rapidamente pela concorrência. O erro é não ter essa vantagem competitiva decisiva.   ECONOMIA BRASILEIRAPassamos de um momento de reflexão para outro, de inflexão. Todo esse movimento de gente indo para cadeia... isso ajuda a sociedade. O STF está tomando decisões que a população e a economia esperam; está dando o direcionamento que a economia espera. Os fatos da recuperação da Petrobras são indícios de melhora.    SISTEMA TRIBUTÁRIOApresentei proposta de simplificação dos impostos, com criação do imposto de valor agregado. Acredito ser mais fácil controlar a volta do dinheiro do que a ida da mercadoria. A minha proposta prevê que cada CNPJ tenha uma conta de imposto vinculada a um banco e que se faça a compensação como um crédito em conta, à medida que aconteçam as transações até a ponta final.   

BANCO CENTRAL DECRETA LIQUIDAÇÃO EXTRAJUDICIAL DO BANCO NEON

FINTECHS: BANCO CENTRAL DECRETA LIQUIDAÇÃO EXTRAJUDICIAL DO BANCO NEON

Fechamento ocorre um dia após a startup receber investimento de R$ 72 milhões

O Banco Neon foi fechado pelo Banco Central (Foto: Divulgação)
Banco Central informou na manhã desta sexta-feira, 4, por meio de nota, a decretação da liquidação extrajudicial do Banco Neon S.A., que tem sede em Belo Horizonte.A decisão ocorre um dia após afintech receber um investimento de R$ 72 milhões, realizado pelos fundos Monashees e Omidyar Network – entidade criada pelo fundador do eBay, o bilionário Pierre OmidyarDe acordo com o BC, a medida foi tomada em função de "comprometimento da situação econômico-financeira, bem como a existência de graves violações às normas legais e regulamentares que disciplinam a atividade da instituição".De pequeno porte, o Banco Neon detém 0,0038% dos ativos do sistema bancário brasileiro e está autorizado a operar como banco comercial.Possui apenas uma agência bancária, na cidade de Belo Horizonte."O Banco Central está adotando todas as medidas cabíveis para apurar as responsabilidades, em observância às suas competências legais de supervisão do sistema financeiro", informou o BC em nota. "Nos termos da lei, ficam indisponíveis os bens dos controladores e dos ex-administradores da instituição."Conforme o BC, "as irregularidades encontradas no Banco Neon não estão relacionadas com a abertura e movimentação de conta digital ou com a emissão de cartões pré-pagos, objeto de acordo operacional com a empresa Neon Pagamentos S.A. para estruturação de plataforma de banco digital integrada com a gestão de contas de pagamento".O BC esclareceu, por meio da assessoria de imprensa, que a Neon Pagamentos não foi submetida ao regime especial de liquidação. Como as operações da Neon Pagamentos eram cursadas pelo Banco Neon, os saldos serão bloqueados até que o liquidante realize os levantamentos para identificar titulares e valores a serem restituídos.De acordo com o BC, o liquidante vai adotar "as providências necessárias para o levantamento dos saldos dos cartões pré-pagos para a devida restituição, bem como dos valores relativos às coberturas do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), com a celeridade possível".Os demais credores, conforme o BC, serão informados pelo liquidante a respeito das providências para habilitação de seus créditos.O Banco Neon surgiu em 2016, fruto de uma joint venture entre o banco Pottencial, instituição financeira com sede em Belo Horizonte, e a Controly, startup que oferecia um cartão pré-pago controlado por aplicativo criada pelo empreendedor Pedro Conrade, de 26 anos.A página do banco na internet já exibe a decisão do banco. O Banco Neon ainda não se posicionou sobre o fechamento.

Embraco de Joinville é vendida por 1,08 bilhão de dólares

Embraco é vendida por 1,08 bilhão de dólares

Grupo japonês Nidec comprou a joinvilense Embraco por 1,08 bilhão de dólares. O anúncio foi feito nesta terça-feira pela assessoria de imprensa da empresa oriental e já repercute em veículos de todo o mundo.

A negociação durou meses e seu desfecho significa a entrada maior do grupo japonês no segmento de eletrodomésticos.

Apenas a unidade da Embraco na Europa, sediada na Itália, fica de fora da transação

Fundada por Wittich Freitag em 1971, a Embraco começou as operações em 1974. Em Dezembro do ano passado, a empresa brasileira somava 10.464 funcionários.

É mais um grupo asiático abrindo seus negócios e crescendo no Brasil.


Samsung - Blockchain Para Transporte De Cargas

Samsung Usará Blockchain Para Transporte De Carga

A Samsung, maior produtora de smartphones e semicondutores do mundo, começa a utilizar blockchain para monitorar a logística de suas mercadorias a partir de maio deste ano. A Samsung SDS, setor de transportes da companhia sul-coreana, está desenvolvendo a implantação da tecnologia buscando economia de 20%.Para a empresa, que transporta dezenas de bilhões de dólares em produtos pelo mar anualmente, aperfeiçoar a logística implica em grande economia. O sistema vai automatizar a maioria dos protocolos necessários para transações de mercadorias da companhia, emitindo maior controle em contato com as autoridades dos portos.A companhia já comercializa a plataforma baseada em blockchain, apelidada Nexledger, para instituições financeiras. Desde o começo do ano, o sistema vem sendo usado em organizações relacionadas a logística de transporte marítimo, como a Marinha Mercante da Hyundai e o Ministério de Oceanos e Pescaria da Coreia do Sul.O principal fator de lentidão para o envio e retirada de cargas de navios é a burocracia. A obrigação de emitir e aguardar papeladas torna a logística lenta e custosa: o custo para a regularização de cada contêiner chega ao dobro do custo de transporte.Em nota, a empresa ressaltou o caráter disruptivo da aplicação da tecnologia de blockchain. A Samsung SDS será capaz de introduzir uma plataforma de gestão de documentos para contratos globais padronizados por blockchain. A Samsung SDI pretende aplicá-la primeiramente à gestão de seus contratos com subsidiárias além-mar.Com o sistema, a SDS estima lidar com 488 mil toneladas de cargas e 1 milhão de contêineres neste ano. A plataforma de blockchain permitiria reduzir o tempo entre o despacho dos produtos e seu embarque efetivo nos navios.Segundo Cheong Tae-su, professor de engenharia industrial da Universidade da Coreia, em Seul, a vantagem tornaria mais fácil superar a distribuição de aparelhos de concorrentes, além de expandir o mercado consumidor em países emergentes, como a China. O país asiático será o primeiro em que a Samsung testará a plataforma para seus transportes.

MIAMI - PARA EMPREENDEDORES BRASILEIROS

AS OPORTUNIDADES DE MIAMI PARA OS EMPREENDEDORES BRASILEIROS

Xavier Gonzales, CEO do eMerge, conta por que os investidores da cidade norte-americana estão de olho nas startups do Brasil

 Xavier Gonzalez, CEO do eMerge Americas, evento de tecnologia criado para conectar os ecossistemas de empreendedorismo da América Latina (Foto: Divulgação)
A cidade de Miami (EUA) é conhecida por ter belas praias, uma animada vida noturna e por ser um bom lugar para se fazer compras. Mas esse destino pode oferecer ainda mais aos empreendedores. É o que garante Xavier Gonzalez, CEO do eMerge Americas, evento de tecnologia criado para conectar os ecossistemas de empreendedorismo da América Latina, América do Norte e Europa.“Atraímos centenas de investidores que vem ao evento para se conectar aos empreendedores em toda a região. É uma grande oportunidade para alavancar mercados emergentes. Não trata-se apenas de Miami, mas também de investidores que vem de Nova York, Vale do Silício, Europa e outras partes da América Latina”, diz o executivo.Para Gonzalez, os investidores estão especialmente interessados em startups do Brasil, pois os empreendedores do país são hoje vistos como “muito qualificados” e têm negócios com “soluções inovadoras”.
O que você pensa sobre as startups e empreendedores brasileiros. Por que vocês estão interessados nos negócios daqui?Temos contato com os empreendedores brasileiros desde que lançamos o eMerge em 2014. Eles são inovadores e têm negócios bem desenvolvidos. Alguns têm uma perspectiva global, outros estão focados no mercado nacional. Há uma grande vantagem se consideramos o tamanho e as oportunidades do mercado brasileiro, apesar de existirem desafios em níveis macroeconômicos que muitos brasileiros precisam enfrentar.A razão para estarmos tão interessados em negócios da América Latina e, particularmente, do Brasil, é porque há uma onda de empreendedores muito qualificados, com empresas inovadoras que estão desenvolvendo ótimas soluções e olhando cada vez mais além de seus países. Temos percebido um interesse muito grande nesses mercados, não apenas dos investidores, mas também das grandes empresas de tecnologia que buscam soluções inovadoras.E o que o eMerge Americas e Miami podem oferecer aos brasileiros?eMerge é uma conferência de tecnologia para conectar a América Latina a América do Norte e a Europa. Atraímos centenas de investidores que vem ao evento para se conectar aos empreendedores em toda a região. É uma grande oportunidade para alavancar mercados emergentes.Não trata-se apenas de Miami, mas também de investidores que vem de Nova York, Vale do Silício, Europa e outras partes da América Latina. Por exemplo, o 500 Startups um fundo de investimentos muito ativo na América Latina, que está abrindo um escritório em Miami.Além disso, há uma grande quantidade de empresas de tecnologia que tem escritórios para América Latina aqui em Miami. Empresas como a Cisco, IBM, Microsfot, Twitter, Google e Uber estão instaladas aqui e estão olhando para o mercado latino-americano, especialmente para o Brasil. Então, há muitas oportunidades quando você vem a Miami, onde o ecossistema é muito aberto para ajudar os empreendedores a terem sucesso.O que você considera essencial para uma startup brasileira ter sucesso em Miami?Acho que uma das coisas essenciais para se conectar aqui em Miami e em mercados emergentes é ter uma boa noção dos diferentes atores e organizações que estão ajudando os empreendedores. Há uma quantidade significativa de atividades e suporte que está sendo oferecido. A Knight Foundation, por exemplo, tem ajudado diferentes programas de empreendedorismo por meio do ecossistema de Miami. A cidade está muito diferente do que era há cinco anos.Os investidores estão aqui novamente, como a 500 Startups. Há alguns outros investidores que também estão vindo para esse mercado, especialmente quando falamos em investidores anjo, de Série A e Série B. Acho que é muito importante entender a diversidade que existe aqui, não apenas em relação a diferentes nacionalidades das pessoas que vivem e trabalham aqui, mas também nos conhecimentos técnicos que essas pessoas tem e suas especialidades.Os investidores estão procurando startups de algum setor especifico?Isso depende do investidor. E também do estágio da empresa. Mas eu diria que Miami é um hub para comércio, logística, serviços financeiros e de mídia. Essas são algumas das áreas chaves que vemos, ao menos para os empreendedores baseados em Miami.* O eMerge Americas será realizado nos dias 23 e 24 de abril no Miami Beach Convention Center. 

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