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Cartilha ensina a montar uma startup de sucesso
O mercado de startupsvem se desenvolvendo com rapidez no Brasil. De acordo com estimativas do segmento, há pelo menos 10 mil empresas nascentes atuando em diversas atividades, desde em economia criativa até saúde e educação. Embora seja um mercado promissor, que recebeu mais de R$ 700 milhões em investimentos no ano passado, é preciso ter em mente que uma boa ideia e disposição para colocá-la em prática não são suficientes para chegar ao sucesso.
É o que diz a cartilha formulada pelo Sebrae, que foi lançada durante a Campus Party São Paulo, que acontece até domingo (31), no Centro de Convenções do Anhembi. Com o título 10 Dicas para Tirar uma Ideia do Papel e Montar uma Startup de Sucesso, a publicação está disponivel exclusivamente pela internetaos cerca de 8 mil jovens e adultos que estarão acampados no Centro de Convenções do Anhembi. O material estará disponível também no site do Sebrae.
“A expansão da internet, os smartphones, dentre outros avanços tecnológicos, permitiram o surgimento de novos modelos de negócio e a entrada de mais jovens no mundo do empreendedorismo. Para se ter uma ideia, 53% dos empresários brasileiros têm entre 18 e 34 anos. São jovens cheios de ideias, que enxergam o mundo com outra perspectiva, mas que precisam ser orientados para terem mais chances de acertar. Essa cartilha vem para ajudar nessa tarefa”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.
Trabalhar com temas com os quais tem afinidade, participar de eventos, ouvir a opinião de outras pessoas, incluindo clientes, são alguns pontos apontados como fundamentais pela publicação antes de abrir o negócio.
Em seguida, é necessário montar uma equipe multidisciplinar, em que cada sócio tenha expertises complementares. Isso vai facilitar os processos, afinal, ninguém é especialista em tudo e dividir tarefas com outras pessoas – comodesign, venda, administração e desenvolvimento – é o melhor caminho para uma empresa que está nascendo, muitas vezes, sem capital. Também é importante firmar um acordo por escrito entre os membros da equipe, para estabelecer obrigações e direitos e, dessa maneira, evitar prejuízos à empresa em caso de desistência de um dos membros.
A cartilha diz ainda que é importante estipular indicadores para medir os resultados alcançados e ter um plano para captar recursos. E, claro, impõe como regra “pensar grande”, mesmo que esse grande ainda pareça algo longínquo.
Atuação
O Sebrae atende startups digitais em todo o Brasil por meio de projetos compostos por ações de capacitação, inovação e mercado. Uma das estratégias é a participação em eventos do segmento, nos quais apresenta suaexpertise em preparar o empreendedor para transformar suas ideias em negócios.A instituição também desenvolve soluções que possam atender às necessidades específicas das startups digitais, como metodologias de modelo de negócios e de desenvolvimento de clientes; apoia esse público com serviços em inovação, tecnologia e educação financeira; e trabalha em parceria com parceiros a fim de buscar sinergias entre os assuntos.
Micro e pequenas empresas serão dispensadas de contratos em cartório
O fim do registro em cartório de contratos de empréstimo para pequenos negócios, cujo custo chega a R$ 2 mil, foi o principal acordo fechado na tarde de ontem (27) entre o presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif Domingos, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho. A reunião, realizada na sede do Sebrae, também abordou a possibilidade de criação de uma nova linha de crédito para as micro e pequenas empresas, em especial, as que faturam até R$ 360 mil por ano.
“Hoje, 85% das micro e pequenas empresas estão nas três primeiras faixas de faturamento do Simples Nacional. Esse empresário não está vendo a cor do dinheiro e é por ele que estamos nos empenhando”, destacou Afif.
Em relação a novas linhas de crédito, os principais alvos são o Cartão BNDES, produto voltado à concessão de financiamento para micro e pequenas empresas, e o Progeren, destinado à capital de giro. A ideia é pulverizar a distribuição de recursos desses fundos para priorizar os pequenos negócios, com juros de 15% a 18% ao ano e empréstimos de até R$ 30 mil. A ideia é ter como garantidores o Fundo de Aval da Micro e Pequena Empresa (Fampe), do Sebrae, e o Fundo Garantidor de Investimentos (FGI), do BNDES. “Pagando juro de agiota, ninguém consegue sobreviver. Daí a necessidade de dar oxigênio mais puro, uma linha de crédito mais compatível para melhorar as condições de operação das micro e pequenas empresas”, afirmou.
Na próxima semana, uma reunião deve juntar os participantes de hoje e representantes de instituições financeiras, visando viabilizar tecnicamente da forma mais rápida possível esse novo produto para as micro e pequenas empresas.
O encontro teve ainda a presença de Maurício Borges Lemos, diretor de Administração Financeira e Operações Indiretas do BNDES, e de Juliana Santos da Cruz, superintendente do BNDES da área de Operações Indiretas, e de uma equipe técnica do banco que estava no Rio de Janeiro e participou da reunião por meio de videoconferência.Empreendedorismo é destaque na Campus Party Brasil 2016
“Contamos com consultores de várias áreas para ajudar os participantes a tirarem suas ideias do papel e orientá-los quanto às oportunidades trazidas pelas necessidades do consumidor, as melhores formas de capacitação e o ambiente legal para as micro e pequenas empresas, que são a maioria entre as startups”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos. Os consultores estarão à disposição do público nos stands da instituição, montados nas áreas interna e externa do evento.
Sob o tema Feel the Future (Sinta o Futuro, em português), o evento colocará em evidência os desafios e oportunidades que a humanidade passará nas próximas décadas para melhorar o mercado de trabalho, a qualidade de vida nas cidades, a educação, entre outros aspectos. Nesse sentido, o Sebrae apoia a realização da Maratona de Negócios dentro do espaço Arena, que irá reunir 125 equipes que apresentarão propostas de produtos e serviços voltados para seis temas: Economia Criativa, Mobilidade e Urbanismo, Saúde, Educação, E-Commerce e Impacto Social.
Mais do que nomear uma das categorias, essa última temática é transversal e estará inserida nas demais, com o intuito de mostrar aos futuros empresários que é possível ganhar dinheiro e, ao mesmo tempo, provocar uma mudança significativa na realidade de comunidades, especialmente aquelas de baixa renda.Também na Arena estará o Palco Empreendedorismo, como uma série de painéis, palestras e discussões sobre temas relevantes.
Campus Experience
A área aberta e gratuita da Campus Party terá ainda programação do Sebrae. Como forma de apoiar negócios nascentes ou que estão começando a se estabelecer e a se consolidar no mercado, a instituição faz parte da curadoria, junto com a Campus Party, da terceira edição do espaço Startups & Makers, que terá a participação de 200 empresas. Nesse espaço, elas poderão mostrar seus produtos e serviços a possíveis investidores e compradores. A área também será palco para palestras e workshops, além de mentorias por expertsem empreendedorismo.
Lançada na Campus Party Recife, a plataforma Like a Boss 1Up também terá destaque na programação da área externa do evento. Trata-se de uma competição entre 48 empresas, dentre 1,6 mil convidadas que já participam de projetos do Sebrae destinados a startups em 24 Estados. Cada um desses negócios passará por uma série de seletivas e os oito que se saírem melhor nessas etapas se apresentarão para uma banca de especialistas e investidores no Demoday.