Banco do Brasil expande agências especializadas em micro e pequenas

Instituição é a única com agências exclusivas para as MPEs
O Banco do Brasil investe na instalação de agências exclusivas para às Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e projeta adotar o novo modelo em todos os estados do país.
O atendimento é voltado para pessoas jurídicas com faturamento de até R$ 25 milhões por ano e é realizado por profissionais especializados no segmento. A rede chega a sua oitava unidade com a abertura da Agência Nelson D’Ávila, em São José dos Campos (SP).A estratégia visa dar especial atenção ao segmento, que responde por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, emprega mais de 50% da mão de obra urbana e representa 99% das empresas formais no País.As agências MPEs oferecem treinamentos e espaços para educação financeira, reuniões e conectividade para inclusão digital. Além da ambiência e sinalização personalizadas.O Banco do Brasil mantém relacionamento com 2,3 milhões de micro e pequenas empresas, sendo o maior parceiro do segmento. O saldo de operações de crédito do banco com as empresas deste porte é de R$ 97,8 bilhões.
Fonte: Banco do Brasil expande agências especializadas em micro e pequenas - Empreendedores

Auditoria interna ajuda a tornar pequeno negócio mais eficaz

Atividade é ainda mais importante no caso de negócios familiares, onde as brechas para a ocorrência de erros e fraudes são maiores

empos de crise, reduzir custos e aumentar a eficiência são necessidades tanto de grandes quanto de pequenas empresas. Apesar disso, ainda são poucos negócios de menor porte que recorrem à auditoria interna como ferramenta para minimizar a ocorrência erros, desvios ou fraudes.

De acordo com João Góes, proprietário da consultoria empresarial Góes & Associados, a auditoria interna tem por objetivo aprimorar processos e evitar gastos desnecessários, gerando um aumento da rentabilidade do negócio. “No caso dos negócios de menor porte, que normalmente não têm um corpo técnico qualificado e dedicado à administração dos negócios, são grandes as oportunidade de melhorar e qualificar suas operações por meio da auditoria”, afirma.

Auditoria interna tem por objetivo aprimorar processos e evitar gastos desnecessários
Auditoria interna tem por objetivo aprimorar processos e evitar gastos desnecessários
Foto: PathDoc / Shutterstock

Marcus Sperandio, sócio diretor da área de auditoria e consultoria da Assessor Bordin, afirma que uma das principais barreiras para uma adoção desta atividade em maior escala é a falta de conhecimento sobre seus benefícios.

“Tem muito empresário que acha que é algo voltado apenas às grandes corporações e acaba investindo em coisas mais imediatas, como máquinas e equipamentos. Ainda é pequena a preocupação com controle, avaliação de resultados e processos ou aumento de eficiência neste setor”, aponta.

No entanto, João Góes afirma que os honorários da auditoria normalmente são proporcionais ao tamanho e ao escopo dos trabalhos. Além disso, o retorno pode ser exponencial, seja pela recuperação de um crédito tributário não observado ou pela compra desnecessária de um estoque.

Marcus acrescenta que, como os custos para a manutenção de um auditor interno fixo geralmente são elevados para o pequeno negócio, é possível contratar um especialista que visite o local periodicamente, se adequando às necessidades da empresa. A prática é ainda mais recomendada em negócios familiares, onde as relações se desenvolvem na base da confiança, abrindo brechas para a ocorrência de erros ou fraudes.

“Mesmo nos casos onde não há má fé, é comum encontrar neste tipo de empresa um parente que desempenha uma função sem estar capacitado, e ele acaba tomando decisões que prejudicam as finanças. Também é bastante recomendado nos casos que envolvam estoque e circulação de mercadorias, como nas áreas de vestuário e alimentação”, diz.

Por outro lado, nas empresas de serviços, ou naquelas que contam com uma estrutura mais enxuta e o dono está sempre presente na operação, a auditoria interna se faz menos necessária. “Nestes casos, uma boa alternativa é que o proprietário participe de cursos de melhores práticas de gestão, e incorpore por conta própria novos procedimentos e métodos de avaliação”, completa.

Fonte: Auditoria interna ajuda a tornar pequeno negócio mais eficaz - Terra

Desonerar, simplificar e desburocratizar - Guilherme Afif Domingos

Desonerar, simplificar e desburocratizar é o objetivo da lei complementar defendida pelo ministro da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República
O ministro da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Guilherme Afif Domingos, quer diminuir o peso da burocracia e das altas taxas de juros e impostos incidentes sobre os pequenos empreendedores. Para isso propõe alterações, através de um projeto de lei complementar, que visam diminuir as faixas de faturamento das micro e pequenas empresas, que cairiam de 20 para sete, sendo duas faixas de transição. As propostas fazem parte do projeto “Crescer sem Medo” e contemplam a segunda parte das reformas estruturais iniciadas no ano passado, dentro do Supersimples. Confira a seguir os detalhes dessa nova empreitada de Afif Domingos, em entrevista exclusiva a Empreendedor.Empreendedor – Em que consistem as reformas estruturais propostas pela Secretaria ?Guilherme Afif Domingos – Nós viemos em um aperfeiçoamento contínuo da legislação. Agora temos que eliminar as barreiras do crescimento, isto é, crescer sem medo. Para isso temos de mexer nas tabelas do Simples, porque da forma como está, dificulta o crescimento. É isso que o Congresso Nacional e a Frente Parlamentar, sob o comando do Jorginho Mello, está fazendo. E há consenso no Congresso para isso. Nós fizemos um estudo com quatro grandes instituições de pesquisa. A Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, a Fipe e o Insper, em São Paulo. E a Fundação Don Cabral, de Minas Gerais. Todas elas se uniram em torno das idéias. Mas foi a Fundação Getúlio Vargas que se adiantou no tema, e por coincidência o coordenador desse estudo é hoje o ministro Nelson Barbosa. Então, nós temos bom padrinho.Empreendedor – A partir de quando as propostas passa a valer ?Afif Domingos –Se for aprovada neste ano as medidas passam a valer a partir de janeiro do ano que vem. Fica muito claro que a micro e pequena empresa responde pela renda e pelo emprego em nosso país. Então, dentro dessa situação, nós temos que facilitar a vida, tirar o peso das costas. Simplificar, desburocratizar. Veja o que aconteceu com o MEI, o Microempreendedor Individual. Nós já atingimos a marca de 5 milhões, e vamos buscar 10 milhões. Porque? Simplificação. A palavra de ordem agora é desonerar, simplificar, desburocratizar.Empreendedor – Reduzir a carga tributária é possível no curto prazo?Afif Domingos – O Simples está perseguindo esse objetivo, da redução da carga tributária, e conseguimos muito, mas é uma questão de ampliação de limites de forma simplificadora. É claro que a concentração do sistema financeiro brasileiro é de tal ordem que nos temos que tratar em um capítulo à parte, pois se tira de todos para distribuir só para alguns. Daí a importância de mexer nas tabelas do Simples, eliminando uma corrida de obstáculos por uma rampa de acessibilidade.Empreendedor – Como é a correção proposta ?Afif Domingos – Com a universalização, nós tivemos mais de 520 mil empresas que estavam fora do Simples, voltando. Este ano é o ano de nós mexermos nas tabelas e não só nos limites. A própria tabela, na sua parte interna, acaba criando uma corrida de obstáculos onde a empresa tem medo de crescer,e quando cresce é como caranguejo, quase que anda de lado. Exatamente porque há um problema sério, entre as faixas, de aumento abrupto da carga tributária. Ou seja, estamos construindo uma rampa mais suave para o seu crescimento.Empreendedor – Isso se deve ao fato da tabela estar congelada desde 2011?Afif Domingos – Sim, mas agora nós estamos criando uma fôrma, que ela vai perpassando os limites, que dos R$ 3,6 milhões nós vamos elevar para R$ 7,2 milhões para que ela possa entrar mais suavemente no lucro presumido. Porque hoje, quando ela vai para o lucro presumido a pancada só no comércio é de 50%. Também estamos com uma proposta na mesa do governo, que é a liberação da parcela do compulsório dos bancos, que é um recurso que as instituições financeiras mantém congelado e sem remuneração. Para que isso seja viabilizado em empréstimo às micro e pequenas empresas. Com isso queremos liberar empréstimos para capital de giro pela metade do preço. Os juros, que atualmente chegam a mais de 3% ao mês cairiam pela metade, conferindo mais fôlego aos pequenos negócios em meio a um momento de ajustes econômicos. Se forem liberados 17% do depósito compulsório, como é nossa proposta, isso soma R$ 40 bilhões.Empreendedor – Há boa receptividade no Congresso para a aprovação das mudanças?Afif Domingos – Há muito consenso, se há uma matéria consensual no Congresso Nacional é sobre a micro e a pequena empresa. Temos a intenção, com o comando do Jorginho Mello, que é presidente da Comissão Especial e da Frente Parlamentar, de aprovarmos ainda em agosto. Aprovamos na Comissão ainda este mês e em agosto levamos a plenário para passar a vigorar em janeiro do ano que vem.Empreendedor – O momento de turbulência política prejudica de alguma maneira o debate?Afif Domingos – Eu acho que é um bom momento, na medida em que todas essas distorções de um sistema começam a aparecer. E não é de hoje, é de muito tempo. Então essa crise é transformadora, para liberarmos o Estado de uma série de coisas em que ele não deveria estar metido. Eu já fui candidato a presidência da República, e eu percebi na Constituinte, que esquerda e direita eram a face da mesma moeda, porque ninguém queria mudar a estrutura do Estado brasileiro. E agora chegou a hora. Nós precisamos acima de tudo ser muito ponderados para não mergulhar o país em uma disputa política, que já aconteceu. Agora é preciso dar tempo ao tempo para que na próxima disputa política as instituições permaneçam consolidadas.
Fonte: Desonerar, simplificar e desburocratizar - Guilherme Afif Domingos

Incubadora faz evento para investidores de startups tecnológicas

startup
No próximo dia 30 de setembro, a Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ recebe investidores e empresários em evento que irá apresentar quatro startups com alto potencial de crescimento e viabilidade econômica.
A iniciativa visa ampliar o networking dos empreendedores, além de proporcionar um ambiente onde será possível conhecer a estrutura de negócios das empresas com vias à possibilidade de investimentos e parcerias.A atuação da Incubadora da COPPE está focada principalmente nas áreas de Petróleo e Gás, Energia, Meio Ambiente e Tecnologia da Informação. Esses setores são fortemente estimulados pelos laboratórios e pesquisadores da própria COPPE e UFRJ, além da proximidade com o Cenpes, o centro de pesquisas da Petrobras.As startups inovadoras que serão apresentadas são Forebrain, Twist, Easysubsea e OilFinder. As inscrições para participação no evento poderão ser feitas por meio do email [email protected].Empresas participantesForebrain: Fundada em 2010 por dois neurocientistas e pesquisadores do Programa de Neurobiologia do Instituto Carlos Chagas Filho, da UFRJ, Dr Billy Nascimento e Dra Ana Souza, a empresa tem como principal objetivo aplicar conhecimentos e novos métodos científicos para uma melhor compreensão sobre o comportamento do consumidor. A empresa possui uma equipe multidisciplinar composta por doutores, mestres e especialistas em áreas como neurociência, psicologia, marketing, pesquisa de mercado, engenharia e tecnologia da informação.OIlFinder: A empresa presta serviços de sensoriamento remoto e modelagem computacional a indústrias de Petróleo e desenvolveu um método computacional capaz de identificar a exata posição do óleo via satélite e simular o trajeto inverso da exsudação, detectando sua origem no assoalho oceânico. Desta forma é possível reduzir os riscos e os custos na exploração de petróleo.EasySubsea: Oferece serviços e produtos para monitoramento, controle e automação de poços de petróleo no segmento subsea.Twist: Spin-off do Laboratório de Processamento de Sinais (LPS/COPPE), a Twist elabora soluções tecnológicas para integrar informações e extrair o máximo de informações de grandes volumes de dados.
Fonte: Incubadora faz evento para investidores de startups tecnológicas - Empreendedor

RedeSIM começa integração com cartórios

Órgãos de registro de pessoas jurídicas já possuem algumas funcionalidades da rede, que ajudarão a agilizar os processos e a reduzir a burocracia
Desde o mês de agosto, o ato de inscrever, alterar e dar baixa em empresas ficou mais fácil para o empreendedor brasileiro de diversos Estados: foi realizada com sucesso uma primeira fase de integração da RedeSIM com os cartórios de registro de pessoas jurídicas, e o Serpro teve participação ativa nesta melhoria. No momento, são possíveis a consulta de CPF e CNPJ, e a consulta de solicitação de inscrições e deferimentos.A RedeSIM (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios) foi criada pela lei nº 11.598/07 para permitir que o cidadão abra ou regularize seu negócio de forma simplificada e sem burocracia. É administrada por um comitê gestor composto por membros dos governos federal, estadual e municipal, e já funcionava em parceria com as Juntas Comerciais de Estados como Goiás, Rio Grande do Norte e Paraíba.Na prática, significa dizer que os órgãos responsáveis pelo registro e legalização de empresas atuarão de forma interligada, permitindo a realização de todo o processo por meio de entrada única de dados na internet. Andréa Martins, do Serpro, ressalta que a integração, que foi desenvolvida pela empresa, ajudará a simplificar processos.“Com ela, as solicitações de cadastro nos cartórios podem ser concluídas sem necessidade de comparecimento na Receita Federal, para a realização da finalização relacionada aos deferimentos e indeferimentos das solicitações”, detalha Andréa, que é coordenadora de negócios relacionados ao CNPJ e à RedeSIM.A integração utiliza tecnologias já velhas conhecidas do Serpro, como o framework Demoiselle, e também novas, como o Tibco BW, uma plataforma para interconexão de serviços e sistemas. Fonte: Comunicação Social do Serpro

Serpro e Correios ampliam aliança pelo mercado de certificação digital

O Serpro e os Correios se uniram e têm como objetivo se tornarem, num curto prazo, os maiores fornecedores de certificados digitais do país. Segundo dados oficiais do Serpro, desde 2005, a parceria entre as estatais permite que os certificados digitais do Serpro sejam comercializados pelas agências dos Correios em todo o país.Atualmente, reportam as estatais, 70% dos certificados emitidos pelo Serpro são ofertados por 440 Instalações Técnicas (ITs) dos Correios, algo como 20 mil por mês. Até o fim de 2016, a projeção é que esse número será quadruplicado e chegará a 1.500 ITs."Considerando a manutenção da média de vendas mensais por IT e a expansão planejada, que vai focar principalmente as praças não atendidas hoje, o potencial de vendas chega a cerca de 68 mil certificados por mês, o que, sem sombra de dúvidas, deixará as duas instituições como as principais fornecedoras de certificados digitais do país", afirma Maykel Douglas Sousa, gerente do Serpro.A linha de negócio da certificação digital está em revisão no Serpro. A proposta, explica o gerente da estatal, é tornar a certificação um negócio estratégico, considerando seu potencial de crescimento e as receitas que esta linha pode retornar para a organização. Comprometimento com o cliente, redução da burocracia e menores prazos de entrega são os focos principais dessa revisão."Ao tornar a linha de negócio estratégica, os processos, sistemas e pessoal envolvidos são tratados com um maior nível de importância, o que reflete em maior qualidade no serviço ao cliente. Além disso, internamente a empresa melhora a sua forma de trabalho, ao transformar a certificação digital em um processo finalístico que entrega valor ao cliente", pontua Maykel, que é do Escritório de Governança de Processos (Egop).Uma das primeiras mudanças realizadas foi a atualização da página web, no portal do Serpro, para atendimento ao cliente. O espaço agora apresenta segmentação de acordo com o perfil do demandante: cidadão, governo, empresas e judiciário.Fonte: www.serpro.gov.br/linhas-negocio/certificacao-digital

Startup cria plataforma de anúncios mobile para e-commerces - PEGN

A Cross Target desenvolve inteligência para anúncios de lojas online serem melhor direcionados nos smartphones
Kim Tae-eun (à esquerda) e a equipe da Cross Target durante o TechCrunch Disrupt 2015  (Foto: PEGN/Fabiana Pires)
Depois de trabalhar durante 14 anos em diversos e-commerces na Coreia do Sul, Kim Tae-eun, 35 anos, decidiu se tornar empreendedor para resolver um problema do mercado de vendas online: fazer os anúncios serem vistos de maneira eficiente nos celulares. “Vi que existia uma oportunidade de criar uma tecnologia capaz de resolver essa questão”, disse.
Com a ideia na cabeça, ele se juntou a dois desenvolvedores para criar a startup Cross Target, que cria anúncios para e-commerces em plataformas mobile. A empresa expôs sua solução durante o TechCrunch Disrupt 2015, evento de startups que ocorre em São Francisco até quarta-feira (23/9).
A Cross Target nasceu em maio deste ano na Coreia do Sul. A empresa consegue fazer com que os anúncios visualizados em smartphones tenham a mesma inteligência dos visualizados no PC: quando o usuário clica em alguma publicidade criada pela empresa, a plataforma cria um banco de dados com os interesses daquela pessoa. A partir daí, consegue criar anúncios mais direcionados.Em seu modelo de negócios, a startup fatura de duas maneiras. Primeiro, a partir de um percentual cobrado dos anunciantes por cada clique recebido dos anúncios – o que representa 40% do faturamento do negócio até hoje. A segunda fonte de ganhos da empresa é a venda de dados dos usuários para as companhias.Apesar do pouco tempo, a Cross Target apresenta números significantes: 27 funcionários, 80 clientes na Coreia do Sul e um faturamento de US$ 150 mil em quatro meses de operação. Entre os planos da empresa está a expansão para os Estados Unidos (a startup abriu seu primeiro escritório no país, em Boston, há cerca de dois meses), o que deve fazer o faturamento chegar a US$ 2 milhões até o final do ano.
Fonte: Startup cria plataforma de anúncios mobile para e-commerces - PEGN

Empreendedor de Sucesso 2015: inscrições prorrogadas - PEGN

Vencedores do Prêmio Empreendedor de Sucesso 2014 (Foto: Sylvia Gosztonyi)
Atenção, empreendedores: as inscrições para a nona edição do Prêmio Empreendedor de Sucesso 2015 foram prorrogadas por uma semana. Se você ainda não preencheu o formulário, terá até às 23h59 do próximo domingo, 27 de setembro, para fazer isso.As inscrições devem ser realizadas pelo formulário https://bit.ly/1F4Beqm. Os negócios estão divididos em cinco categorias, além do prêmio principal, da melhor empresa:- Startup - Negócio de Impacto Social - Negócio de Alto Impacto: indústria - Negócio de Alto Impacto: varejo - Negócio de Alto Impacto: serviçosCada categoria tem seus pontos obrigatórios:Startups São empresas: - fundadas a partir de 1 de janeiro de 2012; - de qualquer segmento, inclusive web/internet; - inovadoras (em produtos, serviços ou modelos de negócio); - que apresentam crescimento consistente de receitas.Negócios de impacto social São empresas: - que em 1 de janeiro de 2015 existiam formalmente há no mínimo dois (2) anos (fundadas até 1 de janeiro de 2013); - que por meio da sua atividade principal (core business), oferecem (também) soluções para problemas sociais; e/ou - que vendem produtos ou serviços que contribuem para melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda; - que têm potencial de alcançar escala e operam de maneira eficiente; - inovadoras (lançaram novos produtos, serviços ou novos modelos de negócio nos últimos dois [2] anos).Negócios de alto impacto (Indústria, Serviços e Varejo) São empresas: - que em 1 de janeiro de 2015 existiam formalmente há no mínimo três (3) anos (fundadas até 1 de janeiro de 2012); - que apresentaram aumento no faturamento superior a 20% nos últimos dois (2) anos (ano sobre ano); - inovadoras (lançaram novos produtos, serviços ou novos modelos negócios nos últimos três [3] anos); - que têm grande potencial de crescimento.Os vencedores serão conhecidos numa cerimônia, em São Paulo, em dezembro (em local e data ainda a definir). Os finalistas estarão numa reportagem especial na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios de dezembro.Para mais detalhes, consulte o edital do prêmio. Em caso de dúvida, envie um e-mail para[email protected].
Fonte: Empreendedor de Sucesso 2015: inscrições prorrogadas - PEGN

Startup investe R$ 200 mil em jogos educativos

Matere Educacional tem materiais para auxiliar no ensino e aprendizagem de matemática, literatura e ciências
Há três anos o marceneiro aposentado Hermenegildo Garcia criou um jogo de tabuada. O que era apenas um momento de diversão acabou se transformando em negócio. Foi o filho Fábio T. Garcia, publicitário e designer, que o incentivou a comercializar o brinquedo.
A ideia deu tão certo que há quase dois anos, juntos, eles criaram a empresa de jogos interativos Matere Educacional(www.matere.com.br), que tem como propósito utilizar ferramentas pedagógicas, físicas e digitais para auxiliar educadores e alunos do ensino básico e fundamental.Com isso, ampliaram seu leque de atuação: desenvolveram jogos nas áreas de literatura: “Olha como se escreve!”,  ciências: “O que é o que é?”, que serão lançados ainda este ano, e para matemática o jogo de tabuada: “O X da Questão”, já no mercado, para auxiliar as crianças na memorização da tabuada de multiplicação sem abordar nenhum outro ponto crítico da matemática.“Nossa ideia é motivar as crianças a aprenderem. Em ciência, buscamos despertar a curiosidade sobre tudo que nos envolve. Na literatura, tornar mais divertido o aprendizado da leitura e da escrita, e gerar prazer de aprender a ler e escrever. E, em matemática, eliminar o bloqueio que a criança possa a vir a ter por não conseguir memorizar a tabuada de multiplicação”, explica Fábio.O X da Questão já está sendo adotado por várias escolas e a Matere também está desenvolvendo versões dos jogos com realidade aumentada, que interage com o jogo físico, graças à tecnologia.Potencial para crescer A Matere Educacional está de olho nos investimento que as mais de 38.700 escolas particulares do Brasil fazem em jogos que auxiliam no aprendizado. A empresa também trabalha com o público final, vendendo os jogos para pais, alunos e professores através de seu e-commerce (www.aprendatabuadabrincando.com.br).Fábio T. Garcia acredita que o mercado brasileiro é só o começo. “Essa oportunidade não se restringe ao mercado nacional. Os jogos desenvolvidos pela Matere Educacional são universais, o ensino global necessita de ferramentas lúdicas e divertidas realmente eficazes para as crianças de hoje”, conta.Os idealizadores do projeto já investiram cerca de R$ 200 mil vindos de recursos próprios e por meio da Aceleradora SEED MG, o qual foram acelerados em 2014. Após dois anos de dedicação exclusiva à Matere Educacional, hoje buscam parcerias nas áreas de impressão e tecnologia para melhorar ainda mais a experiência dos jogadores.A Matere Educacional é uma startup que já foi selecionados para o programa “Visão de Sucesso” e InovAtiva da Endeavor, além de vice-campeões do concurso ‘Acelera Startup” da FIESP. Recentemente foram selecionados no concurso “Anjos do Brasil”, em parceria com o Insper e PEGN.Eles também criaram um Programa Social: o “Dia da Tabuada”, em que são doados jogos para instituições de crianças carentes. Para cada jogo vendido, por meio de seu e-commerce, um outro igual é doado a uma criança carente.
Fonte: Startup investe R$ 200 mil em jogos educativos - Empreendedor

Startup oferece serviços de logística a pequenos empreendedores virtuais

Ferramenta anuncia parceria com Catarse e oferece descontos para projetos que baterem arrecadações
Fundada em 2014, a Mandaê é uma startup com a missão de otimizar o serviço de empacotamento e entregas de mercadorias, sobretudo para e-commerce. Mais especificamente, a empresa criou um aplicativo por meio do qual empreendedores podem fazer o empacotamento e a entrega de mercadorias de todos os tipos e tamanhos, desde peças de carro até objetos delicados feitos de vidro.
Por meio desse aplicativo, a Mandaê estimula pequenos negócios que não podem contar com os altos custos da logística de envio das suas mercadorias. Imagine um pequeno empreendedor que tem um e-commerce de velas artesanais. Com um fluxo de envio de mercadorias menos intenso, esse pequeno empreendedor dificilmente teria um contrato com uma transportadora ou um bom acordo com os Correios. Além disso, o tempo que ele gastaria nos Correios é mais um entrave para o dia a dia do seu negócio.“O propósito de existência da Mandaê é tornar o processo de envio em algo simples e agradável, e poder juntar essa prática para auxiliar empreendedores a realizar seus sonhos é muito gratificante”, afirma Jacqueline Alves, coordenadora de marketing da Mandaê. “Faremos o trabalho chato e deixaremos que os realizadores se preocupem com o que é realmente importante para eles e consigam tocar com tranquilidade a execução de seus projetos. E assim todo mundo ganha.”Mas como funciona?A Mandaê coleta a mercadoria no endereço indicado pelo empreendedor, faz o empacotamento com caixas e materiais desenvolvidos pela própria empresa para garantir a integridade da mercadoria e leva a mercadoria para uma transportadora ou uma agência dos Correios para que ela seja entregue com total segurança ao cliente. Preocupada com a satisfação tanto do empreendedor quanto do cliente, a startup desenvolveu seu serviço de empacotamento de acordo com as características de cada mercadoria, o que faz com que seu índice de quebra de produtos fique em torno de apenas 0,06%.Parceria com CatarseParceria com CatarseA startup recentemente anunciou uma parceria com o Catarse que funciona da seguinte maneira: a empresa divulgará informações sobre os projetos mais interessantes hospedados no Catarse por meio de sua páginahttps://www.mandae.com.br/blog/ e dará cupons de desconto para que os projetos que alcançarem suas metas de arrecadação possam entregar seus brindes com total segurança e comodidade.A parceria será válida tanto para os projetos já hospedados no Catarse quanto os novos. Com a Mandaê, a expectativa é que 150 recompensas sejam enviadas por projeto. Para se ter ideia, até hoje o Catarse já financiou mais de 600 projetos em São Paulo, que vão desde R$ 500 a R$ 100 mil. Atualmente o Catarse hospeda 203 projetos, sendo 37 deles em São Paulo.
Fonte: Startup oferece serviços de logística a pequenos empreendedores virtuais - Empreendedor

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