Para a multinacional, a empresa em recuperação judicial sempre entregou o produto no prazo
Fonte: Whirlpool confirma encomendas com a metalúrgica Duque, de Joinville - A NotíciaFoco na produção de itens para linha brancaFoto: Rodrigo Philipps / Agencia RBSClaudine NunesA Whirlpool, líder no mercado latino-americano de eletrodomésticos, confirma a encomenda de produtos com a metalúrgica Duque até o final de 2015. Com a falência decretada no mês passado pela 6ª Vara Cível de Joinville, a metalúrgica vive situação delicada e tenta reverter a decisão no Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
Questionada sobre o relacionamento com a Duque, a Whirlpool informou que a metalúrgica é fornecedora há muitos anos e que ela (Whirlpool) já tem pedidos até o final do ano, como tem com outras empresas do mesmo segmento.- Eles mantêm o compromisso e continuam entregando no prazo - acrescentou a empresa.A declaração tem um peso importante por se tratar de uma multinacional líder de mercado, com políticas globais de fornecimento, e a Duque tenta mostrar a viabilidade do negócio junto ao TJSC para reverter a decisão de falência e aprovar o plano de recuperação.Os principais concorrentes da Duque na fabricação de grades para refrigeradores, freezers, fornos e fogões ficam em São Paulo e na Itália, explicou a metalúrgica na última sexta-feira, ao abrir a portas da fábrica para imprensa.Segundo a companhia, com o dólar em alta, os custos de frete tornam-se elevados e a empresa consegue se posicionar no mercado de forma mais atrativa, especialmente para atender aos clientes do Sul do País.Além da Whirlpool, a carteira de clientes tem nomes como Electrolux, Metalfrio e Atlas, informou a Duque.Os produtos para linha branca são o foco atualmente. A empresa fez algumas mudanças no portfólio para manter somente os produtos que geram maior margem, o que a levou a sair do setor automotivo.Outra estratégia comercial para impulsionar a produção com poucos recursos foi a negociação para que a empresa que fornece a matéria-prima receba o pagamento diretamente do cliente. A Duque também passou a receber o seu pagamento de forma imediata e estabeleceu nova regra de entrega de mercadoria.— Antes tinha transporte próprio e entregava em casa. Agora o cliente vem buscar — explicou o consultor e representante da direção da empresa, Magnus Carvalho do Couto.