Casal cruza o mundo para lucrar com churros no Brasil

Ele se mudou para o Japão aos 18 anos em busca de melhores oportunidades, mas depois de mais de duas décadas do outro lado do mundo, onde enfrentou jornadas de mais 14 horas diárias de trabalho, decidiu voltar para o Brasil em busca de uma maior qualidade de vida. E o resultado não podia ser melhor, ainda com números bem superiores aos esperados. Enfim, essas são apenas pequenas partes da longa trajetória de Luiz Cláudio, que para se restabelecer no país decidiu investir em uma franquia de churros.

Luiz Cláudio conta que, após chegar à maioridade, percebeu que teria melhores chances de crescimento no Japão, e decidiu mudar de país junto com a esposa. Do outro lado do mundo, o casal teve de trabalhar nos mais diversos tipos de negócio para sobreviver. “Começamos em uma fábrica de componentes eletrônicos em troca de comida e alojamento. Depois passamos a fazer máquinas de moer papel. E em todos esses locais as rotinas eram muito pesadas”, lembra.

Casal faturou R$ 18 mil nos primeiros dez dias de operação da franquia
Casal faturou R$ 18 mil nos primeiros dez dias de operação da franquia
Foto: Divulgação

Após alguns anos mantendo esse ritmo de trabalho, eles resolveram investir no próprio negócio, e passaram a alugar vídeos para outros. O negócio cresceu, virou uma locadora formalizada, e o casal começou a cogitar a volta para o Brasil. Porém, foram pegos de surpresa pela crise mundial de 2008. “Eu já havia me desfeito da locadora, e nossas economias estavam investidas em ações. Acabamos perdendo cerca de US$ 400 mil e tivemos de começar do zero”, afirma.

Para se reerguer, Luiz Cláudio passou a entregar DVDs em domicílio. Pouco depois, ele conseguiu um ponto em um shopping de brasileiros, onde reabriu a locadora, que comercializava filmes e programação da TV brasileira. Em 2012, o casal já havia recuperado tudo, e dessa vez conseguiu voltar para a América do Sul.

Em busca de qualidade de vida, casal deixou jornada de 14 horas diárias no Japão para investir em franquia de churros no Brasil
Em busca de qualidade de vida, casal deixou jornada de 14 horas diárias no Japão para investir em franquia de churros no Brasil
Foto: Divulgação

“Eu trabalhava tanto que quase não vi meus filhos crescerem. A gente buscava uma vida menos estressante, e quando chegamos aqui investimos em um salão de beleza. Porém, como não tínhamos experiência na área, acabamos perdendo muito dinheiro e fechamos”, diz.

Após essa experiência negativa, os dois passaram a procurar um negócio em que pudessem fazer parte, efetivamente, das operações. “Demos preferência para o ramo de alimentação, pois mesmo com a crise ninguém deixa de comer. E acabamos optando pela Santo Churro por se tratar um produto que ainda não existia na cidade de Sorocaba (SP).”

Luiz Cláudio montou uma locadora no Japão, mas desfez o negócio para investir em churros no Brasil
Luiz Cláudio montou uma locadora no Japão, mas desfez o negócio para investir em churros no Brasil
Foto: Divulgação

Para a surpresa do casal, a franquia, que oferece versões tradicionais e gourmetizadas da guloseima, vem trazendo um retorno muito além do esperado, tendo faturado R$ 18 mil em apenas 10 dias. “Acredito que a qualidade e variedade dos produtos estão ajudando nesse sucesso. E o fato de trabalharmos para algo que é nosso também nos dá uma motivação diferente. Estamos pensando, inclusive, em abrir uma segunda unidade da franquia”, revela.

Sobre as diferenças de se empreender no Brasil e do outro lado do mundo, ele afirma que no Japão o apoio dado pelo governo é muito maior. “Por outro lado, o ritmo de trabalho que eles têm é muito pesado. No Brasil, a qualidade de vida é maior, e mesmo com as dificuldades que enfrentamos, estamos no nosso país e junto da família”, conclui.

Fonte: Casal cruza o mundo para lucrar com churros no Brasil - Terra

Plataforma facilita a contratação de colaboradores temporários

Site reúne vagas para profissionais independentes e supre demandas temporárias de empresas
Com a recessão econômica, várias empresas estão reduzindo seus custos fixos e apostando nos freelancers, ao mesmo tempo em que o desemprego aumenta e muitos procuram recolocação profissional ou uma renda extra. A Hora Extra (www.hextra.com.br) é uma plataforma que se encaixa nesse cenário, colocando em contato companhias e prestadores de serviço e utilizando um modelo que reduz em até 80% as ausências destes.A dinâmica é simples: as empresas anunciam o que precisam, os profissionais que se encaixam nos pré-requisitos são avisados e se candidatam. Os contratantes, por sua vez, escolhem de acordo com recomendações e currículos. Além de especialistas em cargos relacionados a eventos, como garçons, seguranças e maquiadores, há espaço para professores, programadores, cuidadores de idosos, etc.“De trabalho em trabalho, o profissional constrói sua reputação e vai conseguindo vagas melhores, com pagamento maior. As empresas, por sua vez, também são avaliadas, o que gera credibilidade para ambas as partes e diminui a chance de calotes”, explica Caio Rodrigues, fundador da Hora Extra. Com cinco anos de experiência na organização de eventos, Rodrigues sofreu na pele com profissionais que não compareciam ao compromisso. Para contornar a situação, a plataforma cobra uma taxa de 5% dos candidatos, com mínimo de R$ 8, antes de fecharem o contrato para cada vaga. Vem daí a redução de 80% nas faltas.A dinâmica é simples: as empresas anunciam o que precisam, os profissionais que se encaixam nos pré-requisitos são avisados e se candidatam. Os contratantes, por sua vez, escolhem de acordo com recomendações e currículos. Além de especialistas em cargos relacionados a eventos, como garçons, seguranças e maquiadores, há espaço para professores, programadores, cuidadores de idosos, etc.“De trabalho em trabalho, o profissional constrói sua reputação e vai conseguindo vagas melhores, com pagamento maior. As empresas, por sua vez, também são avaliadas, o que gera credibilidade para ambas as partes e diminui a chance de calotes”, explica Caio Rodrigues, fundador da Hora Extra. Com cinco anos de experiência na organização de eventos, Rodrigues sofreu na pele com profissionais que não compareciam ao compromisso. Para contornar a situação, a plataforma cobra uma taxa de 5% dos candidatos, com mínimo de R$ 8, antes de fecharem o contrato para cada vaga. Vem daí a redução de 80% nas faltas.Além disso, entre as principais vantagens do site estão a rapidez na contratação dos profissionais – a maioria das vagas é preenchida em, no máximo, três dias –, e a segurança: como os perfis dos candidatos são atrelados ao CPF, não é possível apagar avaliações negativas, por exemplo. “Para os freelancers, é uma ótima oportunidade de conseguir trabalhos de forma rápida. Já para as empresas, a oferta variada facilita encontrar um perfil adequado para suas necessidades”, diz Rodrigues.Hoje, a Hora Extra tem 10 mil perfis cadastrados. Em novembro, a empresa recebeu um investimento de R$ 300 mil para expandir a atuação. Com isso, pretende lançar, no começo de 2016, a versão em app da plataforma – para Android e iOS -, e crescer 300%. O cadastro dos freelancers e anúncio de vagas são gratuitos.
Fonte: Plataforma facilita a contratação de colaboradores temporários - Empreendedor

Projeto que reduz prazo para a abertura de empresas em Joinville deve ser sancionado pelo Prefeito

Novos prazos serão estabelecidos para a liberação do funcionamento de empresas na cidade
Projeto que reduz tempo para a abertura de empresas deve ser sancionado pelo prefeito nos próximos dias em Joinville Rodrigo Philipps/Rodrigo Philipps
Dono da Colchões Center é um dos empreendedores que esperar se beneficiar do novo projeto - Foto: Rodrigo Philipps / Rodrigo Philipps

De olho em uma tendência global de virtualização dos processos burocráticos para a emissão e manutenção de documentos oficiais, um projeto de lei encubado pelaPrefeitura e pela Associação de Joinville e Região da Micro, Pequena e Média Empresa (Ajorpeme) deve entrar em vigor nos próximos dias, assim que for sancionado pelo prefeito Udo Döhler. A Prefeitura ainda não fixou uma data para isso ocorrer.

O objetivo, entretanto, está bem definido: diminuir a burocracia e o tempo de espera para abertura de empresas. De autoria do vereador Dorval Pretti (PPS), o projeto altera a lei municipal 414/2014 sobre o registro de pessoas físicas e jurídicas e o processo eletrônico de concessão do alvarás. Assim, novos prazos serão estabelecidos para a liberação do funcionamento de empresas em Joinville.— A cidade já perdeu grandes investimentos por causa da burocracia e das dificuldades na obtenção de licenças. A BMW é um dos exemplos mais gritantes. Esse projeto nasceu para otimizar processos e tirar Joinville da lista de cidades que afugentam o empreendedor pela dificuldade de abrir um negócio — afirma a presidente da Ajorpeme, Silvana Fioravanti.A partir da sanção do projeto de lei, as novas licenças serão inclusas em três categorias: baixo, médio e alto grau de risco, com prazos de liberação de alvarás que variam de 15 a até 40 dias, para os casos mais complexos. A ideia, segundo o projeto, é informatizar o processo e diminuir o número de vezes que o empreendedor precisa ir, pessoalmente, aos órgãos públicos.Outra meta é colocar Joinville entre as cidades brasileiras que praticam avirtualização dos processos e têm suas bases de dados integradas com órgãos públicos federais e estaduais e que se relacionam com a formalização de pessoas jurídicas no País.O projeto é baseado no estudo elaborado pelo comitê permanente de desburocratização, composto por representantes de entidades contábeis e de órgãos públicos ligados a abertura de empresas.— Entre janeiro e julho, técnicos do comitê reavaliaram todos os aspectos legais e os fluxos dos processos de abertura de empresas. Foi um estudo minucioso, que teve a participação de órgãos da polícia e entidades de classes. Isso resultou em um entendimento uniforme das autoridades quanto ao grau de risco do estabelecimento e da atividade econômica — diz Silvana.Alvará em 30 diasO comerciante Tironi Meier, dono da Colchões Center, é um dos empreendedores de Joinville que espera se beneficiar do novo projeto. Isso porque, apesar da capacidade para ampliar o negócio, Tironi tem esbarrado na burocracia para conseguir expandir a empresa.— É complicado. Temos uma realidade onde existe capital e disposição para a ampliação, mas o excesso de burocracia e a falta de uma tabela de prazos e de cobranças mais atualizadas fazem a gente pensar duas vezes antes de investir forte — explica.Joelma Fernandes, enfermeira e especialista em saúde ocupacional, conta como enfrentou uma espera de dois meses para conseguir uma licença em Joinville. A ideia era abrir uma clínica especializada na saúde das mãos e, durante o processo, ela quase desistiu da ideia ao se deparar com as dificuldades burocráticas.Conforme previsto no novo modelo para abertura de empresas, toda a parte de regulamentação teria ficado pronta em, no máximo, 30 dias.— O tempo de espera sempre faz o empreendedor pensar duas vezes antes de seguir em frente. A gente quer formalizar a nossa atividade, colocar tudo dentro da lei e tinha de esperar meses, tudo isso num cenário econômico instável. Com esse novo modelo, vai ser uma injeção no desenvolvimento econômico regional — afirma.Como é a divisão de riscos para abrir uma empresa- Atividade econômica de baixo grau de risco I: é  a atividade desenvolvida sem a necessidade de estabelecimento físico e que não implique na comercialização de produtos ou prestação de serviços regulados pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) ou esteja obrigado ao licenciamento ambiental cuja indicação constará no documento de permissão para exercício de atividade.- Atividade econômica de médio grau de risco II: é a atividade econômica não classificada como de alto grau de risco (grau III), cujo alvará de localização e permanência será concedido nos termos da lei, observadas as disposições da lei complementar nº 84/2000, no que couber.- Atividade econômica de alto grau de risco III: é a atividade econômica que apresenta nível de perigo à integridade física, à saúde humana, ao meio ambiente e ao patrimônio, disciplinadas por intermédio de resolução expedida pelo comitê permanente de desburocratização, assim entendidas: 1) relacionadas aos estabelecimentos de espetáculos, shows e diversões noturnas; 2) relativas a materiais inflamáveis, explosivos, radioativos etc; 3) que impliquem em aglomeração de pessoas.
Fonte: Projeto que reduz tempo para a abertura de empresas deve ser sancionado pelo prefeito nos próximos dias em Joinville - A Notícia

App para smartphones ensina como empreender com franquias

App para smartphones ensina como empreender com franquias
Empreendedor conectado: app dá dicas de como trabalhar com franquias© Thinkstock Empreendedor conectado: app dá dicas de como trabalhar com franquiasA Associação Brasileira de Franchising está lançando um app para educar quem querempreender com franquias. O “Quero uma Franquia” usa um sistema de certificação digital, o que pode incentivar o uso do aplicativo.O aplicativo tem formato de jogo e usa dinâmica de perguntas e respostas. São dadas três opções para as questões. É preciso responder antes que o tempo acabe. Antes das perguntas, uma lição em vídeo é oferecida ao futuro empreendedor.As questões estão divididas em áreas como “conceitos fundamentais”, “aspectos jurídicos” e “processo seletivo”.A cada 100 desafio cumpridos, o jogador ganha uma medalha. Com quatro medalhas, é possível emitir um certificado digital da ABF.Uma tela oferece dados sobre o desempenho da pessoa. Lá estão à mostra quais são as áreas de melhor desempenho do jogador, progresso total e tempo de dedicação ao app.Ainda é possível ler dicas do blog da ABF dentro do próprio aplicativo. O conteúdo foi criado pela ABF Educação, uma divisão da associação que tem como objetivo educar e informar pessoas interessadas em entrar nos negócios de franquias.O app está disponível de graça para smartphones Android. Uma versão para iPhone deve chegar à App Store em breve, de acordo com a ABF.Fonte: App para smartphones ensina como empreender com franquias - MSN

Agentes de viagens lucram 100 mil por mês com franquia em casa

encontre_sua_viagem
Oito horas por dia, cinco dias por semana, durante 12 meses por ano. Essa é a rotina que a grande maioria dos brasileiros enfrenta ao se dedicar ao trabalho. Tantos outros, visualizam essa jornada um tanto quanto desgastante, e na buscar por levantar alguma renda no fim do mês, procuram por demais soluções.Uma alternativa que vem se popularizando no Brasil é o Home Office. Este é um conceito de modelo empresarial muito adotado devido à globalização da economia e aumento da terceirização de serviços, o que acaba mudando o perfil do emprego e do local de trabalho.O número de pessoas que tem optado por modelos de negócios que podem ser executados em casa, cresce a cada dia. “Atuamos no mercado com três tipos de serviços; Loja Fixa, Quiosque e o Home Office. Percebemos que este último tem tido uma grande saída. Atualmente temos 440 franqueados operando nesta ação, que somente este ano cresceu 30% em comparação ao ano anterior. Nossa expectativa é de que o número aumente em 40%, em 2016”, relatou o diretor executivo da rede de franquias Encontre Sua Viagem, Henrique Mol.A franquia é especializada em turismo e oferece aos seus clientes serviços turísticos que vão desde pacotes de viagens exclusivos a hospedagem em hotéis, aluguel de ônibus e de carro. Mol diz que tem analisado muito este mercado e aponta alguns dos motivos pelo qual o modelo tem tido tanto sucesso. “As vantagens são muitas como a redução de custos de infraestrutura, alimentação, transporte e sem contar com a flexibilidade do horário, entre outras coisas. Isso tem chamado muita atenção do investidor que hoje pensa no seu bem estar e no custo-benefício”, relata.Motivos que levaram Sônia Teixeira, de 49 anos, moradora de Mirante da Serra (RO), a investir na marca. Há dois anos dirigindo o empreendimento, ela conta que o mesmo é a concretização de um desejo antigo. “Eu sempre sonhei em ter uma negócio online e que pudesse trabalhar em casa. Durante dois anos pesquisei muito, e por fim encontrei a Encontre Sua Viagem. Ao analisar a proposta da marca e a rentabilidade gerada, eu logo quis fechar negócio. Hoje avalio que foi uma das melhores coisas que já fiz”, relatou.O modelo de negócio da Encontre Sua Viagem exige um dos menores investimentos do mercado; a partir de R$3 mil. De acordo com o diretor da empresa, nele o faturamento pode ser de R$5 a R$100 mil. E pelo fato de ser um trabalho executado em casa, o franqueado pode começar com bem pouco, apenas um computador, internet e telefone.A empresária conta que começou as atividades trabalhando apenas nas horas vagas. “Como a demanda começou a crescer, precisei parar tudo e me dedicar exclusivamente a este emprego e não me arrependo. Tenho em todos os momentos o produto disponível para o cliente, sem me preocupar em renovar o estoque. A empresa dá um suporte muito bom, um excelente apoio e até mesmo curso de capacitação. Só não faturo mais porque é um trabalho que requer atenção e eu preciso dedicar meu tempo à outras atividades; meu dia a dia é muito corrido”, contou.Cuidados com o Home Office Para aproveitar todas as vantagens que esse sistema de trabalho pode oferecer, é necessário cuidado e bom senso. Quem dá o alerta é o diretor da franquia. “O primeiro passo é escolher uma franquia que se encaixe no seu perfil. O modelo Home Office requer muita dedicação e trabalho, por isso, para facilitar, determine seu local de trabalho e o mantenha limpo e organizado. Oriente também a família de que aquele é seu local de trabalho e quando você estiver lá, não quer ser incomodado por qualquer motivo. Também é importante sempre manter contato com sua rede de amigos e fazer propaganda do seu negócio. Ande sempre com seu cartão de visitas, uma simples ida a padaria pode gerar boa oportunidade de negócio”, concluiu o empresário.
Fonte: Agentes de viagens lucram 100 mil por mês com franquia em casa - Empreendedor

Ferramenta permite acompanhar obras e construções remotamente

Empresa oferece solução para que empreendedores acompanhem online o processo de reforma ou construção
Chamada de KEMP-GTI – Gestão Total da Informação –, a ferramenta é acessada por meio da internet e permite que os clientes supervisionem em tempo real cada fase da construção ou reforma de seu estabelecimento. Por meio da tecnologia, o empresário acessa a ferramenta que contém todos os projetos e obras gerenciadas pela  Kemp, para acompanhar o status dos serviços que contratou.
Ao todo, a empresa tem o controle de mais de 1.200 dias de acompanhamento em mais de 5.000 pontos de vendas. Os colaboradores da Kemp alimentam o sistema com informações sobre vistoria, fiscalização, checagem da obra, além da inclusão de vários modelos de relatórios  fotográficos para que o cliente se sinta mais próximo das mudanças que estão sendo feitas em seu negócio.“É uma forma que encontramos para o cliente acompanhar de perto o passo a passo da obra, sem precisar ir até o local. É uma ferramenta viva que criamos para atender a necessidade do cliente, ou para fazer o controle da operação”, comenta Rogerio Moraes, sócio da Kemp.Com a solução, também é possível programar o recebimento de relatórios ao final de cada etapa pré-definida, contar com um histórico completo de cada obra, análise das ocorrências e imprevistos ocorridos. A kemp tem todo o controle via sistema, desde o levantamento físico no local até a entrega da obra, juntamente com todas as avaliações de construtoras, clientes, gerentes ou fornecedores. “Por meio do sistema conseguimos padronizar e executar projetos de grande volume. Somente em 2014, geramos mais de 1.200 estudos de viabilidade técnica financeira, em menos de sete meses de trabalho”, comenta.
Fonte: Ferramenta permite acompanhar obras e construções remotamente - Empreendedor

Empréstimo com garantia imobiliária é opção de PME’s em tempos de crise

Juros baixos e prazos longos são fatores decisivos para adquirir o empréstimo com garantia de imóvel
O cenário econômico desfavorável gera muita incerteza na tomada de decisões, mas também abre boas oportunidades para quem quer investir em novas áreas. Para estes empreendedores, o home equity – empréstimo com garantia imobiliária – aparece como ótima opção de crédito por ter juros mais acessíveis e prazos longos. “É o que chamamos de dívida saudável, quando não há um comprometimento grande da renda mensal para a quitação da dívida”, explica Maria Teresa Fornea, diretora da Barigui Companhia Hipotecária.E foi a oportunidade que fez a advogada Ariana Grunberg ir em busca de crédito para abrir uma loja de cosméticos. “Apareceu a oportunidade de comprar a loja e não tinha nenhum capital. Fui com a minha mãe em bancos e, devido a situação do país, estava difícil conseguir crédito e os juros estavam muito altos. Então, meu marido falou da opção dehome equity e foi a única forma que consegui levantar o capital para investir na loja”, conta Ariana.A advogada explicou que o imóvel colocado em garantia foi um de sua mãe usado para renda extra. “Como não era o imóvel que ela morava, tivemos mais tranquilidade para tomar a decisão, mas como disse, esta foi a única forma que consegui levantar o empréstimo com uma prestação razoável, que vai caber no meu bolso”, avalia Ariana, dona da Raisa Cosmética Artesanal.Já o empresário Marcelo Magnani foi em busca do empréstimo com garantia de imóvel para montar um foodtruck. “A ideia nasceu de um dos sócios, amadureceu e optamos pela Barigui para conseguir o capital. A facilidade para viabilizar o negócio, desde que os papéis estejam certos, e o prazo longo foram essenciais. Além do que eu não tive boa receptividade nos bancos por possuir um financiamento habitacional”, explica Marcelo, lembrando que um imóvel do pai foi dado como garantia.Com o foodtruck funcionando há dois meses e dando resultados, o empresário avalia que o empréstimo feito para investir no negócio foi muito bom. “Peguei o empréstimo para pagar em dez anos, mas pretendo liquidar bem antes”, finaliza Marcelo, que já planeja abrir novas unidades do foodtruck no Paraná.
Fonte: Empréstimo com garantia imobiliária é opção de PME’s em tempos de crise - Empreendedor

Aplicativo pretende aumentar o poder de compra do brasileiro

Ferramenta promete vantagens para consumidores e estabelecimentos
Acaba de chegar ao mercado um aplicativo que ajudará a aumentar o poder de compra do brasileiro, ao mesmo tempo em que será um canal de marketing para supermercados. Trata-se do sav@price, solução única, simples e gratuita para fazer comparativo de preços dos principais varejistas do país. A novidade é uma ferramenta completa, que usa ferramentas de geolocalização, e traz parcerias únicas com os principais varejistas de grande, médio e pequeno porte, ou seja, enquanto os aplicativos que existem no mercado hoje mostram os preços baseados em preferências/facilidades pessoais dos usuários, o sav@price mostra a base de preços reais (preço da gôndola) e atualizada de cada loja participante.Na primeira fase o app está disponível apenas para os usuários e lojas do Estado de São Paulo. Além da versão mobile, disponível para Android e iOS, o sav@price pode ser acessado pelo site www.savprice.com. Dessa maneira, além de ter a oportunidade de fazer a comparação dos valores dos produtos, o consumidor ainda poderá elaborar sua lista de compras e, ao final, saberá exatamente quanto gastará nas lojas pesquisadas.De acordo com Ederson Riechelmann, CEO & Co-Founder da empresa, os varejistas terão diversas vantagens, pois ao aderirem  à solução, atestam sua transparência em termos de política de preços, atratividade de ofertas e competitividade.“Por ser uma plataforma segmentada de busca de preços, o sav@price possibilitará a realização de promoções direcionadas ao público de interesse, seja de um determinado perfil, região ou consumidores de um determinado produto, bem como assertividade e otimização de recursos”, explica Ederson.Do ponto de vista do consumidor, Ederson esclarece que o objetivo é facilitar a vida da dona de casa por meio de um recurso simples e gratuito, garantindo  assim seu poder de compra naquele que é um dos maiores gastos das famílias brasileiras: compras no supermercado. ” O app foi criado para facilitar a vida do consumidor, pois  a pesquisa de preços no varejo alimentar é algo comum, pelo fato de as compras do supermercado terem um peso importante na renda do brasileiro. Por isso, a busca por preços atraentes, promoções, dias de ofertas e economia fazem parte da rotina no varejo nacional. Ao usar o sav@price, acreditamos que o usuário tenha, em média, uma economia de 15% a 20%”, diz.
Fonte: Aplicativo pretende aumentar o poder de compra do brasileiro - Empreendedor

Como suportar as despesas de fim de ano e ainda ter lucro?

Especialista em redução de custos para empresas dá dicas para sobreviver ao pagamento de 13 º salários, abonos e férias
Novembro é o mês do pagamento da primeira parcela do 13º salário dos colaboradores e, no mês que vem, mais despesas se aproximam, como férias, abonos, gratificações extras e também a hora de rever e renovar diversos contratos com fornecedores. Como sobreviver a tudo isso num ano onde as vendas foram menores do que as de anos anteriores e, ainda assim, contabilizar lucros? O especialista em redução de custos para empresas, Fernando Macedo, da consultoria ERA – Expense Reduction Analysts, dá algumas dicas para os empresários não entrarem em 2016 no vermelho.“Muitos empresários acreditam que para não ficarem no vermelho a única solução é o aumento das vendas e, se elas não acontecem, recorrendo a financiamentos com altas taxas de juros, iniciando o ano já no prejuízo. Mas todas as reduções de custos podem ser revertidas diretamente em lucro”, explica Macedo.Segundo ele, os resultados podem ser melhores se as empresas olharem para suas planilhas de custos dispostas a realizarem mudanças em certos hábitos muitas vezes repetitivos por anos a fio. “A redução de gastos desnecessários no dia a dia das empresas podem fazer a grande diferença na hora de contabilizar os lucros”, explica o especialista.Macedo acredita que, através da renegociação de contratos de fornecedores, novas cotações para a compra de materiais, com empresas nunca antes consultadas, ou até mesmo, mudanças internas de hábitos viciosos com as equipes de compras, é possível ter um salto no lucro das empresas, mesmo mantendo o mesmo volume de vandas. “É preciso fazer um levantamento dos custos com diversos itens, como serviços de limpeza, compra de suprimentos, logística, energia elétrica, planos de telefonia, remessas, entregas e outras e estar disposto a iniciar novas negociações, seja com os atuais fornecedores ou com novas cotações”. A economia pode chegar, em média, de 20 a 30%, refletindo diretamente no aumento do lucro, afirma o consultor.
Fonte: Como suportar as despesas de fim de ano e ainda ter lucro - Empreendedor

12 opções de franquias para jovens empreendedores

Conheça 12 opções de franquias para jovens empreendedores
franquias-para-jovens-empreendedores-noticias Foto: ShutterstockDe acordo com a primeira edição da pesquisa nacional 'Perfil do Jovem Empreendedor Brasileiro', da Confederação Nacional dos Jovens Empresários, a maioria dos jovens que empreendem no País tem de 26 a 30 anos, são do sexo masculino e possuem curso superior completo.Pensando nisso, preparamos uma lista com 12 opções de franquias indicadas para jovens empreendedores. As informações foram fornecidas pelas empresas. Confira:1. Park Idiomas  A Park Idiomas é uma escola de ensino de línguas que está presente em São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal e Paraná. Segundo a rede, quase 50% dos franqueados têm menos de 35 anos e isso demonstra que a empresa precisa muito empreendedores com esse perfil.Investimento total: de 105 mil a 240 mil reais Faturamento médio mensal: de 50 mil a 90 mil reais Retorno do Investimento: até 24 meses2. Chicken-in  Fundada em 1967, a rede de restaurantes Chicken-in voltou ao mercado de franquias esse ano. A Chicken-in afirma que tem uma identidade com jovens empreendedores pelo dinamismo e produto que a franquia disponibiliza.Investimento total: 300 mil reais Retorno do Investimento: de 12 a 24 meses3. Guia-se Negócios pela Internet  Com investimento baixo e possibilidade de trabalhar em casa através da internet, a rede de franquias tem afinidade com jovens empreendedores. A empresa oferece serviços como criação de sites, lojas virtuais e anúncios no Google. Não há necessidade de gastos com a montagem de ponto fixo ou com funcionários para quem for trabalhar em casa.Investimento total: a partir de 25,9 mil reais4. Casa do Construtor  A Casa do Construtor é uma franquia especializada em locação de equipamentos para construção civil com 22 anos de mercado. Cerca de 30% do total dos franqueados são jovens empreendedores com, em média, 30 anos.Investimento total: de 550 mil a 775 mil reais Faturamento médio mensal: 75 mil reais Retorno do Investimento: de 24 a 36 meses5. On Byte Formação Profissional A On Byte desenvolve cursos profissionalizantes e de informática através de um sistema de ensino interativo. A rede possui 80 escolas espalhadas pelo Brasil e tem um elevado número de jovens à frente do negócio: 45% dos franqueados têm até 35 anos. A marca se identifica com os jovens empreendedores por 3 fatores: estar ligada à tecnologia, exigir baixo investimento e grande vontade de crescer.Investimento total: 5 mil reais Retorno do Investimento: 4 meses6. WEST 1  Com operação em 5 cidades no Brasil e 4 na Austrália, a WEST 1 oferece serviços de programas de intercâmbio para a terra dos cangurus e para a Nova Zelândia. A empresa se identifica como uma agência jovial, por manter um tratamento informal e próximo ao estudante.Investimento total: de 80 mil a 180 mil reais Faturamento médio mensal: 40 mil a 160 mil reais Retorno do Investimento: de 18 a 28 meses7. 5àsec  A rede de lavanderias 5àsec possui hoje mais de 400 unidades no Brasil e no mundo. Segundo a marca, o modelo de negócio da 5àsec é voltado para pessoas independentes e, além disso, a empresa tem muitos clientes jovens.Investimento total: de 380 mil a 525 mil reais Faturamento médio mensal: 45 mil a 150 mil reais Retorno do Investimento: 44 meses8. Concretta A rede de franquias de escolas de cursos profissionalizantes Concretta tem cerca de 30% de franqueados com idade inferior ou igual a 30. A empresa possui quatro modelos de franquias, com investimento inicial que varia entre 36 mil e 380 mil reais.Investimento total: de 36 mil a 380 mil reais Retorno do Investimento: a partir de 6 meses9. DocSystem A rede de franquia DocSystem, que desenvolve soluções de gestão para empresas, tem hoje mais de 100 franquias no Brasil. A marca diz que, por atuar na área de tecnologia e trabalhar com modelos de microfranquias, atrai empreendedores mais jovens.Investimento total: a partir de 7 mil reais Retorno do Investimento: De 5 a 10 meses10. Louyt A Louyt é uma rede de franquias que reúne a experiência de três empresas de tecnologia que busca ser referência em Mobile Marketing no mundo. A marca afirma buscar um perfil de franqueado jovem porque ele tende a se adaptar facilmente às novas tecnologias.Investimento total: 15 mil reais Retorno do Investimento: 6 meses11. Gracom A escola de efeitos visuais Gracom oferece cursos para capacitar profissionais em áreas como Games e 3D. De acordo com a empresa, 40% dos franqueados têm entre 21 e 30 anos.Investimento total: 250 mil reais Retorno do Investimento: 12 meses12. Croasonho A Croasonho é uma rede de franquias especializada em croissants que conta com 68 lojas em 14 estados. Segundo a empresa, a marca possui uma grande empatia entre os jovens empreendedores.Investimento total: a partir de 400 mil reais Retorno do Investimento: de 24 a 36 mesesFonte: 12 opções de franquias para jovens empreendedores

CANAIS DE VENDA ONLINE