Franquia de comida caseira espera vender 20 unidades ainda em 2015

om investimento de R$ 79 mil, o negócio é baseado na venda de pratos via delivery e em caixinh
Comida caseira vendida em boxes e chegando às mãos dos clientes via delivery. É o que oferece a Mineiro Delivery, empresa fundada em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, no ano de 2012. Lá, a marca já é bastante conhecida e vende cerca de 200 boxes por dia, mais que o dobro do que esperavam os fundadores e também irmãos Marlon e Gabriel Ventura, quando inauguraram a empresa. Depois de três anos bem sucedidos, eles e seus novos sócios – Paulo Yossimi e Dhionatan Paulino – decidiram adotar o formato de franquia. O investimento inicial para quem quiser apostar na rede é de aproximadamente R$ 79 mil.
Algumas franquias já foram vendidas. Além da unidade própria, em São José do Rio Preto, a Mineiro Delivery já conta com franquias em São Paulo e Jundiaí (SP), Goiânia (GO) e Aracaju (SE), todas em fase de implantação. “Por ser um negócio que leva o prato até cliente, não é necessário que o ponto comercial esteja localizado em grandes centros comerciais, onde os valores de aluguel e impostos costumam ser maiores,” conta Marlon. “Em tempos de crise, essa é uma vantagem que faz muita diferença. Além disso, a Mineiro Delivery é microfranquia, um tipo de negócio com valores mais acessíveis se comparados à maioria das marcas,” completa.Outra vantagem de investir na Mineiro Delivery está no próprio segmento do qual a marca faz parte. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o ramo de alimentação faturou mais de R$ 25 bilhões no Brasil em 2014, um crescimento de 6,8% em comparação com 2013. “É um mercado consolidado e que atende demanda de 50% dos brasileiros que não cozinham.” O cardápio da rede é variado. Entre as opções estão galinhada, feijoada e costelinha. “Um dia, Marlon e eu pedimos comida chinesa durante o almoço do nosso antigo trabalho. Foi naquele dia que nasceu a ideia de trabalhar com o mesmo tipo de box, mas servindo pratos que são mais presentes no dia-a-dia do brasileiro,” conta.A rede espera fechar o ano com 20 unidades franqueadas. Há interesse em todas as regiões do país, “pois não trabalhamos com produtos, logo não precisamos nos preocupar com distribuição.”
Fonte: Franquia de comida caseira espera vender 20 unidades ainda em 2015 - Empreendedor

Aplicativo do Sebrae facilita a criação de modelo de negócio

Um dos grandes desafios para quem busca realizar o sonho de ter uma empresa é encontrar o modelo de negócio ideal.

Visando auxiliar os futuros empresários nessa missão, o Sebrae Nacional desenvolveu o aplicativo Sebrae Canvas, por meio do qual é possível detalhar uma série de aspectos de seu futuro negócio e ter uma boa ideia sobre como será a sua atuação no mercado.

“A ferramenta utiliza a metodologia Canvas, apresentada em 2011 no livro Business Model Generation, do suíço Alexander Osterwalder. Graças à simplicidade, o Canvas é hoje a metodologia mais usada em planejamento empresarial”, explica Stefano Portuguez, gestor do projeto Começar Bem, do Sebrae Nacional.

Ferramenta utiliza a metodologia Canvas, que permite visualizar a atuação da futura empresa em nove diferentes blocos
Ferramenta utiliza a metodologia Canvas, que permite visualizar a atuação da futura empresa em nove diferentes blocos
Foto: Divulgação

Inicialmente, o aplicativo foi lançado pelo Sebrae-PR em 2014. Como a experiência gerou muitas avaliações positivas entre os usuários paranaenses, o Sebrae resolveu nacionalizar a ferramenta, acrescentando algumas melhorias para facilitar o uso e acesso dos interessados. “O aplicativo pode ser utilizado tanto em desktop quanto por meios mobile, nas versões iOS e Android. Mas as maiores novidades são a possibilidade de armazenar os dados em nuvem e a interação com outros usuários para construir modelos de negócio de forma colaborativa”, revela.

Ao acessar a ferramenta, o empreendedor deve informar o que pretende para o negócio em nove diferentes blocos. O primeiro, denominado Proposta de Valor, é a razão pela qual os clientes comprariam o que você tem a oferecer. O segundo, Segmento de Clientes, é a definição do perfil de seus potenciais consumidores. No terceiro tema, Canais, você deve informar como espera levar sua proposta de valor para cada pessoa.

Já em Relacionamento com Clientes, você deve imaginar como seus consumidores gostariam de ser atendidos. O quinto bloco, Fontes de Receita, diz respeito a como gerar receitas a partir da sua proposta de valor. Já no tópico Recursos Principais, o empreendedor deve dizer quais são os elementos determinantes para entregar valor ao cliente.

O sétimo bloco, Atividades-Chave, determina quais são as tarefas e ações mais importantes para que a empresa faça o seu modelo de negócios funcionar. Em Parcerias Principais, você deve dizer quais são as parcerias determinantes para a atuação da empresa. E, finalmente, em Estrutura de Custos, o empresário deve explicitar quais gastos estão envolvidos no financiamento do empreendimento.

“Ao detalhar o que pretende em cada um desses blocos, o potencial empresário tem como organizar suas ideias e definir estratégias viáveis para a atuação no mercado. Com o aplicativo, também é possível conhecer o planejamento de outros usuários, o que pode inspirar novas ideias. A expectativa é de que a pessoa esteja sempre revisando cada bloco para fazer os ajustes de prioridades de forma constante”, revela Stefano.

Ele acrescenta ainda que a metodologia Canvas é útil tanto para quem quer iniciar um novo negócio quanto para quem deseja reposicionar sua empresa. Neste último caso, o empreendedor pode preencher cada bloco com as informações reais de seu negócio e, posteriormente, avaliá-las, visando reconhecer seu papel diante da realidade do mercado.

“Definir o modelo de negócio é o primeiro passo para uma empresa de sucesso. Por mais que o potencial empresário tenha uma boa ideia de negócio, não dá para contar com a sorte. Capacitação, planejamento e análise de mercado são essenciais para se diferenciar da concorrência e atender às demandas de clientes e fornecedores, ainda mais em tempos de crise”, encerra.

Fonte: Aplicativo do Sebrae facilita a criação de modelo de negócio - Terra

Startup faz campanha para produzir veículo elétrico colaborativo

A intenção é colocar o Podcycle para cruzar as ruas brasileiras
A mobilidade urbana do futuro será elétrica, intermodal, sustentável, compartilhada e inteligente. Pensando nisso e nos desafios impostos pelo deslocamento diário na rotina dos brasileiros, uma startup do programa de capacitação Startup SC, do Sebrae em Santa Catarina, e incubada no Inaitec, desenvolveu o PodCycle – veículo urbano inteligente projetado para duas pessoas e exclusivo para sistemas de uso compartilhado.
Para alavancar a primeira parte do projeto, foi lançada uma campanha de financiamento coletivo no site Catarse, com meta inicial de R$ 68 mil. “O crowdfunding é uma ferramenta cada vez mais comum no Brasil, que ajudou a tornar realidade diversos projetos e que a cada dia nos aproxima mais da realidade norte americana, onde comumente são viabilizados projetos altamente tecnológicos, ousados e com grande potencial ou interesse da sociedade”, afirma Brener Martins, graduando em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e um dos responsáveis pelo início do projeto, em 2012.O objetivo da campanha é levantar recursos para a finalização da construção do veículo, que já está em andamento na Pedra Branca, e a realização de um tour com a primeira unidade construída pelas principais cidades brasileiras. Desta forma, os apoiadores poderão conhecer e, inclusive, dirigir o veículo. A campanha ficará no ar até 22 de novembro.Para Rodrigo Magri, formado em Engenharia Mecânica pela UFSC e coautor do projeto, a ação também servirá para pulverizar o conceito do uso compartilhado de automóveis. “O tour também funcionará como uma forma de divulgação do compartilhamento de veículos elétricos para o público, além de prospecção de oportunidades, contribuindo na busca por investidores e parceiros, e conversando com representantes do poder público, demonstrando a todos a inteira viabilidade da adoção massiva de veículos elétricos no Brasil para auxiliar na resolução de problemas de mobilidade”, explica.Para apoiar a ideia, basta entrar no site do projeto (https://goo.gl/LY9STZ) e escolher um valor dentre as opções disponíveis. Cada cota, que varia de R$ 15 a R$ 900, tem uma recompensa – que vai desde a gravação a laser do nome do apoiador no chassi do automóvel a uma miniatura 3D do veículo, acompanhado de uma carta de agradecimento assinado a mão pelos membros da equipe responsável pelo projeto.O projeto foi concebido depois de anos de trabalho na e3, uma das equipes de competição do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC. Ganhou força após a participação de alguns de seus idealizadores no I Fórum de Mobilidade Elétrica Brasil-Ingolstadt, realizada em Joinville, em 2013, e foi se consolidando nos últimos anos.Desafio SebraeO PodCycle foi vencedor do Desafio Sebrae de Plano de Negócios de 2012, e recebeu, em 2014, o Prêmio Sinapse da Inovação, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) em parceria com o Sebrae no estado. A startup também participou do programa de capacitação Startup SC (https://www.startupsc.com.br/), desenvolvido pelo Sebrae com o objetivo de fortalecer as startups catarinenses.Atualmente, a equipe envolvida no projeto é diversa e internacional, formada por cerca de 20 integrantes – entre eles designers, artistas 3D, especialistas em impressão 3D, engenheiros, cientistas da computação, empreendedores visionários e jornalistas. Oriundos de equipes universitárias de competições como Baja, Formula e SEMA, os profissionais envolvidos foram convidados a palestrar no Open Hardware Summit 2013, realizado no Masachussets Institute of Technology (MIT), participaram do premiado documentário Road to Houston, e fizeram pesquisas em respeitados institutos e empresas do segmento.
Fonte: Startup faz campanha para produzir veículo elétrico colaborativo - Empreendedor

6 Ferramentas de Planejamento Estratégico

Já começou a pensar no seu Planejamento Estratégico para o próximo ano? Baixe aqui 6 Ferramentas para fazer seu Planejamento Estratégico!
Já começou a pensar em 2016? Aqui estão 6 Ferramentas para fazer seu Planejamento Estratégico

 Um bom ano começa com um bom planejamento estratégico. Veja por que estas ferramentas podem te ajudar neste processo.

Planejar o dia, planejar a semana, planejar o mês, planejar o ano… O método muda e as ferramentas mudam, mas o objetivo é sempre o mesmo: focar a energia e a atenção para que nossa ação nos leve na direção que desejamos, e não na direção a que as distrações nos conduzem. Essa é a função do Planejamento Estratégico.Mas atingir metas é só o final de um processo! Antes é preciso definir como medi-las, alocar recursos e traçar caminhos para transformar ideias em resultados, e finalmente chegar lá. Pensando nisto, reunimos 6 ferramentas gratuitas e fundamentais para colocar seu Planejamento Estratégico de pé:1. Missão, Visão e ValoresO trio Missão-Visão-Valores é um recurso poderoso para que empreendedores consigam planejar negócios diferenciados, atrair colaboradores engajados e se orgulhar de seu trabalho. Esta definição é o ponto de partida do planejamento dos novos negócios e deve ser constantemente validado ao longo da existência da empresa.
    • Indicada para organizações que queiram definir a direção estratégica da empresa: da integração das operações à estratégia da companhia e da motivação da equipe.
    • É útil porque permite que o empreendedor reflita sobre o papel do seu negócio na sociedade e sobre o futuro da empresa
2. Análise 360° de oportunidades de negócioSua cabeça está fervilhante de boas ideias e você não sabe ao certo como transformá-las em negócios lucrativos? A Ferramenta de Análise 360° pode ajudá-lo a verificar se sua ideia é viável ou não. Além disto, ela te faz refletir se o benefício oferecido é claro para o cliente, se o tamanho de mercado é adequado e se ela tem potencial de lucratividade e rentabilidade.
    • Indicado para empreendedores que queiram avaliar, dentre um pacote de ideias, qual delas representa a melhor oportunidade de negócio.
    • É útil porque guia o empreendedor em suas reflexões pessoais e análises dos aspectos internos e externos de um negócio.
3. Análise SWOTÉ chegada a época de fazer o Planejamento Estratégico e você precisa elaborar um diagnóstico de sua empresa? Com a Ferramenta da Matriz SWOT você vai aprofundar o conhecimento a respeito da sua organização e ter uma análise do contexto externo em que seu negócio está inserido.
    • Indicada para organizações de todos os portes
    • É útil porque proporciona uma análise dos pontos fortes (strenghts) e fracos (weaknesses), e as oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) de um negócio. Em seguida, o empreendedor pode organizar um plano de ação para reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso da empresa.
4. As 5 Forças de PorterVocê conhece bem os concorrentes do seu negócio? Sabe exatamente o que faz melhor do que eles e em que pontos eles se destacam? Com a Ferramenta 5 Forças de Porter você faz uma reflexão sobre a rivalidade entre seus concorrentes, produtos e serviços substitutos, poder de barganha dos fornecedores e clientes e como dificultar a entrada de novos players.
    • Indicada para organizações de todos os tamanhos, que queiram analisar o ambiente competitivo em que a organização está inserida e para determinar o melhor posicionamento do negócio diante dos concorrentes.
    • É útil porque o empreendedor passa a ter uma visão mais abrangente da concorrência e de como pode tirar proveito disso.
5.  Matriz BCGVocê sabe quais dos seus produtos ou serviços oferecidos são os mais rentáveis? A Matriz BCG serve para o empreendedor fazer uma análise periódica para melhorar sua oferta de produtos ou serviços existentes e avaliar os que geram mais caixa e exigem menos esforço para a manutenção.
    • Indicada para empresas estabelecidas que já tenham uma carteira de produtos ou serviços oferecidos
    • É útil porque é um método eficaz de se analisar o ciclo de vida de um produto, desempenhar a gestão de marcas, montar planos estratégicos, ou até mesmo uma estratégia de vendas.
6. Definição de metas para pequenas e médias empresasA definição de metas da empresa é um clássico desse período. É fundamental defini-las antes de botar a mão na massa, para garantir que os esforços de crescimento estejam alinhados à estratégia da empresa. Estabelecer metas não significa implementar uma gestão estratégica com disciplina militar, mas requer firmeza para colher os frutos.
    • É indicado para empresas de médio e pequeno porte.
    • É útil porque a ferramenta torna mais claros os conceitos de objetivo, indicador e meta, que são complementares, mas diferentes. Traduz em linguagem simples a complexidade das ferramentas consagradas de gestão estratégica.
Fonte: 6 Ferramentas de Planejamento Estratégico - Endeavor Brasil

Empresários apostam no atendimento por mensagem instantânea

Pesquisa do Sebrae revela que quatro em cada dez donos de e-commerce de pequeno porte do país usam o Whatsapp para se comunicar com clientes
Donos de pequenos negócios estão investindo em uma maneira mais ágil e digital de se relacionar com seus clientes, fornecedores e parceiros: aplicativos de mensagens instantâneas no celular. Uma pesquisa inédita do Sebrae mostra que quatro em cada dez donos de e-commerce de pequeno porte do país, aqueles que faturam até R$ 3,6 milhões por ano, usam o Whatsapp para atender o cliente. Em um ano, o percentual dobrou, o que mostra a enorme popularização da prática.
Segundo a 2ª Pesquisa Nacional do Varejo Online, feita em parceria com o E-commerce Brasil, 39% das empresas de pequeno porte que atuam no comércio eletrônico usam o whatsapp, tanto no pré como no pós venda. Percentual que era de apenas 19% em 2014. A pesquisa que mostrou o crescimento do aplicativo como canal de atendimento também evidenciou a redução do uso do telefone, que caiu de 64% para 55%.Os dados revelam ainda que, quanto menor o porte da empresa, maior a utilização do aplicativo de mensagem instantânea. Entre os microempreendedores individuais (MEI), por exemplo, quase metade usa a ferramenta para se comunicar com os clientes, percentual que cai para 41% nas microempresas e 26% nas empresas de pequeno porte. Nas médias e grandes empresas, apenas 17% usam o aplicativo para se relacionar com os clientes.A vantagem mais impactante dessa ferramenta é que as mensagens são entregues rapidamente. O recebimento de imagens de produtos, confirmação e acompanhamento de pedidos, informações e até promoções está ganhando cada vez mais a adesão dos usuários. Assim, não só empresários do e-commerce se beneficiam das facilidades da internet. Pequenos negócios dos mais diversos segmentos – Comércio, Indústria e Serviços – usam o Whatsapp como forma de contato com o cliente ou fornecedor.“É preciso tomar cuidado sobre como gerir esse canal de comunicação. As mensagens de fato devem ser instantâneas e as respostas devem ser enviadas, no máximo, no mesmo dia em que foram recebidas”, aconselha Hyrla Marianna Oliveira, coordenadora nacional de E-commerce do Sebrae. “Além disso, é preciso pedir uma autorização prévia para enviar mensagens para o cliente, caso contrário ele pode entender a iniciativa como uma invasão de privacidade e de inconveniência”, acrescenta.Outra dica do Sebrae é usar a lista de transmissão para o envio das mensagens, uma ferramenta do aplicativo que permite o envio de uma mesma mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo, sem revelar os destinatários uns aos outros. Para o uso desse recurso, a única limitação é que os destinatários tenham o número do emissor da mensagem salvo na sua agenda de telefone. O recurso funciona como a cópia oculta de email e também possibilita que cada destinatário opte por responder a mensagem individualmente. “Isso para os pequenos negócios é muito importante, pois uma empresa pode ter um canal de comunicação com sua clientela sem as inconveniências das múltiplas mensagens que ocorrem no formato de grupo”, ressalta a coordenadora de e-commerce do Sebrae.Mais dicas do Sebrae:
  • Pergunte ao cliente se ele permite esse tipo de comunicação e se você pode adicioná-lo na sua lista de contatos.
  • Tenha um número somente para esse fim e não misture contatos pessoais com clientes ou contatos profissionais da empresa.
  • Utilize boas práticas na comunicação e atendimento ao cliente, com linguajar adequado e atenção a erros gramaticais e de digitação.
  • É preciso agilidade na resposta. O aplicativo presume a instantaneidade da comunicação.
  • Informe o horário em que estará disponível on line para que não haja reclamações quanto à falta de atendimento. Informe também ao cliente que ele deve adicionar o telefone da empresa nos contatos para que a mensagem enviada não seja classificada como spam.
  • Seja objetivo, claro e breve nas mensagens.
  • Crie grupos por afinidades de interesses. Por exemplo, grupos para divulgar eventos, produtos ou novos serviços.
  • Divulgue apenas um ou dois conteúdos por dia para os participantes não se incomodarem com muitos posts.
  • Não compartilhe informações pessoais de clientes em grupos.
  • Profissionalize-se para ganhar escala no atendimento. Algumas empresas oferecem soluções para automatizar o atendimento e ajudar na administração do aplicativo.
Fonte: Empresários apostam no atendimento por mensagem instantânea - Empreendedor

Aplicativo permite a varejista divulgar preços em sua região

Com a economia em situação difícil, os consumidores estão muito mais rigorosos na avaliação de preços na hora de ir às compras. Por outro lado, os varejistas tentam de todas as maneiras reduzir seus custos, mas se veem obrigados a gastar mais com marketing para impulsionar as vendas. Para combinar esses fatores, o recém-lançado aplicativo sav@price busca tanto facilitar a vida do cliente na procura por produtos mais em conta como ser uma solução mais econômica de divulgação para os empresários.

Segundo Ederson Riechelmann, sócio fundador da sav@price, a ideia inicial era criar um aplicativo colaborativo, que permitiria às pessoas informarem os preços dos produtos. Porém, ele resolveu alterar o projeto por acreditar que o risco de os valores ficarem desatualizados seria grande.

Lançado em meados de outubro, o sav@price facilita a comunicação de varejistas com seu público
Lançado em meados de outubro, o sav@price facilita a comunicação de varejistas com seu público
Foto: Divulgação

“Adotamos um modelo no qual o próprio varejista informa o preço, atualizando o sistema a cada mudança. Isso pode ser feito por meio de uma interface que permite que o empresário envie uma planilha de preços, ou modifique individualmente os preços, se forem poucas as alterações”, diz.

Uma vez cadastrados os produtos, o consumidor pode acessar o aplicativo e criar uma lista de compras. Na sequência, ele será informado sobre os três lugares mais baratos para fazer a aquisição, dentro de uma distância previamente informada pelo usuário. Pelo lado dos pequenos comerciantes, um dos benefícios do aplicativo é a economia com a divulgação do negócio e a geração de um marketing com maior direcionamento.

“Aqueles folhetos de ofertas são extremamente caros para os pequenos empresários, e eles não têm controle de quem os pega ou realmente compra. Com o aplicativo, ele vai direcionar suas ofertas para o público que mora no entorno do estabelecimento e receber um retorno sobre o número de inclusões de cada produto nas cestas de compras dos usuários.”

Lançado em meados de outubro, o sav@price funciona apenas no estado de São Paulo. Porém, a ideia é expandi-lo para outras capitais em 2016. Ele está disponível nas versões Android e IOS, mas também é possível acessá-lo pelo site do aplicativo.O cadastro de estabelecimentos e produtos é gratuito. Dentro de três meses, no entanto, os varejistas pagarão pelos itens que resolverem colocar em oferta. Os produtos em promoção serão enviados aos usuários das regiões indicadas pelo empresário por e-mail ou SMS, e ficarão destacados em um banner no próprio aplicativo.

“Outra novidade que estamos prevendo para o próximo ano e que deve beneficiar os pequenos comerciantes é um serviço similar ao drive thru. O consumidor envia sua lista de compras para o mercado, faz o pagamento e vai ao local apenas para retirar as compras no dia e horário combinados”, conclui.

Fonte: Aplicativo permite a varejista divulgar preços em sua região - Terra

5 segredos para manter sua franquia sólida durante a crise

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Gerenciar um negócio nem sempre é fácil. Em tempos de instabilidade econômica, quando a incerteza toma conta dos empresários e os resultados começam a balançar, este desafio pode se tornar inglório. Nessas horas, fazer parte de uma rede de franquias começa a se mostrar uma alternativa mais segura e tranquila para os empreendedores de primeira viagem, sobretudo pela possibilidade de compartilhar experiências com uma rede de contatos ampla, o que pode tornar o caminho das pedras menos difícil.
“Os maiores benefícios de se fazer parte de uma rede de franquias vêm da força coletiva. O modelo é uma ótima opção para quem busca ideias e orientações sobre gestão, já que pode contar com a experiência de quem está no mercado há mais tempo”, explica José Carlos de Souza, diretor de Expansão e Operações do CNA, uma das maiores redes de escolas de idiomas do Brasil. “É a velha máxima de que duas cabeças pensam melhor do que uma. Quando uma rede inteira de empresários trabalha junta, de forma colaborativa, fica mais fácil obter o sucesso”, conclui.Pensando nisso, o executivo do CNA elencou cinco dicas para manter uma franquia sólida, mesmo em tempos de instabilidade:
 1. Invista na sua equipe e aposte na trilha de carreiraAs pessoas são o coração de qualquer negócio. Por isso, é importante construir um mapa que mostre as etapas para o desenvolvimento profissional de cada colaborador, incluindo critérios para cargos e salários, o cronograma de treinamentos e um descritivo com as atribuições de cada posição. Isso ajuda a equilibrar as expectativas dos profissionais e garantir a qualidade dos serviços prestados por todos da empresa.2. Dê feedbacks com sabedoriaAinda em gestão de pessoas, é importante esclarecer que “feedback” não pode ser sinônimo de crítica, menos ainda de elogios vazios. Dentro de uma cultura organizacional de alta performance ele ocupa uma posição de suma importância, sendo a ferramenta com a qual se constrói uma relação de confiança com os colaboradores e, ao mesmo tempo, permite que o líder participe mais ativamente do desenvolvimento dessas carreiras.3. Estabeleça KPIs (Key Performance Indicators)Estabelecer indicadores de desempenho não é tarefa fácil, mas é vital para acompanhar a evolução dos resultados do seu negócio e da sua equipe, além de direcionar as melhorias que precisam ser feitas. Cada gestão precisa adotar o seu próprio conjunto de KPIs. Assim, conversar com o seu franqueador ou mesmo parceiros da área costuma ajudar, e muito, a otimizar esse processo.4. Conheça o seu clima organizacionalSe no empenho por melhores resultados perguntamos aos clientes externos sobre sua satisfação e mapeamos os pontos de melhoria, parece sensato fazer o mesmo com aqueles que nos ajudam mais diretamente a garantir o desenvolvimento do negócio. Ao medir a opinião, satisfação e desempenho dos colaboradores, a pesquisa de clima organizacional traz informações relevantes sobre os pontos fortes e fracos da sua empresa.5. Investigue os problemasVocê não investe mais porque não tem mais receita ou não tem mais receita porque não investe mais? O fato é que às vezes realmente temos dificuldade em distinguir o que acontece no negócio. Se passamos cada vez mais tempo remediando situações ou “apagando incêndios”, pode ser um sinal de que estamos trabalhando sem chegar efetivamente às causas dos problemas de gestão. Crie um uma forma de visualizar  os pontos principais e secundários de um problema e convide todos a contribuírem na busca por uma solução.
Fonte: 5 segredos para manter sua franquia sólida durante a crise - Empreendedor

Novo aplicativo compara preço de produtos das gôndolas

Sav@price faz listas de compras, comparativo e ajuda consumidor e varejistas a terem benefícios
Com o mercado em recessão, aumento abusivo de preços, cidades grandes com trânsito caótico, nada mais adequado do que soluções tecnológicas para contornar todos esses problemas.
Pensando nisso, foi criado o Sav@price, solução única, simples e gratuita para fazer comparativo de preços dos principais varejistas do país e que ajudará a aumentar o poder de compra do brasileiro, ao mesmo  tempo em que será um canal de marketing para supermercados.A novidade é uma ferramenta completa, que usa geolocalização e traz parcerias únicas com os principais varejistas de grande, médio e pequeno porte, ou seja, enquanto os aplicativos que existem no mercado mostram os preços baseados em preferências/facilidades pessoais dos usuários, o sav@price mostra a base de preços reais (preço da gôndola) e atualizada de cada loja participante.Na primeira fase o aplicativo está disponível apenas para os usuários e lojas do estado de São Paulo. Duas lojas da rede Supermercados Tateno já estão usando (Jabaquara e Ricardo Jafet). Além da versão móbile, disponível para Android e iOS, o Sa@price pode ser acessado pelo site www.savprice.com. Dessa maneira, além de ter a oportunidade de fazer a comparação dos valores dos produtos, o consumidor ainda poderá elaborar sua lista de compras e, ao final, saberá exatamente quanto gastará nas lojas pesquisadas.De acordo com Ederson Riechelmann, CEO & Co-Founder da empresa, os varejistas terão diversas vantagens, pois ao aderirem à solução, atestam sua transparência em termos de política de preços, atratividade de ofertas e competitividade.“Por ser uma plataforma segmentada de busca de preços, o sav@price possibilitará a realização de promoções direcionadas ao público de interesse, seja de um determinado perfil, região ou consumidores de um determinado produto, bem como assertividade e otimização de recursos”, conta Ederson.Ele explica que o objetivo é facilitar a vida da dona de casa por meio de um recurso simples e gratuito, garantindo  seu poder de compra nos supermercados. ” A pesquisa de preços no varejo alimentar é algo comum, pelo fato de as compras do supermercado terem um peso importante na renda do brasileiro. Por isso, a busca por preços atraentes, promoções, dias de ofertas e economia fazem parte da rotina no varejo nacional. Ao usar o Sav@price, acreditamos que o usuário tenha, em média, uma economia de 15% a 20%”, diz Ederson Riechelmann.
Fonte: Novo aplicativo compara preço de produtos das gôndolas - Empreendedor

Franquia oferece soluções para economia de água

hidrica
No momento em que o Brasil continua a atravessar a pior estiagem de sua história, dispositivos e aparelhos hidráulicos com foco na economia e na sustentabilidade podem ajudar a gerenciar a crise e aproveitar melhor os recursos hídricos que restam disponíveis para a população.
Nesses tempos difíceis, já é possível encontrar no mercado soluções inovadores para amenizar o problema, como oferece a franquia TRC Sustentável, empresa especializada em desenvolver tecnologia para redução de custos e de desperdício de água. A rede que gera economia inteligente, disponibiliza por meio de seus projetos, técnicas e dispositivos com este intuito.O Projeto de Gestão de Água (PGA) é o principal serviço da empresa. De acordo com Anderson Silva, diretor executivo da marca, ele consiste em quatro etapas: primeiro é feita uma consultoria ao cliente para verificar quais são seus hábitos de consumo; depois, os profissionais verificam a estrutura física em questão, em busca de possíveis vazamentos; feito isso, os profissionais colocam em ação as Técnicas de Economia de Água (T.E.A), e então instalam dispositivos em todos os pontos de água, ajustam a pressão dos encanamentos e regulam os registros, dos locais onde se encontram pontos perda de água.SoftwarePara dar mais força aos serviços, a TRC Sustentável desenvolveu um software que, conectado com o equipamento instalado na rede de distribuição de água, monitora diariamente o consumo do cliente. Além de revelar desperdícios, gera relatórios diários que apontam a quantidade de água utilizada, especificando os pontos e os horários de pico ao longo do dia.Tecnologia de PontaEntre seus serviços, a rede oferece ainda o Acha Vazamentos. Para detectar os locais que ocorrem o escoamento, a rede utiliza o Geofone Eletrônico, um aparelho capaz de identificar por meio de ondas sonoras, qualquer vazamento imperceptível a olho nu. “Essa detecção é precisa e evita perdas financeiras ao cliente, já que só é quebrado o local exato onde ocorrerá o concerto”, relatou Anderson Silva, diretor executivo da marca.À disposição de todosO conceito da TRC foi e continua sendo bem aceito pela população. A franquia que agrega o total de 27 franqueados espalhados por diversos estados brasileiros, a cada dia, conquista novos adeptos que vão desde residências à grandes empresas, bancos e até mesmo redes de supermercados.Todos visualizaram no negócio seu merecido potencial. Este que chega a surpreender! Segundo Anderson, o serviço geralmente rende uma economia de até 60%, mas em alguns casos o resultado obtido pode ser até maior. “Por meio da nossa unidade franqueada localizada em Jaguariúna (SP), conseguimos um resultado de 81,7 %, após nossos trabalhos no Condomínio Quinta das Pitangueiras. De R$9.337,30 o consumo caiu paraR$1.729,25”, explicou.Meio ambiente agradeceEste é apenas um dos cases que se somam a tantos outros que a TRC já conquistou. Paralelamente, a contribuição para a economia hídrica, também alcança patamares positivos.De acordo com Silva, em 2014 mais de mil clientes foram atendidos resultando em 15 milhões de litros de água economizados. “Queremos fechar 2015 com a marca de 30 milhões. E a cada ano, nossa meta aumentará consecutivamente. Procuramos nos manter atualizados no mercado, tecnologia e inovação fazem parte do nosso planejamento, assim oferecendo as melhores soluções para contribuir com o meio ambiente e a sociedade como um todo”, conclui.
Fonte: Franquia oferece soluções para economia de água - Empreendedor

Programa internacional de empreendedorismo abre inscrições

Com o objetivo de conectar os campuseiros com o mundo dos negócios, programa Startup 360, da Campus Party Brasil, chega a sua 3ª edição
Os empreendedores interessados em buscar mentorias, network, troca de experiências e muito conhecimento na Campus Party Brasil, maior experiência tecnológica do mundo, têm até 27 de novembro para se inscrever no programa  Startup & Makers Camp. Em sua terceira edição no Brasil, o projeto que já ajudou mais de 690 empresas embrionárias no país e irá selecionar 200 startups, faz parte do programa Startup 360 que contempla também várias atividades voltadas ao empreendedorismo em todas as áreas de conhecimento do evento.
O projeto Startup 360 está ainda mais colaborativo e produtivo, tendo as características de uma feira de negócios somado a um grande espaço de disrupção e conexão.  “Acreditamos que o legado do Programa Startup 360 está em ajudar a construir o futuro das sociedades onde atua, formando e capacitando jovens para que suas ideias, com base na tecnologia, tenham êxito e continuidade”, explica Tonico Novaes, diretor geral da Campus Party Brasil.Os interessados poderão inscrever-se no site da Campus Party Brasil (https://brasil.campus-party.org/conteudos/startup-360/startups-and-makers-camp) em duas categorias: Startups em Early Stage, as que ainda têm seus projetos pouco avançados, com equipes bem definidas, com protótipos criados e testados, mas que ainda não receberam investimento; e Startups em Growth Stage, que são aquelas que já possuem uma equipe robusta e desenvolvida, produtos lançados no mercado, com ou sem investimento, mas que já possuam faturamento.Assim como na última edição, as empresas estarão em um espaço híbrido,  entre a Campus Experience (aberta ao público e gratuita) e a Arena (exclusiva para o público pagante). De um lado, mais de 8 mil campuseiros terão a oportunidade de aprender, colaborar, construir e se conectar com o universo empreendedor. Do outro, serão 200 startups apresentando seus produtos, encontrando talentos, testando mercados, aprendendo e ensinando.Para mais informações sobre o programa Startups & Makers Camp, acesse: https://brasil.campus-party.org/conteudos/startup-360/startups-and-makers-campServiço:Campus Party Brasil 2016 De 26 a 31 de janeiro de 2016 Centro de Exposições Anhembi São Paulo- SP
Fonte: Programa internacional de empreendedorismo abre inscrições - Empreendedor

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