Franquia de comida caseira espera vender 20 unidades ainda em 2015
Aplicativo do Sebrae facilita a criação de modelo de negócio
Um dos grandes desafios para quem busca realizar o sonho de ter uma empresa é encontrar o modelo de negócio ideal.
Visando auxiliar os futuros empresários nessa missão, o Sebrae Nacional desenvolveu o aplicativo Sebrae Canvas, por meio do qual é possível detalhar uma série de aspectos de seu futuro negócio e ter uma boa ideia sobre como será a sua atuação no mercado.
“A ferramenta utiliza a metodologia Canvas, apresentada em 2011 no livro Business Model Generation, do suíço Alexander Osterwalder. Graças à simplicidade, o Canvas é hoje a metodologia mais usada em planejamento empresarial”, explica Stefano Portuguez, gestor do projeto Começar Bem, do Sebrae Nacional.
Inicialmente, o aplicativo foi lançado pelo Sebrae-PR em 2014. Como a experiência gerou muitas avaliações positivas entre os usuários paranaenses, o Sebrae resolveu nacionalizar a ferramenta, acrescentando algumas melhorias para facilitar o uso e acesso dos interessados. “O aplicativo pode ser utilizado tanto em desktop quanto por meios mobile, nas versões iOS e Android. Mas as maiores novidades são a possibilidade de armazenar os dados em nuvem e a interação com outros usuários para construir modelos de negócio de forma colaborativa”, revela.
Ao acessar a ferramenta, o empreendedor deve informar o que pretende para o negócio em nove diferentes blocos. O primeiro, denominado Proposta de Valor, é a razão pela qual os clientes comprariam o que você tem a oferecer. O segundo, Segmento de Clientes, é a definição do perfil de seus potenciais consumidores. No terceiro tema, Canais, você deve informar como espera levar sua proposta de valor para cada pessoa.
Já em Relacionamento com Clientes, você deve imaginar como seus consumidores gostariam de ser atendidos. O quinto bloco, Fontes de Receita, diz respeito a como gerar receitas a partir da sua proposta de valor. Já no tópico Recursos Principais, o empreendedor deve dizer quais são os elementos determinantes para entregar valor ao cliente.
O sétimo bloco, Atividades-Chave, determina quais são as tarefas e ações mais importantes para que a empresa faça o seu modelo de negócios funcionar. Em Parcerias Principais, você deve dizer quais são as parcerias determinantes para a atuação da empresa. E, finalmente, em Estrutura de Custos, o empresário deve explicitar quais gastos estão envolvidos no financiamento do empreendimento.
“Ao detalhar o que pretende em cada um desses blocos, o potencial empresário tem como organizar suas ideias e definir estratégias viáveis para a atuação no mercado. Com o aplicativo, também é possível conhecer o planejamento de outros usuários, o que pode inspirar novas ideias. A expectativa é de que a pessoa esteja sempre revisando cada bloco para fazer os ajustes de prioridades de forma constante”, revela Stefano.
Ele acrescenta ainda que a metodologia Canvas é útil tanto para quem quer iniciar um novo negócio quanto para quem deseja reposicionar sua empresa. Neste último caso, o empreendedor pode preencher cada bloco com as informações reais de seu negócio e, posteriormente, avaliá-las, visando reconhecer seu papel diante da realidade do mercado.
“Definir o modelo de negócio é o primeiro passo para uma empresa de sucesso. Por mais que o potencial empresário tenha uma boa ideia de negócio, não dá para contar com a sorte. Capacitação, planejamento e análise de mercado são essenciais para se diferenciar da concorrência e atender às demandas de clientes e fornecedores, ainda mais em tempos de crise”, encerra.
Fonte: Aplicativo do Sebrae facilita a criação de modelo de negócio - TerraStartup faz campanha para produzir veículo elétrico colaborativo
6 Ferramentas de Planejamento Estratégico
Já começou a pensar no seu Planejamento Estratégico para o próximo ano? Baixe aqui 6 Ferramentas para fazer seu Planejamento Estratégico!
Um bom ano começa com um bom planejamento estratégico. Veja por que estas ferramentas podem te ajudar neste processo.
Planejar o dia, planejar a semana, planejar o mês, planejar o ano… O método muda e as ferramentas mudam, mas o objetivo é sempre o mesmo: focar a energia e a atenção para que nossa ação nos leve na direção que desejamos, e não na direção a que as distrações nos conduzem. Essa é a função do Planejamento Estratégico.Mas atingir metas é só o final de um processo! Antes é preciso definir como medi-las, alocar recursos e traçar caminhos para transformar ideias em resultados, e finalmente chegar lá. Pensando nisto, reunimos 6 ferramentas gratuitas e fundamentais para colocar seu Planejamento Estratégico de pé:1. Missão, Visão e ValoresO trio Missão-Visão-Valores é um recurso poderoso para que empreendedores consigam planejar negócios diferenciados, atrair colaboradores engajados e se orgulhar de seu trabalho. Esta definição é o ponto de partida do planejamento dos novos negócios e deve ser constantemente validado ao longo da existência da empresa.- Indicada para organizações que queiram definir a direção estratégica da empresa: da integração das operações à estratégia da companhia e da motivação da equipe.
- É útil porque permite que o empreendedor reflita sobre o papel do seu negócio na sociedade e sobre o futuro da empresa
- Indicado para empreendedores que queiram avaliar, dentre um pacote de ideias, qual delas representa a melhor oportunidade de negócio.
- É útil porque guia o empreendedor em suas reflexões pessoais e análises dos aspectos internos e externos de um negócio.
- Indicada para organizações de todos os portes
- É útil porque proporciona uma análise dos pontos fortes (strenghts) e fracos (weaknesses), e as oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) de um negócio. Em seguida, o empreendedor pode organizar um plano de ação para reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso da empresa.
- Indicada para organizações de todos os tamanhos, que queiram analisar o ambiente competitivo em que a organização está inserida e para determinar o melhor posicionamento do negócio diante dos concorrentes.
- É útil porque o empreendedor passa a ter uma visão mais abrangente da concorrência e de como pode tirar proveito disso.
- Indicada para empresas estabelecidas que já tenham uma carteira de produtos ou serviços oferecidos
- É útil porque é um método eficaz de se analisar o ciclo de vida de um produto, desempenhar a gestão de marcas, montar planos estratégicos, ou até mesmo uma estratégia de vendas.
- É indicado para empresas de médio e pequeno porte.
- É útil porque a ferramenta torna mais claros os conceitos de objetivo, indicador e meta, que são complementares, mas diferentes. Traduz em linguagem simples a complexidade das ferramentas consagradas de gestão estratégica.
Empresários apostam no atendimento por mensagem instantânea
- Pergunte ao cliente se ele permite esse tipo de comunicação e se você pode adicioná-lo na sua lista de contatos.
- Tenha um número somente para esse fim e não misture contatos pessoais com clientes ou contatos profissionais da empresa.
- Utilize boas práticas na comunicação e atendimento ao cliente, com linguajar adequado e atenção a erros gramaticais e de digitação.
- É preciso agilidade na resposta. O aplicativo presume a instantaneidade da comunicação.
- Informe o horário em que estará disponível on line para que não haja reclamações quanto à falta de atendimento. Informe também ao cliente que ele deve adicionar o telefone da empresa nos contatos para que a mensagem enviada não seja classificada como spam.
- Seja objetivo, claro e breve nas mensagens.
- Crie grupos por afinidades de interesses. Por exemplo, grupos para divulgar eventos, produtos ou novos serviços.
- Divulgue apenas um ou dois conteúdos por dia para os participantes não se incomodarem com muitos posts.
- Não compartilhe informações pessoais de clientes em grupos.
- Profissionalize-se para ganhar escala no atendimento. Algumas empresas oferecem soluções para automatizar o atendimento e ajudar na administração do aplicativo.
Aplicativo permite a varejista divulgar preços em sua região
Com a economia em situação difícil, os consumidores estão muito mais rigorosos na avaliação de preços na hora de ir às compras. Por outro lado, os varejistas tentam de todas as maneiras reduzir seus custos, mas se veem obrigados a gastar mais com marketing para impulsionar as vendas. Para combinar esses fatores, o recém-lançado aplicativo sav@price busca tanto facilitar a vida do cliente na procura por produtos mais em conta como ser uma solução mais econômica de divulgação para os empresários.
Fonte: Aplicativo permite a varejista divulgar preços em sua região - TerraSegundo Ederson Riechelmann, sócio fundador da sav@price, a ideia inicial era criar um aplicativo colaborativo, que permitiria às pessoas informarem os preços dos produtos. Porém, ele resolveu alterar o projeto por acreditar que o risco de os valores ficarem desatualizados seria grande.
“Adotamos um modelo no qual o próprio varejista informa o preço, atualizando o sistema a cada mudança. Isso pode ser feito por meio de uma interface que permite que o empresário envie uma planilha de preços, ou modifique individualmente os preços, se forem poucas as alterações”, diz.
Uma vez cadastrados os produtos, o consumidor pode acessar o aplicativo e criar uma lista de compras. Na sequência, ele será informado sobre os três lugares mais baratos para fazer a aquisição, dentro de uma distância previamente informada pelo usuário. Pelo lado dos pequenos comerciantes, um dos benefícios do aplicativo é a economia com a divulgação do negócio e a geração de um marketing com maior direcionamento.
“Aqueles folhetos de ofertas são extremamente caros para os pequenos empresários, e eles não têm controle de quem os pega ou realmente compra. Com o aplicativo, ele vai direcionar suas ofertas para o público que mora no entorno do estabelecimento e receber um retorno sobre o número de inclusões de cada produto nas cestas de compras dos usuários.”
Lançado em meados de outubro, o sav@price funciona apenas no estado de São Paulo. Porém, a ideia é expandi-lo para outras capitais em 2016. Ele está disponível nas versões Android e IOS, mas também é possível acessá-lo pelo site do aplicativo.O cadastro de estabelecimentos e produtos é gratuito. Dentro de três meses, no entanto, os varejistas pagarão pelos itens que resolverem colocar em oferta. Os produtos em promoção serão enviados aos usuários das regiões indicadas pelo empresário por e-mail ou SMS, e ficarão destacados em um banner no próprio aplicativo.
“Outra novidade que estamos prevendo para o próximo ano e que deve beneficiar os pequenos comerciantes é um serviço similar ao drive thru. O consumidor envia sua lista de compras para o mercado, faz o pagamento e vai ao local apenas para retirar as compras no dia e horário combinados”, conclui.