Rede de franquias aposta em comunicação via SMS

Ferramenta é seis vezes mais eficiente que e-mail e 10 vezes mais eficiente do que a mala-direta
Comunicação, ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra como resposta. Todo e qualquer empresário precisa dominar essa questão, principalmente se ele quer atingir seu público-alvo e, por tabela, o sucesso de sua empresa.
Atualmente, um nicho está no alvo de um grupo de empresários que está vislumbrando os olhos do marketing do varejo e demais segmento: a comunicação via SMS. Isso porque a mesma potencializa a comunicação, os limites geográficos acabam por se tornar inexistentes, a transmissão da mensagem reduzida a frações de segundos, o público-alvo é atingido em cheio e tudo isso por um preço reduzido.Com foco no mercado de pequenas e médias empresas a SMS Digital oferece serviços de consultoria e comunicação via SMS. “Nós oferecemos soluções exclusivas para pesquisas, relacionamento e divulgação de informações por mensagem”, falou o diretor executivo da marca, Kawel Lotti.A franquia surgiu como uma solução inovadora, já que identificou a carência e necessidade desse tipo de serviço de comunicação em um terreno pouco explorado pelas empresas de pequeno e médio porte. De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o Brasil atualmente conta com mais de 283,5 milhões de telefones celulares, “ou seja, é a oportunidade de interação das empresas com os seus públicos-alvo, que é um fator decisivo para longevidade das mesmas”, relata Lotti.A empresa oferece três opções de serviços:1º SMS Corporativo: produto ideal para realizar o envio de informações relevantes ao público de interesse (felicitações, agradecimentos, convites, cobranças, etc).2º SMS Marketing: desenvolvido para realizar ações promocionais e campanhas de marketing (alertas de ofertas, cupons de descontos, lançamentos, etc).3º SMS Radar: pesquisa personalizada de satisfação via SMS com relatórios gráficos online e aplicações coletivas e individuais (serviço exclusivo da marca atualmente), inclusive somos a única empresa que oferece esse serviço no mercado.

COMUNICAÇÃO AGRESSIVA

O uso das mensagens curtas no celular (SMS ou Short Message Service) como ferramenta de relacionamento com clientes cresceu significativamente no último ano por conta da descoberta dos benefícios e diferenciais deste novo serviço pelos profissionais de marketing. “O SMS é um meio de comunicação com ligação direta, personalizada, instantânea, interativa e que, geralmente, está junto aos clientes 24 horas por dia. Estas características credenciam o seu uso como um ferramenta importante do Marketing de Relacionamento”, explica o diretor.Kawel relata ainda, que o negócio chama mais atenção devido a sua taxa de leitura que é muito alta. “90% dos SMS são abertos e lidos em menos de 3 minutos, fazendo com que a ferramenta seja seis vezes mais eficiente do que o e-mail e 10 vezes mais eficiente do que a mala-direta. Hoje, nem todas pessoas tem e-mail, mas quase todos possuem celular e olham quando uma mensagem chega. Além disso, é barato e você consegue mensurar sua efetividade, pedindo para que o cliente apresente o SMS para ter um desconto, por exemplo.A possibilidade de integração com os diversos sistemas de gestão e CRM vem atraindo empresas de todos os segmentos que buscam soluções de comunicação via SMS. E a rapidez, simplicidade e agilidade aumentam a satisfação dos clientes”, relata o executivo.

SIMPLICIDADE 

De uso simples e rápido, a plataforma possui a capacidade de enviar milhões de SMS por dia e disponibiliza relatórios on-line para todas as operadoras do Brasil. “Os envios podem ser efetuados diretamente pelo cliente ou pela integração com qualquer sistema (webservice). Seu uso é simples, com personalização das mensagens, importação de arquivos em vários formatos, envios imediatos ou agendados na data e hora da escolha do cliente, com a gestão completa dos envios”, conta Kawel.E qual empreendedor não deseja aumentar suas vendas? Para essa realidade, a franquia pensou em todos os detalhes de seu portal de comunicação online citado acima. “Ele foi projetado para uma fácil, rápida e segura utilização pelos clientes. Só basta estar conectado à internet. Em menos de 2 minutos é possível se comunicar com toda a carteira de clientes”, explica o diretor.Expansão A SMS Digital está em constante crescimento pelo país. Só em 2014 cresceu 18% em relação a 2013, conquistando mais de 150 franquias pelos quatro cantos do país. No primeiro trimestre do ano a rede já alcançou um faturamento de R$1.575.000,00. Seu método inovador acaba se tornando uma tendência de futuro, e a cada dia conquista mais o cliente e investidores que veem no negócio todo seu potencial para se fazer bons negócios.E para conquistar ainda mais o franqueado, a rede oferece dois tipos de modalidades: a Franquia Home Office e a Franquia Home Office Light. A primeira exige um investimento inicial de R$15 mil, já a segunda R$5 mil.
Fonte: Rede de franquias aposta em comunicação via SMS - Empreendedor

Inscrições abertas para concurso de startups gastronômicas

Primeira edição do Mesa Aposta busca novos empreendedores e ideias para fomentar setor
O mercado gastronômico ganha este ano um concurso para revelar novos empreendedores e projetos voltados para o setor. O Mesa Aposta terá um júri formado por especialistas em inovação e economia criativa para selecionar as startups mais promissoras, que terão oportunidade de exposição ao público e uma rodada de negócios para atrair possíveis parceiros e investidores.Os vencedores serão anunciados em 29 de outubro no palco do Mesa Tendências, o maior congresso de gastronomia da América Latina, que faz parte do Semana Mesa SP – evento que reúne aulas, palestras, degustações e jantares magnos com chefs estrelados de diferentes países em São Paulo. O período de inscrições vai até 5 de outubro.Com inscrições gratuitas por meio do site www.semanamesasp.com.br, o empreendedor deve escolher a categoria entre as opções: Sustentabilidade, Distribuição/cadeia produtiva, Saudabilidade, Educação e Mobile. Também deverá produzir um vídeo de apresentação, com até três minutos de duração, sobre o projeto.Os projetos serão avaliados pelo júri, um comitê anjo composto por representantes de instituições e empresas de destaque no mercado, que vai analisar a capacidade de execução, viabilidade econômica e inovação dos projetos.O Mesa Aposta procura iniciativas arrojadas, com atuação física ou digital, em fase de ideia, projeto, teste, lançamento ou início de atividade nas áreas de comércio, indústria, serviços, ONGs e educação.  Os projetos serão pré-avaliados pela comissão julgadora nos quesitos: Inovação,Planejamento, Efetividade na Solução de um Problema, Capacidade de Execução, Viabilidade Econômica e Replicabilidade.Serão selecionados 15 finalistas e estes farão uma apresentação presencial na rodada de negócios com o comitê anjo e exposta a uma votação popular durante o  Semana Mesa SP, que acontece na Etec Santa Ifigênia – Centro Paula Souza, em São Paulo, entre 27 e 29 de outubro.Dentre os 15 finalistas, serão eleitos três vencedores e outros cinco destaques, que poderão pertencer ou não a uma mesma categoria. Os três vencedores  ganharão consultoria especializada das empresas e instituições participantes no comitê anjo, prêmios dos apoiadores da Semana Mesa SP e destaque em reportagem exclusiva na revista Prazeres da Mesa.  Ao 1º colocado serão oferecidos ainda a oportunidade de apresentação da sua ideia ao público profissional por meio detalk show no palco do congresso Mesa Tendências e um pacote de publicidade gratuito nos veículos da Editora 4 capas.
DataEtapas
5 de setembro  a 13 de outubroPeríodo de inscrição
14 a 16 de outubroPré-seleção dos finalistas
17 de outubroDivulgação dos 15 finalistas
27 a 28 de outubroExposição e votação popular dos projetos finalistas
28 de outubroRodada de negócios presencial
29 de outubroCerimônia de premiação – Palco Mesa Tendências
Serviço:Semana Mesa SP – www.semanamesasp.com.brDe 27 a 29 de outubroCentro Paula Souza Rua General Couto Magalhães, 90 – Santa Ifigênia São Paulo – SP – Tel.: (11) 3324-3355
Fonte: Inscrições abertas para concurso de startups gastronômicas - Empreendedor

Crise impulsiona mercado de coaching

Com cortes de investimentos nas empresas e demissões, quem procura por coaching quer se destacar no cargo ou iniciar nova carreira
A crise econômica brasileira está afetando todos os segmentos no mercado de trabalho. Quem está empregado, quer se destacar e manter o emprego. Quem está procurando por uma nova oportunidade, precisa reinventar a carreira e mostrar a experiência e capacidade de resolver problemas. O coaching pode ajudar todos esses profissionais por meio do autoconhecimento e auxílio para desenvolver potencialidades.
Segundo Ana Pliopas, do Hudson Institute of Coaching, no último ano a procura por coaching de pessoas físicas vem aumentando, ou seja, mais pessoas estão procurando por essa modalidade de desenvolvimento profissional, em detrimento de empresas que contratam coaches para aperfeiçoarem seus colaboradores.Para a coach, esse é um termômetro do momento atual vivido no país. “Essas pessoas que estão procurando o coaching sabem que o mercado vai sair diferente dessa crise, e já estão buscando uma nova forma de se reinventarem”, comenta Pliopas.Outro tipo de coaching que vem crescendo é dos profissionais experientes que querem dar um novo rumo para a carreira. Muitos profissionais sênior estão buscando alternativas para alcançarem a satisfação pessoal no trabalho. Mudar de mercado ou até mesmo empreender no negócio próprio são alternativas, e o coaching pode ajudar no planejamento dessa nova rota, estabelecendo metas concretas.Para Ana Pliopas, essa tendência também aumentou após os primeiros sinais da crise. “No cenário atual, nenhum cargo oferece estabilidade, por isso os profissionais estão buscando por um trabalho que dê sentido e satisfação. O coaching ajuda a avaliar se esse sonho pode ser concretizado e em quanto tempo o profissional estará pronto para assumir esses riscos”, explica.
Fonte: Crise impulsiona mercado de coaching - Empreendedor 

Supersimples e redução de gastos estimulam emprego em MPEs

Regime tributário e mudanças de hábito no consumo ajudam micro e pequenas empresas a apresentar saldo positivo em postos de trabalho

Como consequência da crise econômica, a taxa de desemprego fechou o segundo trimestre em 8,3% no Brasil, ante 6,8% registrados no mesmo período do ano anterior. Porém, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), as micro e pequenas empresas (MPEs) parecem não refletir esse panorama. Prova disso é que elas apresentaram saldo positivo de 116 mil postos de trabalho, considerando-se as admissões e desligamentos registrados no primeiro semestre de 2015.

Segundo Heloísa Menezes, diretora técnica do Sebrae Nacional, esse indicador mostra que o impacto da crise não tem sido tão prejudicial ao crescimento do empreendedorismo. “Boa parte dos fatores que contribuíram para a evolução positiva do empreendedorismo na última década continua presente, como a melhoria do ambiente legal. O Supersimples hoje é acessível também ao setor de serviços e, com a última ampliação (desse regime tributário), ingressaram categorias como advogados, contadores, dentistas e fisioterapeutas”, enumera.

Os dados do Caged mostram que as empresas que contam com até quatro trabalhadores tiveram um saldo positivo na geração de empregos no primeiro semestre
Os dados do Caged mostram que as empresas que contam com até quatro trabalhadores tiveram um saldo positivo na geração de empregos no primeiro semestre
Foto: Pressmaster / Shutterstock

Não por acaso, é o setor de serviços o que apresenta os melhores números na geração de empregos entre negócios com até quatro funcionários, tendo registrado um saldo positivo de 263 mil postos. “Para se ter uma ideia, do total de novas empresas que optaram pelo Supersimples em 2015, 245 mil são de serviços (57%). As atividades relacionadas a salão de beleza e cabeleireiros são as que mais se destacam”, revela.

Apesar da queda no ticket médio das compras no comércio por conta da situação econômica, Heloísa afirma que o bom momento vivido por alguns segmentos ajuda a impulsionar a geração de vagas de trabalho.

“As famílias estão se voltando para marcas e produtos de menor valor, favorecendo o pequeno comércio desses artigos. O comércio eletrônico e o desenvolvimento de aplicativos para celulares e tablets são segmentos que estão em plena ascensão, assim como os serviços de reparo”, diz.

No segmento da agropecuária, extrativismo vegetal, caça e pesca, por exemplo, houve saldo positivo na geração de empregos entre todos os portes de empresa. Mas, ainda assim, os melhores números mais uma vez ficaram com os negócios que empregam até quatro pessoas (59.132).

“O agronegócio é o setor com maior vantagem comparativa do país, graças a fatores como abundância de terras e recursos naturais, e a demanda por produtos do setor continua aquecida. Além disso, possivelmente o agronegócio se beneficiará da desvalorização atual da taxa de câmbio”, justifica.

Fonte: Supersimples e redução de gastos estimulam emprego em MPEs - Terra

Banco do Brasil expande agências especializadas em micro e pequenas

Instituição é a única com agências exclusivas para as MPEs
O Banco do Brasil investe na instalação de agências exclusivas para às Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e projeta adotar o novo modelo em todos os estados do país.
O atendimento é voltado para pessoas jurídicas com faturamento de até R$ 25 milhões por ano e é realizado por profissionais especializados no segmento. A rede chega a sua oitava unidade com a abertura da Agência Nelson D’Ávila, em São José dos Campos (SP).A estratégia visa dar especial atenção ao segmento, que responde por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, emprega mais de 50% da mão de obra urbana e representa 99% das empresas formais no País.As agências MPEs oferecem treinamentos e espaços para educação financeira, reuniões e conectividade para inclusão digital. Além da ambiência e sinalização personalizadas.O Banco do Brasil mantém relacionamento com 2,3 milhões de micro e pequenas empresas, sendo o maior parceiro do segmento. O saldo de operações de crédito do banco com as empresas deste porte é de R$ 97,8 bilhões.
Fonte: Banco do Brasil expande agências especializadas em micro e pequenas - Empreendedores

Auditoria interna ajuda a tornar pequeno negócio mais eficaz

Atividade é ainda mais importante no caso de negócios familiares, onde as brechas para a ocorrência de erros e fraudes são maiores

empos de crise, reduzir custos e aumentar a eficiência são necessidades tanto de grandes quanto de pequenas empresas. Apesar disso, ainda são poucos negócios de menor porte que recorrem à auditoria interna como ferramenta para minimizar a ocorrência erros, desvios ou fraudes.

De acordo com João Góes, proprietário da consultoria empresarial Góes & Associados, a auditoria interna tem por objetivo aprimorar processos e evitar gastos desnecessários, gerando um aumento da rentabilidade do negócio. “No caso dos negócios de menor porte, que normalmente não têm um corpo técnico qualificado e dedicado à administração dos negócios, são grandes as oportunidade de melhorar e qualificar suas operações por meio da auditoria”, afirma.

Auditoria interna tem por objetivo aprimorar processos e evitar gastos desnecessários
Auditoria interna tem por objetivo aprimorar processos e evitar gastos desnecessários
Foto: PathDoc / Shutterstock

Marcus Sperandio, sócio diretor da área de auditoria e consultoria da Assessor Bordin, afirma que uma das principais barreiras para uma adoção desta atividade em maior escala é a falta de conhecimento sobre seus benefícios.

“Tem muito empresário que acha que é algo voltado apenas às grandes corporações e acaba investindo em coisas mais imediatas, como máquinas e equipamentos. Ainda é pequena a preocupação com controle, avaliação de resultados e processos ou aumento de eficiência neste setor”, aponta.

No entanto, João Góes afirma que os honorários da auditoria normalmente são proporcionais ao tamanho e ao escopo dos trabalhos. Além disso, o retorno pode ser exponencial, seja pela recuperação de um crédito tributário não observado ou pela compra desnecessária de um estoque.

Marcus acrescenta que, como os custos para a manutenção de um auditor interno fixo geralmente são elevados para o pequeno negócio, é possível contratar um especialista que visite o local periodicamente, se adequando às necessidades da empresa. A prática é ainda mais recomendada em negócios familiares, onde as relações se desenvolvem na base da confiança, abrindo brechas para a ocorrência de erros ou fraudes.

“Mesmo nos casos onde não há má fé, é comum encontrar neste tipo de empresa um parente que desempenha uma função sem estar capacitado, e ele acaba tomando decisões que prejudicam as finanças. Também é bastante recomendado nos casos que envolvam estoque e circulação de mercadorias, como nas áreas de vestuário e alimentação”, diz.

Por outro lado, nas empresas de serviços, ou naquelas que contam com uma estrutura mais enxuta e o dono está sempre presente na operação, a auditoria interna se faz menos necessária. “Nestes casos, uma boa alternativa é que o proprietário participe de cursos de melhores práticas de gestão, e incorpore por conta própria novos procedimentos e métodos de avaliação”, completa.

Fonte: Auditoria interna ajuda a tornar pequeno negócio mais eficaz - Terra

Desonerar, simplificar e desburocratizar - Guilherme Afif Domingos

Desonerar, simplificar e desburocratizar é o objetivo da lei complementar defendida pelo ministro da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República
O ministro da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Guilherme Afif Domingos, quer diminuir o peso da burocracia e das altas taxas de juros e impostos incidentes sobre os pequenos empreendedores. Para isso propõe alterações, através de um projeto de lei complementar, que visam diminuir as faixas de faturamento das micro e pequenas empresas, que cairiam de 20 para sete, sendo duas faixas de transição. As propostas fazem parte do projeto “Crescer sem Medo” e contemplam a segunda parte das reformas estruturais iniciadas no ano passado, dentro do Supersimples. Confira a seguir os detalhes dessa nova empreitada de Afif Domingos, em entrevista exclusiva a Empreendedor.Empreendedor – Em que consistem as reformas estruturais propostas pela Secretaria ?Guilherme Afif Domingos – Nós viemos em um aperfeiçoamento contínuo da legislação. Agora temos que eliminar as barreiras do crescimento, isto é, crescer sem medo. Para isso temos de mexer nas tabelas do Simples, porque da forma como está, dificulta o crescimento. É isso que o Congresso Nacional e a Frente Parlamentar, sob o comando do Jorginho Mello, está fazendo. E há consenso no Congresso para isso. Nós fizemos um estudo com quatro grandes instituições de pesquisa. A Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, a Fipe e o Insper, em São Paulo. E a Fundação Don Cabral, de Minas Gerais. Todas elas se uniram em torno das idéias. Mas foi a Fundação Getúlio Vargas que se adiantou no tema, e por coincidência o coordenador desse estudo é hoje o ministro Nelson Barbosa. Então, nós temos bom padrinho.Empreendedor – A partir de quando as propostas passa a valer ?Afif Domingos –Se for aprovada neste ano as medidas passam a valer a partir de janeiro do ano que vem. Fica muito claro que a micro e pequena empresa responde pela renda e pelo emprego em nosso país. Então, dentro dessa situação, nós temos que facilitar a vida, tirar o peso das costas. Simplificar, desburocratizar. Veja o que aconteceu com o MEI, o Microempreendedor Individual. Nós já atingimos a marca de 5 milhões, e vamos buscar 10 milhões. Porque? Simplificação. A palavra de ordem agora é desonerar, simplificar, desburocratizar.Empreendedor – Reduzir a carga tributária é possível no curto prazo?Afif Domingos – O Simples está perseguindo esse objetivo, da redução da carga tributária, e conseguimos muito, mas é uma questão de ampliação de limites de forma simplificadora. É claro que a concentração do sistema financeiro brasileiro é de tal ordem que nos temos que tratar em um capítulo à parte, pois se tira de todos para distribuir só para alguns. Daí a importância de mexer nas tabelas do Simples, eliminando uma corrida de obstáculos por uma rampa de acessibilidade.Empreendedor – Como é a correção proposta ?Afif Domingos – Com a universalização, nós tivemos mais de 520 mil empresas que estavam fora do Simples, voltando. Este ano é o ano de nós mexermos nas tabelas e não só nos limites. A própria tabela, na sua parte interna, acaba criando uma corrida de obstáculos onde a empresa tem medo de crescer,e quando cresce é como caranguejo, quase que anda de lado. Exatamente porque há um problema sério, entre as faixas, de aumento abrupto da carga tributária. Ou seja, estamos construindo uma rampa mais suave para o seu crescimento.Empreendedor – Isso se deve ao fato da tabela estar congelada desde 2011?Afif Domingos – Sim, mas agora nós estamos criando uma fôrma, que ela vai perpassando os limites, que dos R$ 3,6 milhões nós vamos elevar para R$ 7,2 milhões para que ela possa entrar mais suavemente no lucro presumido. Porque hoje, quando ela vai para o lucro presumido a pancada só no comércio é de 50%. Também estamos com uma proposta na mesa do governo, que é a liberação da parcela do compulsório dos bancos, que é um recurso que as instituições financeiras mantém congelado e sem remuneração. Para que isso seja viabilizado em empréstimo às micro e pequenas empresas. Com isso queremos liberar empréstimos para capital de giro pela metade do preço. Os juros, que atualmente chegam a mais de 3% ao mês cairiam pela metade, conferindo mais fôlego aos pequenos negócios em meio a um momento de ajustes econômicos. Se forem liberados 17% do depósito compulsório, como é nossa proposta, isso soma R$ 40 bilhões.Empreendedor – Há boa receptividade no Congresso para a aprovação das mudanças?Afif Domingos – Há muito consenso, se há uma matéria consensual no Congresso Nacional é sobre a micro e a pequena empresa. Temos a intenção, com o comando do Jorginho Mello, que é presidente da Comissão Especial e da Frente Parlamentar, de aprovarmos ainda em agosto. Aprovamos na Comissão ainda este mês e em agosto levamos a plenário para passar a vigorar em janeiro do ano que vem.Empreendedor – O momento de turbulência política prejudica de alguma maneira o debate?Afif Domingos – Eu acho que é um bom momento, na medida em que todas essas distorções de um sistema começam a aparecer. E não é de hoje, é de muito tempo. Então essa crise é transformadora, para liberarmos o Estado de uma série de coisas em que ele não deveria estar metido. Eu já fui candidato a presidência da República, e eu percebi na Constituinte, que esquerda e direita eram a face da mesma moeda, porque ninguém queria mudar a estrutura do Estado brasileiro. E agora chegou a hora. Nós precisamos acima de tudo ser muito ponderados para não mergulhar o país em uma disputa política, que já aconteceu. Agora é preciso dar tempo ao tempo para que na próxima disputa política as instituições permaneçam consolidadas.
Fonte: Desonerar, simplificar e desburocratizar - Guilherme Afif Domingos

Incubadora faz evento para investidores de startups tecnológicas

startup
No próximo dia 30 de setembro, a Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ recebe investidores e empresários em evento que irá apresentar quatro startups com alto potencial de crescimento e viabilidade econômica.
A iniciativa visa ampliar o networking dos empreendedores, além de proporcionar um ambiente onde será possível conhecer a estrutura de negócios das empresas com vias à possibilidade de investimentos e parcerias.A atuação da Incubadora da COPPE está focada principalmente nas áreas de Petróleo e Gás, Energia, Meio Ambiente e Tecnologia da Informação. Esses setores são fortemente estimulados pelos laboratórios e pesquisadores da própria COPPE e UFRJ, além da proximidade com o Cenpes, o centro de pesquisas da Petrobras.As startups inovadoras que serão apresentadas são Forebrain, Twist, Easysubsea e OilFinder. As inscrições para participação no evento poderão ser feitas por meio do email [email protected].Empresas participantesForebrain: Fundada em 2010 por dois neurocientistas e pesquisadores do Programa de Neurobiologia do Instituto Carlos Chagas Filho, da UFRJ, Dr Billy Nascimento e Dra Ana Souza, a empresa tem como principal objetivo aplicar conhecimentos e novos métodos científicos para uma melhor compreensão sobre o comportamento do consumidor. A empresa possui uma equipe multidisciplinar composta por doutores, mestres e especialistas em áreas como neurociência, psicologia, marketing, pesquisa de mercado, engenharia e tecnologia da informação.OIlFinder: A empresa presta serviços de sensoriamento remoto e modelagem computacional a indústrias de Petróleo e desenvolveu um método computacional capaz de identificar a exata posição do óleo via satélite e simular o trajeto inverso da exsudação, detectando sua origem no assoalho oceânico. Desta forma é possível reduzir os riscos e os custos na exploração de petróleo.EasySubsea: Oferece serviços e produtos para monitoramento, controle e automação de poços de petróleo no segmento subsea.Twist: Spin-off do Laboratório de Processamento de Sinais (LPS/COPPE), a Twist elabora soluções tecnológicas para integrar informações e extrair o máximo de informações de grandes volumes de dados.
Fonte: Incubadora faz evento para investidores de startups tecnológicas - Empreendedor

RedeSIM começa integração com cartórios

Órgãos de registro de pessoas jurídicas já possuem algumas funcionalidades da rede, que ajudarão a agilizar os processos e a reduzir a burocracia
Desde o mês de agosto, o ato de inscrever, alterar e dar baixa em empresas ficou mais fácil para o empreendedor brasileiro de diversos Estados: foi realizada com sucesso uma primeira fase de integração da RedeSIM com os cartórios de registro de pessoas jurídicas, e o Serpro teve participação ativa nesta melhoria. No momento, são possíveis a consulta de CPF e CNPJ, e a consulta de solicitação de inscrições e deferimentos.A RedeSIM (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios) foi criada pela lei nº 11.598/07 para permitir que o cidadão abra ou regularize seu negócio de forma simplificada e sem burocracia. É administrada por um comitê gestor composto por membros dos governos federal, estadual e municipal, e já funcionava em parceria com as Juntas Comerciais de Estados como Goiás, Rio Grande do Norte e Paraíba.Na prática, significa dizer que os órgãos responsáveis pelo registro e legalização de empresas atuarão de forma interligada, permitindo a realização de todo o processo por meio de entrada única de dados na internet. Andréa Martins, do Serpro, ressalta que a integração, que foi desenvolvida pela empresa, ajudará a simplificar processos.“Com ela, as solicitações de cadastro nos cartórios podem ser concluídas sem necessidade de comparecimento na Receita Federal, para a realização da finalização relacionada aos deferimentos e indeferimentos das solicitações”, detalha Andréa, que é coordenadora de negócios relacionados ao CNPJ e à RedeSIM.A integração utiliza tecnologias já velhas conhecidas do Serpro, como o framework Demoiselle, e também novas, como o Tibco BW, uma plataforma para interconexão de serviços e sistemas. Fonte: Comunicação Social do Serpro

Serpro e Correios ampliam aliança pelo mercado de certificação digital

O Serpro e os Correios se uniram e têm como objetivo se tornarem, num curto prazo, os maiores fornecedores de certificados digitais do país. Segundo dados oficiais do Serpro, desde 2005, a parceria entre as estatais permite que os certificados digitais do Serpro sejam comercializados pelas agências dos Correios em todo o país.Atualmente, reportam as estatais, 70% dos certificados emitidos pelo Serpro são ofertados por 440 Instalações Técnicas (ITs) dos Correios, algo como 20 mil por mês. Até o fim de 2016, a projeção é que esse número será quadruplicado e chegará a 1.500 ITs."Considerando a manutenção da média de vendas mensais por IT e a expansão planejada, que vai focar principalmente as praças não atendidas hoje, o potencial de vendas chega a cerca de 68 mil certificados por mês, o que, sem sombra de dúvidas, deixará as duas instituições como as principais fornecedoras de certificados digitais do país", afirma Maykel Douglas Sousa, gerente do Serpro.A linha de negócio da certificação digital está em revisão no Serpro. A proposta, explica o gerente da estatal, é tornar a certificação um negócio estratégico, considerando seu potencial de crescimento e as receitas que esta linha pode retornar para a organização. Comprometimento com o cliente, redução da burocracia e menores prazos de entrega são os focos principais dessa revisão."Ao tornar a linha de negócio estratégica, os processos, sistemas e pessoal envolvidos são tratados com um maior nível de importância, o que reflete em maior qualidade no serviço ao cliente. Além disso, internamente a empresa melhora a sua forma de trabalho, ao transformar a certificação digital em um processo finalístico que entrega valor ao cliente", pontua Maykel, que é do Escritório de Governança de Processos (Egop).Uma das primeiras mudanças realizadas foi a atualização da página web, no portal do Serpro, para atendimento ao cliente. O espaço agora apresenta segmentação de acordo com o perfil do demandante: cidadão, governo, empresas e judiciário.Fonte: www.serpro.gov.br/linhas-negocio/certificacao-digital

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