Setor de serviços deve ter expansão em SC, em 2019

Relatório produzido pelo Sebrae aponta que empresas desta área serão beneficiadas pela estabilidade da economia

Um relatório produzido pelo Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostra que o setor de serviços deve observar uma expansão neste ano. Segundo o levantamento, intitulado "Negócios promissores para 2019", isso se deve principalmente à perspectiva de que a economia pode se estabilizar e registrar crescimento neste ano.
Conforme o Sebrae, essas condições dão fôlego a empresas desse setor, em especial àquelas que investem na prestação de serviços pessoais, como salões de beleza, restaurantes, assistências médicas a domicílio, entre outras. Com a economia estável, as pessoas tendem a investir mais em si e se dão ao luxo de gastar com serviços.
PUBLICIDADEOutro setor que deve ser beneficiado é o que produz itens como alimentos, vestuário, artigos de limpeza e higiene pessoal.
No campo, a área de alimentos tende a lucrar com a expectativa de uma supersafra que deve ser colhida nos campos catarinenses.
Além do crescimento econômico, existe a possibilidade de que as taxas de juros e a inflação sigam estáveis. Da mesma forma, com o câmbio alto, companhias que investem na exportação devem apresentar bons lucros, graças à diferença monetária.
No mercado exportador, o Sebrae avalia que as empresas dos ramos de madeira serrada, móveis, vestuário e calçados podem ser os principais destaques. Isso vale também para as micro e pequenas empresas que atuam nesses setores.

Incentivo aos empreendedores

O diretor superintendente do Sebrae, em Santa Catarina, Carlos Henrique Fonseca, explica que a pesquisa tem como objetivo não só apresentar boas perspectivas aos empresários que já estão atuando, mas também incentivar novos empreendedores a buscar oportunidades em áreas com mais chances de sucesso.
Ele lembra que, no Brasil, 98% dos negócios registrados são micro e pequenas empresas e que a retomada do crescimento passa, necessariamente, pela saúde financeira dessas companhias.
— Em 2018, a maioria dos empregos foi gerada pelas micro e pequenas indústrias — diz Fonseca.
Conforme o diretor do Sebrae, a retomada nas contratações também tende a melhorar o mercado como um todo, já que a renda média das famílias deve aumentar.
— Aumentando a renda média e diminuindo o desemprego, com maior número de pessoas no mercado de trabalho, aumenta a demanda de consumo das famílias.
Para o setor industrial, a perspectiva do Sebrae é positiva, não só para quem produz, mas também para quem presta serviços a esses negócios, como empresas de manutenção de equipamentos, terceirização de funcionários, entre outros. O mesmo deve acontecer no agrícola.
— Com a renovação dos processos produtivos, as empresas vão terceirizar mais os serviços. No futuro, os jovens vão também ter que se cadastrar como microempreendedores individuais, terão que gerar o próprio emprego — afirma.
Outro ponto defendido por Fonseca é a tendência de que a economia mundial apresente crescimento em 2019.
— As projeções vislumbram o crescimento da economia mundial. Uma oportunidade grande de crescimento internacional e da atração de investimento para o Brasil — diz, ao ponderar que a estabilidade cambial deve favorecer aos dois lados nessa balança.

Veja lista de áreas que devem ser tendência em 2019

Serviços pessoais
Assistência a paciente no domicílio, restaurantes e similares, cabeleireiros, manicure e pedicure, instalação e manutenção elétrica, fotografia, lavagem/lubrificação/polimento de veículos, serviços de alinhamento e balanceamento de veículos, casas de festas e eventos.
Serviços prestados às empresas
Serviço de apoio administrativo, serviço de entregas, marketing direto, promoção de vendas, organização de feiras, congressos e festas.
Serviços nas áreas de transporte, saúde e educação
Treinamento/desenvolvimento profissional, transporte escolar, transporte de carga, serviço de transporte de passageiro, ensino de arte, outras atividades de ensino, serviços de diagnóstico por imagem, educação infantil (creche), instituição para idosos, atividades de fisioterapia, atividades de condicionamento físico, atividade ambulatorial (exames).
Serviços de informática e comunicação
Serviço de comunicação multimídia, desenvolvimento de programas de computador, provedores de conteúdo, reparação de equipamentos de comunicação
Serviços de apoio à agropecuária
Manutenção e reparação de máquinas agrícolas, serviços de agronomia e de consultoria de atividades agrícolas e pecuárias, atividades veterinárias
Bens que atendem às necessidades básicas da população
Produtos de padarias/confeitarias, material de construção, alimentos preparados, comércio de hortifrutigranjeiros, comércio de alimentos em geral, comércio de bebidas, comércio de vestuário, calçados e pequenas obras/construções (obras de alvenaria, instalação e manutenção elétrica).


Máquina de Vendas: crie um processo previsível e escalável para crescer

Ebook sobre o assunto foi produzido por Endeavor e Sebrae

Não depende do vento, da sorte ou de fórmula mágica. Vender pode ser um processo tão eficiente quanto uma máquina de vendas.

Se você chegou aqui, é provável que tenha um problema de vendas, certo?

Enquanto lê esse texto, devem passar pela sua cabeça alguns dos problemas que têm te tirado o sono nos últimos dias:

• Não sei o que preciso fazer para bater a meta de vendas do ano.

• Todo mês é uma surpresa, não consigo prever quanto vamos vender no mês que vem.

• Meu time de vendas está trabalhando em dobro, mas os resultados não acompanham os esforços.

• Meu produto é muito bom, um dos melhores do mercado, mas na hora de explicar para o cliente, ele não consegue entender isso.

• Muitas vendas chegam perto de fechar, mas por muito pouco, não acontecem.

Se você se identificou com pelo menos uma das situações acima, o diagnóstico é claro: você precisa desenhar uma máquina de vendas.

Mesmo que você tenha uma empresa menor, com poucos funcionários, quanto antes conseguir transformar o processo de vendas em algo escalável, menos irá depender da sorte ou da direção do vento para fechar a conta no final do mês.

Para isso, recomendamos que você baixe o nosso eBook sobre Máquina de Vendas, uma correalização Endeavor e Sebrae.

O material foi produzido com a ajuda de mentores Endeavor especialistas em vendas, como Alberto CoutoSilvio Laban e Mauricio Trad, além de contar o case da ContaAzul, que estruturou os times de Marketing e Vendas para criar um processo mais eficiente de aquisição de novos clientes.

Com esse eBook, você vai:

• Entender posicionamento e proposta de valor para ganhar o cliente na venda;

• Criar um processo centrado no consumidor e não na empresa;

• Desenhar uma máquina previsível, escalável, otimizada e eficiente;

• Destrinchar todas as etapas do funil de vendas;

• Entender quais são os gatilhos que você pode ativar para aumentar as vendas;

• Identificar onde estão os gargalos no processo;

• Alinhar Marketing, Vendas e Customer Success a um único objetivo de crescimento.

Assim, você cria um processo que seja:

– Escalável: só tende a melhorar com o tempo, sem que você precise revisitá-lo sempre, e funciona como esperado — mesmo que a demanda aumente.

– Previsível: cria consistência ano após ano e permite projetar o crescimento baseado no processo, e não apenas na intenção de crescer.

– Lucrativo: o valor gerado pelo novo cliente precisa ser maior do que o que você gastou para conquistá-lo (custo de aquisição do cliente).

Nesse artigo, deixamos uma série de provocações que, quando respondidas, vão se desdobrando na sua estratégia de vendas.

Cada provocação tem um material de apoio, seja uma ferramenta, um eBook, um vídeo ou um texto, que o guiam para encontrar a resposta.

Com ela definida, você segue adiante até passar por todas as etapas do processo.

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