Como montar uma startup no Brasil

Qual o primeiro passo para montar uma startup?

Stefan Schimenes, fundador da Investorise e cofundador da CazambaOportunidade - É importante identificar uma grande oportunidade de mercado, pois sem uma grande oportunidade você atuará num oceano vermelho que é extremamente competitivo.Autoanálise - É necessária uma autoanálise para verificar se o empreendedor possui as competências necessárias para atuar no mercado identificado.

Como saber se minha ideia é boa o bastante para montar uma startup?

Guilherme Junqueira, gerente executivo da ABStartupsValidação – A melhor forma de saber é falar diretamente com os clientes, ouvindo-os de maneira abrangente e criando soluções que de fato resolvam um problema.Feedbacks contínuos – Após fazer uma primeira validação minuciosa, o empreendedor de startup deve continuar ouvindo seus clientes a cada nova decisão.

Como avaliar o público-alvo?

Paulo Veras, CEO da 99 TáxisPesquisas - Muitas empresas começam com a identificação de um problema pelo próprio empreendedor.Barriga no balcão - Os melhores casos são sempre de gente que fica perto do cliente (barriga no balcão).

Qual a importância de conhecer o setor?

Julio Vasconcelos, presidente do conselho e fundador do Peixe UrbanoTraga um especialista - Se você não conhece bem o setor, traga alguém para o time que o conheça.Ninguém sabe tudo - Você certamente não precisa saber tudo nem ser o melhor em tudo. Basta saber diagnosticar as qualidades que faltam em você e em seu time para então encontrar e trazer para a empresa as peças que faltam.

Com quantas pessoas posso montar uma startup?

Pedro Waengertner - Cofundador da Aceleratech e Coordenador de Marketing Digital da ESPMTime completo - Normalmente a gente costuma dizer que uma startup tem um cara bom de vendas, outro de tecnologia e outro de visão.Startup solitária - Um trio normalmente é legal. Mais isso pode ter com duas, quatro ou mais. O que não pode existir é uma startup de um homem só.

Quais os maiores erros cometidos por quem empreende nesta área?

José Carlos Aronchi, consultor do Sebrae-SPFalta de clareza – É fundamental que o empreendedor tenha claro seu modelo de negócios, detalhando o público que pretende atender, o valor do que ele está oferecendo e a maneira de ganhar dinheiro com isso.Protótipo – Os investidores sempre querem ver o seu negócio o mais próximo possível da operação. Por isso, se você procurá-los sem um protótipo desenvolvido, as chances de uma resposta positiva são menores.

Qual foi o segredo da sua startup que pode ser empregado em outros casos?

Igor Kalassa, CEO da 4Life Marketing DigitalCaminho e persistência - O principal segredo foi acreditar que a inovação poderia ser um caminho e que a persistência nos levaria ao sucesso.Clientes - O caminho do sucesso passa, obrigatoriamente, pelo sucesso de seus clientes.

Como posso atrair investidores

Pedro Waengertner - Cofundador da Aceleratech e Coordenador de Marketing Digital da ESPMInvestidores - O número de investidores não é enorme, no Brasil ainda é restrito e a oportunidade é menor.Ande com as próprias pernas - Aconselho a empresa a realmente pagar suas contas e depois, sim, olhar com calma, e ir atrás de investidor.

Qual a motivação para montar uma startup?

Stefan Schimenes, fundador da Investorise e cofundador da CazambaValor Social - A principal motivação é a de construir algo para a sociedade que agregue valor. Um sentimento de que de alguma forma consegui contribuir para uma sociedade melhor.

Posso envolver familiares ou amigos?

Paulo Veras, CEO da 99 TáxisNão misture - Geralmente torna as coisas bem mais complicadas, porque mistura diversas relações e há grandes chances de elas ficarem deterioradas.Papel do empreendedor - Imagine a dificuldade em demitir um irmão ou a própria mãe! No papel de empreendedor, você pode ser forçado a tomar uma decisão destas. Para não correr este risco, melhor não misturar.Fonte: Como montar uma startup no Brasil - Terra

Intenção de tomar empréstimo cresce entre MPEs

O indicador mensal que mede a intenção de os micro e pequenos empresários tomarem empréstimos registrou 13,85 pontos em agosto. O índice, que varia de 0 a 100, é considerado baixo, mas representa uma leve alta em relação ao mês anterior, que contabilizou 10,75 pontos.

De acordo com a pesquisa, realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o principal motivo para se contrair o empréstimo é a formação de capital de giro, destacado por 58,5% dos empresários ouvidos.

O principal motivo para se contrair empréstimo é a formação de capital de giro, destacado por 58,5% dos empresários em pesquisa
O principal motivo para se contrair empréstimo é a formação de capital de giro, destacado por 58,5% dos empresários em pesquisa
Foto: cifotart / Shutterstock

Na sequência aparecem compra de equipamentos e maquinário (30,5%), compra de insumos e formação de estoque (23,2%), reforma da empresa (18,3%) e o pagamento de dívidas (17,1%).

Fonte: Intenção de tomar empréstimo cresce entre MPEs - Terra

Chipotle: crescer 28% em vez de cair 2% | Endeavor Brasil

Chipotle é o novo queridinho norte-americano - cresce dois dígitos, enquanto os gigantes caem. O que aprendemos com o caso Chipotle e sua proposta de valor?
Como crescer 28% enquanto o concorrente cai 2%: o caso Chipotle
Chipotle é o novo queridinho norte-americano – está crescendo dois dígitos, enquanto os gigantes caem. O que aprendemos com eles?Já ouviu a expressão “Pense fora da caixa”, ou mesmo, “Saber ler o ambiente em que está inserido é fundamental”. Nada melhor que um exemplo prático – de quem soube sair da lógica linear e alcançou resultados exponenciais – para inspirar você empreendedor.Você conseguiria imaginar um fast food que:
  • Não é rápido: a espera é de pelo menos 15 minutos;
  • Não é barato: custa 15% mais que a concorrência;
  • Não tem variedade: o menu traz apenas 5 itens;
  • Não faz ofertas nem anuncia na TV; e
  • Não tem sobremesa ou mesmo cafezinho.
Ninguém apostaria no sucesso de um lugar assim. Mas a rede de comida mexicana Chipotle confiou no próprio taco. E se deu bem: é o maior fenômeno atual da indústria de restaurantes dos Estados Unidos. E toda essa explicação se resume a uma palavra: Millennials.Nascidos a partir de 1980, eles são comprovadamente mais conscientes, preocupados com o meio ambiente, questões sociais e, principalmente, com o que estão ingerindo. Nenhuma marca soube entender – e atender – melhor este público do que o Chipotle. Cada “não”acima é baseado em uma inquietação da nova geração:1. Não é rápido: os ingredientes são frescos e preparados na hora. Todas as 1783 lojas não possuem freezer ou microondas. 2. Não é barato: a carne vem de produtores que criam os animais de forma natural, sem antibióticos ou hormônios de crescimento. 3. Não tem variedade: os itens são adquiridos localmente, de fazendas que não usam agrotóxico ou agridem o meio ambiente. 4. Não tem sobremesa e café: a rede prefere se concentrar em poucos produtos e entregá-los com muita qualidade.Pesquisas mostram que os Millennials são ambiciosos, querem lançar movimentos, influenciar pessoas e mudar culturas. Se uma marca conseguir mobilizá-los, é certeza de propaganda garantida e gratuita.Chipotle tem uma legião de seguidores, digitais e reais, que cuidam de repercutir suas ações e fortalecer sua imagem. Quer um exemplo? Em janeiro, a empresa comunicou que 30% de suas lojas não mais ofereceria Tortilla de porco. Porque flagraram um fornecedor maltratando os bichos, e romperam imediatamente o contrato.O que normalmente geraria reclamações – a falta de um produto – gerou milhões em mídia espontânea. Uma avalanche de manifestações de apoio e admiração invadiu as redes sociais.Graças a essa forma inovadora de atuar, Chipotle cresceu 28% em 2013 e 2014, num segmento que enfrenta crescente rejeição. O McDonald’s, por exemplo, no mesmo período encolheu 2%. Chipotle é um claro exemplo de oportunidade disfarçada nas mudanças.E por falar em mudança, sabe qual a principal diferença entre o marketing do Século XX e do XXI? Antes, bastava oferecer sabor, porções generosas e publicidade poderosa.
ATUALMENTE, TÃO IMPORTANTE QUANTO O QUE VOCÊ FAZ, É O QUE DEIXA DE FAZER. ISSO DEMONSTRA SUA FILOSOFIA, PRINCÍPIOS E VALORES. O PRATO PREFERIDO DOS NOVOS CONSUMIDORES.
Curiosidade: Apesar de não anunciar ofertas na TV, esporadicamente Chipotle produz comerciais. O primeiro deles, de 2012, traz o conceito da marca numa animação primorosa. Conquistou apenas o prêmio máximo da propaganda mundial: Grand Prix do Festival de Cannes. Deguste com um burrito.Carlos Domingos é publicitário e fundador da Agência AgeArtigo originalmente publicado em Exame.com
 
Fonte: Chipotle: crescer 28% em vez de cair 2% - Endeavor Brasil

Grupo Volkswagen nomeia Matthias Müller, da Porsche, seu novo presidente

Novo diretor-executivo enfrentará escândalo do Dieselgate
O novo presidente executivo da Volkswagen, Matthias Mueller, na sede da empresa, em Wolfsburg© Fornecido por AFP O novo presidente executivo da Volkswagen, Matthias Mueller, na sede da empresa, em WolfsburgA montadora alemã Volkswagen nomeou nesta sexta-feira Matthias Muller, então presidente da Porsche, como novo diretor-executivo. Ele terá que enfrentar o escândalo da fraude de seus motores a diesel para que parecessem menos poluentes.Muller, de 62 anos, assumirá o cargo imediatamente, em substituição a Martin Winterkorn, que renunciou há dois dias, comunicou o diretor da junta supervisora, Berthold Huber, na sede da companhia em Wolfsburg.Huber classificou nesta sexta-feira o caso de "desastre moral e político". "Digo claramente que as manipulações dos testes de emissões são um desastre moral e político para o grupo", completou Huber em uma breve coletiva de imprensa."Um pequeno grupo de pessoas causou um enorme prejuízo à Volkswagen", disse Bernd Osterloh, que representa os trabalhadores no Conselho.
Fonte: Grupo Volkswagen nomeia Matthias Müller, da Porsche, seu novo presidente - MSN

Rede de franquias aposta em comunicação via SMS

Ferramenta é seis vezes mais eficiente que e-mail e 10 vezes mais eficiente do que a mala-direta
Comunicação, ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra como resposta. Todo e qualquer empresário precisa dominar essa questão, principalmente se ele quer atingir seu público-alvo e, por tabela, o sucesso de sua empresa.
Atualmente, um nicho está no alvo de um grupo de empresários que está vislumbrando os olhos do marketing do varejo e demais segmento: a comunicação via SMS. Isso porque a mesma potencializa a comunicação, os limites geográficos acabam por se tornar inexistentes, a transmissão da mensagem reduzida a frações de segundos, o público-alvo é atingido em cheio e tudo isso por um preço reduzido.Com foco no mercado de pequenas e médias empresas a SMS Digital oferece serviços de consultoria e comunicação via SMS. “Nós oferecemos soluções exclusivas para pesquisas, relacionamento e divulgação de informações por mensagem”, falou o diretor executivo da marca, Kawel Lotti.A franquia surgiu como uma solução inovadora, já que identificou a carência e necessidade desse tipo de serviço de comunicação em um terreno pouco explorado pelas empresas de pequeno e médio porte. De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o Brasil atualmente conta com mais de 283,5 milhões de telefones celulares, “ou seja, é a oportunidade de interação das empresas com os seus públicos-alvo, que é um fator decisivo para longevidade das mesmas”, relata Lotti.A empresa oferece três opções de serviços:1º SMS Corporativo: produto ideal para realizar o envio de informações relevantes ao público de interesse (felicitações, agradecimentos, convites, cobranças, etc).2º SMS Marketing: desenvolvido para realizar ações promocionais e campanhas de marketing (alertas de ofertas, cupons de descontos, lançamentos, etc).3º SMS Radar: pesquisa personalizada de satisfação via SMS com relatórios gráficos online e aplicações coletivas e individuais (serviço exclusivo da marca atualmente), inclusive somos a única empresa que oferece esse serviço no mercado.

COMUNICAÇÃO AGRESSIVA

O uso das mensagens curtas no celular (SMS ou Short Message Service) como ferramenta de relacionamento com clientes cresceu significativamente no último ano por conta da descoberta dos benefícios e diferenciais deste novo serviço pelos profissionais de marketing. “O SMS é um meio de comunicação com ligação direta, personalizada, instantânea, interativa e que, geralmente, está junto aos clientes 24 horas por dia. Estas características credenciam o seu uso como um ferramenta importante do Marketing de Relacionamento”, explica o diretor.Kawel relata ainda, que o negócio chama mais atenção devido a sua taxa de leitura que é muito alta. “90% dos SMS são abertos e lidos em menos de 3 minutos, fazendo com que a ferramenta seja seis vezes mais eficiente do que o e-mail e 10 vezes mais eficiente do que a mala-direta. Hoje, nem todas pessoas tem e-mail, mas quase todos possuem celular e olham quando uma mensagem chega. Além disso, é barato e você consegue mensurar sua efetividade, pedindo para que o cliente apresente o SMS para ter um desconto, por exemplo.A possibilidade de integração com os diversos sistemas de gestão e CRM vem atraindo empresas de todos os segmentos que buscam soluções de comunicação via SMS. E a rapidez, simplicidade e agilidade aumentam a satisfação dos clientes”, relata o executivo.

SIMPLICIDADE 

De uso simples e rápido, a plataforma possui a capacidade de enviar milhões de SMS por dia e disponibiliza relatórios on-line para todas as operadoras do Brasil. “Os envios podem ser efetuados diretamente pelo cliente ou pela integração com qualquer sistema (webservice). Seu uso é simples, com personalização das mensagens, importação de arquivos em vários formatos, envios imediatos ou agendados na data e hora da escolha do cliente, com a gestão completa dos envios”, conta Kawel.E qual empreendedor não deseja aumentar suas vendas? Para essa realidade, a franquia pensou em todos os detalhes de seu portal de comunicação online citado acima. “Ele foi projetado para uma fácil, rápida e segura utilização pelos clientes. Só basta estar conectado à internet. Em menos de 2 minutos é possível se comunicar com toda a carteira de clientes”, explica o diretor.Expansão A SMS Digital está em constante crescimento pelo país. Só em 2014 cresceu 18% em relação a 2013, conquistando mais de 150 franquias pelos quatro cantos do país. No primeiro trimestre do ano a rede já alcançou um faturamento de R$1.575.000,00. Seu método inovador acaba se tornando uma tendência de futuro, e a cada dia conquista mais o cliente e investidores que veem no negócio todo seu potencial para se fazer bons negócios.E para conquistar ainda mais o franqueado, a rede oferece dois tipos de modalidades: a Franquia Home Office e a Franquia Home Office Light. A primeira exige um investimento inicial de R$15 mil, já a segunda R$5 mil.
Fonte: Rede de franquias aposta em comunicação via SMS - Empreendedor

Uniforme do JEC em 85 na Liga Retrô

jecA Liga Retrô, grife especializada em réplicas de camisas antigas de futebol, vai inaugurar sua segunda unidade em Santa Catarina, desta vez no Garten Shopping, em Joinville. Com investimento inicial de R$ 100 mil, a marca chega à Cidade das Flores no início de outubro. Para a inauguração da nova unidade também está previsto o lançamento do uniforme do Joinville de 1985 – quando o time conquistou o seu oitavo título estadual consecutivo, com apenas nove anos de vida nos campos catarinenses. Com 600 camisas no seu portfólio e mais de 30 unidades espalhadas por 20 cidades brasileiras, a Liga Retrô aposta na expansão pela região Sul do País. O objetivo da marca é abrir outras quatro lojas ainda no primeiro semestre de 2016.Fonte: Uniforme do JEC em 85 na Liga Retrô - Anoticia

Inscrições abertas para concurso de startups gastronômicas

Primeira edição do Mesa Aposta busca novos empreendedores e ideias para fomentar setor
O mercado gastronômico ganha este ano um concurso para revelar novos empreendedores e projetos voltados para o setor. O Mesa Aposta terá um júri formado por especialistas em inovação e economia criativa para selecionar as startups mais promissoras, que terão oportunidade de exposição ao público e uma rodada de negócios para atrair possíveis parceiros e investidores.Os vencedores serão anunciados em 29 de outubro no palco do Mesa Tendências, o maior congresso de gastronomia da América Latina, que faz parte do Semana Mesa SP – evento que reúne aulas, palestras, degustações e jantares magnos com chefs estrelados de diferentes países em São Paulo. O período de inscrições vai até 5 de outubro.Com inscrições gratuitas por meio do site www.semanamesasp.com.br, o empreendedor deve escolher a categoria entre as opções: Sustentabilidade, Distribuição/cadeia produtiva, Saudabilidade, Educação e Mobile. Também deverá produzir um vídeo de apresentação, com até três minutos de duração, sobre o projeto.Os projetos serão avaliados pelo júri, um comitê anjo composto por representantes de instituições e empresas de destaque no mercado, que vai analisar a capacidade de execução, viabilidade econômica e inovação dos projetos.O Mesa Aposta procura iniciativas arrojadas, com atuação física ou digital, em fase de ideia, projeto, teste, lançamento ou início de atividade nas áreas de comércio, indústria, serviços, ONGs e educação.  Os projetos serão pré-avaliados pela comissão julgadora nos quesitos: Inovação,Planejamento, Efetividade na Solução de um Problema, Capacidade de Execução, Viabilidade Econômica e Replicabilidade.Serão selecionados 15 finalistas e estes farão uma apresentação presencial na rodada de negócios com o comitê anjo e exposta a uma votação popular durante o  Semana Mesa SP, que acontece na Etec Santa Ifigênia – Centro Paula Souza, em São Paulo, entre 27 e 29 de outubro.Dentre os 15 finalistas, serão eleitos três vencedores e outros cinco destaques, que poderão pertencer ou não a uma mesma categoria. Os três vencedores  ganharão consultoria especializada das empresas e instituições participantes no comitê anjo, prêmios dos apoiadores da Semana Mesa SP e destaque em reportagem exclusiva na revista Prazeres da Mesa.  Ao 1º colocado serão oferecidos ainda a oportunidade de apresentação da sua ideia ao público profissional por meio detalk show no palco do congresso Mesa Tendências e um pacote de publicidade gratuito nos veículos da Editora 4 capas.
DataEtapas
5 de setembro  a 13 de outubroPeríodo de inscrição
14 a 16 de outubroPré-seleção dos finalistas
17 de outubroDivulgação dos 15 finalistas
27 a 28 de outubroExposição e votação popular dos projetos finalistas
28 de outubroRodada de negócios presencial
29 de outubroCerimônia de premiação – Palco Mesa Tendências
Serviço:Semana Mesa SP – www.semanamesasp.com.brDe 27 a 29 de outubroCentro Paula Souza Rua General Couto Magalhães, 90 – Santa Ifigênia São Paulo – SP – Tel.: (11) 3324-3355
Fonte: Inscrições abertas para concurso de startups gastronômicas - Empreendedor

Crise impulsiona mercado de coaching

Com cortes de investimentos nas empresas e demissões, quem procura por coaching quer se destacar no cargo ou iniciar nova carreira
A crise econômica brasileira está afetando todos os segmentos no mercado de trabalho. Quem está empregado, quer se destacar e manter o emprego. Quem está procurando por uma nova oportunidade, precisa reinventar a carreira e mostrar a experiência e capacidade de resolver problemas. O coaching pode ajudar todos esses profissionais por meio do autoconhecimento e auxílio para desenvolver potencialidades.
Segundo Ana Pliopas, do Hudson Institute of Coaching, no último ano a procura por coaching de pessoas físicas vem aumentando, ou seja, mais pessoas estão procurando por essa modalidade de desenvolvimento profissional, em detrimento de empresas que contratam coaches para aperfeiçoarem seus colaboradores.Para a coach, esse é um termômetro do momento atual vivido no país. “Essas pessoas que estão procurando o coaching sabem que o mercado vai sair diferente dessa crise, e já estão buscando uma nova forma de se reinventarem”, comenta Pliopas.Outro tipo de coaching que vem crescendo é dos profissionais experientes que querem dar um novo rumo para a carreira. Muitos profissionais sênior estão buscando alternativas para alcançarem a satisfação pessoal no trabalho. Mudar de mercado ou até mesmo empreender no negócio próprio são alternativas, e o coaching pode ajudar no planejamento dessa nova rota, estabelecendo metas concretas.Para Ana Pliopas, essa tendência também aumentou após os primeiros sinais da crise. “No cenário atual, nenhum cargo oferece estabilidade, por isso os profissionais estão buscando por um trabalho que dê sentido e satisfação. O coaching ajuda a avaliar se esse sonho pode ser concretizado e em quanto tempo o profissional estará pronto para assumir esses riscos”, explica.
Fonte: Crise impulsiona mercado de coaching - Empreendedor 

Haddad fala de regulamentação de novos modelos como o Uber

Prefeito de São Paulo defendeu transformações nas cidades do século XXI

O Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, defendeu nesta quinta-feira (24), em Paris, a necessária transformação das cidades do século XXI para facilitar a participação cidadã, o desenvolvimento sustentável e a integração.

Haddad: "é mais difícil governar uma cidade que um Estado"
Haddad: "é mais difícil governar uma cidade que um Estado"
Foto: Leon Rodrigues / Secom / Divulgação

Ao lado da prefeita da capital francesa, Anne Hidalgo, Haddad participou de um encontro com alunos da Faculdade de Ciências Políticas (SciencesPo) por ocasião da apresentação do projeto "École Urbaine, Reinventer a Ville", destinado a estudantes de todas as partes do mundo para pesquisar sobre questões de urbanismo e novos modelos de cidade.

O petista, que antes de ocupar a prefeitura de São Paulo fez parte do governo de Dilma Rousseff como ministro da Educação, afirmou que "é mais difícil governar uma cidade que um Estado" e destacou a importância de dar prioridade às necessidades dos cidadãos.

"No Brasil existe uma luta para amplificar o poder local", destacou Haddad, ao mesmo tempo em que sustentou que "a cidade produz constantemente um contrapoder".

Sobre a questão ambiental, Anne Hidalgo se referiu aos desafios de Paris - capital europeia que acolhe em dezembro a Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (COP21) - e destacou a necessidade de pactuar políticas com outras grandes cidades do mundo, e "com as da periferia, que agora têm verdadeiro poder".

No colóquio também houve espaço para temas como a especulação imobiliária, fenômeno que ambos prefeitos concordaram em que "é preciso enfrentar, especialmente quando as empresas tentam ocupar espaços públicos", e a necessidade de regular novos modelos de "economia colaborativa", com iniciativas polêmicas como o Uber.

"Considero que ambos modelos são compatíveis, tanto a participação do Estado no modelo de transporte que em São Paulo é conjunto: público em associação com empresa privada, como as novas iniciativas", opinou Haddad.

Por sua parte, Hidalgo explicou que a prefeitura de Paris está aberta a buscar soluções falando com todos os agentes envolvidos no transporte e é "partidária de realizar uma regularização, sobretudo dando prioridade à segurança dos usuários".

Fonte: Haddad fala de regulamentação de novos modelos como o Uber - Terra

Supersimples e redução de gastos estimulam emprego em MPEs

Regime tributário e mudanças de hábito no consumo ajudam micro e pequenas empresas a apresentar saldo positivo em postos de trabalho

Como consequência da crise econômica, a taxa de desemprego fechou o segundo trimestre em 8,3% no Brasil, ante 6,8% registrados no mesmo período do ano anterior. Porém, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), as micro e pequenas empresas (MPEs) parecem não refletir esse panorama. Prova disso é que elas apresentaram saldo positivo de 116 mil postos de trabalho, considerando-se as admissões e desligamentos registrados no primeiro semestre de 2015.

Segundo Heloísa Menezes, diretora técnica do Sebrae Nacional, esse indicador mostra que o impacto da crise não tem sido tão prejudicial ao crescimento do empreendedorismo. “Boa parte dos fatores que contribuíram para a evolução positiva do empreendedorismo na última década continua presente, como a melhoria do ambiente legal. O Supersimples hoje é acessível também ao setor de serviços e, com a última ampliação (desse regime tributário), ingressaram categorias como advogados, contadores, dentistas e fisioterapeutas”, enumera.

Os dados do Caged mostram que as empresas que contam com até quatro trabalhadores tiveram um saldo positivo na geração de empregos no primeiro semestre
Os dados do Caged mostram que as empresas que contam com até quatro trabalhadores tiveram um saldo positivo na geração de empregos no primeiro semestre
Foto: Pressmaster / Shutterstock

Não por acaso, é o setor de serviços o que apresenta os melhores números na geração de empregos entre negócios com até quatro funcionários, tendo registrado um saldo positivo de 263 mil postos. “Para se ter uma ideia, do total de novas empresas que optaram pelo Supersimples em 2015, 245 mil são de serviços (57%). As atividades relacionadas a salão de beleza e cabeleireiros são as que mais se destacam”, revela.

Apesar da queda no ticket médio das compras no comércio por conta da situação econômica, Heloísa afirma que o bom momento vivido por alguns segmentos ajuda a impulsionar a geração de vagas de trabalho.

“As famílias estão se voltando para marcas e produtos de menor valor, favorecendo o pequeno comércio desses artigos. O comércio eletrônico e o desenvolvimento de aplicativos para celulares e tablets são segmentos que estão em plena ascensão, assim como os serviços de reparo”, diz.

No segmento da agropecuária, extrativismo vegetal, caça e pesca, por exemplo, houve saldo positivo na geração de empregos entre todos os portes de empresa. Mas, ainda assim, os melhores números mais uma vez ficaram com os negócios que empregam até quatro pessoas (59.132).

“O agronegócio é o setor com maior vantagem comparativa do país, graças a fatores como abundância de terras e recursos naturais, e a demanda por produtos do setor continua aquecida. Além disso, possivelmente o agronegócio se beneficiará da desvalorização atual da taxa de câmbio”, justifica.

Fonte: Supersimples e redução de gastos estimulam emprego em MPEs - Terra

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