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Auditoria interna ajuda a tornar pequeno negócio mais eficaz
Atividade é ainda mais importante no caso de negócios familiares, onde as brechas para a ocorrência de erros e fraudes são maiores
Fonte: Auditoria interna ajuda a tornar pequeno negócio mais eficaz - Terraempos de crise, reduzir custos e aumentar a eficiência são necessidades tanto de grandes quanto de pequenas empresas. Apesar disso, ainda são poucos negócios de menor porte que recorrem à auditoria interna como ferramenta para minimizar a ocorrência erros, desvios ou fraudes.
De acordo com João Góes, proprietário da consultoria empresarial Góes & Associados, a auditoria interna tem por objetivo aprimorar processos e evitar gastos desnecessários, gerando um aumento da rentabilidade do negócio. “No caso dos negócios de menor porte, que normalmente não têm um corpo técnico qualificado e dedicado à administração dos negócios, são grandes as oportunidade de melhorar e qualificar suas operações por meio da auditoria”, afirma.
Marcus Sperandio, sócio diretor da área de auditoria e consultoria da Assessor Bordin, afirma que uma das principais barreiras para uma adoção desta atividade em maior escala é a falta de conhecimento sobre seus benefícios.
“Tem muito empresário que acha que é algo voltado apenas às grandes corporações e acaba investindo em coisas mais imediatas, como máquinas e equipamentos. Ainda é pequena a preocupação com controle, avaliação de resultados e processos ou aumento de eficiência neste setor”, aponta.
No entanto, João Góes afirma que os honorários da auditoria normalmente são proporcionais ao tamanho e ao escopo dos trabalhos. Além disso, o retorno pode ser exponencial, seja pela recuperação de um crédito tributário não observado ou pela compra desnecessária de um estoque.
Marcus acrescenta que, como os custos para a manutenção de um auditor interno fixo geralmente são elevados para o pequeno negócio, é possível contratar um especialista que visite o local periodicamente, se adequando às necessidades da empresa. A prática é ainda mais recomendada em negócios familiares, onde as relações se desenvolvem na base da confiança, abrindo brechas para a ocorrência de erros ou fraudes.
“Mesmo nos casos onde não há má fé, é comum encontrar neste tipo de empresa um parente que desempenha uma função sem estar capacitado, e ele acaba tomando decisões que prejudicam as finanças. Também é bastante recomendado nos casos que envolvam estoque e circulação de mercadorias, como nas áreas de vestuário e alimentação”, diz.
Por outro lado, nas empresas de serviços, ou naquelas que contam com uma estrutura mais enxuta e o dono está sempre presente na operação, a auditoria interna se faz menos necessária. “Nestes casos, uma boa alternativa é que o proprietário participe de cursos de melhores práticas de gestão, e incorpore por conta própria novos procedimentos e métodos de avaliação”, completa.
Desonerar, simplificar e desburocratizar - Guilherme Afif Domingos
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Startup cria plataforma de anúncios mobile para e-commerces - PEGN
A Cross Target desenvolve inteligência para anúncios de lojas online serem melhor direcionados nos smartphones
Fonte: Startup cria plataforma de anúncios mobile para e-commerces - PEGNDepois de trabalhar durante 14 anos em diversos e-commerces na Coreia do Sul, Kim Tae-eun, 35 anos, decidiu se tornar empreendedor para resolver um problema do mercado de vendas online: fazer os anúncios serem vistos de maneira eficiente nos celulares. “Vi que existia uma oportunidade de criar uma tecnologia capaz de resolver essa questão”, disse.Com a ideia na cabeça, ele se juntou a dois desenvolvedores para criar a startup Cross Target, que cria anúncios para e-commerces em plataformas mobile. A empresa expôs sua solução durante o TechCrunch Disrupt 2015, evento de startups que ocorre em São Francisco até quarta-feira (23/9).A Cross Target nasceu em maio deste ano na Coreia do Sul. A empresa consegue fazer com que os anúncios visualizados em smartphones tenham a mesma inteligência dos visualizados no PC: quando o usuário clica em alguma publicidade criada pela empresa, a plataforma cria um banco de dados com os interesses daquela pessoa. A partir daí, consegue criar anúncios mais direcionados.Em seu modelo de negócios, a startup fatura de duas maneiras. Primeiro, a partir de um percentual cobrado dos anunciantes por cada clique recebido dos anúncios – o que representa 40% do faturamento do negócio até hoje. A segunda fonte de ganhos da empresa é a venda de dados dos usuários para as companhias.Apesar do pouco tempo, a Cross Target apresenta números significantes: 27 funcionários, 80 clientes na Coreia do Sul e um faturamento de US$ 150 mil em quatro meses de operação. Entre os planos da empresa está a expansão para os Estados Unidos (a startup abriu seu primeiro escritório no país, em Boston, há cerca de dois meses), o que deve fazer o faturamento chegar a US$ 2 milhões até o final do ano.
Empreendedor de Sucesso 2015: inscrições prorrogadas - PEGN
Fonte: Empreendedor de Sucesso 2015: inscrições prorrogadas - PEGNAtenção, empreendedores: as inscrições para a nona edição do Prêmio Empreendedor de Sucesso 2015 foram prorrogadas por uma semana. Se você ainda não preencheu o formulário, terá até às 23h59 do próximo domingo, 27 de setembro, para fazer isso.As inscrições devem ser realizadas pelo formulário https://bit.ly/1F4Beqm. Os negócios estão divididos em cinco categorias, além do prêmio principal, da melhor empresa:- Startup - Negócio de Impacto Social - Negócio de Alto Impacto: indústria - Negócio de Alto Impacto: varejo - Negócio de Alto Impacto: serviçosCada categoria tem seus pontos obrigatórios:Startups São empresas: - fundadas a partir de 1 de janeiro de 2012; - de qualquer segmento, inclusive web/internet; - inovadoras (em produtos, serviços ou modelos de negócio); - que apresentam crescimento consistente de receitas.Negócios de impacto social São empresas: - que em 1 de janeiro de 2015 existiam formalmente há no mínimo dois (2) anos (fundadas até 1 de janeiro de 2013); - que por meio da sua atividade principal (core business), oferecem (também) soluções para problemas sociais; e/ou - que vendem produtos ou serviços que contribuem para melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda; - que têm potencial de alcançar escala e operam de maneira eficiente; - inovadoras (lançaram novos produtos, serviços ou novos modelos de negócio nos últimos dois [2] anos).Negócios de alto impacto (Indústria, Serviços e Varejo) São empresas: - que em 1 de janeiro de 2015 existiam formalmente há no mínimo três (3) anos (fundadas até 1 de janeiro de 2012); - que apresentaram aumento no faturamento superior a 20% nos últimos dois (2) anos (ano sobre ano); - inovadoras (lançaram novos produtos, serviços ou novos modelos negócios nos últimos três [3] anos); - que têm grande potencial de crescimento.Os vencedores serão conhecidos numa cerimônia, em São Paulo, em dezembro (em local e data ainda a definir). Os finalistas estarão numa reportagem especial na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios de dezembro.Para mais detalhes, consulte o edital do prêmio. Em caso de dúvida, envie um e-mail para[email protected].