Startup faz campanha para produzir veículo elétrico colaborativo
6 Ferramentas de Planejamento Estratégico
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Um bom ano começa com um bom planejamento estratégico. Veja por que estas ferramentas podem te ajudar neste processo.
Planejar o dia, planejar a semana, planejar o mês, planejar o ano… O método muda e as ferramentas mudam, mas o objetivo é sempre o mesmo: focar a energia e a atenção para que nossa ação nos leve na direção que desejamos, e não na direção a que as distrações nos conduzem. Essa é a função do Planejamento Estratégico.Mas atingir metas é só o final de um processo! Antes é preciso definir como medi-las, alocar recursos e traçar caminhos para transformar ideias em resultados, e finalmente chegar lá. Pensando nisto, reunimos 6 ferramentas gratuitas e fundamentais para colocar seu Planejamento Estratégico de pé:1. Missão, Visão e ValoresO trio Missão-Visão-Valores é um recurso poderoso para que empreendedores consigam planejar negócios diferenciados, atrair colaboradores engajados e se orgulhar de seu trabalho. Esta definição é o ponto de partida do planejamento dos novos negócios e deve ser constantemente validado ao longo da existência da empresa.- Indicada para organizações que queiram definir a direção estratégica da empresa: da integração das operações à estratégia da companhia e da motivação da equipe.
- É útil porque permite que o empreendedor reflita sobre o papel do seu negócio na sociedade e sobre o futuro da empresa
- Indicado para empreendedores que queiram avaliar, dentre um pacote de ideias, qual delas representa a melhor oportunidade de negócio.
- É útil porque guia o empreendedor em suas reflexões pessoais e análises dos aspectos internos e externos de um negócio.
- Indicada para organizações de todos os portes
- É útil porque proporciona uma análise dos pontos fortes (strenghts) e fracos (weaknesses), e as oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) de um negócio. Em seguida, o empreendedor pode organizar um plano de ação para reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso da empresa.
- Indicada para organizações de todos os tamanhos, que queiram analisar o ambiente competitivo em que a organização está inserida e para determinar o melhor posicionamento do negócio diante dos concorrentes.
- É útil porque o empreendedor passa a ter uma visão mais abrangente da concorrência e de como pode tirar proveito disso.
- Indicada para empresas estabelecidas que já tenham uma carteira de produtos ou serviços oferecidos
- É útil porque é um método eficaz de se analisar o ciclo de vida de um produto, desempenhar a gestão de marcas, montar planos estratégicos, ou até mesmo uma estratégia de vendas.
- É indicado para empresas de médio e pequeno porte.
- É útil porque a ferramenta torna mais claros os conceitos de objetivo, indicador e meta, que são complementares, mas diferentes. Traduz em linguagem simples a complexidade das ferramentas consagradas de gestão estratégica.
Empresários apostam no atendimento por mensagem instantânea
- Pergunte ao cliente se ele permite esse tipo de comunicação e se você pode adicioná-lo na sua lista de contatos.
- Tenha um número somente para esse fim e não misture contatos pessoais com clientes ou contatos profissionais da empresa.
- Utilize boas práticas na comunicação e atendimento ao cliente, com linguajar adequado e atenção a erros gramaticais e de digitação.
- É preciso agilidade na resposta. O aplicativo presume a instantaneidade da comunicação.
- Informe o horário em que estará disponível on line para que não haja reclamações quanto à falta de atendimento. Informe também ao cliente que ele deve adicionar o telefone da empresa nos contatos para que a mensagem enviada não seja classificada como spam.
- Seja objetivo, claro e breve nas mensagens.
- Crie grupos por afinidades de interesses. Por exemplo, grupos para divulgar eventos, produtos ou novos serviços.
- Divulgue apenas um ou dois conteúdos por dia para os participantes não se incomodarem com muitos posts.
- Não compartilhe informações pessoais de clientes em grupos.
- Profissionalize-se para ganhar escala no atendimento. Algumas empresas oferecem soluções para automatizar o atendimento e ajudar na administração do aplicativo.
Aplicativo permite a varejista divulgar preços em sua região
Com a economia em situação difícil, os consumidores estão muito mais rigorosos na avaliação de preços na hora de ir às compras. Por outro lado, os varejistas tentam de todas as maneiras reduzir seus custos, mas se veem obrigados a gastar mais com marketing para impulsionar as vendas. Para combinar esses fatores, o recém-lançado aplicativo sav@price busca tanto facilitar a vida do cliente na procura por produtos mais em conta como ser uma solução mais econômica de divulgação para os empresários.
Fonte: Aplicativo permite a varejista divulgar preços em sua região - TerraSegundo Ederson Riechelmann, sócio fundador da sav@price, a ideia inicial era criar um aplicativo colaborativo, que permitiria às pessoas informarem os preços dos produtos. Porém, ele resolveu alterar o projeto por acreditar que o risco de os valores ficarem desatualizados seria grande.
“Adotamos um modelo no qual o próprio varejista informa o preço, atualizando o sistema a cada mudança. Isso pode ser feito por meio de uma interface que permite que o empresário envie uma planilha de preços, ou modifique individualmente os preços, se forem poucas as alterações”, diz.
Uma vez cadastrados os produtos, o consumidor pode acessar o aplicativo e criar uma lista de compras. Na sequência, ele será informado sobre os três lugares mais baratos para fazer a aquisição, dentro de uma distância previamente informada pelo usuário. Pelo lado dos pequenos comerciantes, um dos benefícios do aplicativo é a economia com a divulgação do negócio e a geração de um marketing com maior direcionamento.
“Aqueles folhetos de ofertas são extremamente caros para os pequenos empresários, e eles não têm controle de quem os pega ou realmente compra. Com o aplicativo, ele vai direcionar suas ofertas para o público que mora no entorno do estabelecimento e receber um retorno sobre o número de inclusões de cada produto nas cestas de compras dos usuários.”
Lançado em meados de outubro, o sav@price funciona apenas no estado de São Paulo. Porém, a ideia é expandi-lo para outras capitais em 2016. Ele está disponível nas versões Android e IOS, mas também é possível acessá-lo pelo site do aplicativo.O cadastro de estabelecimentos e produtos é gratuito. Dentro de três meses, no entanto, os varejistas pagarão pelos itens que resolverem colocar em oferta. Os produtos em promoção serão enviados aos usuários das regiões indicadas pelo empresário por e-mail ou SMS, e ficarão destacados em um banner no próprio aplicativo.
“Outra novidade que estamos prevendo para o próximo ano e que deve beneficiar os pequenos comerciantes é um serviço similar ao drive thru. O consumidor envia sua lista de compras para o mercado, faz o pagamento e vai ao local apenas para retirar as compras no dia e horário combinados”, conclui.
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Inspirado na 25 de Março, empresário cria o Camelô Digital
Loja online oferece variedade de produtos, semelhante aos comércios populares do Brasil
Fonte: Inspirado na 25 de Março, empresário cria o Camelô Digital - TerraO modelo de comércio mais tipicamente brasileiro serviu de inspiração para Odirlei Nigra, 35, criar a loja online Camelô Digital, lançada em agosto desse ano. Assim como nas bancas populares, a ideia é oferecer a maior variedade possível de produtos e atrair o público que costuma fazer compras nos camelôs espalhados pelas cidades do país.
“Nós somos do interior de São Paulo, e aqui o pessoal vai muito para a capital procurar itens na 25 de Março. Não vendemos produtos de camelô e temos artigos para todos os consumidores, mas o objetivo do nome é chamar a atenção dos clientes que queremos atingir, especialmente da classe C”, explica Nigro.
No site, as categorias são as mais variadas: instrumentos musicais, casa e jardim, informática, peças automotivas, jogos eletrônicos, segurança, telefonia, estética e beleza, mascotes de times, canecas, itens para bebês (incluindo alimentos), equipamentos para ginástica, câmeras fotográficas, carregadores de celular, tomadas e uma lista sem fim de objetos de todo tipo, desde porta-toalhas até papa-bolinhas para roupas, lembrando mesmo um grande camelô.
“A opção por um e-commerce que reunisse vários segmentos é um desafio porque basicamente todas as outras lojas na internet são concorrentes. Mesmo assim, no momento, o mais fácil e menos burocrático seria uma loja de departamentos. Estudamos lojas de nicho e vimos que enfrentaríamos algumas dificuldades ”, relata Nigro.
O projeto começou em outubro do ano passado e recebeu investimento de cerca de R$ 100 mil para o desenvolvimento do site, contratação de plataforma tecnológica, plano de negócios e outros custos. A loja online associou-se a uma empresa do ramo de metalurgia em Mogi Guaçu (SP) e utiliza uma parte da estrutura da companhia como escritório e estoque.
Foco no atendimento A estratégia da empresa para divulgar a marca e ganhar mercado é qualificar a área de atendimento ao cliente e torná-lo mais pessoal e menos “mecanizado”. Para isso, investiu em proatividade – o comprador é contatado mesmo que não haja problemas a serem resolvidos – e em canais de contato variados. Além dos tradicionais telefone e email, os clientes entram em contato através de Skype, Whatsapp e bate-papo na internet.
“A gente está ligando para falar que deu tudo certo, temos chat online direto, oito números de telefone, Whatsapp, Skype... atuamos no Facebook, no Instagram, respondemos todas as dúvidas. Mesmo as perguntas mais simples, a gente responde e isso acaba gerando uma conversa maior. Nossa estratégia é estar mais próximo do cliente”, explica Nigro.
Mesmo com a expectativa positiva, os planos da empresa também levam em conta o cenário econômico atual e seguem um planejamento realista: a meta da loja online é começar a gerar lucro em dois anos. A perspectiva de que o mercado de e-commerce continue a crescer e abraçar novas empresas está dentro dessa visão de longo prazo. “Nosso projeto é bem pé no chão, e o mercado de e-commerce é muito grande, tem quase 60 milhões de consumidores. Até agora, estamos dentro do planejado”, avalia Nigro.
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