Novo site quer aumentar presença online de pequenas empresas

Iniciativa é parceria entre Buscapé e Sebrae, e vai permitir ao consumidor comparar preços de pequenos negócios

Existem mais de 9 milhões de micro e pequenas empresas no Brasil. A presença maciça destes empreendimentos na vida real, no entanto, não encontra equivalente no mundo virtual: elas representam apenas uma pequena fração do bilionário setor de e-commerce brasileiro. Mas agora um novo site busca dar aos pequenos negócios uma presença na internet do tamanho da sua importância econômica.

"Segundo dados do E-Bit, o faturamento anual do comércio eletrônico deve chegar a R$ 41,2 bilhões em 2015, porém, os pequenos negócios são responsáveis por apenas 10% desse valor", afirma a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.

Buscapé e Sebrae se uniram para criar uma plataforma de comparação de preços entre pequenos negócios, incentivando uma maior presença desses empreendimentos no e-commerce ao facilitar o acesso dos consumidores a seus produtos
Buscapé e Sebrae se uniram para criar uma plataforma de comparação de preços entre pequenos negócios, incentivando uma maior presença desses empreendimentos no e-commerce ao facilitar o acesso dos consumidores a seus produtos
Foto: jannoon028 / Shutterstock

A criação de um projeto que aumente a presença das pequenas empresas no e-commerce é uma das ações que fazem parte do Movimento Compre do Pequeno Negócio, lançado pelo Sebrae, e que busca incentivar o consumo de produtos e serviços das pequenas empresas, que são, por sinal, responsáveis por mais da metade das vagas com carteira assinadas do país.

E não há maneira melhor de aumentar a presença desses empreendimentos na rede virtual do que envolver a empresa líder mundial no ramo de comparação de preços.

"O Buscapé já realiza parcerias com o Sebrae, e esta surgiu do movimento lançado pela entidade em apoio ao pequeno negócio. Vimos que também podíamos aderir", diz Romero Rodrigues, fundador da empresa.Da mesma maneira que os consumidores podem pesquisar preços em grandes redes de varejo pelo Buscapé, agora eles também poderão buscar as melhores ofertas entre pequenos negócios usando uma nova plataforma criada pela empresa de comparação de preços. Basta acessar https://compredopequeno.buscape.com.br, site no qual já estão cadastradas mais de cinco mil lojas nas mais diversas categorias de produtos.

"Para a empresa fazer parte desse comparador, ela precisa estar dentro do Buscapé, sendo um pequeno e-commerce, ou se cadastrar – e neste caso, automaticamente estará no novo comparador como anunciante também", explica Rodrigues, que ainda ressalta a vantagem de se fazer parte da plataforma: "Como nosso negócio oferece não somente a comparação, mas também a busca de produtos, os consumidores poderão procurar o que precisam e os pequenos negócios têm a chance de ter seus produtos visualizados num shopping virtual maior que sua loja on-line".Oportunidade de crescimento "O comércio on-line no Brasil ainda oferece muitas oportunidades de negócios e, segundo um estudo do Sebrae, existem mais de 50 nichos para micro e pequenas empresas investirem no e-commerce, como venda de roupas vintage, acessórios para prática esportiva e fotografia, instrumentos musicais, utensílios para o lar, entre outros itens e serviços ainda pouco explorados na rede mundial", ressalta Heloisa.

Além disso, o comércio eletrônico ainda é muito novo no Brasil, e os consumidores deverão comprar cada vez mais pela rede, segundo a diretora do Sebrae.

Fonte: Novo site quer aumentar presença online de pequenas empresas - Terra.

Cibele de Freitas

Há 16 anos, Cibele de Freitas deixava sua carreira como publicitária e ingressava na administração da Sigbol Fashion, então uma escola de corte e costura criada pela família
“Meu pai estava cansado e precisava se aposentar. Eu não gostava de costura, não sabia pregar um botão. Em compensação, como publicitária, chegava a acordar de madrugada para montar cenários. Mas precisava assumir a escola. A solução que encontrei foi mudar o foco da Sigbol. Sou apaixonada por moda e design. Deixamos de ensinar apenas a técnica de corte e costura e passamos a ser, também, uma escola de moda”, conta a empresária. Hoje o irmão cuida da parte administrativa e ela gerencia a matriz, escola com 650 alunos e 30 funcionários, no Rio de Janeiro, além de outras oito unidades próprias e 10 franquias. A expectativa é faturar R$ 13 milhões em 2015.
No começo desta virada profissional, Cibele aplicou o que acredita ser o ponto inicial de qualquer projeto empresarial: trabalhar com que gosta. “Se você não consegue, no dia a dia, alcançar uma identificação com o produto e mercado que trabalha, o trabalho deixa de ser uma realização para ser um fardo. A pessoa responsável por uma empresa trabalha muito, mais de 12 horas por dia. O sincero comprometimento é essencial. Minha sorte é que consegui encarar este desafio e transformá-lo em algo que eu tenho muita ligação, a moda.”IMG_9925Após ajustar o foco, a empresária se interou de todos os processos da empresa e começou a reestruturar a equipe. Cibele procurava por mais professores quando percebeu que deveria formar sua equipe e mantê-la unida o máximo de tempo possível. Começou a pesquisar quais alunos estavam com produção bacana e desempregados. Encontrava pessoas muito boas em modelagem que não sabiam costurar. Outras, fortes em ilustração, mas que não entendiam de desenvolvimento de coleção. Ou estilista que não sabia desenhar. Estas pessoas foram sendo capacitadas, e até hoje a maioria de seus professores contratados são ex-alunos. “Assimilar a transversalidade das técnicas e processos é essencial. E também fui criada em colégio de freiras, lá eu aprendi que todo mundo pode chegar onde quiser, se tiver boa orientação para tanto.” Hoje Cibele conta com uma coordenadora de modelagem e outra de criação, ambas ex-alunas.Método próprioA escola possui um método próprio de ensino, desde a técnica inicial de corte e costura até apostilas para os demais cursos, como de moulage, operador de CAD, moda íntima, pet ou de praia, estilista, desenho de moda, vitrine, consultoria de imagem, mercado editorial ou produção, entre outros. O aluno aprende sobre a criação, produção e venda.IMG_9941Tudo começou com uma técnica de corte e costura ensinada por dona Elsira. “Uma senhora sozinha, sem parentes ou filhos. Minha mãe trabalhava em projetos sociais e resolveu comprar dela a técnica, inicialmente passada para projetos de igrejas e do Sesi. Mas ainda havia dúvidas sobre a sua aplicação e mamãe abriu a primeira turma para ensinar a todos. Assim nasceu a Sigbol.” Sigbol faz referência a “siga as bolinhas”, a orientação principal para a técnica. Conforme o método, no momento de planificar o molde, você tem uma figura geométrica pronta e coloca nela medidas pessoais. “Para quem está iniciando na costura e modelagem fica difícil visualizar, por exemplo, que a blusa parte de um retângulo. A técnica de seguir as bolinhas facilita muito”, diz Cibele.No curso, em uma mesma sala estão alunos desde nove até 80 anos. Gente que está começando, ingressando no mercado, aperfeiçoando-se, que faz por hobby, por profissão.

RAIO-X EMPREENDEDOR:

Empresa: SigbolData da fundação: 1982Cidade-sede: Rio de JaneiroRamo: Escola de produção e criação em modaFaturamento: R$ 13 milhões (previsão para 2015)Empresária: Cibele de FreitasCidade natal: Rio de JaneiroFormação: Publicidade e PropagandaIdade: 55 anos

BÚSSOLA EMPRESARIAL:

CERTO

Adequação: “Você precisa de um profissional alinhado com a empresa. Pode ter formação e experiência de mercado, mas você precisa estabelecer exatamente o que espera dele e oferecer treinamentos e condições de trabalho. Não existe um bom profissional para diferentes empresas”, alerta.Formação de talentos: “Hoje eu vejo muitas pessoas no comando que querem contratar um profissional supercompetente que seja capaz de resolver os problemas que existem na empresa. Isto é muito difícil, porque uma pequena ou média empresa não tem cacife para manter um funcionário de alto nível. E não tem outro caminho. Para ter qualidade de trabalho, ou você paga, ou você forma.”Flexibilidade: “As condições para melhorar precisam fluir. O funcionário participa da construção do que ensina e tem liberdade para opinar. A flexibilidade e participação de equipe resultam em melhorias tanto de processos quanto financeira”.Retorno: “É legal porque eles podem não gostar da Cibele – e sei que sou exigente, às vezes chata – mas eu compenso tudo isso garantindo que se eu dou um passo à frente, eles também têm que dar. Tudo que eu tenho de benefícios eles também têm. Cada crescimento da empresa é um ganho maior para eles, sendo assim, eles não trabalham para mim, mas comigo.”

ERRADO

“Você só erra se nunca mudar. E eu já errei muito.”Afastar-se da gestão: “Há uns três anos, um erro me custou muito caro. Contratei uma pessoa muito qualificada no mercado, que assumiu seu posto na seguinte atitude: ‘Esquece tudo que eu vou cuidar de tudo para você’. Durante meses, fiquei trabalhando mais afastada e meu contato com a empresa acabou ficando exclusivamente através desta pessoa. Depois descobri que ela estava me enganando em tudo. Ela não era tão qualificada quanto o mercado fazia acreditar, escondia os problemas e entrava em atrito com a equipe. Perdi alguns ótimos profissionais nesta época, que saíram devido à insatisfação causada. Não podemos acreditar tanto, largar a empresa na mão de outra pessoa”.Ignorar a contabilidade: “Eu estou tentando mudar e corrigir um erro crucial meu, e inicial: não entender as finanças da empresa. Por muitos anos, deixei o lado financeiro esquecido. Mas ele é a saúde da empresa. Eu tenho horror de banco. Mas hoje sei que não tem como, você não tem como fugir, precisa fazer aulas de finanças, um curso de contabilidade. Eu estudei com meu filho, ele começou a explicar impostos, tabelas, relações de caixa, organização, gerenciamento. Essas informações tanto oferecem uma base sólida sobre seu estado atual e crescimento, como dizem exatamente o quanto você pode investir.”

BENEFÍCIOS SIGBOL

Comissão por alunoTodo funcionário ganha uma comissão por aluno. O professor que consegue incentivar mais da metade da turma a seguir na qualificação continuada recebe um prêmio mensal por aluno. Caso sua turma tenha evasão igual ou menor que 6%, também ganha prêmio.Venda de materialOs professores recebem uma porcentagem a cada venda de material didático. “Porque ele me ajudou a montar a apostila. Eu não precisaria fazer isso, mas preciso reconhecer o trabalho feito. Dessa maneira, quando peço ajuda para atualizarmos uma apostila, todos participam e colaboram.”Dia de sextaToda sexta-feira é dia de qualificação continuada. Os funcionários chegam sem uniforme, em horário diferente. Reunimos diferentes equipes do Rio de Janeiro, temos oficinas de ioga, de massagem, troca de informações, palestras e aprimoramento das relações profissionais. “Essa foi uma ideia do meu pai, até hoje ele me aconselha muito. Este treinamento me custa mais de 15% do meu faturamento, mas compensa.”
Fonte: Cibele de Freitas - Empreendedor

Food Truck Festival Joinville - 40 restaurantes e workshops para empreendedores

Evento será de 10 a 12 de outubro, na Expoville, com programação total de 32 horas de gastronomia
Próxima edição do Food Truck Festival Joinville confirma 40 restaurantes e oferece workshops para empreendedores Divulgação/Divulgação
O hamburguer será um dos principais pratos servidos no eventoFoto: Divulgação / Divulgação
A próxima edição do Food Truck Festival Joinville já tem data e 40 nomes confirmados. O evento, que reúne carrinhos de lanche para criar um cardápio cheio de diversidade, será de 10 a 12 de outubro, e vai estacionar na Expoville. Para celebrar o Dia das Crianças, o festival terá atrações novas, que irão entreter o público interessado em brincar.Já quem vai preparado para uma maratona gastronômica, esta edição vai contar com trucks do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, oferecendo produtos doces e salgados com preços variando de R$ 5 a R$ 20.A presença do chef em cada uma das cozinhas sobre rodas é um dos destaques para garantir a qualidade e a proximidade com o público. Hambúrgueres, pizzas, churros, comida mexicana e pratos vegetarianos e veganos estão entre os pratos oferecidos.Para acompanhar as delícias, será oferecida uma gama variada de cervejas artesanais, todas elas também de empresas da região: já confirmaram participação a Schornstein (Pomerode), a Handwerk (Ibirama), a Konigs (Jaraguá do Sul), a Hard Bop (Jaraguá do Sul), a Dom Haus (Araquari) e a Mad Dwarf (Joinville).A programação infantil terá apresentações de teatro e mágica (às 13h30), uma área de recreação infantil e arte circense. Palhaços, malabares, perna de pau, tecido acrobático, pintura facial e muita brincadeira prometem agitar o evento das 12 às 21 horas, no sábado e domingo, e das 12 às 17 horas na segunda-feira.Segundo os organizadores, Kleiton Hames e Odair Figueiredo, o festival de Joinville tem o objetivo de democratizar e divulgar a criatividade dos chefs para todos os públicos.– O primeiro Festival, realizado em maio deste ano, já fez história. Naquela edição tínhamos apenas um truck de Joinville e nesta já contamos com dez – aponta Hammes.Pensando neste movimento, os organizadores oferecerão dois momentos para quem está começando ou tem interesse em entrar neste mercado. No sábado, dia 10, às 10 horas, o bate-papo Quero ser truckeiro irá esclarecer as principais dúvidas sobre o segmento e ajudar os empreendedores a entender quais os caminhos possíveis, tanto na questão legal quanto no aspecto comercial do negócio.Estão confirmadas as participações da coordenadora do Núcleo de Food Trucks da CDL de Florianópolis, Juliana Silva; o fiscal da Vigilância Sanitária de Joinville, Luciano Farias Junior; o membro da Associação de Food Trucks de Joinville, Rogério Diotti; e o vereador Fábio Dalonso, autor do projeto de lei que regulamenta os food trucks em espaços públicos de Joinville.Ainda no sábado, às 11 horas, é a vez do workshop Quer entrar no mercado da cerveja artesanal?, apontando os desafios e oportunidades da fabricação de cerveja artesanal em Santa Catarina e mostrando um panorama do mercado cervejeiro no Estado e suas perspectivas.O encontro vai contar com a participação do advogado Carlo Lapolli, que é presidente da Associação das Micro Cervejarias Artesanais de SC (Acasc), professor da Escola Superior de Cerveja e Malte e sócio da Cerveja Blumenau. Para ambos os cursos, a inscrição é um quilo de alimento não perecível e pode ser feita antecipadamente a partir desta terça-feira, 29 de setembro.Agende-se:O QUÊ: 2º Food Truck Festival Joinville QUANDO: 10 e 11 de outubro (sábado e domingo), das 11 às 23 horas, e dia 12 (segunda-feira), das 11 às 18 horas. ONDE: Centro de Convenções e Exposições Expoville, no Pavilhão de Eventos Wittich Freitag (rua Quinze de Novembro, 4.315, Glória) QUANTO: Entrada gratuita em todo o evento e nas atrações recreativas. Estacionamento a R$ 10.Inscrições para os workshops: um quilo de alimento não perecível, que deve ser entregue na Hames Bier (Av. Marquês de Olinda, 2821), das 10 às 17 horas, e na Porto Cerveja (Mercado Público Municipal), das 17 às 22 horas. Confira os food trucks confirmados:Açaí Visconde Black Box; Boutique Pão de Ló Bravus Browine do Max Burguesia Food Truck Chef Spetos Chefs Truck Chez Jululi Dagniaux El hamburg Eat Burguer Food Truck Santos Frustruck Guacamole Hermanos Street Food Hoje Tem Food Truck Imix JPL Just Meat Karamellos La Pasta Nostra Lataria Food Truck Maria Paleta Maverik Maxxiolo Me Gusta My way Food Truck Nebraska Burgers Padale Pepper Jack PigTruck Sabores do Sítio Soulciety Sunset Gourmet Super Meatballs Sweet Cupcakes Tapimovel
Fonte: Próxima edição do Food Truck Festival Joinville confirma 40 restaurantes e oferece workshops para empreendedores - A Notícia

Empresa de tecnologia jaraguaense comemora internacionalização

Faturamento em dólar impulsiona retorno do investimento para iniciar exportações
Empresa de tecnologia jaraguaense comemora internacionalização Maykon Lammerhirt/Agencia RBS
Ademilson Piccoli e a equipe da Priori, de Jaraguá do Sul, comemoram avanço na internacionalização dos negócios Foto: Maykon Lammerhirt / Agencia RBS
A alta do dólar anima, mas também assusta empreendedores de micro e pequenas empresas que se preparam para entrar no mercado norte-americano. Mas para a empresa de tecnologia Priori, de Jaraguá do Sul, no Norte catarinense, agora é o momento de começar a faturar em dólar.Participante do programa Exporta-SC, do Sebrae, há cerca de dois meses, dois representantes da empresa se instalaram no escritório na Flórida e intensificaram o contato com clientes e companhias parceiras.- A presença de um executivo lá dá mais seriedade e também serve para entender como vender para americano, porque é muito diferente de fazer negócio com brasileiros - aprendeu Ademilson Piccoli, um dos sócios da Priori.O primeiro contrato internacional da Priori depois de integrar o programa está em vias de ser assinado. A empresa já havia fechado uma parceria com a Apple, Google e Microsoft para oferecer o aplicativo de vendas offline como demonstração. Atualmente, cerca de 150 visitantes conhecem o sistema todos os meses. Além disso, uma empresa italiana também se interessou e as negociações estão avançadas.- Temos cada vez mais certeza sobre a viabilidade do projeto. Só víamos custos, mas agora começamos a ver o retorno desse investimento. Acredito que a partir do mês que vem consigamos equilibrar essa conta - anima-se Piccoli.A presença no país da tecnologia agregou ainda no aprendizado e capacitação. Para final de novembro, a Priori programa o lançamento da versão 2.0 do aplicativo Catálogo Off-line, incorporando novas soluções.Nosso pão de mel vai ficar mais doceQuem também contabiliza expectativas de retorno pela participação no Exporta-SC é a Arco-íris, fabricante jaraguaense de biscoitos. Os primeiros pães-de-mel devem estar nas prateleiras dos supermercados norte-americanos antes de terminar o ano.Primeiro, será preciso fazer investimentos na fábrica e nas embalagens. O próprio nome pão-de-mel não soa bem em inglês e a logomarca, revitalizada em março em comemoração aos 30 anos de fundação, também será adaptada.Uma agência ofereceu a desgustação do doce à população local em troca de uma pesquisa de opinião.-  Os norteamericanos preferem mais macio, úmido e muito mais doce, então vamos lançar uma nova família de produtos para agradar o paladar deles - afirma o fundador Emílio da Silva Neto.Ele afirma que um relatório de iteligência como esse só foi possível por causa doprograma do Sebrae, que selecionou 50 empresas catarinenses de pequeno porte para apoiar o processo de internacionalização. A consultoria começou no final de 2014 e se estende até abril de 2017.- Internacionalizar não é só vender lá fora, exportar. É preciso se preparar para isso - ensina Emilio.O dever de casa para vender em 2016Outras participante do Exporta-SC do Vale do Itapocu, a Vitalin programa, para este ano, fazer bem a “lição de casa”. A venda internacional dos cookies e produtos integrais e naturais vai ficar mesmo para 2016. Jerusa De Marchi, uma das sócias do negócio, afirma que o processo americano para certificação e registros para alimentos é exigente e os investimentos nesta fase são em dólar, por isso a cautela neste momento.- Existem momentos em que é preciso tirar o pé do acelerador - afirma.Além da documentação para a FDA, o órgão de controle americano, a Vitalin prepara também as embalagens modo exportação e a adequação dos produtos para o mercado americano.
Fonte: Empresa de tecnologia jaraguaense comemora internacionalização - A Notícia

Como montar uma startup no Brasil

Qual o primeiro passo para montar uma startup?

Stefan Schimenes, fundador da Investorise e cofundador da CazambaOportunidade - É importante identificar uma grande oportunidade de mercado, pois sem uma grande oportunidade você atuará num oceano vermelho que é extremamente competitivo.Autoanálise - É necessária uma autoanálise para verificar se o empreendedor possui as competências necessárias para atuar no mercado identificado.

Como saber se minha ideia é boa o bastante para montar uma startup?

Guilherme Junqueira, gerente executivo da ABStartupsValidação – A melhor forma de saber é falar diretamente com os clientes, ouvindo-os de maneira abrangente e criando soluções que de fato resolvam um problema.Feedbacks contínuos – Após fazer uma primeira validação minuciosa, o empreendedor de startup deve continuar ouvindo seus clientes a cada nova decisão.

Como avaliar o público-alvo?

Paulo Veras, CEO da 99 TáxisPesquisas - Muitas empresas começam com a identificação de um problema pelo próprio empreendedor.Barriga no balcão - Os melhores casos são sempre de gente que fica perto do cliente (barriga no balcão).

Qual a importância de conhecer o setor?

Julio Vasconcelos, presidente do conselho e fundador do Peixe UrbanoTraga um especialista - Se você não conhece bem o setor, traga alguém para o time que o conheça.Ninguém sabe tudo - Você certamente não precisa saber tudo nem ser o melhor em tudo. Basta saber diagnosticar as qualidades que faltam em você e em seu time para então encontrar e trazer para a empresa as peças que faltam.

Com quantas pessoas posso montar uma startup?

Pedro Waengertner - Cofundador da Aceleratech e Coordenador de Marketing Digital da ESPMTime completo - Normalmente a gente costuma dizer que uma startup tem um cara bom de vendas, outro de tecnologia e outro de visão.Startup solitária - Um trio normalmente é legal. Mais isso pode ter com duas, quatro ou mais. O que não pode existir é uma startup de um homem só.

Quais os maiores erros cometidos por quem empreende nesta área?

José Carlos Aronchi, consultor do Sebrae-SPFalta de clareza – É fundamental que o empreendedor tenha claro seu modelo de negócios, detalhando o público que pretende atender, o valor do que ele está oferecendo e a maneira de ganhar dinheiro com isso.Protótipo – Os investidores sempre querem ver o seu negócio o mais próximo possível da operação. Por isso, se você procurá-los sem um protótipo desenvolvido, as chances de uma resposta positiva são menores.

Qual foi o segredo da sua startup que pode ser empregado em outros casos?

Igor Kalassa, CEO da 4Life Marketing DigitalCaminho e persistência - O principal segredo foi acreditar que a inovação poderia ser um caminho e que a persistência nos levaria ao sucesso.Clientes - O caminho do sucesso passa, obrigatoriamente, pelo sucesso de seus clientes.

Como posso atrair investidores

Pedro Waengertner - Cofundador da Aceleratech e Coordenador de Marketing Digital da ESPMInvestidores - O número de investidores não é enorme, no Brasil ainda é restrito e a oportunidade é menor.Ande com as próprias pernas - Aconselho a empresa a realmente pagar suas contas e depois, sim, olhar com calma, e ir atrás de investidor.

Qual a motivação para montar uma startup?

Stefan Schimenes, fundador da Investorise e cofundador da CazambaValor Social - A principal motivação é a de construir algo para a sociedade que agregue valor. Um sentimento de que de alguma forma consegui contribuir para uma sociedade melhor.

Posso envolver familiares ou amigos?

Paulo Veras, CEO da 99 TáxisNão misture - Geralmente torna as coisas bem mais complicadas, porque mistura diversas relações e há grandes chances de elas ficarem deterioradas.Papel do empreendedor - Imagine a dificuldade em demitir um irmão ou a própria mãe! No papel de empreendedor, você pode ser forçado a tomar uma decisão destas. Para não correr este risco, melhor não misturar.Fonte: Como montar uma startup no Brasil - Terra

Intenção de tomar empréstimo cresce entre MPEs

O indicador mensal que mede a intenção de os micro e pequenos empresários tomarem empréstimos registrou 13,85 pontos em agosto. O índice, que varia de 0 a 100, é considerado baixo, mas representa uma leve alta em relação ao mês anterior, que contabilizou 10,75 pontos.

De acordo com a pesquisa, realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o principal motivo para se contrair o empréstimo é a formação de capital de giro, destacado por 58,5% dos empresários ouvidos.

O principal motivo para se contrair empréstimo é a formação de capital de giro, destacado por 58,5% dos empresários em pesquisa
O principal motivo para se contrair empréstimo é a formação de capital de giro, destacado por 58,5% dos empresários em pesquisa
Foto: cifotart / Shutterstock

Na sequência aparecem compra de equipamentos e maquinário (30,5%), compra de insumos e formação de estoque (23,2%), reforma da empresa (18,3%) e o pagamento de dívidas (17,1%).

Fonte: Intenção de tomar empréstimo cresce entre MPEs - Terra

Rede de franquias aposta em comunicação via SMS

Ferramenta é seis vezes mais eficiente que e-mail e 10 vezes mais eficiente do que a mala-direta
Comunicação, ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra como resposta. Todo e qualquer empresário precisa dominar essa questão, principalmente se ele quer atingir seu público-alvo e, por tabela, o sucesso de sua empresa.
Atualmente, um nicho está no alvo de um grupo de empresários que está vislumbrando os olhos do marketing do varejo e demais segmento: a comunicação via SMS. Isso porque a mesma potencializa a comunicação, os limites geográficos acabam por se tornar inexistentes, a transmissão da mensagem reduzida a frações de segundos, o público-alvo é atingido em cheio e tudo isso por um preço reduzido.Com foco no mercado de pequenas e médias empresas a SMS Digital oferece serviços de consultoria e comunicação via SMS. “Nós oferecemos soluções exclusivas para pesquisas, relacionamento e divulgação de informações por mensagem”, falou o diretor executivo da marca, Kawel Lotti.A franquia surgiu como uma solução inovadora, já que identificou a carência e necessidade desse tipo de serviço de comunicação em um terreno pouco explorado pelas empresas de pequeno e médio porte. De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o Brasil atualmente conta com mais de 283,5 milhões de telefones celulares, “ou seja, é a oportunidade de interação das empresas com os seus públicos-alvo, que é um fator decisivo para longevidade das mesmas”, relata Lotti.A empresa oferece três opções de serviços:1º SMS Corporativo: produto ideal para realizar o envio de informações relevantes ao público de interesse (felicitações, agradecimentos, convites, cobranças, etc).2º SMS Marketing: desenvolvido para realizar ações promocionais e campanhas de marketing (alertas de ofertas, cupons de descontos, lançamentos, etc).3º SMS Radar: pesquisa personalizada de satisfação via SMS com relatórios gráficos online e aplicações coletivas e individuais (serviço exclusivo da marca atualmente), inclusive somos a única empresa que oferece esse serviço no mercado.

COMUNICAÇÃO AGRESSIVA

O uso das mensagens curtas no celular (SMS ou Short Message Service) como ferramenta de relacionamento com clientes cresceu significativamente no último ano por conta da descoberta dos benefícios e diferenciais deste novo serviço pelos profissionais de marketing. “O SMS é um meio de comunicação com ligação direta, personalizada, instantânea, interativa e que, geralmente, está junto aos clientes 24 horas por dia. Estas características credenciam o seu uso como um ferramenta importante do Marketing de Relacionamento”, explica o diretor.Kawel relata ainda, que o negócio chama mais atenção devido a sua taxa de leitura que é muito alta. “90% dos SMS são abertos e lidos em menos de 3 minutos, fazendo com que a ferramenta seja seis vezes mais eficiente do que o e-mail e 10 vezes mais eficiente do que a mala-direta. Hoje, nem todas pessoas tem e-mail, mas quase todos possuem celular e olham quando uma mensagem chega. Além disso, é barato e você consegue mensurar sua efetividade, pedindo para que o cliente apresente o SMS para ter um desconto, por exemplo.A possibilidade de integração com os diversos sistemas de gestão e CRM vem atraindo empresas de todos os segmentos que buscam soluções de comunicação via SMS. E a rapidez, simplicidade e agilidade aumentam a satisfação dos clientes”, relata o executivo.

SIMPLICIDADE 

De uso simples e rápido, a plataforma possui a capacidade de enviar milhões de SMS por dia e disponibiliza relatórios on-line para todas as operadoras do Brasil. “Os envios podem ser efetuados diretamente pelo cliente ou pela integração com qualquer sistema (webservice). Seu uso é simples, com personalização das mensagens, importação de arquivos em vários formatos, envios imediatos ou agendados na data e hora da escolha do cliente, com a gestão completa dos envios”, conta Kawel.E qual empreendedor não deseja aumentar suas vendas? Para essa realidade, a franquia pensou em todos os detalhes de seu portal de comunicação online citado acima. “Ele foi projetado para uma fácil, rápida e segura utilização pelos clientes. Só basta estar conectado à internet. Em menos de 2 minutos é possível se comunicar com toda a carteira de clientes”, explica o diretor.Expansão A SMS Digital está em constante crescimento pelo país. Só em 2014 cresceu 18% em relação a 2013, conquistando mais de 150 franquias pelos quatro cantos do país. No primeiro trimestre do ano a rede já alcançou um faturamento de R$1.575.000,00. Seu método inovador acaba se tornando uma tendência de futuro, e a cada dia conquista mais o cliente e investidores que veem no negócio todo seu potencial para se fazer bons negócios.E para conquistar ainda mais o franqueado, a rede oferece dois tipos de modalidades: a Franquia Home Office e a Franquia Home Office Light. A primeira exige um investimento inicial de R$15 mil, já a segunda R$5 mil.
Fonte: Rede de franquias aposta em comunicação via SMS - Empreendedor

Inscrições abertas para concurso de startups gastronômicas

Primeira edição do Mesa Aposta busca novos empreendedores e ideias para fomentar setor
O mercado gastronômico ganha este ano um concurso para revelar novos empreendedores e projetos voltados para o setor. O Mesa Aposta terá um júri formado por especialistas em inovação e economia criativa para selecionar as startups mais promissoras, que terão oportunidade de exposição ao público e uma rodada de negócios para atrair possíveis parceiros e investidores.Os vencedores serão anunciados em 29 de outubro no palco do Mesa Tendências, o maior congresso de gastronomia da América Latina, que faz parte do Semana Mesa SP – evento que reúne aulas, palestras, degustações e jantares magnos com chefs estrelados de diferentes países em São Paulo. O período de inscrições vai até 5 de outubro.Com inscrições gratuitas por meio do site www.semanamesasp.com.br, o empreendedor deve escolher a categoria entre as opções: Sustentabilidade, Distribuição/cadeia produtiva, Saudabilidade, Educação e Mobile. Também deverá produzir um vídeo de apresentação, com até três minutos de duração, sobre o projeto.Os projetos serão avaliados pelo júri, um comitê anjo composto por representantes de instituições e empresas de destaque no mercado, que vai analisar a capacidade de execução, viabilidade econômica e inovação dos projetos.O Mesa Aposta procura iniciativas arrojadas, com atuação física ou digital, em fase de ideia, projeto, teste, lançamento ou início de atividade nas áreas de comércio, indústria, serviços, ONGs e educação.  Os projetos serão pré-avaliados pela comissão julgadora nos quesitos: Inovação,Planejamento, Efetividade na Solução de um Problema, Capacidade de Execução, Viabilidade Econômica e Replicabilidade.Serão selecionados 15 finalistas e estes farão uma apresentação presencial na rodada de negócios com o comitê anjo e exposta a uma votação popular durante o  Semana Mesa SP, que acontece na Etec Santa Ifigênia – Centro Paula Souza, em São Paulo, entre 27 e 29 de outubro.Dentre os 15 finalistas, serão eleitos três vencedores e outros cinco destaques, que poderão pertencer ou não a uma mesma categoria. Os três vencedores  ganharão consultoria especializada das empresas e instituições participantes no comitê anjo, prêmios dos apoiadores da Semana Mesa SP e destaque em reportagem exclusiva na revista Prazeres da Mesa.  Ao 1º colocado serão oferecidos ainda a oportunidade de apresentação da sua ideia ao público profissional por meio detalk show no palco do congresso Mesa Tendências e um pacote de publicidade gratuito nos veículos da Editora 4 capas.
DataEtapas
5 de setembro  a 13 de outubroPeríodo de inscrição
14 a 16 de outubroPré-seleção dos finalistas
17 de outubroDivulgação dos 15 finalistas
27 a 28 de outubroExposição e votação popular dos projetos finalistas
28 de outubroRodada de negócios presencial
29 de outubroCerimônia de premiação – Palco Mesa Tendências
Serviço:Semana Mesa SP – www.semanamesasp.com.brDe 27 a 29 de outubroCentro Paula Souza Rua General Couto Magalhães, 90 – Santa Ifigênia São Paulo – SP – Tel.: (11) 3324-3355
Fonte: Inscrições abertas para concurso de startups gastronômicas - Empreendedor

Crise impulsiona mercado de coaching

Com cortes de investimentos nas empresas e demissões, quem procura por coaching quer se destacar no cargo ou iniciar nova carreira
A crise econômica brasileira está afetando todos os segmentos no mercado de trabalho. Quem está empregado, quer se destacar e manter o emprego. Quem está procurando por uma nova oportunidade, precisa reinventar a carreira e mostrar a experiência e capacidade de resolver problemas. O coaching pode ajudar todos esses profissionais por meio do autoconhecimento e auxílio para desenvolver potencialidades.
Segundo Ana Pliopas, do Hudson Institute of Coaching, no último ano a procura por coaching de pessoas físicas vem aumentando, ou seja, mais pessoas estão procurando por essa modalidade de desenvolvimento profissional, em detrimento de empresas que contratam coaches para aperfeiçoarem seus colaboradores.Para a coach, esse é um termômetro do momento atual vivido no país. “Essas pessoas que estão procurando o coaching sabem que o mercado vai sair diferente dessa crise, e já estão buscando uma nova forma de se reinventarem”, comenta Pliopas.Outro tipo de coaching que vem crescendo é dos profissionais experientes que querem dar um novo rumo para a carreira. Muitos profissionais sênior estão buscando alternativas para alcançarem a satisfação pessoal no trabalho. Mudar de mercado ou até mesmo empreender no negócio próprio são alternativas, e o coaching pode ajudar no planejamento dessa nova rota, estabelecendo metas concretas.Para Ana Pliopas, essa tendência também aumentou após os primeiros sinais da crise. “No cenário atual, nenhum cargo oferece estabilidade, por isso os profissionais estão buscando por um trabalho que dê sentido e satisfação. O coaching ajuda a avaliar se esse sonho pode ser concretizado e em quanto tempo o profissional estará pronto para assumir esses riscos”, explica.
Fonte: Crise impulsiona mercado de coaching - Empreendedor 

Supersimples e redução de gastos estimulam emprego em MPEs

Regime tributário e mudanças de hábito no consumo ajudam micro e pequenas empresas a apresentar saldo positivo em postos de trabalho

Como consequência da crise econômica, a taxa de desemprego fechou o segundo trimestre em 8,3% no Brasil, ante 6,8% registrados no mesmo período do ano anterior. Porém, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), as micro e pequenas empresas (MPEs) parecem não refletir esse panorama. Prova disso é que elas apresentaram saldo positivo de 116 mil postos de trabalho, considerando-se as admissões e desligamentos registrados no primeiro semestre de 2015.

Segundo Heloísa Menezes, diretora técnica do Sebrae Nacional, esse indicador mostra que o impacto da crise não tem sido tão prejudicial ao crescimento do empreendedorismo. “Boa parte dos fatores que contribuíram para a evolução positiva do empreendedorismo na última década continua presente, como a melhoria do ambiente legal. O Supersimples hoje é acessível também ao setor de serviços e, com a última ampliação (desse regime tributário), ingressaram categorias como advogados, contadores, dentistas e fisioterapeutas”, enumera.

Os dados do Caged mostram que as empresas que contam com até quatro trabalhadores tiveram um saldo positivo na geração de empregos no primeiro semestre
Os dados do Caged mostram que as empresas que contam com até quatro trabalhadores tiveram um saldo positivo na geração de empregos no primeiro semestre
Foto: Pressmaster / Shutterstock

Não por acaso, é o setor de serviços o que apresenta os melhores números na geração de empregos entre negócios com até quatro funcionários, tendo registrado um saldo positivo de 263 mil postos. “Para se ter uma ideia, do total de novas empresas que optaram pelo Supersimples em 2015, 245 mil são de serviços (57%). As atividades relacionadas a salão de beleza e cabeleireiros são as que mais se destacam”, revela.

Apesar da queda no ticket médio das compras no comércio por conta da situação econômica, Heloísa afirma que o bom momento vivido por alguns segmentos ajuda a impulsionar a geração de vagas de trabalho.

“As famílias estão se voltando para marcas e produtos de menor valor, favorecendo o pequeno comércio desses artigos. O comércio eletrônico e o desenvolvimento de aplicativos para celulares e tablets são segmentos que estão em plena ascensão, assim como os serviços de reparo”, diz.

No segmento da agropecuária, extrativismo vegetal, caça e pesca, por exemplo, houve saldo positivo na geração de empregos entre todos os portes de empresa. Mas, ainda assim, os melhores números mais uma vez ficaram com os negócios que empregam até quatro pessoas (59.132).

“O agronegócio é o setor com maior vantagem comparativa do país, graças a fatores como abundância de terras e recursos naturais, e a demanda por produtos do setor continua aquecida. Além disso, possivelmente o agronegócio se beneficiará da desvalorização atual da taxa de câmbio”, justifica.

Fonte: Supersimples e redução de gastos estimulam emprego em MPEs - Terra

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