Os melhores momentos do Day 1, com Lemann, Guga, Flavio Augusto e outros grandes nomes

Teve riso, teve choro, teve até uma anta. O Day 1 é sempre um mix de emoções, mas esse, amigos, foi especial. Se você perdeu, não tem problema. Enquanto as histórias em HD ficam prontas, a gente disponibiliza o vídeo da transmissão na íntegra ali em cima e te intera dos momentos mais marcantes aqui em baixo.Jorge Paulo Lemann e a importância de fazer burradasQuem vê hoje o grande homem de negócios que é Jorge Paulo Lemann, não pensa nos grandes erros que ele precisou cometer em sua jornada. Algumas das maiores lições ele tirou de sua juventude e da primeira vez que faliu uma empresa:“Sem esforço, nunca se tem resultado. Aos 17 anos, fui para Harvard, onde estavam os jovens mais brilhantes do mundo – e eu, um surfista e tenista que nunca tinha estudado muito. Depois de um ano lá quase fui expulso, porque soltei uns fogos que não poderia, mas acabaram me dando uma chance. Entendi que eu deveria encontrar uma maneira de completar meu curso, ou eu nunca teria um diploma de Harvard. Comecei a estudar umas 6 horas por dia, todos os dias após as aulas”.Quando enfim completou o curso, Jorge Paulo se juntou a outros ex-alunos de universidades da Ivy League (consideradas as melhores dos EUA) e montou uma financeira. Seus sócios eram mais velhos e mais experientes, todos com formação acadêmica exemplar, mas passaram-se apenas 4 anos anos até que a empresa foi à falência.
“Eu tinha 26 anos e aprendi que não era tão inteligente assim”.
“Faliu porque não tinha nenhuma administração, éramos todos parecidos. Todo mundo queria tomar conta, mas ninguém olhava para a retaguarda. Aprendi a ter outros tipos de pessoas comigo e que toda empresa precisa ter uma boa administração, senão não anda. O ‘goleiro’ é tão importante quanto as pessoas que estão fazendo os negócios. Aprendi a tratar muito bem os goleiros”.O lado empreendedor de Guga KuertenGuga subiu no palco admitindo que tinha ido ao dicionário ver em que definição de empreendedor ele se encaixava: realizador de uma tarefa muito difícil.Sua carreira foi toda marcada por dificuldades, vitórias e improbabilidades. No Day 1, Guga foi puro coração. Contou sua história pelas histórias da família, que inclui seu treinador, Larrí.Do seu lado, foi mais empreendedor do que nunca. Fora da quadra, por exemplo, gerindo recursos quando ficou sem patrocinador. Dentro dela, na agilidade e pressão:“Cada vez a bola vem diferente. São 300 hipóteses por segundo. Não dá para parar e analisar, tem que decidir a cada milésimo de segundo”.Vilmar e Aline Ferreira em gerações de superaçãoVilmar teve uma infância muito pobre na roça. Aos 18, decidiu deixar o interior do Ceará para ir a Fortaleza, em busca de uma vida melhor:“Juntei as trouxas, peguei carona de caminhão e fui procurar emprego. Eu ganhava menos de um salário mínimo. Meu patrão fez essa oferta e eu ainda agradeci.Ele me colocou o apelido de pimenta, porque eu era muito rápido. Me deu um dinheiro para comprar sacos de feijão. Comprei e comprei mais barato que ele, porque enquanto ele ia andando para 10 armazéns, eu ia correndo em 20 armazéns, via a qualidade, o preço e fazia meu leilãozinho.Ele nunca aumentou meu salario, nem eu nunca pedi. Mas nunca deixei de trabalhar com o mesmo entusiasmo. A empresa dele já tinha mais que dobrado em 6 meses”.E essa atitude que diferenciava Vilmar como um empreendedor nato. Tudo isso era para que ele juntasse um dinheirinho e pudesse abrir seu próprio negócio.Voltou para o interior e montou uma mercearia. Quando foi se despedir do ex-patrão em Fortaleza, ele só faltava implorar para que Vilmar não o deixasse.
“Ele me ofereceu 5% da empresa e um salário justo, mas eu não queria mais ser empregado”.
Vilmar chegou a ter outros negócios familiares antes de construir a Aço Cearense, hoje sob comando de sua filha, Aline – que compartilhou também a dor que precisou resignificar para provar-se capaz de tudo. Os dois sempre estiveram acompanhados de muita garra e superação. Veja o Day 1 para se emocionar com essa história.Nelson Sirotsky e o sonho da perpetuaçãoAos 20 anos, ele pediu demissão da empresa do próprio pai – na época Rádio Gaúcha, hoje Grupo RBS – por um conflito de visões. Mesmo sem viabilidade comercial, Nelson estava convicto que a rádio deveria cobrir a Copa do Mundo e acompanhar a seleção brasileira. O “chefe” acabou pedindo que ele voltasse e assumisse a responsabilidade de arranjar investimento para realizar a transmissão. Foi o que Nelson fez.A cobertura foi o pontapé inicial do crescimento da RBS. Tanto que, anos depois, quando seu pai faleceu, Nelson era o favorito para assumir a presidência. Só que a família chegou a outra decisão.“Eu tinha 33 anos e estava absolutamente traumatizado pela morte dele e por todos os significados que isso tinha pra mim. Naquele momento, precisávamos colocar à frente dos interesses individuais, os interesses coletivos”.Foi apenas 4 anos depois de seu tio assumir que Nelson virou presidente e, com ele, trouxe processos e governança corporativa à empresa familiar. Veja as lições de Nelson sobre apostar no que acredita, sempre mantendo o profissionalismo.Daniel Wjuniski: transformando dificuldade em negócio“Bolota” foi só um dos apelidos que acompanhou o Daniel até sua adolescência. Mas suas complicações de saúde mesmo vieram mais tarde, quando começou a sentir dores abdominais muito fortes. Operou-se da apendicite e parecia tudo certo. Só que no mês seguinte, as dores voltaram e Daniel recebeu o diagnóstico de verdade: ele tinha doença de Crohn.Não sabe o que é isso? Ele também não sabia. Foi buscar mais informações no Cadê e no Altavista (Google não existia) e apenas sites americanos puderam ajudá-lo a conviver melhor com aquela notícia.Esse foi seu Day 1, e o que motivou a criação do Minha Vida e do Dieta e Saúde, que ajudam milhões de brasileiros a viverem mais e melhor consigo mesmos.
“A historia de cada uma das pessoas que impactamos me fazem querer crescer a cada dia”.
O início não foi fácil. Daniel precisou brigar com empresas de tecnologia para conseguir colocar seu MVP no ar, por exemplo. Mas hoje, 500 mil pessoas conhecem mais sobre a doença de Crohn a cada ano, entre outras.“É possível realizar o seu sonho, e se você realizá-lo, você também realiza o de milhares de pessoas”.Flavio Augusto e o valor do coletivoFlavio Augusto foi criado sendo o centro do universo, de acordo com suas próprias palavras – “Minha avó levava suquinho para mim”. Mas foi quando se apaixonou por sua atual esposa, Luciana, 25 anos atrás, que ele deixou de pensar no “eu” e passou a pensar no “nós” pela primeira vez.“Eu comecei a pensar em ganhar dinheiro. Arranjei emprego em uma escola de inglês. Levava duas horas para ir e voltar, pagava eu mesmo as fichas telefônicas para poder trabalhar. Naquela empresa cresci, em 4 anos virei gestor e quis abrir meu próprio negocio”.R$20 mil no cheque especial – dele e da Luciana – e foi criada a WiseUp. O “nós” foi ficando ainda maior, agregando todas as pessoas que ele poderia impactar.Flavio vendeu a rede, mas sentiu falta de ampliar seu “nós”.
“Quando você vive o ‘nós’, seu ‘eu’ é recompensado”.
Montou então o Geração de Valor, que tem objetivo de compartilhar conhecimento sobre empreendedorismo em redes sociais: “Eu tinha uma necessidade de dizer para as pessoas que elas têm a capacidade de mudar seu próprio destino”.Leia o artigo original no Portal da Endeavor Fonte: Os melhores momentos do Day 1, com Lemann, Guga, Flavio Augusto e outros grandes nomes - Empreendedor

LogMeIn lança plataforma gratuita de reuniões online Join.Me no Brasil 

Ferramenta colaborativa para compartilhamento remoto de telas atrai 1,5 milhão de novos usuários ao mês. Destaque é facilidade de uso e segurança
A empresa americana LogMeIn, conhecida mundialmente pelas suas soluções de acesso remoto a computadores e ferramentas de compartilhamento de arquivos, está lançando no Brasil sua plataforma de reuniões online Join.Me. A ferramenta, gratuita, permite a usuários em pontos geográficos diferentes acessarem via web a mesma tela, compartilhada por um deles, e acompanharem apresentações e discussões.O Join.Me é uma plataforma colaborativa que atrai, segundo a LogMeIn a média de 1,5 milhão de novos usuários ao mês, tornando-se uma das plataformas gratuitas que mais cresce globalmente. A empresa direciona o produto para usuários ou profissionais corporativos que precisam realizar tarefas colaborativas, sejam reuniões de trabalho ou grupos de estudo.Com funcionamento no modelo cloud, o Join-Me não precisa de instalação prévia de software e permite em poucos cliques a visualização de tudo que acontece na tela do usuário, incluindo a possibilidade de outra pessoa controlar o computador do apresentador remotamente ou também compartilhar sua tela com os demais participantes. O produto incluir recursos como vídeo, voz e até mesmo o white boarding – quando as pessoas podem escrever juntas sobre uma mesma tela.Para o lançamento no Brasil, a LogMeIn já liberou a versão em Português, lançou servidores na região e disponibilizou números para conferência nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.“Dessa forma, é possível fazer uma reunião até mesmo internacional por telefone e com custo de ligação local”, diz Gustavo Boyde, gerente de marketing da LogMeIn para América Latina. Também é possível fazer a chamada de voz direto pela Internet e essa opção já está disponível para qualquer cidade do Brasil.Na versão gratuita o Join.me permite a colaboração online de até 10 pessoas. A versão Enterprise, paga, permite conectar até 250 pessoas ao mesmo tempo e oferece outras funcionalidades, como a possibilidade de gravar a sessão.A solução está disponível para computadores, smartphones, tablets e Apple Watch.Para usar a ferramenta na versão gratuita basta acessar www.join.me/pt
Fonte: LogMeIn lança plataforma gratuita de reuniões online Join.Me no Brasil - IDG Now!

Jovem empreendedor de Joinville se destaca no ramo de tecnologia

Com 23 anos, Natã Barbosa toca cinco projetos de software e organiza maratona hacker
Jovem empreendedor de Joinville se destaca no ramo de tecnologia Claudia Baartsch/Especial
Natã Barbosa toca cinco projetos de software e organiza maratona hacker Foto: Claudia Baartsch / Especial
Aos 10 anos, quando ainda era uma criança vidrada em computador, Natã Barbosa já plantava os frutos que hoje, aos 23 anos, colhe na carreira de desenvolvedor de software e empreendedor. Foi em 2002, quando iniciou um curso na área de informática em Joinville, que o espírito de empreender surgiu pela primeira vez.- Eu tive muita sorte das oportunidades terem surgido logo cedo. Gosto de inspirar as pessoas a saírem das suas zonas de conforto e fazerem o que elas acreditam, mas também ter a consciência que a gente precisa entender que as oportunidades só aparecem quando estamos conectados com os outros - afirma.Na época, ele não tinha computador e recorda de aproveitar as idas ao supermercado para mexer nas máquinas de "outro mundo". Ao perceber o interesse do filho, o pai o inscreveu em um curso de informática básica. Nesta época Natã ganhou o primeiro computador e em seguida fez mais dois cursos, um de manutenção de computadores e o outro de web design. Daí em diante o jovem não parou mais. No ano seguinte, ele já estava montando e desmontando computadores de amigos e parentes.Com 15 anos, já tinha uma clientela fixa, consertava cerca de 20 computadores por semana. No ano seguinte, aprendeu a programar e trocou a manutenção pela programação de computadores. Foi por meio de um professor de informática que Natã ficou sabendo sobre as competições na área de educação da WorldSkills Competition.- Treinava todos os dias por quase três anos. Participei da WorldSkills estadual, nacional, até chegar na internacional - comenta.Aos 19 anos, Natã conquistou a medalha de ouro em web design no evento que ocorreu em Londres, em 2011. Desde então, a vida tem sido muito grata com Natã. Como prêmio, ele ganhou uma bolsa de graduação em Sistemas da Informação.Em 2013, a convite da WorldSkills, ele foi morar em Singapura, na Ásia, para desenvolver um projeto de realidade em 3D de floricultura. No mesmo ano, fez intercâmbio para os Estados Unidos. Desde dezembro de 2014, quando retornou para Joinville, dedica-se a empreender projetos de tecnologia. Um aplicativo de sensor para auxiliar deficientes físicos a navegarem pela internet está sendo desenvolvido pelo jovem em parceria com uma universidade de Nova York.Natã também participa do desenvolvimento da plataforma chamada "Elefante Letrado", uma biblioteca digital com livros e atividades interativas para crianças. Outro projeto é um aplicativo de estacionamento chamado "Park Amigo". O aplicativo é testado entre amigos em Nova York. Na faculdade, o projeto de conclusão de curso é um aplicativo para agendar horários em salões de beleza de São Paulo.E o currículo do jovem não para por aí. Seu último empreendimento foi um hackathon (maratona de programação) na competição da Worldskills São Paulo 2015.Hackathon em São PauloO objetivo do hackathon foi pensar em soluções tecnológicas para organizações não governamentais (ONGs). Ao todo, foram quatro dias de aprendizados. Um comitê composto por oito pessoas escolheram cinco instituições das 57 inscritas. Uma dessas cinco ONGs escolhidas foi a Associação Projeto Resgate de Joinville.A solução para o Projeto Resgate foi a criação de um site para conectar os doadores com a Ong e assim o doador pode acompanhar como e quando a doação está sendo aplicada. A instituição fica com o modelo do projeto e é responsável em colocar em prática a solução criada no hackathon.- Existem pessoas que precisam de oportunidades e existem pessoas com recursos e eles não se encontram naturalmente. A organização urbana está dividida entre ricos e pobres e isso tira das crianças a oportunidade de ver além do seu contexto social. Nossa instituição procura conectar as pessoas que querem ajudar com as crianças que precisam de apoio - comenta o presidente da associação Projeto Resgate, Mário Sant'Ana. Próximos planosNo próximo ano, Natã está pensando em fazer um mestrado em Inteligência Artificial ou em Ciência da Computação nos Estados Unidos ou começar a trabalhar em alguma empresa de tecnologia no exterior.Horas vagasNas horas vagas, Natã gosta de passar o tempo com a esposa e com amigos joinvilenses e também almoçar na casa da mãe. Para desestressar, costuma correr regularmente, ele diz que perdeu cerca de 25 quilos nos últimos quatro anos.Dica para quem está começando na área de programação- Os jovens têm que aproveitar as oportunidades, por mais que ganhe pouco no início o que conta é a experiência. Também não pode ter vergonha de mostrar o trabalho, se fazer notar é meio caminho andado para ganhar um voto de confiança e provar com profissionalismo que é capaz - orienta.
Fonte: Jovem empreendedor de Joinville se destaca no ramo de tecnologia - A Notícia

Florianópolis recebe maratona de empreendedorismo

Reunindo palestras, oficinas, cases de sucesso e jogos empresariais em 24 horas de programação, a cidade de Florianópolis recebe, no próximo dia 29 de agosto, a Empreende Brazil Conference.

O evento tem como objetivo disseminar a cultura do empreendedorismo em Santa Catarina, apresentando diferentes opiniões e tendências para atualizar os empresários e fortificando suas redes de relacionamento.

Empreende Brazil Conference será realizada dia 29 de agosto, e contará com 24h de programação
Empreende Brazil Conference será realizada dia 29 de agosto, e contará com 24h de programação
Foto: Lspencer / Shutterstock

A conferência terá início às 7h30, na Av. Madre Benvenuta, 687. As inscrições custam R$ 120 para estudantes, R$ 180 para empresários e R$ 220 para o público geral, e podem ser feitas pelo site: https://www.blueticket.com.br/14053/Empreende-Brazil-Conference/?obj=busca.

Fonte: Florianópolis recebe maratona de empreendedorismo - MSN

Como serão os escritórios do futuro?

Vamos fazer um passeio pelo futuro e ver como serão os escritórios em aproximadamente 10 anos, revendo os conceitos de trabalho remoto, co-working, máquinas de café, salas de reuniões e cadeiras reclináveis.
Você já parou para imaginar como estarão os escritórios tradicionais daqui a aproximadamente uma década?As primeiras imagens que poderão surgir na sua cabeça provavelmente serão aquelas lembranças de fantasias tecnológicas e futuristas, baseadas nos filmes de ficção científica que estamos acostumados a assistir. Visualizamos um scanner leitor de retina na entrada dos prédios, um assistente robô e um chefe representado por um avatar 3D em uma luxuosa sala de reuniões. Porém, todas essas fantasias tentam copiar a realidade de hoje e melhorá-la com artimanhas um pouco geeks e talvez um pouco exageradas.OfficeA realidade encaminha-se para que o futuro seja um pouco mais “pés no chão” e menos equipado com engenhocas desse tipo, e talvez seja isso que o torne ainda mais chocante. Aqui apresentaremos um pouco das controversas tendências que podem moldar os nossos escritórios nos anos que estão por vir.Lar, doce lar – onde quer que você esteja.A julgar pelos discursos publicitários e publicações inspiracionais de auto-ajuda, o trabalho remoto, desde nossas casas, é a alternativa de futuro iminente. Esta opinião é parcialmente confirmada pelas estatísticas: o número de home-offices está realmente crescendo.O número total de trabalhadores remotos permanente nos Estados Unidos não ultrapassa os 5%. Mas os esquemas de trabalhos remotos já são adotados por praticamente metade dos norte-americanos.O ‘boom’ do conceito de trabalho remoto se deu na década passada, com a proliferação da Internet. Depois de alguns anos de crescimento, a internet hoje age de forma estável, e atualmente o número total de trabalhadores remotos (incluindo os freelancers, ou auto-empregados) não excede 5% da população ativa – mas honestamente, essa não é uma estatística preocupante.Na verdade é o trabalho remoto ocasional o fenômeno que se torna mais popular à cada dia que passa. Hoje você pode estar sentado no seu escritório, enquanto amanhã poderá estar preparando uma apresentação de PowerPoint em um avião, para logo após responder seus e-mails tomando um café em outra cidade. Desta maneira, aproximadamente metade dos norte-americanos trabalham neste esquema de trabalho remoto.Escritórios para sempre!Todos aqueles que trabalham remotamente aprendem a apreciar o charme da visita ao escritório, mesmo que seja apenas na primeira hora.Numerosos estudos provam que a proximidade física com outros colegas de trabalho trazem contribuições positivas para a produtividade. Considerando que o espaço útil de utilização de um escritório, de acordo com a empresa de consultoria Strategy Plus, é de em média 42%, as reconfigurações de espaços fazem com que, de qualquer maneira, os seus colegas com estejam por perto.Isso não significa que tenhamos que trabalhar de pé e espremidos, devido a essa tendência de convergência. Isso nega a ideia de que espaços pessoais de trabalho permitem a diminuir espaços não utilizados do escritório, aumentando a produtividade. Ao menos é verdade para a companhia norueguesa Telenor, que adota esse sistema de trabalho desde 2003.Por outro lado, Google e IBM estão entre as empresas que adotaram os espaços de trabalho compartilhados.Tomamos um cafezinho?Todos aqui sabem que os assuntos mais importantes da empresa não são discutidos em uma sala de reuniões, e sim no fumódromo, ou considerando a lei anti-tabaco, perto da máquina de café.Hoje em dia, arquitetos realmente levam essa verdade a sério, e realizam seus projetos pensando nisso. Nos escritórios mais modernos, estes espaços são organizados de uma maneira que se provoque encontros casuais entre empregados de diferentes áreas em alguns ‘lugares estratégicos’.Como isso acontece? Todas as máquinas de café e galões de água são instaladas um pouco afastadas do departamento, gerando um ponto de encontro com outros colegas, onde você não possui outra opção a não ser bater um papo com eles. Este método é utilizado nos departamentos de desenvolvimento das empresas Google e Samsung.Deitar e refletirÉ sabido que o modelo standard “mesa + cadeira” será extinto de alguns escritórios, e isso é bom não apenas para a convergência de espaços, mas também pelo bem da saúde dos funcionários.O sedentarismo é um inimigo potente. Uma prova disso é que, de acordo com uma pesquisa, uma pessoa de 45 anos que passa mais de 11 horas sentado em frente ao computador possui 40% a mais de risco de morte nos próximos 3 anos do que aqueles que não o fazem.Um projeto de arte holandês chamado RAAF decidiu resolver este problema propondo um estudo experimental denominado ‘O Fim da Cadeira’, onde cria um no local de trabalho um playground modernista que pouco lembra o escritório tradicional.Tudo bem, uma pessoa não pode sentar-se normalmente em meio à uma caótica pilha de blocos plásticos, mas é possível deitar, ficar de pé e acomodar-se em meio a um espaço no meio das construções, curvar-se com uma bola e fazer o que mais quiser. Estes movimentos forçados no período de trabalho podem evitar que os funcionários fiquem sentados durante tempo prolongado.A fim de fazer essa experiência o mais realista possível, um grupo de jovens profissionais foi acomodado nesse escritório por três semanas e os resultados foram bem satisfatórios. Na avaliação final, os empregados diziam ter dores nos pés, mas também confirmaram que se sentiram mais ‘vivos’ do que em um escritório tradicional. Seria útil também fazer o experimento com funcionários de idade mais avançada, mas por alguma razão, os organizadores decidiram pular este passo.Pare. Quem está vindo?É verdade, esses scanners de impressões digitais e retina parecem realmente incríveis e futuristas! Porém, o mais provável controle de entrada e saída de portas que o futuro trará será uma chave programada que pode ser ativada pelo smartphone.
Fonte: Como serão os escritórios do futuro? - Blog Oficial da Kaspersky Brasil

Empreendedora leva o melhor da moda brasileira para o exterior

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Somente em julho, Isabela Keiko apresentou 14 marcas de moda-praia na feira de negócios Mode City, em Paris
Com experiência de 15 anos no setor de moda, a consultora e empresária Isabela Keiko vem apresentando, no exterior, o que existe de mais criativo e inovador entre as marcas têxteis brasileiras. Conhecida como a embaixadora da moda brasileira em Paris, Isabela seleciona e leva grandes empresas para eventos na capital francesa. No mês de julho, a empresária apresentou 14 marcas brasileiras de moda-praia na feira de negócios Mode City, que conta com mais de 450 marcas de diferentes países e registra cerca de 15 mil visitantes/compradores, com o objetivo de internacionalizá-las.Por conta de seu know-how, Isabela está envolvida em vários projetos em parceria com o Sebrae, com foco em confecção. Atualmente, também auxilia empresas de menor porte que têm carência de informação sobre como preparar o produto para o mercado externo. Representante de dois grandes grupos franceses – Eurovet e WSN Developpement – Isabela seleciona quais marcas podem participar dos mais prestigiados salões de moda do mundo como o Who´s Next, Première Classe e Paris Sur Mode, todos em Paris, promovidos pelo WSN Developpement.Já o grupo Eurovet é líder mundial na organização de feiras para o setor de intimates (praia e lingerie) e entre os mais conhecidos estão Mode City e Interfilière Paris e Riviera Cannes. Entre as marcas que Isabela escolheu para expor seus produtos lá fora estão Osklen, Cecilia Prado, Guilhermina, Pat Bo e Lucas Magalhães, ambas do grupo Patricia Bonaldi, além de Têca by Helô Rocha e a Vixby Paula Hermanny.Na visão de Isabela, a empresa que tem vontade de exportar seus produtos deve, antes de tudo, avaliar bem sua estratégia de expansão. Segundo ela, a empresa primeiramente deve estar bem posicionada no mercado brasileiro para depois pensar em internacionalizar. “O Brasil é tão grande que as empresas devem avaliar se têm fôlego para o mercado externo”, afirma. Por outro lado, a empresária acredita que exportar produtos dá muito retorno, apesar de ser trabalhoso. “É uma maneira para ter outras saídas e uma vantagem competitiva”.Os anos de prática permitiram que Isabela desenvolvesse um faro estratégico para analisar o que pode ou não dar certo para as marcas brasileiras lá fora. O trabalho dela tem foco em detectar as necessidades das empresas brasileiras e traçar planos de sucesso para as exposições em mercados externos. De acordo com Isabela, não basta ter um excelente produto e não ter a menor estrutura para desembarcar no exterior.Pensando em atender às maiores demandas das empresas de confecção de menor porte, Isabela, em parceria com o Sebrae, ofereceu consultoria para um polo têxtil de Juruaia (MG), que concentra mais de 100 indústrias fabricantes de produtos de moda íntima (lingerie) com foco no mercado de pronta-entrega, atendendo principalmente atacadistas e revendedoras. O trabalho, que foi desenvolvido no primeiro semestre deste ano, já apresentou resultados positivos, segundo a empresária.Através de uma missão empresarial a Paris, organizada por ela, os empresários tiveram contato com novas ideias que poderiam levar para a loja deles. “Foi muito válido, pois eles puderam observar como se preparar para tornar seu produto atrativo”, avalia. A agência criada por ela – e que leva o seu nome – tem por meta apresentar as marcas nacionais no mercado externo buscando estimular as exportações brasileiras e atrair investimentos.Todas essas ações acontecem através das parcerias que sua agência criou com entidades como Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Abest (Associação Brasileira de Estilistas) e Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção). Para os próximos meses, Isabela segue com o propósito de encontrar novos talentos na indústria têxtil brasileira para apresentar ao mundo. Eventos em Xangai, Dubai e Nova York estão por vir. E agora ela está concentrada em acompanhar as finalizações dos produtos das marcas para apresentar em mais um evento em Paris no mês de setembro.
Fonte: Empreendedora leva o melhor da moda brasileira para o exterior - Empreendedor

Aceleradora está de portas abertas para novos empreendedores

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O instituto CESAR promove hoje (24), o CESAR.LABS Day, em Recife. O evento abre as portas para os interessados em conhecer o programa CESAR.LABS de aceleração de empresas.O objetivo é receber empreendedores e apresentar o CESAR.LABS, expondo a metodologia, benefícios e contrapartidas. Haverá também depoimento de empresas que já passaram pelo processo de aceleração e será possível tirar dúvidas e obter informações sobre a chamada do programa que está aberta para novos projetos. O CESAR.LABS DAY terminará com uma visita às instalações do instituto.“Um dos nossos grandes diferenciais é que estamos dentro de um centro de inovação, que tem pessoal qualificado na área de negócios e a excelência em engenharia. Podemos acelerar negócios que estão ainda em fase muito inicial, acelerar de fato o seu desenvolvimento e a entrada da solução mais rápida no mercado”, explica Josete Azevedo, coordenadora da ação.O CESAR.LABS DAY acontece das 14h às 16h. Para participar basta se inscrever no site https://www.eventick.com.br/cesarlabs2015.Chamada aberta – O novo ciclo do CESAR.LABS está com inscrições abertas. Até o dia 30 de agosto, qualquer pessoa, física ou jurídica, que tiver algum projeto inovador que se enquadre nos perfis do programa, pode se inscrever por meio do site da aceleradora.O programa de aceleração atende empreendimentos em diferentes estágios de maturidade – desde a ideia em sua fase conceitual, até empresas que já atuam no mercado. O processo seletivo é dividido em três etapas. Na primeira, qualquer empreendedor pode se candidatar – para isso, basta preencher e enviar o formulário de inscrição disponível no site. Se a empresa for selecionada, seguirá para a segunda etapa, onde irá apresentar sua ideia à equipe gestora da aceleração, a fim de validar e refinar a proposta. E na última etapa, a empresa fará uma apresentação final ao Comitê de Investimentos do CESAR.LABS, que avaliará a viabilidade de execução da sua ideia no programa. Todas as etapas serão classificatórias e, caso a ideia seja aprovada, serão iniciados os procedimentos formais para liberação dos recursos econômicos e financeiros.Os interessados podem submeter suas propostas por meio do site da aceleradora www.cesarlabs.com. O resultado da primeira etapa está previsto para o dia 15 de setembro e o programa deve começar no mês de novembro.Sobre o CESARO CESAR é um centro privado de inovação que cria produtos, serviços e empresas com Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Desde 1996, a instituição desenvolve soluções em todo o processo de geração de inovação em e com TICs – desde o desenvolvimento da ideia, passando pela concepção e prototipação, até a execução de projetos para empresas dos mais diversos setores, como: telecomunicações, eletroeletrônicos, defesa, automação comercial, financeiro, logística, energia, saúde e agronegócio. Atendendo a clientes como o Exército Brasileiro, Fundação Telefônica, Oi Futuro, Alcatel, Gemalto, Bematech, Rapidão Cometa, LG, Sonae Sierra Brasil, Whirlpool, Tetrapak, Motorola, Positivo, Samsung, CHESF, Siemens e Saraiva.O CESAR também atua na área educacional, com cursos de extensão e mestrado profissional em TICs, além de oferecer consultorias tanto para a criação de modelos/metodologias educacionais inovadoras, como para criação de estratégias de negócio conectadas com tecnologia.Prêmios e reconhecimentos nacionais validam a contribuição do CESAR para o desenvolvimento da indústria de inovação no país. Destaque para o Prêmio FINEP de Mais Inovadora Instituição de Pesquisa do Brasil (2004 e 2010), o Prêmio de Modelo de Negócios Mais Inovador do País pela Revista Época Negócios (2009) e o Prêmio Info200 de Melhor Empresa de Serviços de Software (2005). Mais em www.cesar.org.br.
Fonte: Aceleradora está de portas abertas para novos empreendedore - Empreendedores

Empresa aposta na qualidade para popularizar cachaça gaúcha

Cachaçaria Velho Alambique investe em bebida orgânica para colocar o Rio Grande do Sul no mapa dos melhores produtores nacionais

Quando o assunto é cachaça artesanal, o primeiro lugar que vem à mente é Minas Gerais. No entanto, uma empresa familiar vem ajudando a colocar uma cidade do interior do Rio Grande do Sul no mapa da bebida, tendo ganhado, inclusive, a medalha Gran Ouro do último Concurso Mundial de Bruxelas Edição Brasil – Concurso Nacional de Vinhos e Destilados, realizado em 2015.

Fundada em 2001 no município de Santa Tereza (RS), a cachaçaria Velho Alambique nasceu da sociedade entre Ivandro Remus e Paulo Bettinelli. Paulo já plantava cana na região e fabricava uma cachaça artesanal que vendia para a vizinhança em garrafões. Percebendo o potencial do produto, Ivandro propôs sociedade a Paulo e modernizou a produção.

As famílias de Ivandro Remus (dir.) e Michel Bettinelli uniram esforços para criar uma marca forte do Rio Grande do Sul no mercado de cachaças artesanais
As famílias de Ivandro Remus (dir.) e Michel Bettinelli uniram esforços para criar uma marca forte do Rio Grande do Sul no mercado de cachaças artesanais
Foto: Divulgação

“Os Bettinelli já contavam com um sistema muito bem organizado de produção, com uma destilação de alto nível. Com a união, propus a eles uma modernização disso, para que nossa bebida deixasse de vender a granel e se tornasse uma marca forte no mercado”, explica Ivandro, que hoje administra a empresa junto com o filho de Paulo, Michel Bettinelli.

Excelência orgânica A modernização da produção incluiu uma série de medidas, como o uso de leveduras selecionadas no processo de fermentação, monitoramento de temperatura durante a produção, utilização de matéria-prima livre de agrotóxicos e rígido controle de qualidade para que a cana só fosse colhida quando atinge a maturação. Esse conjunto de iniciativas fez com que os dois rótulos produzidos pela empresa – Velho Alambique e A Locomotiva – recebessem o certificado de cachaça orgânica em 2005. Dez anos depois, A Locomotiva foi premiada no Concurso Mundial de Bruxelas.

“Estas mudanças demandaram muito tempo, pois tivemos de adaptar a produção a esta nova cultura e às tecnologias adotadas. Reaprendemos a cada safra como alcançar o ponto certo de fermentação com as novas leveduras, por exemplo. Mas a qualidade do produto aumentou bastante, e foi isso que nos levou a ganhar o prêmio”, afirma Ivandro.

Apesar de os alambiques de Santa Tereza serem pouco conhecidos na maior parte do Brasil, Ivandro conta que a cidade tem uma tradição de mais de 100 anos na produção de cachaça graças a um clima que favorece o cultivo da cana. “Como estamos localizados no pé da serra de Bento Gonçalves, temos calor intenso no verão e frio sem geada no inverno. Esse microclima faz com que a cana amadureça mais rápido com as baixas temperaturas”, diz.

Mas se depender da empresa a cachaça gaúcha deve se tornar cada vez mais famosa no país nos próximos anos. Só em 2014, a cachaçaria Velho Alambique registrou um aumento de 100% no faturamento e produziu 25 mil litros da bebida. Além disso, o ritmo segue forte no primeiro semestre de 2015. Apesar da crise, a cachaçaria teve um aumento de 30% nas vendas. “Estamos participando de muitos eventos e ganhando prêmios, inclusive em Minas Gerais. Para se diferenciarem dos alambiques mineiros, as empresas do Sul estão apostando forte em tecnologia, e hoje já temos boa aceitação em estados como São Paulo e Rio de Janeiro”, comemora Ivandro.

Fonte: Empresa aposta na qualidade para popularizar cachaça gaúcha - Terra

Startups disputam últimas vagas para incubadora da Acate

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Empreendedores com ideias inovadoras na área de tecnologia da informação e startups têm até o dia 24 de agosto para se inscreverem no processo seletivo do MIDI Tecnológico, que oferece seis vagas para incubação virtual e cinco para pré-incubação na incubadora gerida pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e mantida pelo Sebrae/SC. Desde o dia 15 de julho, quando o edital foi publicado, o processo seletivo do MIDI recebeu 100 cadastros de interessados.De acordo com a Coordenadora Técnica do MIDI, Kamila Bitarello, as diferenças entre as duas modalidades de incubação e os critérios de avaliação dos projetos são as principais questões levantadas pelos participantes da seleção, que se mostram atraídos pela oportunidade de formação e o contato com empresas catarinenses consolidadas no setor tecnológico.“Nesta edição do processo seletivo, contamos ainda com um novo atrativo que é o Centro de Inovação ACATE, que o MIDI ocupa desde o mês de março. Além de um espaço vibrante e convidativo, o CIA já é uma referência no país como ambiente de incentivo à conexão de pessoas e de reunião de empresas inovadoras. Este contato é de extrema importância para empresas nascentes”, reforça Kamila.Um workshop realizado no início do mês de agosto no Centro de Inovação ACATE (CIA) Primavera, em Florianópolis, tirou as dúvidas de interessados e as informações ainda podem ser replicadas a quem tiver interesse. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail [email protected].A modalidade de incubação virtual tem duração de até 30 meses e foco na consolidação do produto, na execução de um Plano Empresarial e na formação do empreendedor. As empresas dessa categoria não se instalam fisicamente nas dependências da incubadora, mas possuem acesso a todos os serviços e benefícios oferecidos.Já o processo de pré-incubação pode levar até 12 meses. Ele busca validar a ideia e o modelo de negócio a partir da análise da viabilidade técnica e econômica, teste de mercado, protótipo e desenvolvimento do perfil empreendedor dos sócios. Não é necessário que a empresa esteja formalmente constituída quando apresentar a proposta, mas as selecionadas terão prazo de 90 dias para constituir pessoa jurídica. Os empreendedores das pré-incubadas irão ocupar um espaço compartilhado no próprio do MIDI.Processo Seletivo MIDI TecnológicoPrazo: até segunda-feira, 24/08/2015Edital: https://sgi.macropus.com.br/midi/edital/Modalidades: incubação virtual e pré-incubaçãoInformações: [email protected]
Fonte: Startups disputam últimas vagas para incubadora da Acate - Empreendedor

Ex-panfleteiro cria escola de games no interior da Bahia

Empreendimento já tem 15 unidades no Nordeste e Norte do País
Há alguns anos, estudar efeitos visuais era algo caro e restrito a quem pudesse viver em grandes centros econômicos, como São Paulo e Rio de Janeiro. Não mais. A Gracom, rede de escolas de computação gráfica, tem crescido em cidades do Norte e do Nordeste do país, atendendo à demanda reprimida de quem vive nessas regiões.Fundada em 2008, na Bahia, hoje a rede tem 15 unidades em cidades como Fortaleza (CE), Belém (PA), Recife (PE) e Manaus (AM), e deve chegar a 11 mil alunos até o final de 2015. Agora, o grupo fechou uma parceria com a consultoria Cherto, e vai investir na expansãoatravés de franquias. O objetivo é chegar a 72 unidades até 2017. Já o faturamento da rede deve saltar de 16 milhões de reais em 2014 para 21 milhões neste ano. Esse plano de expansão visa aproveitar o bom momento do mercado de games - de acordo com uma pesquisa da Newszoo, o setor deve crescer 18% na América Latina em 2015.Ex-panfleteiro O fundador da empresa, Diego Monteiro, nunca trabalhou com tecnologia, muito menos com games ou cinema. Seu interesse pelo setor começou quando ele distribuía panfletos de uma escola de computação no Rio de Janeiro. De família pernambucana, o empreendedor vivia com parentes na capital fluminense, e desde adolescente trabalhava para ajudar a pagar as contas.“Gostava do trabalho com os panfletos. Tinha metas, precisava mostrar resultados”, lembra. Porém, Monteiro conta que sua família queria que ele seguisse uma carreira pública. Jovem, ele obedeceu e chegou a passar no concurso para a academia militar. Mas não se adaptou. “Sempre gostei de metas, não me via no setor público. Larguei a academia e voltei a distribuir panfletos”, lembra.A ideia para criar sua própria escola de computação veio durante o trabalho num evento para fãs de animes (desenhos animados japoneses). “Percebi que era uma área com muito púbico, mas com pouca gente que soubesse produzir. A escola em que eu trabalhava ensinava só o pacote Office, como a maioria na época”, lembra.Feira de Santana O empreendedor Diego Monteiro em uma das unidades da escola de efeitos visuais Gracom© Divulgação O empreendedor Diego Monteiro em uma das unidades da escola de efeitos visuais GracomFoi o “start” para a ideia de criar uma escola de computação gráfica acessível. “Eu ouvia falar de brasileiros que trabalhavam na Marvel, na Pixar, e via que a maioria era autodidata. Estávamos engatinhando nessa área no Brasil. A tecnologia estava em polos específicos, como Rio e São Paulo, e os cursos eram caríssimos”, afirma.Monteiro se uniu a um sócio investidor e deu início ao negócio. A empresa começou na cidade de Feira de Santana, interior da Bahia, bem longe de onde os estudantes de computação gráfica estavam acostumados a estudar. “Eu tinha poucos recursos, então resolvi começar numa região mais barata. Hoje vejo que mudamos a mão de obra desse setor e ajudamos a expandir a tecnologia pelo país”, afirma.Dentre os conteúdos oferecidos pela Gracom estão arte e desenvolvimento de games, animação 3D, efeitos especiais para cinema, desenho para arquitetura e esculturas para computação gráfica. Hoje, a Gracom é um centro de treinamento autorizado pela Adobe. A mensalidade dos cursos fica entre 250 e 450 reais e, segundo o empreendedor, os alunos têm uma empregabilidade de 75%.Em seu projeto de expansão, a rede agora quer abrir unidades também nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país. Para os franqueados, o investimento inicial é de 230 a 250 mil reais, com prazo de retorno de 14 a 18 meses. O faturamento médio de uma escola é de 150 mil por mês, segundo a franqueadora.
Fonte: Ex-panfleteiro cria escola de games no interior da Bahia - MSN

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