Escritório virtual oferece endereço chique por baixo custo

Solução ainda gera polêmica no meio empresarial, mas é cada vez mais adotada por empreendedores que estão começando

Com os aluguéis nas grandes metrópoles cada vez mais caros, muitos empresários buscam maneiras de reduzir seus custos e ainda assim manter um endereço de prestígio em seus cartões de visita. Uma das opções para resolver o problema é recorrer a uma solução ainda polêmica no meio empresarial, mas que vêm ganhando cada vez mais adeptos: alugar um escritório virtual.

Hoje, várias empresas oferecem este tipo de serviço, que consiste em disponibilizar um endereço comercial em uma área nobre da cidade e outros serviços por um valor mais acessível a empresas que, na verdade, operam em outro lugar. Mari Gradilone, diretora geral da Virtual Office, companhia que oferece este serviço há 20 anos, explica que um dos diferenciais é que os endereços disponibilizados pela empresa estão localizados em regiões prestigiadas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Segundo ela, isso atrai muitos clientes interessados em ostentar uma avenida famosa como Faria Lima ou Berrini em seu cartão de visitas.

Com o escritório virtual, é possível ter um endereço comercial na Berrini a partir de R$ 150 mensais
Com o escritório virtual, é possível ter um endereço comercial na Berrini a partir de R$ 150 mensais
Foto: Divulgação

“Hoje uma empresa não consegue ter um escritório em um lugar estratégico pelo valor que cobramos. Por isso, é uma opção bastante procurada por consultores, psicólogos, advogados e profissionais de TI. Além disso, também é uma alternativa barata para quem quer estar representado em outro estado”, afirma Mari.

Jogo limpo Apesar das vantagens, é preciso avaliar em que situações vale a pena trabalhar com um escritório virtual. O consultor de marketing do Sebrae-SP Marcelo Sinelli acredita que um bom endereço pode, sim, fazer a diferença em determinados segmentos, como para advogados e contadores. Porém, é importante que o empresário não tente enganar o cliente, passando um status que ele ainda não tem. “Hoje em dia existe um segmento corporativo que aceita isso bem, faz reunião em restaurantes e cafeterias sem grandes problemas. Mas ainda existe uma parte significativa que fica atenta a códigos formais. É preciso avaliar bem qual é o seu público para saber como tratar a questão com ele”, diz.

Assim, ele afirma que o empresário não precisa dar o cartão falando que é um escritório virtual. Porém, se este ponto surgir na conversa, ele deve falar a verdade com naturalidade. “Explique

o seu motivo. Você pode dizer que, como está começando, optou por não assumir um custo fixo, ou que prefere um ponto virtual bem localizado em vez de um escritório próprio em uma área afastada”, recomenda.

De acordo com Mari, antes muitas empresas ficavam receosas de revelar para seus clientes que o endereço era de um escritório virtual. De cinco anos para cá, porém, esta opção se tornou mais aceita. “A grande maioria comenta que é o escritório deles, e é o que nós recomendamos”, diz.

A diretora do Virtual Office explica que os escritórios virtuais são uma solução bastante prática e barata, especialmente para aqueles que estão abrindo sua empresa. “Nosso pacote mais básico, que custa a partir de R$ 150 mensais, fornece um endereço para envio de correspondência e também um endereço fiscal, necessário para cumprir com obrigações burocráticas junto às prefeituras, por exemplo”, esclarece.

Já se a empresa estiver disposta a desembolsar um pouco mais, é possível acrescentar atendimento telefônico bilíngue ao pacote por R$ 220. E caso a pessoa precise de um espaço para realizar uma reunião, as salas custam a partir de R$ 48 a hora.

Para Sinelli, o lado positivo desta opção é que os custos são baixos e o empreendedor pode começar seu negócio rápido, pois o escritório já está pronto e ele não vai perder tempo indo atrás de um ponto ou mobiliando. “Mas também tem um aspecto negativo, pois impede que se crie uma cultura corporativa do seu negócio, você fica sempre nômade. A decoração também é impessoal, não tem a sua cara. Dependendo da área é um inconveniente.”

Fonte: Escritório virtual oferece endereço chique por baixo custo - Terra

WhatsApp na web chega para usuários de iPhone

Recurso foi lançado no início do ano para outros sistemas
Usuários do aplicativo WhatsApp no iPhone poderão usar o recurso também na web. Aos poucos, a empresa está disponibilizando a possibilidade para donos do smartphone da Apple.WhatsApp: versão web do app chegou para usuários do iPhone© Brent Lewin/Bloomberg WhatsApp: versão web do app chegou para usuários do iPhoneO iOS era o único dos principais sistemas que não tinha suporte para o app no navegador. A versão web do WhatsApp havia sido liberada para usuários de Android, Windows Phone e BlackBerry anteriormente.A página web.whatsapp.com já exibe o tutorial de como sincronizar uma conta do serviço que esteja rodando em um iPhone com a versão web.São poucos e simples passos para isso. O usuário precisa abrir o aplicativo no iPhone, ir em configurações e selecionar a opção “WhatsApp Web”.A câmera do smartphone irá abrir. Depois disso, basta mirar o código à mostra na tela do computador que o restante do trabalho é feito de forma automática.O recurso está sendo liberado aos poucos para os usuários. Nem todos terão acesso nesse primeiro momento. Vale lembrar que para ter acesso ao recurso é preciso ter a versão mais recente do app instalada no iPhone.O WhatsApp web foi lançado no início deste ano.
Fonte: WhatsApp na web chega para usuários de iPhone

Ricardo Pereira e Lúcio Pereira

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A Zero Water é uma empresa que nasceu com a união dos profissionais Ricardo Inocêncio Pereira e Lúcio Edno Pereira, ambos com larga experiência em lavagem a seco de automóveis. Lúcio, com mais de 20 anos de experiência no segmento, foi o inventor do primeiro produto de lavagem a seco do Brasil, em 1993. Foi também um dos sócios da Dry-Car, pioneira no ramo. Ricardo, que possui 28 anos de experiência na área comercial, com passagens pelo grupo O Estado de São Paulo, Telefônica, Dueto, entre outras, também atuou como gerente de franquias da Dry-Car.
Preocupada com a escassez de água, a empresa tem o propósito de inovar o mercado de lavagens a seco, com um produto de qualidade superior. O Zero Water é um gel de fabricação própria, para limpeza e conservação de superfícies esmaltadas que promove a restauração, conferindo proteção, conservação e embelezamento à pintura, dispensando o uso de água nas lavagens. Sua aplicação é muito simples, rápida e segura. O diferencial de Zero Water é que pode ser utilizada para limpezas de superfícies, com temperaturas até 42ºC, e a lavagem pode ser feita sob o sol. A fórmula do Zero Water adere a sujeira e instantaneamente se destaca da pintura do veículo, deixando-a em suspensão. Como é repelente à água e à sujeira, o veículo mantém-se limpo por muito mais tempo do que as lavagens tradicionais.A empresa realiza lavagem de veículos em domicílio e de placas do sistema viário. Oferece pacotes para condomínios, garagens, empresas e órgãos públicos. Como a Zero Water não precisa de água ou qualquer equipamento acessório e, ainda, pode ser aplicada em qualquer ambiente, seus serviços necessitam de pouco espaço e conservam o local limpo após a sua aplicação.
Fonte: Ricardo Pereira e Lúcio Pereira - Empreendedor

Negociar descontos é mote de empresa de sucesso

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A experiência de mais de 10 anos na área de consultoria financeira em uma multinacional americana foi bem aplicada em uma necessidade pessoal de Cristiane Colussi Vieira, profissional com MBA em Gestão Empresarial pela Business School São Paulo. Se parece comum a todos o orçamento de uma obra estourar, ela conseguiu uma economia de mais de 30% em relação ao valor previsto. “Depois disso comecei a fazer negociações dos casamentos das minhas amigas e sempre com sucesso. Percebemos uma deficiência desse conceito para o público em geral e por isso decidimos passar essa experiência para outras pessoas. Daí nasceu a ideia da Personal Pechincha”, conta Cristiane.A Personal Pechincha, empresa do grupo JVieira Gestão Financeira, representa o seu cliente na negociação buscando melhores preços, vantagens e condições diferenciadas de pagamento em todo o território nacional. O objetivo é garantir um serviço ou produto de qualidade por um menor custo para o cliente, sem nenhum custo de contratação. Segundo Cristiane, a remuneração é mediante sucesso. “Se o meu cliente ganhar, eu também ganho. Trabalhamos com um percentual de 50% sobre a economia gerada. Na eventual inexistência de redução de custos, nenhum valor deverá ser pago.” A previsão de faturamento em 2015 é de R$ 1,1 milhão.www.personalpechincha.com 
Fonte: Negociar descontos é mote de empresa de sucesso - Empreendedor

Como manter clientes e contratos em tempos difíceis

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A crise e as inúmeras notícias sobre os efeitos dela geram um efeito psicológico forte e o primeiro sintoma é que as pessoas passem a consumir menos, cortando despesas. Há uma tendência de cortar tudo o que possa parecer “gordura” – consultoria, ginástica, dentista, advogado, médico, roupa. Por isso, muitos profissionais e empresas têm vivido cenários de inadimplência e de cancelamento de contratos.Para o fornecedor, empresário ou prestador de serviço, a dica do especialista em negociação e consultor em gestão de pessoas Eduardo Ferraz, é ter mais jogo de cintura nesse momento. “Por exemplo, se você dá 5 aulas por mês, e o cliente quer cortar tudo, renegocie e sugira fazer 2 aulas por mês para não perder o contato. Se faz 10 atendimentos, proponha para fazer uma manutenção de 2 ou 3, ao invés de apenas dar descontos, que é  mais complicado. Apenas diminuir o preço é ruim, porque fica difícil recuperar”.“Para não perder o cliente outra opção é dar, pelo mesmo preço, um algo a mais, oferecer a entrega de graça, uma aula sobre o produto, um bônus de treinamento, uma hora extra sem custo. Ou seja, ele não dá desconto, mas oferece um serviço extra, um trabalho a mais, que garanta a permanência do cliente”.O consultor completa ainda que quanto melhor a relação de confiança, mais aberto pode ser o jogo de negociação. “A intimidade é até melhor para entender o que um e outro precisa e o quanto é possível oferecer. O problema não é desconto, mas readequar o serviço, o trabalho. Empresário, prestador de serviço, precisa ser flexível nesse momento, pois muitas vezes a questão é emocional, e não financeira”, completa o consultor.
 Fonte: Como manter clientes e contratos em tempos difíceis - Empreendedor

Mulheres que desejam trabalhar após maternidade serão prioridade

Tendência mostra que admissões de grupo feminino específico irá aumentar e a flexibilidade é ponto-chave
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Nova pesquisa divulgada pela Regus, líder mundial em soluções flexíveis de espaços de trabalho, revelou que 26% das companhias planejam contratar em 2015 um número ainda maior de mulheres que estão retornando ao mercado de trabalho após a maternidade. E o Brasil se apresenta nesse cenário com 1 ponto percentual acima da média mundial : 27% de respondentes com intenção de avançar na contratação de profissionais com esse perfil. O estudo global contou com a opinião de mais de 44.000 executivos sêniores de mais de 100 países.
A pesquisa ressalta que esse público é especialmente valorizado por negócios e empresas globais por, entres outros fatores, terem experiência e habilidades variadas, além de transparecerem confiabilidade e conseguirem administrar bem o tempo. As mulheres também são vistas como menos propensas a mudar de emprego, garantindo às empresas as vantagens da retenção. Pesquisa anterior da Regus já havia confirmado que 57% das companhias acreditam que reter mães trabalhadoras ajuda a melhorar a produtividade.Mulheres que estão retornando ao mercado após a licença maternidade têm um importante papel na economia, de modo geral, ao impulsionar o PIB por meio do aumento da participação feminina na força de trabalho. E, para garantir que as demandas, por vezes divergentes, entre a maternidade e os negócios não sejam uma razão para elas deixarem o mercado, grande parte dos pesquisados enfatiza que o trabalho flexível é fator importante no que se refere a atrair o talento feminino: mais precisamente, 83% dos respondentes confirmam que o trabalho flexível é crucial para atrair e reter esse perfil de profissional.“Há uma grande quantidade de potencial inexplorado entre esse público que hoje está fora do mercado. O trabalho flexível permite que as empresas explorem essa força de trabalho e ofereçam às mães recém-saídas da licença maternidade um caminho para que voltem à atividade. Os benefícios para os negócios da companhia são claros: menor rotação de funcionários, diminuição dos custos com a contratação e treinamentos e, ainda, acesso à uma parcela talentosa de mão de obra”, afirma Otávio Cavalcanti, diretor da Regus no Brasil.No entanto, as empresas observam que para reter esse perfil de funcionários é necessário certo nível de flexibilidade por parte das corporações, como por exemplo abrir a possibilidade de que elas trabalhem mais perto de casa. “A tendência para o estímulo do aumento do trabalho flexível é muito forte. Se as empresas desejam que essas mulheres retornem ao mercado, fica evidente a necessidade de se reavaliar o uso de trabalho flexível para atrair os melhores talentos”, conclui Cavalcanti.
Fonte: Mulheres que desejam trabalhar após maternidade serão prioridade - Empreendedor

Empresa oferece ferramenta de marketing via SMS para MPEs

Muito utilizado por grandes corporações, serviço de comunicação via mensagens de celular é mais barato e direto que mídias tradicionais

Com a proliferação dos telefones celulares no Brasil, muitas empresas já se deram conta de que é mais barato – e em vários casos mais eficiente – se comunicar diretamente com seu público potencial, sem passar pelo filtro de um grande meio de comunicação. Isso fez com que a publicidade via SMS conquistasse muitos adeptos entre os diretores de marketing de grandes empresas, mas até agora este era um terreno pouco explorado pelas companhias menores. Foi para preencher essa lacuna que, em 2012, empresários da cidade de São José do Rio Preto, no interior paulista, criaram a SMS Digital.

Kawel Lotti, diretor-executivo da empresa, explica que o negócio nasceu por iniciativa de um grupo de investidores oriundos dos mercados de telecomunicações e franquias. “Eles perceberam que este serviço de comunicação por SMS estava bastante difundido entre as grandes corporações, mas ainda não havia ninguém que oferecesse algo voltado para negócios de menor porte”, conta Lotti.

Kawel Lotti, diretor-executivo da SMS Digital, explica que a empresa tornou acessível aos pequenos negócios um serviço que antes era usado apenas pelas grandes corporações
Kawel Lotti, diretor-executivo da SMS Digital, explica que a empresa tornou acessível aos pequenos negócios um serviço que antes era usado apenas pelas grandes corporações
Foto: Divulgação

A aposta deu certo: em 2014, a empresa cresceu 18% e no primeiro semestre de 2015 a procura pelos serviços continua aumentando, mesmo com as condições adversas da economia. Para Lotti, isso tem acontecido por que o uso do SMS como ferramenta de comunicação oferece algumas vantagens em relação às mídias tradicionais, como o fato de ser um meio limpo e sustentável de fazer propaganda, que fala diretamente com o público alvo.

“Hoje, nem todas as pessoas têm e-mail, mas quase todos possuem celular e olham quando uma mensagem chega. Além disso, é barato e você consegue mensurar sua efetividade, pedindo para que o cliente apresente o SMS para ter um desconto, por exemplo”, enumera o diretor-executivo da empresa.

Mil e uma utilidades A SMS Digital oferece três opções de serviços. A primeira é o SMS Corporativo, voltada para o envio de convites, agradecimentos e cobranças. Já o SMS Marketing é para a comunicação direta com o cliente, divulgando alertas de ofertas, cupons de desconto e lançamentos de produtos.

A SMS Digital nasceu em São José do Rio Preto, em 2012, e hoje já conta com mais de 150 unidades espalhadas pelo país
A SMS Digital nasceu em São José do Rio Preto, em 2012, e hoje já conta com mais de 150 unidades espalhadas pelo país
Foto: Divulgação

“Também contamos com o SMS Radar, que funciona como uma pesquisa de satisfação. Com ele, um dono de restaurante pode, por exemplo, perguntar se as pesso

as estão satisfeitas com o atendimento ou se desejam algo novo no menu. São perguntas curtas, para não estressar o cliente, e a resposta é gratuita”, afirma Lotti.

Para usar um dos serviços, o cliente acessa um portal da empresa a adquire créditos que podem ser gastos em diferentes serviços. Cada SMS enviado tem um custo que varia de R$ 0,08 a R$ 0,16 centavos, de acordo com o volume de mensagens a serem enviadas.

Diante do sucesso do negócio, a SMS Digital adotou o modelo de franquias para crescer, e hoje conta com mais de 150 unidades espalhadas pelo país. Uma das opções oferecidas é a franquia de home office, que tem baixos custos para quem quer começar a empreender. “Este modelo está com uma grande procura por conta da crise. Com o aumento do desemprego, as pessoas estão buscando alternativas de renda”, afirma Lotti.

Fonte: Empresa oferece ferramenta de marketing via SMS para MPEs - Terra

Grátis: Unicamp oferece curso on-line sobre empreendedorismo

Pensando em investir no próprio negócio? Curso on-line traz as principais práticas nesse sentido

Estão abertas as inscrições para o curso O Empreendedorismo e as Competências do Empreendedor”, oferecido pela Unicamp por meio da plataforma Coursera. Com duração de 10 a 12 horas, as aulas vão abordar conceitos e práticas que o empreendedor deve adotar para desenvolver seu negócio.

O módulo foi elaborado pelo professor Paulo Lemos, e tem o objetivo de atender empreendedores que já identificaram uma oportunidade de um novo negócio ou pessoas que queiram aumentar seu conhecimento sobre o assunto.

Aulas vão abordar conceitos e práticas que o empreendedor deve adotar para desenvolver seu negócio
Aulas vão abordar conceitos e práticas que o empreendedor deve adotar para desenvolver seu negócio
Foto: Syda Productions / Shutterstock

As inscrições podem ser feitas por meio deste link .

Fonte: Grátis: Unicamp oferece curso on-line sobre empreendedorismo - Terra

Depois de perder o emprego, casal abre empresa de chocolate

Eles não perderam a motivação e souberam transformar a crise em oportunidade
Depois de perder o emprego, casal abre empresa de chocolate Claudia Baartsch/Especial
Casal começou com ovos de Páscoa e já tem encomenda para casamentoFoto: Claudia Baartsch / Especial
Como tantos jovens na faixa dos 21 anos, Lauro Ângelo dos Santos Serafini e Sthef Graf começavam a vida a dois na correria do emprego e da universidade, como estudantes deDireito e de Engenharia de Produção.Este era o plano, só que em menos de um ano tudo mudou. Em outubro de 2014, a empresa onde Lauro trabalhava como síndico profissional, em Joinville, passou por problemas financeiros e ele foi demitido.No mês seguinte, envolveu-se em um acidente de carro e teve a perda total do veículo, que não tinha a cobertura de seguro. A esposa havia acabado de se submeter a uma cirurgia nas amígdalas.Lauro não se desesperou. Buscou recolocação, teve apoio da família e não deixou os amigos de lado. Uma vez por semana, manteve a presença no futebol, sua grande válvula de escape para manter a tranquilidade.— Eu procurava emprego, estava difícil, até que consegui estágio em uma empresa de advocacia  — recorda Lauro.Mas a renda familiar continuava apertada com tantos compromissos. Foi quando Sthef se lembrou de um gosto antigo, fazer chocolate, e decidiu preparar ovos de Páscoa para aumentar a renda. Utilizando as redes sociais, conseguiu 70 encomendas na estreia e muitos elogios.Como ela adorava fazer chocolates desde menina e ele sempre sonhou em ser empreendedor, o feito animou o casal.Logo após a Páscoa, a crise bateu à porta da empresa de ventiladores industriais onde Sthef trabalhava como assistente financeira e a estudante de engenharia entrou na lista de cortes. Era o que faltava para a virar o jogo. Os dois se mudaram no final de junho para São Francisco do Sul, onde mora a mãe de Lauro, e deram início a uma nova vida.RotinaO primeiro passo foi procurar o Sebrae para estruturar o plano de negócio e receber orientações de como evoluir. A rescisão serviu para pagar dívidas e sobrou um pouco para iniciar a produção em casa.A esposa dedica três dias na semana para preparação dos chocolates, do nascer do Sol até a madrugada, e recebe a ajuda da cunhada nos horários vagos. O marido cuida dos procedimentos para abertura da empresa e da venda dos chocolates  na faculdade e em estabelecimentos comerciais. A frutaria é o lugar onde mais vende, diz o Sthef.As encomendas são feitas, na maioria das vezes, através das redes sociais. Em outubro, o casal terá o maior desafio: preparar os doces de um casamento.— Tínhamos carro, morávamos bem e tudo desmoronou, mas o que aconteceu serviu para evoluírmos, hoje somos mais felizes — conclui o jovem casal de empreendedores.Do limão à limonadaA história de Lauro e Sthef ilustra o que os profissionais recomendam durante a crise, tentar usar a adversidade para encontrar novos caminhos. Isto só acontecerá, contudo, se houver determinação e o profissional não cair na armadilha de se colocar no papel de vítima, explica a psicóloga Cleonice de Fatima de Andrade.A crise, afirma, pode se transformar em uma excelente oportunidade se for encarada como desafio, fazendo com que as pessoas pensem em diferentes estratégias para lidar com as dificuldades.— O que não se pode fazer é personalizar os acontecimentos acreditando que as dificuldades que surgem se devem a algum fator relacionado à inadequação ou incapacidade e, sim, pensar que o País está em dificuldade. Além disso, entender que se trata de algo temporário que não durará para sempre. Diante de uma dificuldade precisamos pensar em formas alternativas de resolver os problemas e que não estamos sozinhos nisso tudo — explica Cleonice.Quem conhece a professora e fundadora da Artfitness, Sabrina Lermen, supreende-se com sua paixão e disposição ao falar da vida e do trabalho, fruto do autoconhecimento, de muito estudo, persistência e mão na massa. Confira as dicas da arte-educadora para quem está a procura de motivação nestes tempos de crise:Busque a felicidade — Tente fazer algo que o deixe feliz, isso vai ajudá-lo a se recriar, a buscar novos caminhosEstude — Qual o tempo que você dedica de sua vida, no dia a dia, para o aprendizado? Quais as escolhas na hora de gerenciar o tempo? Hoje em dia há muitos cursos gratuitos na internet. A crise pode servir para dar velocidade à busca de alternativas e soluções.Acredite — Falta crença às pessoas de que elas são capazes de inovar, mas isto é possível com domínio sobre o que se faz, comprometimento e valores, não se pode pensar apenas na capacitação.Converse — Digo que as mulheres fazem terapia conversando e isto é bom, conversar ajuda a lidar melhor com os problemas.Mexa-se — Trabalhe o corpo, alongue-se e se fortaleça. Os pais também podem ajudar os filhos a encarar estas questões no futuro, quando estimula suas múltiplas inteligênciasSeja grato — Agradeça por suas conquistas durante a vida e potencialize suas qualidades
Fonte: Depois de perder o emprego, casal abre empresa de chocolate - A Notícia

Fiesp promove evento que une programação e empreendedorismo

Estão abertas as inscrições para a quarta edição do Hackaton, maratona promovida pela Fiesp que reúne profissionais da área de tecnologia para desenvolver soluções em uma espécie de maratona que mistura programação e empreendedorismo.

O evento, que acontece na sede da Fiesp (Av. Paulista, 1313) entre os dias 22 a 24 de agosto, terá como tema economia compartilhada e colaborativa, e as iniciativas devem ter formato de aplicativo móvel e código aberto.

A programação inclui palestras, mentorias e brainstorms de criação das equipes. No domingo, os projetos são apresentados para uma banca de jurados e no dia seguinte acontece a cerimônia de premiação.

Maratona acontece entre os dias 22 e 24 de agosto, em São Paulo
Maratona acontece entre os dias 22 e 24 de agosto, em São Paulo
Foto: Filipe Frazao / Shutterstock

A equipe ganhadora terá o direito de participar do evento Acelera Startup da Fiesp, que acontece em novembro, com possibilidade de aceleração do projeto, inclusive com investimento.

Fonte: Fiesp promove evento que une programação e empreendedorismo - Terra

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