Joinville ganha laboratório para análise de grandes bases de dados
SC pode receber polo de inovação com fundos do BNDES
Terceira versão do Criatec contará com sete empreendimentos no País e patrimônio de R$ 200 milhões
O BNDES lançou o Criatec 3, fundo voltado para investimentos em empresas inovadoras com atuação prioritária nos setores de nanotecnologia, tecnologia da informação, biotecnologia, agronegócios e novos materiais. A terceira versão contará com sete polos de atuação regional e patrimônio de R$ 200 milhões.Um dos sete polos poderá ser em Santa Catarina, que disputa o empreendimento com o Paraná. Os outros polos serão na Bahia e três na região Sudeste, sendo obrigatório um no Espírito Santo e em Minas Gerais. As vagas restantes estão entre Amazonas e Pará; e Pernambuco e Paraíba.A Inseed Investimentos será gestora nacional do fundo. Poderão ser apoiadas empresas com receita operacional líquida anual de até R$ 12 milhões. O valor máximo de investimento por empresa, em uma primeira capitalização, será de R$ 3 milhões. No mínimo, 25% do portfólio do fundo deverão ser investidos em empresas com receita operacional líquida anual inferior a R$ 3 milhões.O BNDES, por meio da BNDESpar, investirá R$ 130 milhões. Os demais quotistas deverão somar aportes da ordem de R$ 70 milhões. Há oportunidade para investidores que queiram aportar até R$ 20 milhões.Fonte: ANotíciaStartup de fidelidade hoteleira conquista usuários
Bom momento para as empresas de tecnologia em Joinville
Empreendedorismo é alternativa para a crise
Cartilha ensina a montar uma startup de sucesso
O mercado de startupsvem se desenvolvendo com rapidez no Brasil. De acordo com estimativas do segmento, há pelo menos 10 mil empresas nascentes atuando em diversas atividades, desde em economia criativa até saúde e educação. Embora seja um mercado promissor, que recebeu mais de R$ 700 milhões em investimentos no ano passado, é preciso ter em mente que uma boa ideia e disposição para colocá-la em prática não são suficientes para chegar ao sucesso.
É o que diz a cartilha formulada pelo Sebrae, que foi lançada durante a Campus Party São Paulo, que acontece até domingo (31), no Centro de Convenções do Anhembi. Com o título 10 Dicas para Tirar uma Ideia do Papel e Montar uma Startup de Sucesso, a publicação está disponivel exclusivamente pela internetaos cerca de 8 mil jovens e adultos que estarão acampados no Centro de Convenções do Anhembi. O material estará disponível também no site do Sebrae.
“A expansão da internet, os smartphones, dentre outros avanços tecnológicos, permitiram o surgimento de novos modelos de negócio e a entrada de mais jovens no mundo do empreendedorismo. Para se ter uma ideia, 53% dos empresários brasileiros têm entre 18 e 34 anos. São jovens cheios de ideias, que enxergam o mundo com outra perspectiva, mas que precisam ser orientados para terem mais chances de acertar. Essa cartilha vem para ajudar nessa tarefa”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.
Trabalhar com temas com os quais tem afinidade, participar de eventos, ouvir a opinião de outras pessoas, incluindo clientes, são alguns pontos apontados como fundamentais pela publicação antes de abrir o negócio.
Em seguida, é necessário montar uma equipe multidisciplinar, em que cada sócio tenha expertises complementares. Isso vai facilitar os processos, afinal, ninguém é especialista em tudo e dividir tarefas com outras pessoas – comodesign, venda, administração e desenvolvimento – é o melhor caminho para uma empresa que está nascendo, muitas vezes, sem capital. Também é importante firmar um acordo por escrito entre os membros da equipe, para estabelecer obrigações e direitos e, dessa maneira, evitar prejuízos à empresa em caso de desistência de um dos membros.
A cartilha diz ainda que é importante estipular indicadores para medir os resultados alcançados e ter um plano para captar recursos. E, claro, impõe como regra “pensar grande”, mesmo que esse grande ainda pareça algo longínquo.
Atuação
O Sebrae atende startups digitais em todo o Brasil por meio de projetos compostos por ações de capacitação, inovação e mercado. Uma das estratégias é a participação em eventos do segmento, nos quais apresenta suaexpertise em preparar o empreendedor para transformar suas ideias em negócios.A instituição também desenvolve soluções que possam atender às necessidades específicas das startups digitais, como metodologias de modelo de negócios e de desenvolvimento de clientes; apoia esse público com serviços em inovação, tecnologia e educação financeira; e trabalha em parceria com parceiros a fim de buscar sinergias entre os assuntos.
Empreendedorismo é destaque na Campus Party Brasil 2016
“Contamos com consultores de várias áreas para ajudar os participantes a tirarem suas ideias do papel e orientá-los quanto às oportunidades trazidas pelas necessidades do consumidor, as melhores formas de capacitação e o ambiente legal para as micro e pequenas empresas, que são a maioria entre as startups”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos. Os consultores estarão à disposição do público nos stands da instituição, montados nas áreas interna e externa do evento.
Sob o tema Feel the Future (Sinta o Futuro, em português), o evento colocará em evidência os desafios e oportunidades que a humanidade passará nas próximas décadas para melhorar o mercado de trabalho, a qualidade de vida nas cidades, a educação, entre outros aspectos. Nesse sentido, o Sebrae apoia a realização da Maratona de Negócios dentro do espaço Arena, que irá reunir 125 equipes que apresentarão propostas de produtos e serviços voltados para seis temas: Economia Criativa, Mobilidade e Urbanismo, Saúde, Educação, E-Commerce e Impacto Social.
Mais do que nomear uma das categorias, essa última temática é transversal e estará inserida nas demais, com o intuito de mostrar aos futuros empresários que é possível ganhar dinheiro e, ao mesmo tempo, provocar uma mudança significativa na realidade de comunidades, especialmente aquelas de baixa renda.Também na Arena estará o Palco Empreendedorismo, como uma série de painéis, palestras e discussões sobre temas relevantes.
Campus Experience
A área aberta e gratuita da Campus Party terá ainda programação do Sebrae. Como forma de apoiar negócios nascentes ou que estão começando a se estabelecer e a se consolidar no mercado, a instituição faz parte da curadoria, junto com a Campus Party, da terceira edição do espaço Startups & Makers, que terá a participação de 200 empresas. Nesse espaço, elas poderão mostrar seus produtos e serviços a possíveis investidores e compradores. A área também será palco para palestras e workshops, além de mentorias por expertsem empreendedorismo.
Lançada na Campus Party Recife, a plataforma Like a Boss 1Up também terá destaque na programação da área externa do evento. Trata-se de uma competição entre 48 empresas, dentre 1,6 mil convidadas que já participam de projetos do Sebrae destinados a startups em 24 Estados. Cada um desses negócios passará por uma série de seletivas e os oito que se saírem melhor nessas etapas se apresentarão para uma banca de especialistas e investidores no Demoday.