Apostando no marketing e na aquisição de concorrentes, rede quer chegar a 300 unidades em cinco anos

Rede Chicken-In utilizou as franquias para retomar sua expansão (Foto: Divulgação)

No mercado desde a década de 1960, a rede de restaurantes Chicken-In viveu altos e baixos em sua trajetória. Com um plano agressivo para retomar a expansão de franquias, a empresa firmou uma parceria com a RGF, consultoria de gestão e reestruturação de empresas, e pretende passar das atuais 12 unidades para cerca de 300 lojas em cinco anos.

Fundada em 1967 por um grupo de americanos a fim de replicar o sucesso dos fast foods do país, a Chicken-In viveu uma grande expansão a partir de 1984, quando o empresário Robert Morton Geddes assumiu a gestão da empresa. A rede de restaurantes chegou a contar com cerca de 70 unidades franqueadas.

Após o falecimento de Geddes, em 2000, a empresa enfrentou dificuldades no modelo de gestão até recorrer, no ano passado, à consultoria RGF, que se interessou muito pela proposta e pelo potencial de crescimento do negócio. “Não só fizemos o serviço de consultoria como entramos como sócios”, afirma Renato Zuccari, que hoje é diretor geral da Chicken-In.

A partir de um investimento externo, a RGF e a Chicken-In trabalham em conjunto para aproveitar o bom momento vivido pelo franchising no Brasil, que cresceu 11,2% no primeiro trimestre de 2015 em relação a 2014, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), e reposicionar a marca no mercado. “Foram R$ 2 milhões investidos na área de marketing, na reestruturação dos processos e em capital de giro”, diz Zuccari.

O atual contexto econômico não tira a confiança do empresário. “Apesar da crise, o mercado de alimentação continua crescendo. Além disso, temos uma vantagem, pois nossos pratos são feitos a partir de frango, que é uma carne relativamente mais barata que as demais”, afirma.

Com uma nova identidade visual e presença constante em feiras do segmento pelo país, a Chicken-In mira agora a aquisição de outras empresas da área para alavancar o número de franquias ainda neste ano. A meta da empresa é chegar a 80 unidades até o final de 2015.

Para se tornar um franqueado da Chicken-In, o investimento inicial é de R$ 300 mil, com retorno do capital no prazo estimado entre 12 e 24 meses. A taxa de royalities é de 5%, e a de publicidade, de 2% do valor bruto.

Fonte: Chicken-in investe para se reposicionar no mercado de franquias – PEGN – Franquias

Transforme a Gestão do Seu Negócio

Nossas soluções simplificam a administração da sua empresa e promovem seu crescimento.

CANAIS DE VENDA ONLINE