Ana Lúcia Luz começou vendendo tapetes e hoje lidera grupo com três marcas de objetos de decoração
Apaixonada por arte, Ana Lúcia Luz, 66 anos, começou a trabalhar com tear manual em 1988, em São Paulo (SP), onde confeccionava tapetes rústicos. Aos poucos, o hobby foi ganhando força.
Hoje, a empreendedora comanda Studio Trama, junto com o marido, Paulo Jordan da Luz, 70 anos, o filho Luis Felipe Luz, 41, e a nora Silvania Luz, 41. O grupo engloba as marcas Aroeira, Greenleaf e Emporium A, todas com artigos para casa. Hoje, o grupo fatura cerca de R$ 900 mil por mês. “Esperamos aumentar o faturamento da loja de R$ 120 mil mensais para R$ 200 mil”, conta Luis Felipe, filho de Ana Lúcia, que hoje está à frente dos negócios.
A loja Emporium A, que na época se chamava Aroeira, vendia os tapetes artesanais. “Depois de um tempo, o local ficou pequeno para o negócio e passamos a loja para outro endereço. Hoje já estamos na terceira casa”, diz. Na unidade mais recente, foram investidos R$ 500 mil.
Com o crescimento, os empreendedores resolveram investir na empresa. Assim, os tapetes deixaram de ser manuais e passaram a ser encomendados de fabricantes da Índia e dos Estados Unidos. “Por conta de uma mudança na demanda do mercado, não fazia sentido continuar vendendo tapetes artesanais. Por isso, permaneci idealizando os modelos dos tapetes, mas passei a terceirizar a produção”, diz a empreendedora.
Hoje, a Emporium A vende desde os capachos da marca até itens de cozinha, como as panelas Le Creuset.
A marca Aroeira responde pela venda e produção dos tapetes, que podem ser encontrados em mais de 1.100 pontos de venda pelo país, como lojas de decoração e materiais de construção. “São itens que atendem a todos os gostos, com diferentes materiais, cores e modelos”, diz.
O grupo ainda tem a representação exclusiva da Greenleaf, empresa americana de aromatizantes. “Ela é uma grande parceira nossa desde o começo. Somos representantes exclusivos dessas fragrâncias para ambientes em todo o Brasil”, conta Ana Lúcia.