Qual o primeiro passo para montar uma startup?

Stefan Schimenes, fundador da Investorise e cofundador da Cazamba

Oportunidade – É importante identificar uma grande oportunidade de mercado, pois sem uma grande oportunidade você atuará num oceano vermelho que é extremamente competitivo.

Autoanálise – É necessária uma autoanálise para verificar se o empreendedor possui as competências necessárias para atuar no mercado identificado.

Como saber se minha ideia é boa o bastante para montar uma startup?

Guilherme Junqueira, gerente executivo da ABStartups

Validação – A melhor forma de saber é falar diretamente com os clientes, ouvindo-os de maneira abrangente e criando soluções que de fato resolvam um problema.

Feedbacks contínuos – Após fazer uma primeira validação minuciosa, o empreendedor de startup deve continuar ouvindo seus clientes a cada nova decisão.

Como avaliar o público-alvo?

Paulo Veras, CEO da 99 Táxis

Pesquisas – Muitas empresas começam com a identificação de um problema pelo próprio empreendedor.

Barriga no balcão – Os melhores casos são sempre de gente que fica perto do cliente (barriga no balcão).

Qual a importância de conhecer o setor?

Julio Vasconcelos, presidente do conselho e fundador do Peixe Urbano

Traga um especialista – Se você não conhece bem o setor, traga alguém para o time que o conheça.

Ninguém sabe tudo – Você certamente não precisa saber tudo nem ser o melhor em tudo. Basta saber diagnosticar as qualidades que faltam em você e em seu time para então encontrar e trazer para a empresa as peças que faltam.

Com quantas pessoas posso montar uma startup?

Pedro Waengertner – Cofundador da Aceleratech e Coordenador de Marketing Digital da ESPM

Time completo – Normalmente a gente costuma dizer que uma startup tem um cara bom de vendas, outro de tecnologia e outro de visão.

Startup solitária – Um trio normalmente é legal. Mais isso pode ter com duas, quatro ou mais. O que não pode existir é uma startup de um homem só.

Quais os maiores erros cometidos por quem empreende nesta área?

José Carlos Aronchi, consultor do Sebrae-SP

Falta de clareza – É fundamental que o empreendedor tenha claro seu modelo de negócios, detalhando o público que pretende atender, o valor do que ele está oferecendo e a maneira de ganhar dinheiro com isso.

Protótipo – Os investidores sempre querem ver o seu negócio o mais próximo possível da operação. Por isso, se você procurá-los sem um protótipo desenvolvido, as chances de uma resposta positiva são menores.

Qual foi o segredo da sua startup que pode ser empregado em outros casos?

Igor Kalassa, CEO da 4Life Marketing Digital

Caminho e persistência – O principal segredo foi acreditar que a inovação poderia ser um caminho e que a persistência nos levaria ao sucesso.

Clientes – O caminho do sucesso passa, obrigatoriamente, pelo sucesso de seus clientes.

Como posso atrair investidores

Pedro Waengertner – Cofundador da Aceleratech e Coordenador de Marketing Digital da ESPM

Investidores – O número de investidores não é enorme, no Brasil ainda é restrito e a oportunidade é menor.

Ande com as próprias pernas – Aconselho a empresa a realmente pagar suas contas e depois, sim, olhar com calma, e ir atrás de investidor.

Qual a motivação para montar uma startup?

Stefan Schimenes, fundador da Investorise e cofundador da Cazamba

Valor Social – A principal motivação é a de construir algo para a sociedade que agregue valor. Um sentimento de que de alguma forma consegui contribuir para uma sociedade melhor.

Posso envolver familiares ou amigos?

Paulo Veras, CEO da 99 Táxis

Não misture – Geralmente torna as coisas bem mais complicadas, porque mistura diversas relações e há grandes chances de elas ficarem deterioradas.

Papel do empreendedor – Imagine a dificuldade em demitir um irmão ou a própria mãe! No papel de empreendedor, você pode ser forçado a tomar uma decisão destas. Para não correr este risco, melhor não misturar.

Fonte: Como montar uma startup no Brasil – Terra

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