Rua Nove de Março 737 - Sala B - Centro
Ed. Turim - 89201-400 - Joinville - SC
contato@ancoraoffices.com.br

Conheça 5 opções de bancos digitais e livre-se das taxas

Conheça 5 opções de bancos digitais e livre-se das taxas

Entre as vantagens das contas online está a redução do número de tarifas que o correntista precisa pagar. Veja detalhes sobre os bancos Inter, Nubank, Next, Neon e BS2.

Na mente de muitos brasileiros, a palavra banco é sinônimo de burocracia: longas filas, juros altos e muitas taxas.

Felizmente, esse cenário está mudando! A tecnologia trouxe algumas soluções para estes problemas do sistema financeiro com os chamados bancos digitais

O que é um banco digital?

Os bancos digitais são parecidos com os bancos tradicionais. A maioria deles têm conta corrente, poupança, saque, transferência e empréstimo, por exemplo. Mas não existe a estrutura física de agências, o que deixa seu funcionamento muito mais barato.

Essa economia pode ser repassada para o correntista, que muitas vezes não paga taxas para fazer transações como TED e DOC, não coloca a mão no bolso para abrir uma conta digital e fica livre de algumas obrigações chatas quando o assunto é banco.

Qual a diferença de um banco digital para um banco tradicional?

O novo modelo de conta digital dispensa várias burocracias, como as idas às agências físicas. Você vai abrir a sua conta pelo próprio celular e resolver todos os problemas pela internet.

Por exemplo: muitos bancos tradicionais exigem que o cliente vá até uma das unidades físicas da instituição para ter acesso a uma senha, código ou chave eletrônica que permita ao usuário fazer transações a distância. Nos bancos digitais, nada disso é mais necessário.

E, claro, uma das maiores e mais importantes diferenças entre o banco digital e o banco tradicional é a cobrança de tarifas para algumas transações! A maioria dos bancos digitais também não cobra anuidade para quem quiser ter um cartão de crédito e disponibiliza as compras efetuadas quase que instantaneamente no aplicativo de celular do banco.

Na hora do saque, muitas das instituições bancárias totalmente digitais trabalham apenas com o Banco24Horas e com um número limitado de retiradas de dinheiro por mês. Por isso, ao escolher abrir uma conta digital, lembre-se de verificar qual a melhor opção para você ou para o seu negócio!

5 opções de bancos digitais:

1. Banco Inter

O banco digital tem opções de conta online para pessoas físicas, pessoas jurídicas e microempreendedores individuais. Todas elas são gratuitas. O cartão da conta é da bandeira MasterCard e é liberado na função débito. Para usar o crédito, é preciso passar por uma análise financeira da instituição.

2. Nubank

A chamada NuConta é uma das novidades da empresa, que começou apenas com um cartão de crédito. As transferências de dinheiro são gratuitas e ilimitadas. A startup de tecnologia oferece a portabilidade de salário — que pode feita pelo próprio aplicativo de celular. Também oferece um rendimento maior que a maioria dos bancos tradicionais. Para cada saque, porém, é preciso desembolsar R$ 6,50.

3. Next

Disponível apenas para pessoa física, este banco digital pertence ao Bradesco. Apesar de fazer parte de um banco tradicional, traz algumas opções que se parecem com as dos bancos que já nasceram digitais. A conta chamada “na faixa” tem transferências ilimitadas apenas para outras contas Next e para o Bradesco, saques sem tarifas e anuidade zero em uma das opções de cartão de crédito disponível. No entanto, TED ou DOC só podem ser feitos sem taxas uma vez por mês.

4. Neon

Para abrir uma conta é preciso fazer o cadastro direto no aplicativo do banco, ter um celular com câmera frontal, ser maior de 18 anos e ter documentos como RG ou CNH e CPF. São gratuitos apenas o primeiro saque, transferência e boleto do mês. Depois, são cobradas tarifas a cada uso. Porém, quem é usuário da conta digital pode ter 30 dias de transações grátis sempre que fizer dez compras no mês e ativar a funcionalidade Neon+.

5. BS2

O banco começou como Bonsucesso em 1992, mas desde 2017 oferece apenas os serviços digitais para pessoas físicas e também para empresas. Abrir a conta digital não tem custo e não são cobradas taxas para saque na rede do Banco24Horas, transferências entre contas BS2 ou outros bancos e para emissão de boletos.