Cecilia Dale e Conceição Cipolatti, empreendedoras da área de decoração, vivem o período natalino durante todo o ano
Segundo pesquisa realizada pela Fecomércio RJ/Ipsos, o gasto com presentes de Natalem 2015 deve movimentar cerca de R$ 10 bilhões. Apesar de o valor ser o menor dos últimos dez anos, a data ainda se mostra como uma das mais importantes para o varejo nacional. Para alguns empreendedores, o Natal representa muito mais do que um período de vendas, e, sim, a razão dos seus negócios.
Esse é o caso de Cecilia Dale e ConceiçãoCipolatti, mulheres que, assim como as crianças no mês de dezembro, não conseguem tirar o Natal da cabeça. A diferença entre elas e os pequeninos é que suas preocupações não estão relacionadas à chegada ou não do Papai Noel, mas, sim, se os seus negócios estão preparados para a época mais importante nas empresas.
Hoje, a empreendedora Conceição Cipolatti é reconhecida em todo o Brasil por realizar decorações natalinas em shoppings. A Cipolatti está presente em todos os estados do país. Além do mercado nacional, a Cipolatti já desenvolveu projetos para países como Argentina, Chile, México, Panamá, Uruguai e Angola.
Em 30 anos de existência, a empresa desenvolveu mais de 600 temas diferentes de Natal. Para realizar as decorações, o planejamento começa em março, com o processo de escolha dos temas.
Uma das formas de demonstrar seus produtos é disponibilizando as decorações em um espaço na cidade de São Paulo para os clientes. Depois de fechar as negociações, a companhia passa os próximos seis meses preparando os enfeites. A montagem, em si, só começa a partir de outubro e demora de uma a 15 noites para ficar pronto.
Segundo Ana Cecília Cipolatti, diretora de marketing e filha de Conceição, todo final de ano a empresa triplica o número de funcionários. Nos últimos anos, o reforço tem sido maior especialmente nas áreas de tecnologia, com a criação de elementos móveis e inovadores nas decorações, e marketing, responsável por licenciar personagens da Disney e da Warner nas suas decorações.
“Todo ano os shoppings querem sempre apresentar uma novidade. O Natal deixou de ser simples, ele se tornou um evento. Por isso, a gente viaja e pesquisa bastante, sempre procurando novas tendências e produtos”, diz Ana. As decorações da custam, em média, R$ 250 mil, mas algumas podem chegar a R$ 1,5 milhão.
Mas, para quem acha que a empresa só trabalha no final do ano, Ana afirma: “É mentira, em janeiro temos que desmontar tudo e fevereiro já estamos arrumando nosso showroom para voltar a comercializar o serviço.”
Natal de luxo
Assim como a Cipolatti se destaca no mercado de decorações natalinas para shoppings, a empresa Cecilia Dale, da empreendedora de mesmo nome, também é referência dentro dos produtos de Natal. A principal diferença, no entanto, é que seus objetos decorativos são vendidos diretamente aos consumidores.
Cecilia conta que quando começou a fabricar cestas e bandejas, em meados dos anos 1980, não imaginava que essa ação poderia se tornar tão importante na sua vida. Hoje, a empreendedora se tornou referência em decoração de luxo e montagem de ambientes natalinos. “Chegava o final do ano e as pessoas queriam produtos diferentes para decorar suas casas. E foi assim que comecei a investir nessa área”, diz.
O grande destaque veio quando, nas festas de fim de ano, decorou sua loja com uma árvore de Natal bem “bonitinha”, como gosta de dizer. “Começou a fluir cada vez mais. Todo mundo queria uma”, afirma Cecilia. Foram mais de 400 temas ao longo dos anos – contando cada um com mais de 150 diferentes peças.
E, depois de 30 anos, a empreendedora afirma que o Natal representa 20% do seu faturamento anual. “Normalmente é muito impactante para a empresa. As pessoas gostam muito do Natal e isso abre possibilidades para criarmos produtos novos.” Com o sucesso, Cecilia passou a ministrar workshops em shoppings centers para clientes. “É muito legal ver as famílias testando as decorações nas suas casas.”
Fonte: Conheça duas empreendedoras que vivem o Natal o ano inteiro – PEGN