Editora lança novo projeto, no Dia do Empreendedor, para estimular professores e alunos a tomarem iniciativas positivas frente a uma ideia inovadora
A revolução nascida com a globalização vem se modernizando e mudando de rumo: empreendedorismo não se restringe hoje apenas como uma solução para ocupar desempregados, mas um estilo de inovação econômica. Para muitos dos trabalhadores demitidos e que não conseguem se recolocar no mercado, a opção do negócio próprio vai perdendo o tom de necessidade e virando uma oportunidade de vida.
Com isso, o empreendedorismo, que antes nascia por necessidade, vai se transformando numa vocação que premia os projetos vencedores com a realização profissional. Mas a relativa facilidade de se abrir um negócio hoje não significa que empreender é uma tarefa simples.
Há milhares querendo abraçar a atividade, mas sem preparo. É preciso a adesão de todas as forças da sociedade, principalmente as que produzem o conhecimento da iniciativa. A participação das universidades é fundamental para que a missão se transforme num instrumento de enriquecimento e não somente uma alternativa para os desempregados, que hoje somam 11,5 milhões em território nacional.
Com a visão de que esse é um processo sem volta, a Editora Empreendedor, com 22 anos de existência e autora da mais importante revista impressa e portal digital do País sobre empreendedorismo, está lançando o projeto Educação Empreendedora. O objetivo é estimular e incentivar professores e alunos para esta formação, publicando e colocando na mesa do debate as diferentes iniciativas das universidades, de professores, em favor do empreendedorismo, do estímulo ao nascimento de novas empresas e da inovação em processos, produtos e serviços para a indústria e o varejo.
Uma série de reportagens publicada na revista impressa e no site vai mostrar a iniciativa de diferentes alunos universitários, dentro ou já fora da universidade, que estão montando empresas e já lançam produtos, destacando cases de sucesso e contando como se chegou a eles.
O Brasil que ainda precisa produzir de tudo, desde alfinetes para a indústria da moda até tratores para o agronegócio para superar uma das maiores crises econômicas de sua história. Para isso, é vital a preparação dos jovens para que, a partir da universidade, adquiram competências múltiplas, aprendam a desenvolver o trabalho em equipe, fundamental para o sucesso. O desafio de empreender por conta própria para criar novos produtos e serviços inovadores, criativos e rentáveis exige um forte preparo de inovação e aptidão para um mercado cada vez mais exigente.
São essas histórias que vamos contar para nossos leitores em cinco páginas a cada edição da Revista Empreendedor. Além da parte impressa, o projeto Educação Empreendedora também vai ganhar espaço no Portal Empreendedor, com atualizações diárias, destacadas na página principal.
Acompanhe e fique por dentro das iniciativas empreendedoras em favor do nascimento de novas
empresas e da inovação em processos, produtos e serviços para a indústria e o varejo.
Fonte: Empreendedor