Por conta de seu know-how, Isabela está envolvida em vários projetos em parceria com o Sebrae, com foco em confecção. Atualmente, também auxilia empresas de menor porte que têm carência de informação sobre como preparar o produto para o mercado externo. Representante de dois grandes grupos franceses – Eurovet e WSN Developpement – Isabela seleciona quais marcas podem participar dos mais prestigiados salões de moda do mundo como o Who´s Next, Première Classe e Paris Sur Mode, todos em Paris, promovidos pelo WSN Developpement.
Já o grupo Eurovet é líder mundial na organização de feiras para o setor de intimates (praia e lingerie) e entre os mais conhecidos estão Mode City e Interfilière Paris e Riviera Cannes. Entre as marcas que Isabela escolheu para expor seus produtos lá fora estão Osklen, Cecilia Prado, Guilhermina, Pat Bo e Lucas Magalhães, ambas do grupo Patricia Bonaldi, além de Têca by Helô Rocha e a Vixby Paula Hermanny.
Na visão de Isabela, a empresa que tem vontade de exportar seus produtos deve, antes de tudo, avaliar bem sua estratégia de expansão. Segundo ela, a empresa primeiramente deve estar bem posicionada no mercado brasileiro para depois pensar em internacionalizar. “O Brasil é tão grande que as empresas devem avaliar se têm fôlego para o mercado externo”, afirma. Por outro lado, a empresária acredita que exportar produtos dá muito retorno, apesar de ser trabalhoso. “É uma maneira para ter outras saídas e uma vantagem competitiva”.
Os anos de prática permitiram que Isabela desenvolvesse um faro estratégico para analisar o que pode ou não dar certo para as marcas brasileiras lá fora. O trabalho dela tem foco em detectar as necessidades das empresas brasileiras e traçar planos de sucesso para as exposições em mercados externos. De acordo com Isabela, não basta ter um excelente produto e não ter a menor estrutura para desembarcar no exterior.
Pensando em atender às maiores demandas das empresas de confecção de menor porte, Isabela, em parceria com o Sebrae, ofereceu consultoria para um polo têxtil de Juruaia (MG), que concentra mais de 100 indústrias fabricantes de produtos de moda íntima (lingerie) com foco no mercado de pronta-entrega, atendendo principalmente atacadistas e revendedoras. O trabalho, que foi desenvolvido no primeiro semestre deste ano, já apresentou resultados positivos, segundo a empresária.
Através de uma missão empresarial a Paris, organizada por ela, os empresários tiveram contato com novas ideias que poderiam levar para a loja deles. “Foi muito válido, pois eles puderam observar como se preparar para tornar seu produto atrativo”, avalia. A agência criada por ela – e que leva o seu nome – tem por meta apresentar as marcas nacionais no mercado externo buscando estimular as exportações brasileiras e atrair investimentos.
Todas essas ações acontecem através das parcerias que sua agência criou com entidades como Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Abest (Associação Brasileira de Estilistas) e Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção). Para os próximos meses, Isabela segue com o propósito de encontrar novos talentos na indústria têxtil brasileira para apresentar ao mundo. Eventos em Xangai, Dubai e Nova York estão por vir. E agora ela está concentrada em acompanhar as finalizações dos produtos das marcas para apresentar em mais um evento em Paris no mês de setembro.
Fonte: Empreendedora leva o melhor da moda brasileira para o exterior – Empreendedor