Criada pelos irmãos Ricardo e Rodrigo Chen, a Padaria Pet serve suco, doces e cerveja para animais
Ao entrar em uma padaria pela manhã, há grandes chances de encontrar uma série de clientes tomando café da manhã. Na Padaria Pet, empreendimento dos irmãos Rodrigo e Ricardo Chen, algo de diferente acontece. Ao lado das pessoas e seus cafés, estão cachorros e gatos, sentados à mesma mesa, comendo docinhos de batata doce e tomando sucos de frutas para começar o dia.
A ideia da Padaria Pet, uma das expositoras da Feira do Empreendedor SP 2016, surgiu quando os dois irmãos conheceram um estabelecimento como esse nos Estados Unidos. Animados com a ideia de investir nesse mercado, nicho que já agradava os Chen, começaram a pesquisar para tirar a ideia do papel. “Fomos atrás de empresas em várias cidades dos Estados Unidos”, afirma Rodrigo, de 35 anos.
Para desenvolver as receitas, o empreendedor contratou uma equipe de veterinários. Isso foi em 2010. Mas mesmo com os produtos criados, os irmãos decidiram não abrir a empresa. “Não era o momento de colocar em prática”, diz.
Apenas em 2015, quando os outros negócios da família não estavam indo bem – os Chen também atuavam na produção de calculadoras e brindes –, Rodrigo e Ricardo decidiram tirar a ideia do papel.
Para lançar a primeira loja, no bairro de Pinheiros em São Paulo, os empreendedores investiram R$ 80 mil. No estabelecimento serviam cerveja, suco, sorvete e bisnaguinhas para cachorros, produtos cujo desenvolvimento custou R$ 100 mil.
Apesar do alto investimento, Rodrigo acredita que é um mercado em expansão. “Cada vez mais os animais são considerados membros da família.” Segundo ele, o produto mais vendido das duas lojas é a cerveja para cachorros, seguido dos bolos e dos sorvetes. “No verão, o sorvete fez muito sucesso”, afirma o empreendedor.
Faturamento e franquias
Com o sucesso da primeira loja – faturamento mensal de R$ 20 mil nos primeiros meses – os irmãos decidiram investir ainda mais: R$ 150 mil na abertura de uma loja conceito na Rua Oscar Freire. Com salão de festas e restaurante para os animais, o primeiro mês trouxe um retorno de R$ 100 mil em faturamento.
Agora, a Padaria Pet lançou um projeto de franquias, com quatro modelos de negócios: lojas físicas, negócios móveis (vendas em bicicleta e moto), store-in-store (produtos dentro de pet shops) e virtual (um e-commerce que vende os produtos).
Os investimentos são de R$ 150 mil a R$ 300 mil na loja física, R$ 50 mil a R$ 100 mil na móvel, R$ 30 mil a R$ 50 mil na store-in-store e uma mensalidade de R$ 50 para manter o site operando.
Por enquanto, Rodrigo Chen esperar fechar o ano com cinco lojas físicas, entre próprias e franqueadas. A meta é para 2017 é ter 15 unidades.
Fonte: PEGN