Camisetas licenciadas, discos raros, utensílios de cozinha e de churrasco são alguns exemplos de um mercado que deve movimentar R$ 43 bilhões em 2015
Em 2011, ele montou a HS Merch (www.hsmerch.com) e passou a vender camisetas licenciadas em shows e sob encomenda. Mas sem uma plataforma apropriada, as vendas demoravam até três dias para se efetuarem. Focada na produção e venda de merchandises oficiais em shows de artistas nacionais e internacionais, César convivia com sobra de material não vendido e que acabava tendo de ser estocado. A ideia de se montar uma loja online surgiu da necessidade de dar vazão a esse material, já que, em certas ocasiões, chegava a ter em estoque mais de 4 mil itens.
Em 2013, ele montou sua loja na Nuvem Shop (www.nuvemshop.com.br). Agora, com tudo automatizado, a loja é um sucesso e vem custeando o valor gasto na estrutura da empresa com 15 funcionários. Outro exemplo é o da loja de discos raros pernambucana Passa Disco (www.passadisco.com.br), que desde 2003 vende suas coleções na internet. A ideia é do empresário Fábio Cabral Mello, que decidiu ampliar a venda dos CDs e DVDs nacionais raros da sua loja física para todo o Brasil.
A divulgação da Passa Disco ainda é uma barreira para Fábio. Porém, conta com a praticidade da plataforma onde está hospedada, a Nuvem Shop, que oferece diversos cursos para alavancar as vendas. Atualmente, os produtos mais adquiridos pelos clientes da loja são CDs de artistas pernambucanos.
Acessórios para cozinha também rendem frutos
O caso dos empresários José João da Silva e Vanderlei Ferreira é outro exemplo. Eles decidiram conquistar clientes no varejo virtual ao criar, em 2009, a loja Panelas Ferreira e Silva Ltda (www.panelasferreira.com.br). Da pequena cidade de Cláudio, em Minas Gerais, eles vendem para todo o Brasil e são considerados uma das maiores lojas no ramo de utensílios de ferro fundido no Brasil.
No site, hospedado também na Nuvem Shop, são vendidos utensílios domésticos, como panelas, em ferro fundido, alumínio, cobre e bronze. Apesar de, no início do negócio, os fundadores terem enfrentado dificuldades para compreender o funcionamento do e-commerce, a loja mineira tem atualmente uma média de vendas de R$ 480 mil por ano.
Outro exemplo é dos empreendedores Ricardo Gonçalves e Timóteo França. Em 2012, eles sentiram que o brasileiro que precisasse de algum produto para churrasco não tinha um porto seguro na internet. Ao perceberem uma chance de alavancar as vendas no ramo de produtos para o churrasco, eles criaram a Amantes de Churrasco (www.amantesdechurrasco.com.br). Como principais produtos, são oferecidos churrasqueiras, facas, tábuas, móveis, espetos, grelhas, entre outros.
Apresentar valores de fretes justos, oferecer condições de pagamento flexíveis e entender como competir com grandes empresas de comércio eletrônico foram dificuldades enfrentadas pelos fundadores. Mas como bom apaixonados por churrasco que são, eles seguiram em frente e foram além. Hoje, a loja já conta com mais de 500 produtos e ainda mantém um blog com dicas semanais sobre o ramo.
Sobre a Nuvem Shop
A Nuvem surgiu em julho de 2012 no Brasil. Ela nasceu como uma start-up criada entre amigos de uma faculdade de engenharia de computação que queriam oferecer aos varejistas uma ferramenta simples para vender seus produtos pela internet.
Atualmente há unidades da empresa na Argentina e no Brasil. Responsável por criar mais de 120 mil lojas, a Nuvem Shop tem taxa de crescimento anual de 100% e soma mais de 40 funcionários apenas na sede brasileira.
Fonte: Empresários têm sucesso apostando em e-commerce de nicho – Empreendedores