Programa insere milhares de jovens entre 14 e 17 anos no mercado de trabalho

Empresas de Joinville estão com portas abertas para o aprendizado Salmo Duarte/Agencia RBS

Para Patrícia, o dia a dia da empresa a ajudou a decidir o que realmente gosta de fazer – Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS

Em busca de independência financeira e experiência ainda na adolescência, o jovem têm ingressado no mercado de trabalho cada vez mais cedo. Em Joinville, dados doSistema Nacional de Emprego (Sine) apontam que, do total de carteiras de trabalho confeccionadas por mês, pelo menos 50% são destinadas a jovens entre 14 e 17 anos. Faixa etária que, hoje, é a maior contemplada pelo Programa Jovem Aprendiz, responsável por inserir mais de quatro mil jovens entre 14 e 24 anos no mercado de trabalho da região, sendo 40% deste total em áreas da indústria joinvilense.

– As portas de entrada para a indústria são várias, mas o que realmente atrai o jovem é que todas as empresas buscam profissionais dispostos a crescer e a experiência não é requisito fundamental, pois fornecer essa experiência é justamente o papel delas – explica Isabelle Christina Dutra, consultora de recursos humanos.

Com a proximidade do fim do ano, empresas de Joinville começaram os processos seletivos para a contratação desses jovens, que desde o ano 2000 contam com o suporte da lei trabalhista para ingressarem no primeiro emprego na condição de aprendiz em todo o Brasil. De acordo com a legislação, empresas de médio e grande portes devem assegurar a reserva de, no mínimo, 5% das vagas para os aprendizes. Ao ser contratado nesta condição por uma dessas empresas, o aprendiz é preparado, por meio de aulas teóricas e práticas, em conformidade com as atividades desenvolvidas na organização.

– Se pelo menos metade das empresas cumprir a cota mínima exigida por lei, o potencial de contratação de menores aprendizes alcançaria mais de 27 mil catarinenses inseridos no mercado e adquirindo experiência – explica.

Em setembro deste ano, a Embraco, de Joinville, foi um dos destaques na pesquisa realizada pela Cia. de Talentos, maior consultoria de recursos humanos da América Latina, que apontou quais eram as empresas dos sonhos dos jovens brasileiros. Para a coordenadora do Programa Jovem Aprendiz da Embraco, Tatiane C. Silva, a preferência é reflexo do programa de desenvolvimento que a empresa adotou com os aprendizes, que os coloca em contato direto com o mercado.

– O jovem passa a fazer parte da força orgânica da empresa. Participa dos processos, estreita relações, desenvolve talentos e consegue usar a experiência interna para balizar suas escolhas para o futuro, para a formação profissional – explica.

Para Tatiane, o investimento reverte-se em benefícios a ele, à empresa e à sociedade.

– No futuro, o jovem pode ser alocado em novas funções e cargos, reduzindo processos seletivos.

Oportunidade para encontrar o seu lugar

Patrícia dos Santos teve seu primeiro contato com a Embraco neste ano, quando venceu as etapas do processo seletivo e passou a fazer parte do quadro de funcionários da multinacional como jovem aprendiz. Em poucos meses, tornou-se parte vital dos processos do setor de manufatura internacional, a integrante favorita da equipe e a responsável por otimizar um processo que, anualmente, deve poupar R$ 2 milhões em gastos para a empresa.

– Acho que da mesma maneira que todos os jovens que chegaram aqui comigo, eu fui aos poucos encontrando meu lugar e descobrindo o que eu gostava de fazer. Viver a indústria, conhecer os processos e conviver com pessoas cheias de experiência me ajudaram a achar o meu caminho – diz a adolescente, que foi aprovada no vestibular para a faculdade de engenharia de produção.

Ela conta que o desafio de conciliar o estudo e a experiência de trabalho ajuda o aprendiz a valorizar o tempo dentro da empresa e aproveitar o espaço para tirar o máximo do dia a dia.

Fonte: Empresas de Joinville estão com portas abertas para o aprendizado – A Notícia

Transforme a Gestão do Seu Negócio

Nossas soluções simplificam a administração da sua empresa e promovem seu crescimento.

CANAIS DE VENDA ONLINE