Com essa técnica, não é a empresa que vai atrás do cliente, mas o contrário. Entenda melhor o conceito e o coloque em prática

O inbound marketing é fortemente ligado à produção de conteúdo (Foto: Pexels)

Foi-se o tempo em que fazer marketing na internet consistia em fazer anúncios e postar banners em sites. Hoje, há estratégias mais sutis, eficazes e até mesmo úteis para os clientes. Uma delas é o inbound marketing, ou marketing de atração. De acordo com este método, são os clientes que vão atrás das empresas e não o contrário, como acontece no marketing tradicional.

De acordo com André Siqueira, fundador e diretor de marketing da Resultados Digitais, a produção de conteúdo é intimamente relacionada a esse marketing de atração. “Uma das mudanças trazidas pela internet é que as empresas, hoje, podem ser canais de mídia. O próprio negócio pode criar um conteúdo atrativo, que apareça de forma relevante no Google e possa atrair mais clientes”, afirma.

Em entrevista a Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Siqueira dá dicas para quem deseja implementar essa estratégia no seu negócio:

O que é
Inbound marketing é um conjunto de estratégias para atrair, de forma voluntária, pessoas para o site de uma empresa, gerando clientes em potencial – ou leads, no linguajar do setor. O conceito é popular desde 2009, quando foi lançado o livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah.

Esse marketing de atração é intimamente relacionado à produção de conteúdo: uma empresa produz materiais que se tornam relevantes no Google e atraem clientes em potencial.

Saiba como (e quem) produzirá o conteúdo
O primeiro passo para fazer inbound marketing é decidir como a produção de conteúdo será feita. De acordo com Siqueira, há três caminhos principais para colocar essa estratégia em prática.

A primeira é ter uma equipe para criar estratégias de marketing de atração. Outra alternativa é colocar todas as pessoas da empresa para escrever ou gravar. “Cada colaborador pode escrever um texto periodicamente. Um vendedor, por exemplo, passa o dia conversando com os clientes. Ele tem conhecimento prático para escrever algo de valor”, diz Siqueira. A última estratégia é terceirizar as ações para agências.

Capriche no SEO
Além de produzir conteúdo atraente, é importante fazer com que o maior número possível de pessoas acesse o seu trabalho. Um dos caminhos para se conseguir esse resultado é colocando seu conteúdo no topo dos resultados do Google.

O Google posiciona melhor os links que tenham um bom SEO (ou otimização dos motores de busca). Os conteúdos com melhor SEO são aqueles que têm as palavras mais atraentes para seu cliente no título e no começo do texto, muitos hiperlinks e negritos. Na hora de escrever seu texto, não deixe de levar essa otimização em conta.

Que conteúdo é melhor?
Há um tipo de conteúdo ideal para fazer inbound marketing? Sim e não. De acordo com Siqueira, cada empresa tem um público diferente, com preferências também diversas. Por isso, experimente. Se possível, escreva, grave e faça infográficos. No entanto, o fundador da Resultados Digitais afirma que é sempre bom ter um texto relevante. “Assim, a empresa consegue aparecer no topo dos resultados do Google”, afirma.

André Siqueira, fundador da Resultados Digitais (Foto: Divulgação)

Use as mídias sociais
Além do Google, use as mídias sociais para que seu inbound marketing chegue a mais gente. “É praticamente impossível não incluir as redes em uma estratégia de promoção de um produto ou serviço. Vale lembrar que cada uma delas têm características e público diferentes. Trace estratégicas que tenham a ver com as plataformas e experimente, sem medo.”

Tenha a venda como foco
Siqueira não afirma que conseguir fechar vendas seja o objetivo principal do inbound marketing. No entanto, diz que esse é o objetivo de sua empresa. “Para nós, é importante que o cliente chegue até nós. Depois disso, tentamos vender nossos produtos”, diz ele.

O fundador da Resultados Digitais afirma que uma das estratégias mais usadas pela empresa é liberar apenas uma parte do conteúdo que produz – para acessar o material completo, o cliente em potencial precisa fazer um cadastro. “Com isso, conseguimos o e-mail dele e já podemos começar a vender o nosso produto”, afirma Siqueira.

Ter indicadores de desempenho é algo importante para saber se a campanha de inbound marketing está funcionando – e gerando vendas. “Vale a pena levar em consideração se o número de acessos ao seu site e se i seu mailing aumentou e se as pessoas estão fazendo cadastros para acessar o conteúdo. Se os números estiverem bons, sua estratégia está certa. Se não, é melhor repensar”, diz Siqueira.

Fonte: PEGN

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