Programa seleciona jovens para intercâmbio nos Estados Unidos
Inscrições vão até 12 de agosto
O estudante de Agudo Ricardo Schieck participou do processo no ano passado e visitou os EUA no início deste ano
Jovens do Ensino Médio de escolas públicas, com idades entre 15 e 18 anos, com perfil de liderança e que promovem trabalhos voluntários em suas comunidades podem se candidatar a uma das 50 vagas da 17ª edição do Programa Jovens Embaixadores, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos. Os selecionados terão a oportunidade de fazer um intercâmbio de três semanas em solo americano. Em 16 edições, 572 jovens brasileiros participaram do programa. E quem participou, garante que a experiência muda perspectivas.
É o caso do estudante Ricardo Schieck, morador de Agudo, na Quarta Colônia. No ano passado, o jovem de 18 anos foi selecionado pelo programa e pôde adquirir experiências que irá levar para a vida toda.
– Foram tantos conhecimentos que se eu fosse listar todos acho que preencheria duas páginas. Tive acesso a diversas informações e conheci muitas pessoas que me incentivaram a organizar os planejamentos para a minha vida. Participei de mais de um workshop que destacava a liderança, elemento que é bastante trabalhado por lá – disse o jovem.
Depois de um curso intensivo em Brasília, o garoto de Agudo embarcou para Miami, passou por Washington e ficou em Pensacola, cidade litorânea da Florida. Os jovens embaixadores passaram por diversos locais turísticos, além de escolas, e tinham tarefas diárias a fazer. Todo o diálogo dos anfitriões com a turma era em inglês.
De acordo com Ricardo Schieck, mais adolescentes podem ter a mesma oportunidade que ele, entretanto, no seu entendimento, a ação social é pouco divulgada entre os estudantes.
– Em outros locais da região não há uma divulgação. Gostaria que mais jovens pudessem ter a mesma oportunidade que eu tive. Nos demais estados, falam sobre o programa na televisão, em jornais, rádios, todo mundo se mobiliza. Aqui na Centro do Estado eu só fiquei sabendo pelo Facebook – comentou.
Os candidatos que quiserem concorrer a uma das vagas, devem ter boas notas, domínio da língua inglesa e ter participado de trabalho voluntário por, no mínimo, um ano.
As inscrições para o programa podem ser feitas até o dia 12 de agosto pelo site. A viagem é toda custeada pela embaixada e está marcada para o mês de janeiro de 2019.