Jovens joinvilenses desenvolvem roupa que será usada por astronautas em viagem espacial Divulgação/Catolica de Santa Catarina

Gustavo da Silva e Elenita Dallagnelo criaram roupa que será usada por astronautas Foto: Divulgação / Catolica de Santa Catarina

Dois acadêmicos da 6ª fase do Curso de Biomedicina da Católica de Santa Catarina, em Joinville são os únicos brasileiros a participarem de um projeto internacional com o objetivo de desenvolver a roupa que será usada pelos astronautas que farão a viagem espacial à lua oceânica do planeta Júpiter, batizada de Europa. O objetivo da Nasa é realizar a exploração durante a década de 2020.

Gustavo da Silva, de 23 anos, e Elenita Grazieli Dallagnelo, de 24 anos, fazem parte de um grupo de estudiosos da escola americana School of Art Institute of Chicago (SAIC), reconhecida internacionalmente pelo desenvolvimento de tecidos de alta tecnologia. A tarefa do grupo é criar um traje que suporte a atmosfera hostil do satélite natural de Júpiter, caracterizada por alta radiação, baixas temperaturas e alta pressão. A lua do planeta desperta o interesse dos cientistas por possuir água líquida, concentrada em oceanos profundos.

– As missões espaciais sempre contribuíram para o avanço de tecnologias usadas em hospitais e medicamentos, melhorando a saúde das pessoas – avalia Elenita.

A pesquisa concluiu pela criação de um tecido antimicrobiano de celulose bacteriana, impregnado com nanopartículas de prata. O estudo teve como base o DNA da Deinococcus radiodurans, uma bactéria super-resistente à radiação ultravioleta do espaço em ambientes extremamente frios, condições esperadas na Europa.

A parceria com a SAIC para participar dos estudos sobre a “Missão Sistema Europa Júpiter” surgiu quando os acadêmicos desenvolviam o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado “Missão ao mundo de Europa: inibição da reconstrução do DNA bacteriano Deinococcus radiodurans com nanopartículas de prata por análise através da superfície de fibras”, que deve ser concluído até maio de 2016.

Gustavo e Elenita irão apresentar resultado do estudo nos dias 17 e 18 de março, durante o Research Simposium, em Chicago. O evento promovido pela SAIC vai apresentar à comunidade científica, acadêmica e artística as pesquisas desenvolvidas pela instituição. Eles serão as únicas pessoas fora dos EUA a participarem do simpósio. Para os jovens cientistas, um dos resultados mais importantes da pesquisa é que as descobertas deve colaborar, de forma mais imediata, para o progresso da medicina no nosso planeta.

Fonte: ANotícia

Transforme a Gestão do Seu Negócio

Nossas soluções simplificam a administração da sua empresa e promovem seu crescimento.

CANAIS DE VENDA ONLINE