Fabricante disse ter recusado proposta da Microsoft revender aparelhos Surface. Lançamento recente do notebook Surface Book teria deixado situação ainda pior.

O sucesso recente da Microsoft como fabricante de computadores top de linha está criando situações estranhas com outras empresas.

Isso ficou claro nesta semana, quando o presidente e COO da Lenovo, Gianfranco Lanci, afirmou que ter recusado um acordo para revender aparelhos Surface para clientes corporativos, afirma o site The Register. “A Microsoft me pediu há mais de um ano, e eu disse não. Não vejo nenhum razão para vender um produto de, entre parênteses, um concorrente”, afirmou o executivo.

Apesar de poder soar estranho que fabricantes de PCs estão vendendo aparelhos da Microsoft em vez dos seus próprios, algumas empresas como HP e Dell possuem negócios de serviços corporativos mais amplos para proteger. A contragosto, elas aceitaram a oferta da Microsoft de revender aparelhos Surface quando os clientes pedem, apesar de não ganharem nada com essas vendas. “ Esses são clientes com os quais trabalhamos há muitos e muitos anos e nós simplesmente não queremos ceder esses relacionamentos para um rival, por isso dissemos ‘Ok, vamos participar disso’”, afirmou o CEO da HP, Dion Weisler, conforme aponta reportagem do The Register.

A história por trás da história

Em um passado recente, empresas como Lenovo e Dell educadamente descartaram os aparelhos Surface como fracos e sem competitividade, e em alguns casos até disseram que eles ajudaram a fortalecer o mercado de PCs. Enquanto eles continuam colocando caras desafiadoras publicamente, surgem relatos de uma hostilidade crescente por trás das cenas à medida que a linha Surface Pro vende mais e mais e o recém-apresentado Surface Book dá um golpe contra o mercado de notebooks tradicionais.

O acordo de revenda da Microsoft com a HP e Dell é apenas um exemplo de como as fabricantes de PCs ficam sem poder à medida que a empresa de Redmond avança no mercado de hardware. Mas essas companhias também estão claramente vendo a situação toda.

Após a Microsoft revelar o Surface Book, um funcionário de uma fabricante parceira da Microsoft disse ao Business Insider que a criadora do Windows era como um “leão adormecido” que nenhum parceiro ousa incomodar.

Apesar de a Microsoft alegar que o seu hardware é complementar aos produtos oferecidos pelas fabricantes, seus parceiros não tem como ficar felizes com a perspectiva de a Microsoft dominar o mercado top de linha, deixando-os com as fileiras mais baixas. No entanto, há pouco que eles podem fazer, já que o Windows continua sendo o sistema operacional desktop mais viável para colocar em suas máquinas.

Fonte: Lenovo mostra insatisfação com Microsoft por conta da linha Surface – IDG Now!

Transforme a Gestão do Seu Negócio

Nossas soluções simplificam a administração da sua empresa e promovem seu crescimento.

CANAIS DE VENDA ONLINE