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Tão difícil quanto conquistar novos clientes é manter os que já fazem parte do escopo de uma empresa. E os motivos são vários,  vão desde o aumento considerável na concorrência até o atual cenário de incertezas do mercado. Manter clientes passou a ser uma questão de sobrevivência para as empresas na análise de  Thaísa Batista, responsável pela Qualidade da Nossa Gestão de Pessoas e Serviços. “Quando a gente fala em clientes deve ressaltar não apenas o cliente externo, o que monetiza, mas também os internos”.

Todos os colaboradores precisam manter os clientes já conquistados.  A especialista alerta que o atendimento interno, ou seja, todo o trabalho realizado de pós venda, de satisfação, reflete no atendimento externo.

Em tempos incertos, as empresas costumam investir somas consideráveis em treinamento especializado e brindes para manter ou conquistar clientes, porém, com o colaborador da empresa preparado para atender internamente de maneira correta seus fornecedores e a sua carta de clientes constantemente o consumidor final vai sentir que não é uma prática forçada apenas para atender uma demanda de metas, e todo mundo ganha: a empresa que não tem custos fora da rotina e mantém a excelência em atendimento.

Neste contexto, o cliente interno precisa ser tratado como uma parceria e não apenas como um elo na relação fornecedor/cliente. Thaisa reforça que sempre é bom entender quais são as necessidades deste cliente e não tentar forçar a venda de uma necessidade que não é real. “Isso vai levar a um produto ou serviço de má qualidade, que nem vai atender a necessidade dele e uma consequente insatisfação” pontua a especialista.

Onde as empresas pecam

Eliane Catalano, Coordenadora de Seleção, alerta que o atendimento é a alma do negócio. “A gente percebe que muitos clientes retornam porque foram bem atendidos. Tem muito da cordialidade, do profissionalismo aplicado. No momento em que você gosta do que faz e sabe o que está fazendo, tudo  passa a ser natural”.

Entre os detalhes que Eliane entende como fundamentais para o bom atendimento, ela destaca:

Ser sempre simpático

Falar sorrindo

Entender com o olhar do cliente o que ele quer

Se analisar quais são as expectativas do cliente está o reflexo do bom atendimento também.

Todos pela empresa

A consultora Nilceia Neri  explica que o correto é não buscar o cliente apenas quando precisa fechar a meta, mas sim buscar uma forma de ajudar e analisar como a expertise pode ajudá-lo. “Na parte comercial, desde a pessoa da recepção até o fechamento de contrato, todos vendem.  É preciso fazer de tudo para trazer o cliente para dentro da empresa e que ele sinta confiança.  Ele sabe que ele não é único, mas a necessidade dele é unica para ele, e precisa ser tratada assim” afirma Nilceia.

E se alguém da equipe não tiver este perfil de atendimento, a consultora comercial da Nossa indica que primeiro é preciso verificar qual é  o potencial de cada colaborador e desenvolver o que está carente. “Todos precisam estar alinhado com o atendimento. É preciso trabalhar este aspecto. Se perceber que um colaborador não tem este perfil, não tem esta habilidade de comunicação ou sociabilidade, mesmo com todo treinamento,  aí sim é preciso buscar um profissional que atenda esta expectativa” finaliza Nilceia.

Fonte: Empreendedor

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